Costa Crociere acerta com empresa retirada do Costa
Concordia
Navio será removido por inteiro e rebocado por companhia
americana em parceria com italianos. Ação está prevista para ser concluída em
12 meses
A Costa Crociere e o Comitê de
Emergência do Costa Concordia acabam de anunciar que a remoção do Costa
Concordia, na Ilha de Giglio (Itália), será feita pela empresa Titan Salvage,
em parceria com a companhia italiana Micoperi.O início do trabalho está marcado
para o começo de maio. Com aprovação das autoridades italianas, deverá ser finalizado
em 12 meses.
A Titan Salvage é um empresa norte-americana
especializada em salvamento e remoção naval, faz parte do Crowley Group, líder
neste segmento. A Micoperi também é conhecida no ramo da construção naval e
possui experiência em projetos submarinos de engenharia. Durante as operações, a proteção ambiental
será uma das prioridades. Assim que o trabalho estiver finalizado, o fundo do
mar passará por uma limpeza e a flora marinha será replantada.
O plano ainda inclui medidas para proteger a ilha de
Giglio no que diz respeito ao turismo local e à economia. A presença dos
funcionários da Salvage não terá impacto significativo na disponibilidade de
vagas nos hotéis da região na temporada de verão. A base operacional será em
Civitavecchia, onde ficarão armazenados os equipamentos e os materiais, para
evitar assim impacto nas atividades portuárias da ilha. Uma vez recuperada, a
embarcação será rebocada a um porto italiano, de acordo com as exigências das
autoridades da Itália.
O projeto foi selecionado por um time de especialistas
composto por representantes da Costa Crociere, Carnival Corporation & plc,
London Offshore Consultants e Standard P&I Club. Todas as seis propostas
apresentadas até 3 de março seguiram os mais altos padrões, mas a decisão pela
Titan Salvage/Micoperi foi tomada por cumprir objetos principais, como a
remoção do navio por inteiro, com risco mínimo de impacto ambiental, protegendo
ainda a economia e a indústria do turismo de Giglio, com a maxima segurança
possível.
“Estamos satisfeitos em anunciar mais um passo importante
no sentido de resgatar os destroços do Costa Concordia da ilha de Giglio”,
disse o presidente e CEO da Costa Crociere S.p.A., Pier Luigi Foschi. “Como
aconteceu com a remoção do combustível do navio, temos procurado identificar as
melhores soluções para salvaguardar a ilha de Giglio, assim como seu ambiente
marinho e proteger seu turismo. Também gostaríamos de agradecer a Smit Salvage
e Tito Neri pelo cuidado e o sucesso do trabalho de remoção do combustível do
navio”, completou.
A remoção do navio será o ultimo passo na operação de
salvamento. A retirada do combustível do Costa Concordia terminou com êxito em
24 de março. As operações, que incluem a limpeza do leito e remoção de
escombros continuarão até que a Titan Salvage e a Micoperi iniciem o trabalho.
Sobre a Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros é líder no segmento na Europa. Por 60
anos, sua frota navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da
hospitalidade à alta gastronomia, fazendo das férias a bordo sonhos que incluem
o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que
desejam relaxar. Possui 14 navios, sendo que dois novos transatlânticos devem
começar a operar, respectivamente, no início de maio de 2012 e em outubro de
2014. É certificada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema
integrado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões
de responsabilidade social (SA 8000 em 2001, devido ao primeiro programa voluntário
na indústria marítima), meio ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança
(OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 e2008). Todos os navios da
Costa têm o selo RINA Green Star, atestando que a companhia segue os mais altos
padrões em respeito ambiental. Com receita de 3,1 bilhões de euros e
transportando 2,3 milhões de hóspedes em 2011, a Costa Crociere S.p.A. é o
maior grupo italiano de turismo e compreende as marcas Costa Cruzeiros, AIDA e
Iberocruzeiros. A Costa Crociere S.p.A. é membro da Carnival Corporation &
plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.
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