São Luís é a Capital Americana da Cultura 2012

Título será entregue nesta quarta-feira e vale por um ano



São Luís (MA) acordou nesta quarta-feira com um novo título: Capital Americana da Cultura 2012. A cerimônia oficial acontece logo mais, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, quando o prefeito João Castelo receberá o documento que oficializa o título.
Eleita pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), a capital maranhense sucederá como referência cultural das Américas a cidade de Quito (Equador). Desde 2000, foram designadas anualmente como Capital Americana da Cultura as cidades de Mérida (México); Iquique (Chile); Maceió; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba; Santiago (Chile); Guadalajara (México); Córdoba (Argentina); Cuzco (Peru); Brasília; Assunção (Paraguai); Santo Domingo (República Dominicana) e Quito (Equador).
Ministro do Turismo e nascido em São Luís, Gastão Vieira dividiu a emoção com a população da capital: “É o reconhecimento do patrimônio histórico, intelectual e cultural de sua capital. Compartilho desse sentimento, como ministro e filho orgulhoso dessa terra”.
Segundo o IBOCC, a escolha de São Luís se deu não somente por conta das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual, mas também pelas comemorações de seu quarto centenário. Tanto que não houve um concurso para escolha este ano.
São Luís começará, já a partir desta quarta-feira, a projetar-se no mundo por meio do canal Antena 3 Internacional, que divulgará uma publicidade de TV. A exibição mostrará os atrativos de São Luís nos âmbitos da arquitetura, das tradições, da gastronomia, arte, história etc.
O vídeo será veiculado várias vezes ao dia até o final do ano. Por outro lado, São Luís terá, ainda, presença destacada no anúncio histórico sobre as capitais americanas da cultura, também veiculado pelo canal Antena 3 Internacional, que transmite sua programação via satélite 24 horas. A programação é recebida em cinco milhões de aparelhos de 19 países iberoamericanos e nos EUA.
Criada em 1997, a Capital Americana da Cultura (CAC) tem como objetivo promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural, contribuir para o melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitar as diversidades nacional e regional, destacar seu patrimônio cultural.
A CAC faz parte do Bureau Internacional de Capitais Culturais e promove internacionalmente as cidades capitais culturais e estabelece novas pontes de colaboração com a Europa, continente que tem estabelecida a capital cultural desde 1985. A CAC é reconhecida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelos parlamentos latino-americano e europeu.
O Bureau Internacional de Capitais Culturais é um organismo que agrupa a Capital Americana de la Cultura, a Capital Brasileira da Cultura, a US Capital of Culture e a Capital da Cultura Catalã www.ccc.cat, como iniciativas plenamente consolidadas.

Comentários