TAP, S.A. APRESENTA LUCROS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Recorde de passageiros compensa gastos com combustível

A TAP, S.A. registrou lucros de 3,1 milhões de euros em 2011, apesar de os custos com o combustível terem excedido a 717 milhões de euros, mais 37,1 % que no ano anterior.
A manutenção de um resultado líquido positivo pelo terceiro ano consecutivo só foi possível graças ao crescimento da companhia, que transportou um número recorde de 9,8 milhões de passageiros, mais 7,3% que em 2010.
O total de receitas no exercício de 2011 ultrapassou a 2,3 mil milhões de euros, evidenciando um aumento de 4,2% face aos 2,2 mil milhões apurados no ano anterior.
Os resultados positivos da TAP espelham o esforço continuado de melhoria da eficiência, obtida através de ganhos de produtividade, diminuição de consumos e redução de custos, excetuando o combustível. Apesar de a operação ter aumentado 5,9%, em 2011 os custos situaram-se em 1.356 milhões de euros, menos 0,7% que os 1.365 registrados em 2010.
Os resultados operacionais foram igualmente positivos em 41,1 milhões de euros, apesar da quebra de 60% face aos 103 milhões registrados em 2010.
Embora tenha aumentado a oferta (PKO) em 5,9%, a companhia nacional registrou um aumento da procura (PKU) em 8,5%, o que permitiu igualmente melhorar em quase dois pontos o coeficiente de ocupação, cujo valor médio em 2011 se situou nos 76,3 %.
A capacidade de adaptação da TAP aos elevados preços do combustível é particularmente evidente se se tiver em conta que em 2008, o pior ano da indústria a nível mundial, a companhia registrou um prejuízo de 209 milhões de euros com um gasto de combustível de 703 milhões. Em 2011, o custo do combustível atingiu o valor recorde de 717 milhões de euros, mas a empresa conseguiu registrar lucros de mais de três milhões, apesar da quebra em relação ao exercício anterior.
Entre os maiores crescimentos registrados em 2011 destacam-se os 18% a mais nas linhas que servem o continente americano, os 7,4% das linhas do Brasil e os nove por cento de aumento verificados nas rotas europeias, apesar da crise economica que afeta o Velho Continente, e que tem provocado grandes perdas na maioria das companhias aéreas.
Mais sobre a TAP:
A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 14 Março de 2005. Opera desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte e do Sul. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre 75 destinos em 34 países a nível mundial. Operando em média 2.250 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões de fabricação Airbus, mais 16 ao serviço da PGA, sua companhia regional, totalizando 71 aeronaves. Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o Cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das Novas Tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e confiabilidade. Eleita a Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011, pelos WTA, World Travel Awards, detém também o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul em 2009, 2010 e 2011. Foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. A revista "Condé Nast Traveller" considerou a TAP, em Abril de 2010, como a Melhor Companhia Aérea e a prestigiada “Global Traveler” dos EUA elege-a como a melhor Companhia Aérea da Europa em 2011. Para mais informação, veja o site www.flytap.com e siga a TAP online: Facebook, Twitter e Youtube.

Comentários