BRASIL É A ESTRELA DA 25º FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE BOGOTÁ

O Brasil foi o país escolhido pelos colombianos para ser homenageado na edição comemorativa dos 25 anos da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo), de 18 de abril a 1º de maio, na Colômbia. Na ocasião, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Comitê Descubra Brasil na Colômbia, está apresentando os destinos do Brasil por meio de uma tecnologia inovadora de captação de imagens, que oferece um diferencial: a visualização panorâmica e interativa dos atrativos turísticos locais.

“Os destinos do país podem ser conhecidos por meio dos vídeos em 360 graus. Com movimentos do próprio corpo, é possível mudar a direção da imagem e vivenciar a experiência de conhecer cartões postais do Brasil de maneira completa e quase real”, explicou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.

Quem entra no pavilhão exclusivo do Brasil, que tem 3 mil metros quadrados, pode conhecer, além da literatura, a gastronomia e a cultura - por meio das apresentações musicais, cinema e pintura. A feira é um dos eventos mais importantes do país e, além de apresentar a literatura brasileira, oferece uma ampla programação para celebrar a cultura do país convidado.

Promoção do Brasil na Colômbia

A participação da Embratur em eventos de promoção turística na Colômbia faz parte da estratégia de concentrar as ações de promoção turística do país no exterior em 17 países. A definição dos mercados prioritários atendeu a alguns critérios pré-estabelecidos, como o histórico do número de turistas enviados ao Brasil, a disponibilidade aérea e as fronteiras terrestres. A corrente de comércio e o PIB per capita também influenciaram na seleção. Um dos fatores decisivos para atuação da Embratur em 2012, foi a participação do Brasil no emissivo de turistas estrangeiros que vem para a América do Sul.

Seguindo esse conceito, entram no grupo dos países prioritários alguns mercados sul-americanos com boa margem para crescimento, como é o caso da Colômbia. Dos 1,8 milhão de colombianos que viajaram ao exterior em 2009, um terço procurou a América do Sul. Mas, desse público, apenas 13% veio ao Brasil. A Embratur espera, com ações focadas, aumentar a recepção de visitantes desses países. Em 2009, 78 mil turistas colombianos visitaram o Brasil. Já em 2010, o número subiu para 85 mil.

Comentários