Socorro(SP) foi palco do seminário paulista de Acessibilidade e Cidadania no dia 23

A simpática e apaixonante cidade de Socorro, no interior de São Paulo, foi palco na última sexta-feira (23) do Seminário Paulista de Acessibilidade e Cidadania. Realizado no Centro Administrativo Municipal, com auditório lotado, o evento foi promovido pela Prefeitura Municipal da Estância de Socorro; ABIH-SP e Instituto Atmosfera2.

O evento paulista foi o primeiro encontro preparatório do FAC – Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania, que acontece de 13 a 15 de junho de 2012, no Expocenter Rafain, em simultaneo ao 7º Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR.

O sucesso do evento teve participação de renomados palestrantes e ilustres convidados. A abertura foi dada pelo ex-jogador Júlio César, Embaixador da pessoa com deficiência, surdo, que ao piano entoou o Hino Nacional.

Prestigiado pela Secretaria do Turismo de São Paulo, Prefeitos e autoridades, a anfitriã Prefeita Marisa agradeceu a presença da ilustre Deputada Célia Leão, que veio prestar sua homenagem e apoio ao FAC, e fez parte da mesa diretora dos trabalhos ao lado do Presidente da ABIH-SP, Bruno Omori, Presidente do Consórcio Municipal do Circuito das Aguas, prefeito Martinho, além do Coordenador geral do FAC arquiteto Gilmar de Lima e autoridades locais.

Um concorrido talk-show abriu os trabalhos, mediado pelo arquiteto Gilmar de Lima, e teve como convidados a dedicada deputada Célia Leão, (http://celialeao.blogspot.com.br ), arquiteta Silvana Cambiaghi, o presidente da Camara Luciano Taniguchi e Edson Passafaro (cadeirantes), além do ex-jogador Júlio César (surdo). Dois paineis deram sequencia ao Seminário, trazidos pela avape e seguidos por palestras dos arquitetos Adriana Prado (Cepam), Ricardo Mesquita e Ana Carmen de Oliveira, presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado do Paraná, que discorreram sobre os aspectos legais e locais da acessibilidade.

O evento foi marcado por inúmeras pessoas ligadas a acessibilidade, provenientes de várias cidades e Estados, com presença inclusive de turistas americanos e o arq Jorge Luiz (Idea), da Jangada Acessivel, de Macéio, entre outros.

O coordenador geral do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania, arquiteto e urbanista Gilmar de Lima, agradeceu e encerrou o seminário externando sua satisfação e alegria pelo êxito alcançado. “ estamos felizes pela acolhida e apoio deste povo hospitaleiro, que lotou o Centro Administrativo nesta noite, prestigiando o FAC e reconhecendo a importância do tema para a melhoria da qualidade de vida na cidade, sou muito grato a nossa querida Prefeita Marisa e ao Presidente Bruno Omori da ABIH-SP pelo apoio recebido ”, finalizou.
Um coquetel “típico da roça” encerrou a noite em Socorro, com muita alegria e descontração.
O próximo encontro preparatório do FAC será o SEMINÁRIO PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA, a ser realizado do Museu Oscar Niemeyer, no próximo dia 19 de abril as 18:00h, na cidade de Curitiba.



Comentários