Show de bola a céu aberto

Cidades-sede receberão 12 áreas para transmissão gratuita dos jogos da Copa

Levar toda a família para assistir aos jogos da seleção brasileira, reunir os amigos depois da praia e torcer pelos craques, conseguir um lugar confortável na hora da partida. Sonho? Nem tanto... Foi divulgado esta semana o projeto que prevê a instalação de estruturas de som e de imagem para que sejam transmitidos os jogos da Copa do Mundo da FIFA  2014 nas doze cidades-sede do torneio: o FIFA Fan Fest.
“Os locais vão proporcionar uma movimentação ainda maior para moradores e turistas, além de oferecer boas condições para se assistir aos jogos e torcer por suas seleções”, ressaltou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A expectativa do turismo nacional é receber mais de 600 mil turistas no período da Copa e sete milhões de turistas ao longo de 2014.
Esta será a terceira edição do FIFA Fan Fest. O evento foi oficializado a partir de 2006, na Copa da Alemanha. Em 2010, a África do Sul também recebeu o encontro.
OS LOCAIS
A descontração que impera num dia de praia certamente será estendida para o programa de assistir aos jogos da Copa, de forma gratuita e sob as bênçãos do sol. Em Fortaleza (CE), por exemplo, a Praia de Iracema se acostumou a receber festas populares e shows para grandes multidões. Por isso, é o palco ideal para um bate-bola pela TV a céu aberto.
Em Natal (RN), a Praia do Forte será o local para os que forem torcer por seus times. Ela é um dos sete pontos da Área Especial de Interesse Turístico do litoral. Por isso, é vigiada 24 horas por dia por câmeras instaladas ao longo do litoral. Saltando para Recife (PE), o Marco Zero é um ponto turístico obrigatório. Uma praça aberta, com um rio correndo ao lado e esculturas do artista e pintor Francisco Brennand à frente. Chegando da praia a pé, este foi o cenário escolhido para a transmissão dos jogos.
Já em Salvador (BA), o Jardim de Alah é uma praia com ondas fortes. Imprópria para banho, tem um lindo e extenso gramado com coqueiros. Será ali a concentração dos torcedores durante os jogos. Fechando as dicas litorâneas, a mais famosa delas: a carioquíssima Praia de Copacabana (RJ), que dispensa apresentações. Habituado a grandes eventos, não restam dúvidas que este pedaço de areia será destino obrigatório dos que querem manter o conforto da praia enquanto assistem aos jogos.
Deixando o mar distante da festa, algumas cidades vão transformar suas áreas centrais e alguns parques em palcos para as transmissões dos jogos. Em Cuiabá (MT), o escolhido é o Parque de Exposições, que recebe o réveillon e o carnaval da cidade. Em Curitiba (PR), os torcedores se encontrarão no Parque do Barigui, que abriga a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, guarda muita área verde e um lago de 400 mil m². Em Porto Alegre (RS), a atividade será realizada no Largo Glênio Peres, um espaço localizado no centro da capital gaúcha, em frente ao Mercado Público e à Praça XV de Novembro, onde tradicionalmente ocorem manifestações artísticas, culturais e políticas.
Em São Paulo (SP), mais uma vez o Vale do Anhangabaú se transformará em pólo de atração turística, assim como no réveillon e em grandes espetáculos. Belo Horizonte (MG), por sua vez, terá a Praça da Estação como estádio a céu aberto durante a Copa 2014. Ali, fica o Monumento da Terra Mineira, a estátua de bronze que representa a conquista do território mineiro pelos entradistas e bandeirantes.
A capital amazonense passa por um momento especial. Escolhida como local para o Fan Fest, o Memorial Encontro das Águas, em Manaus (AM), terá suas obras iniciadas este ano. O projeto prevê espaço para shows e praças de alimentação. A grande atração será a visão panorâmica do encontro das águas dos rios Solimões e Negro.
Já a capital do Brasil terá sua festa concentrada na Esplanada dos Ministérios. A área central de Brasília (DF) terá ao lado do Congresso Nacional e dos ministérios uma amostra da disposição, do amor ao futebol e da grande torcida do povo brasileiro: uma Copa do Mundo vencedora.

FIFA FAN FEST BRASIL
Belo Horizonte (Praça da Estação)
Brasília (Esplanada dos Ministérios)
Cuiabá (Parque de Exposições)
Curitiba (Parque do Barigui)
Fortaleza (Praia de Iracema, Aterrão)
Manaus (Memorial Encontro das Águas)
Natal (Praia do Forte)
Porto Alegre (Praça Glênio Peres)
Recife (Marco Zero)
Rio de Janeiro (Praia de Copacabana)
Salvador (Jardim de Alah)
São Paulo (Vale do Anhangabaú)

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários