Imaginarium amplia parceria com o movimento colaborativo A Corrente do Bem

Referência em fun design no Brasil, a rede de lojas Imaginarium renova e amplia a parceria com o movimento colaborativo A Corrente do Bem - em especial nas iniciativas empreendidas em 26 de abril, Dia Mundial da Boa Ação. Além de mobilizar os 200 colaboradores, a Imaginarium criou displays especiais para divulgar a data nas lojas e vai distribuir 15 mil cartões, detalhando o conceito de práticas de gentileza - ações simples, rápidas, divertidas e que têm um enorme potencial de transformar a sociedade.


As vitrines das lojas Imaginarium contarão com um detalhe diferente a partir de 19 de abril: um simpático display em formato de um coração estilizado, anunciando a parceria com A Corrente do Bem e que incentiva os clientes a empreenderem práticas de gentileza em 26 de abril, Dia Mundial da Boa Ação. A peça integra uma série de iniciativas para difundir a aliança com o movimento colaborativo e mobilizar parceiros de negócio, funcionários e clientes em torno do conceito de boas práticas. Líder em fun design no Brasil, a Imaginarium apoia a proposta pelo segundo ano consecutivo e amplia sua atuação na mobilização colaborativa.

Segundo Thiago Colares, gerente de Comunicação da Imaginarium, além dos displays, a empresa distribuirá cerca de 15 mil cartões sobre A Corrente do Bem - com textos explicativos sobre o Dia Mundial da Boa Ação e que incentivam a adesão de clientes -; foram produzidos também cerca de 15 mil adesivos para as camisetas usadas pelos colaboradores, vendedores e clientes das lojas franqueadas; banners e posts nos canais virtuais; e-mail marketing sobre a ação para um mailing composto por mais de 600 mil clientes; além de ações internas destinadas aos 200 colaboradores.

"A proposta de A Corrente do Bem tem muito a ver com o DNA da Imaginarium. Está na nossa essência acreditar que a prática de gentilezas torna o mundo melhor e traz qualidade de vida para as pessoas. A partir dessa verdade, estamos empreendendo uma série de ações para fortalecer a nossa adesão e incentivar nossos clientes e parceiros a se engajar na causa", afirma Colares, acrescentando que os franqueados estão sendo incentivados a empreeender pequenas ações nos shoppings, como deixar cafezinhos pagos nas praças de alimentação e tíquetes de estacionamento - ações de gentileza, identificadas com o cartão que detalha o conceito de A Corrente do Bem. Thiago afirma ainda que os funcionários da Imaginarium querem ir além e estão definindo uma ação especial para 26 de abril. "A ideia é que a gente saia junto para divulgar o Dia Mundial da Boa Ação e para fazer o bem no entorno da Lagoa da Conceição, nosso bairro em Florianópolis", completa.

Mobilização em 48 países
O movimento colaborativo A Corrente do Bem mobilizará, em 2012, milhares de voluntários em 48 países - pessoas que devem atuar, em especial, em 26 de abril, no Dia Mundial da Boa Ação. O Brasil, que participa pelo segundo ano consecutivo do movimento, trará uma série de novidades, incluindo a construção de um novo modelo de articulação social on-line; um site com um mapa colaborativo voltado a registrar todas as ações desenvolvidas ao longo do ano. A meta é atingir mais de 1 milhão de brasileiros - marca conquistada já na edição do ano passado. A ideia central é mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade; ou seja, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Conectar as pessoas é uma das premissas do movimento.

Segundo Leonardo Elói, idealizador do movimento no Brasil, o poder de mobilização de A Corrente do Bem, em 2011, deixou claro que há um enorme gap a ser explorado no campo social. "O atual modelo de articulação das ONGs e instituições sociais no Brasil é muito analógico e pouco eficaz para atender a enorme demanda. "Esse formato não consegue oferecer oportunidades inovadoras de colaboração para um contingente que deseja participar de uma transformação social em novos formatos. Movimentos sociais emergentes, baseados na colaboração em rede, com o crescente ganho de consciência do papel social que cada um desempenha e a busca por práticas de solidariedade e altruísmo, têm tornado evidente a oportunidade de um novo modelo para unir pessoas, ONGs e empresas em torno de diferentes causas, dentro das mais diversas áreas de interesse. Por essa razão, vamos intensificar a participação no movimento em 2012", afirma Elói.


IMAGINARIUM

A história de sucesso da Imaginarium teve início na década de 1980, quando uma arquiteta e um médico decidiram que passariam mais tempo com as duas filhas pequenas, acompanhando de perto seu crescimento - a qualidade de vida da família era prioridade. O casal começou a trabalhar em casa, produzindo artesanalmente enfeites de Natal, que eram vendidos na vizinhança. A demanda foi tão grande que a produção teve que se profissionalizar. Em pouco tempo os produtos já estavam sendo comercializados em grandes lojas de departamento. Sempre em busca de bem-estar e qualidade de vida, a família se mudou para Florianópolis em 1991, quando nasceu a marca Imaginarium. No início, os produtos tinham muita madeira, aconchego, itens de cozinha, tudo sugerindo experiências para serem compartilhadas em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência. Em apenas quatro anos já havia quinze franquias da Imaginarium no Brasil. Atualmente há 75 lojas exclusivas, além de centenas de pontos de venda no mercado multimarcas. A empresa cresceu e se consolidou como referência em design com inovação e diversão - fun design. Uma equipe de mais de 750 profissionais trabalham para que o consumidor entre nas lojas produtos que emocionam e levam diversão ao dia a dia. A equipe da Imaginarium ocupa três sedes instaladas em Florianópolis: Escritório de Criação, Escritório de Franquias e o Centro de Distribuição.

A CORRENTE DO BEM

Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação chegou ao Brasil em 2011 - por iniciativa de Leonardo Elói e coordenação de Mariana Fonseca e Lívia Hollerbach - com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade.

Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 48 países: Austrália, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Inglaterra, Cingapura, México, Escócia, Irlanda, Itália, França, Fiji, Rússia, Índia, Holanda, Bélgica, Noruega, Argentina, Espanha, Turquia, Síria, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Coréia do Sul, Porto Rico, Suécia, Brasil, Costa Rica, Indonésia, El Salvador, Moçambique, Guatemala, Colômbia, Dinamarca, Georgia (Europa), Áustria, Bangladesh, Malásia, República Tcheca, Japão, Kuwait, Taiwan, Belarus (Europa), Sérvia, Hungria e Etiópia.

Para concretizar A Corrente do Bem no Brasil houve uma mobilização para a criação de uma rede colaborativa de profissionais e empresas de várias áreas, que atuam como voluntários. Entre os parceiros estão empresas como a Voltage, MIND Marketing Inteligência Digital, Printec Comunicação, Gaia Creative, Monkey Business e Fábio Sevá Design.

Comentários