Feriadão do dia do trabalhador:
quatro dias de sombra e água fresca em Ilhabela
Capital da Vela traz opções especiais de lazer, esporte e descanso para todos os gostos entre os dias 27 de abril e 1° de maio
Próximo fim de semana pode ser uma boa oportunidade para esticar a folga até a terça-feira, feriado do dia do trabalhador, e aproveitar as 42 praias de Ilhabela com muita sombra e água fresca. O arquipélago oferece opções de lazer, esporte e descanso. Nos dias 28 e 29 de abril, acontece a 8º edição do Aloha Spirit, um dos mais importantes campeonatos de stand up paddle (SUP) e canoas havaianas do Brasil (http://www.alohaspirit.com.br/). Para os quatro dias (de 27 de abril à 1° de maio), Ilhabela disponibiliza pacotes para duas pessoas que variam de R$ 450,00 à R$ 3.190,00 com café da manhã.

 Windsurf, kitesurf, vela, mergulho, pesca, skin board, trekking e off road são algumas das atividades que a Ilha oferece, além de inúmeras trilhas com várias cascatas e cachoeiras. O mergulho no Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, assim como nos mais de dez naufrágios ao longo da costa de Ilhabela, é imperdível. A rica fauna e flora marinha somada ao fato de ser o maior cemitério de navios da costa brasileira fazem da Ilha um verdadeiro paraíso para o mergulho livre e autônomo. 

Grande destaque para a gastronomia e hotéis de luxo, além das charmosas pousadas e quiosques de praia. Com 130 km de costa, a Ilha oferece paisagens exuberantes com praias selvagens e de águas calmas. A maioria delas oferece ótima infraestrutura para atender bem os visitantes.
PRAIAS
 
Bonete – Considerada pelo respeitado jornal britânico ‘The Guardian’ uma das dez praias mais bonitas do Brasil.
O Bonete possui areias claras, mar agitado – paraíso do surfe – e a maior comunidade tradicional caiçara do município.
Para chegar no Bonete, ao sul da Ilha, é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão partindo da Ponta de Sepituba, passando pelo Parque Estadual de Ilhabela e atravessando 3 cachoeiras com águas cristalinas. A caminhada dura de 4 a 5 horas. Outra maneira é pelo mar, navegando em tradicionais canoas caiçaras ou barcos de passeio. Nesta praia, com mais de 600 metros de extensão, as ondas chegam a 3 metros de altura, fazendo a alegria dos surfistas.
Castelhanos - Localizada a leste, na Baía dos Castelhanos, a maior praia de Ilhabela possui 1,5 km de extensão. É possível acessá-la de várias maneiras: de barco, pelo mar; ou por terra, a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículo 4x4. A trilha de 22 km cruza a exuberante Mata Atlântica protegida pelo Parque. De lancha está a cerca de 1h a partir da praia do Perequê. Para os adeptos do surf, o mar normalmente agitado oferece boas ondas. A praia é ótima para quem gosta de mergulhar. Na ponta direita, a pequena Ilha da Lagoa oferece um charme a mais ao local. É de lá que parte a trilha que leva à Praia Mansa e à Praia Vermelha. Já do canto do Ribeirão, parte a trilha da Cachoeira do Gato, de 2 km, que leva até uma belíssima cachoeira com 80 metros de altura e também ao Mirante do Canto do Gato. A praia oferece estrutura  de bares e restaurantes.
Curral - A cerca de 9 km ao sul da balsa e com mais de 500 metros de extensão, ela é a mais badalada praia da Ilha. Há bares e restaurantes espalhados por toda a praia, com banheiros, ducha de água doce e estacionamento. Na alta temporada, o som não para durante todo o dia. Bom lugar para admirar o pôr-do-sol. A praia possui uma ampla área verde que serve de refúgio para aqueles que não querem ficar no sol. No canto esquerdo da praia está localizada a Capela de Santa Cruz, com o acesso feito por uma escadaria que permite a contemplação da paisagem em um belvedere.
Jabaquara - Entre a praia do Pacuíba e a da Fome, o Jabaquara é uma das praias mais lindas e preservadas da Ilha. É o ultimo acesso por carro ao norte da Ilha e o caminho passa por mirantes com vistas magníficas de 180 graus do litoral norte e da Serra do Mar. O acesso pode ser feito de bicicleta, carro ou embarcação. Com 500 m de extensão, a praia tem uma larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce. Na praia, além de bares, há algumas casas de caiçaras e coqueiros por toda orla. 

Comentários