ArgentinaEmNotas
Especial 14a. Adventure Sports Fair



Naturalmente linda – A Província de Salta (Norte da Argentina) participa, até o próximo sábado (21/4), da 14ª. Adventure Sports Fair, na capital paulista, disposta a conquistar o turista amante dos roteiros e esportes de aventura. Salta, acessível aos brasileiros em 3 voos semanais (quartas, sextas-feiras e domingos) da Aerolíneas Argentinas, na rota Rio de Janeiro-Iguazu-Salta, apresenta ao público da feira a sua oferta de turismo aventura. Com travessias 4X4, montanhismo, trekking, rafting, kayak, corridas e seus três parques nacionais: Los Cardones, Baritu e El Rey, Salta permite explorar a diversidade de sua paisagem. Conhecida pelo slogan: Salta, la linda!, a província conta com desertos, quebradas, roteiro de vinhos e selva, entre outros atrativos. No ano passado, 1 milhão de turistas visitaram Salta, dos quais 40% a 50% estrangeiros.



Por mais brasileiros- São dois os desafios da Associação de Agentes de Viagens de Salta, segundo seu presidente, Federico Norte que integra a missão promocional da província na Adventure Sports Fair. "O primeiro é estimular o turista brasileiro a visitar mais a região e fazer dela um destino constante. O deserto ao pé das Cordilheiras dos Andes cria um cenário de riquezas naturais pouco conhecidas. Vale ressaltar, ainda, que a raiz cultural da Argentina está no Norte do país - onde Salta se destaca -, herdada dos Incas e da posterior colonização espanhola". O segundo desafio é viabilizar junto às companhias aéreas uma a conexão brasileira mais ágil e mais acessível. Através de suas 160 empresas associadas, com maior número de receptivas, a entidade vem viabilizando maior intercâmbio com as operadoras brasileiras, a fim de levar mais turistas do Brasil para lá. Aproveitando a participação na feira de aventura, Federico manteve contato com operadoras de Natal e Fortaleza com esse objetivo. "Estamos prontos para receber o visitante brasileiro com uma excelente infraestrutura hoteleira e uma diversificada oferta de atividades de aventura e esportes”.




Por mais pernoites - Salta já fez parte do circuito do Rally no Deserto, mas, para Federico Norte, "seu impacto foi mais ambiental do que econômico. Queremos que as pessoas venham para Salta para permanecer mais dias usufruindo dos seus atrativos, do que apenas ficar um dia para assistir a uma prova".



A aposta de Bariloche – Conhecida pelos seus centros de esqui e esportes de inverno, Bariloche quer o brasileiro o ano todo por lá. Na Adventure Sports Fair, Bariloche se conserva firme no propósito de atrair o visitante em outras estações do ano, especialmente no verão. Por conta disso, representantes dos setores público e privado da localidade se esmeram em mostrar as vantagens que esperam pelo turista quando a neve desaparece. Christian Castex, que tem assento pela Associação de Turismo Ativo da Patagônia no órgão de promoção turística de Bariloche, o Emprotur, destaca que no verão as opções de hospedagem são maiores, porque as altas temperaturas permitem que o viajante se abrigue até mesmo em barracas, além dos preços da hotelaria convencional serem mais acessíveis nessa época. Lembra que as atividades de esporte de aventura no verão, ao contrário da prática de esqui, não exigem maior habilidade e que se pode nadar nos lagos nessa época, já que o clima é ameno. Para completar, no verão há maior disponibilidade de assentos nos vôos regulares e se torna mais fácil a montagem de uma operação de charter.



Neuquén no pódio – Atenta à crescente demanda pelas corridas de aventura em seu território, a Província de Neuquén, na Patagônia Argentina, quer chegar não apenas ao consumidor final desse tipo de produto, mas também chamar a atenção do trade turístico para o segmento. Assim, no segundo semestre deste ano, representantes da província vão visitar operadoras turísticas no Brasil para explicar melhor sobre sua oferta nesse nicho de viagem. A retomada das operações no aeroporto de Bariloche (na província vizinha de Río Negro) e a normalização das chegadas no aeroporto de San Martin de los Andes (Neuquén) criam condições favoráveis para a nova investida. Segundo informações do órgão de turismo local, Neuquén conta com uma topografia que facilita a prática das corridas.

Olhai as aves! – Um produto ainda pouco conhecido do brasileiro, que desperta o interesse de quem passa pelo estande da Argentina na Adventure Sports Fair, é o conjunto de passeios que combina atividades de aventura com observação de aves. Navegação pelos rios, visita a museus, pesca esportiva, qualquer programa pode incluir uma visita, por exemplo, ao maior aviário ao ar livre do mundo, localizado em Allen, na Província de Río Negro. Numa área de 18 mil metros quadrados diversas espécies de aves originárias de diferentes partes do Planeta podem ser apreciadas ali.

Comentários