Setor de turismo é estratégico para Itaú Empresas

Banco disponibiliza uma série de soluções e ferramentas para melhorar a gestão financeira das empresas que atuam no segmento. Conta Corrente em Moeda Estrangeira, Câmbio On-Line Financeiro, Empréstimo Turismo em Moeda Estrangeira e Itaú Comexpress estão entre as opções.

Ser um país continental rico em belezas naturais é um grande diferencial para o desenvolvimento de um setor de turismo promissor e relevante para a economia nacional. Soma-se a isso o fato de que o Brasil receberá uma série de eventos nos próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo da FIFA 2014; Copa América em 2015 e os eventos esportivos no Rio de Janeiro, em 2016. É um momento único para o segmento, tanto em termos de crescimento como também em oportunidades para melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Por conta desse cenário, o setor é prioritário e estratégico para o Itaú Empresas, área do banco especializada no atendimento de pequenas e médias empresas. Para se ter uma idéia da relevância das PMEs no turismo, da carteira destes clientes do banco os serviços de hospedagem representam 47% dos clientes do banco, agências e operadoras de turismo somam 49% da carteira e companhias aéreas, 4%.
A instituição mantém equipe dedicada para entender o setor profundamente e, assim, oferecer soluções específicas para os empresários que atuam na cadeia e também para quem vai viajar. “O Itaú Empresas entende que o setor de turismo é essencial para o crescimento econômico do Brasil e, por isso, é estratégico para o banco. De olho nesse mercado, a instituição vem investindo em ferramentas de gestão financeira customizada e o resultado desse trabalho já pode ser percebido”, afirma Carlos Eduardo Maccariello, diretor do Itaú Empresas.
De 2010 para 2011, o Itaú Empresas registrou aumento de 32% na prestação de serviços bancários para as empresas que atuam no setor, ampliando em 33% a carteira de empréstimos. Nos últimos dois anos, o salto na carteira de crédito para hotéis, pousadas, agências e operadoras foi de 60%.
Com o intuito de fomentar ainda mais o crescimento da indústria do turismo no Brasil, o banco oferece amplo portfólio de produtos e serviços para esse mercado. Dentre elas, as linhas de repasse do BNDES para Hotelaria – exclusiva para financiar investimentos como construção, ampliação ou reforma de hotéis, pousadas e outros tipos de meios de hospedagem –; o Empréstimo Turismo em Moeda Estrangeira - que apresenta custo reduzido para empresas que operam com turismo internacional e possuem recebíveis atrelados à moeda de outros países -; a Conta Corrente em Moeda Estrangeira - por meio da qual as agências de viagem e as operadoras de turismo podem se proteger do risco da variação cambial -; o Câmbio On-Line Financeiro, que permite fechar operações de câmbio de envio e recebimento de moeda estrangeira via internet, além de permitir a assinatura eletrônica de contratos de câmbio pela internet com agilidade e segurança -; e o Itaú Comexpress, que permite gerenciamento eletrônico das operações internacionais por meio da rápida identificação de ordens de pagamento enviadas e recebidas pela internet.
O Itaú também emite o Cartão BNDES, que pode ser utilizado por hotéis e agências para a aquisição de mobiliário e equipamentos, e oferece o Itaucard CTA - Corporate Travel Account, cartão corporativo que descomplica a aquisição de bilhetes aéreos por empresas que compram grande volume de passagens. Além de benefícios como faturamento centralizado, o Itaucard CTA possibilita a visualização de relatórios gerenciais, otimiza os processos internos e facilita o controle dos gastos.
A expertise do Itaú Empresas no setor de turismo também é proveniente da exclusividade no atendimento realizado para a IATA (International Air Transport Association), empresa que intermedia o relacionamento comercial entre as companhias aéreas, operadoras de turismo e agentes de viagens e de carga em mais de 40 países. O banco tem exclusividade no gerenciamento das informações de pagamento dos agentes de viagem para as companhias aéreas, além de realizar a execução financeira do processo. Por isso, é o único banco a oferecer a Fiança IATA - carta de fiança para empresas que precisam de garantia para viabilizar operações e assumir obrigações com a IATA -; e a Cobrança IATA – ferramenta que proporciona mais conveniência na comercialização de bilhetes aéreos por meio da IATA.
O Itaú também oferece soluções para quem vai viajar. O banco oferece o Global Travel Card, cartão pré-pago e recarregável disponível em três moedas - dólar americano, euro e libra - que pode ser utilizado para saques, débito em estabelecimentos no exterior e compras na internet. O Itaú é o único banco que permite recarga pelo Itaú 30 horas (pelo computador ou aplicativos para celular e tablet); além do Seguro Viagem Itaú - que oferece cobertura para viagens internacionais e nacionais e uma central de atendimento 24 horas em português -; o Câmbio Itaú Pessoa Física - para compra de papel moeda e travellers cheques - e o Crédito Itaú para Viajar, linha de crédito especialmente desenvolvida para o turista que precisa financiar a sua viagem com custo muito reduzido e prazos que vão até 48 meses.


Sobre o Itaú
O Itaú Unibanco é o maior conglomerado financeiro da América Latina e está entre os 10 maiores bancos do mundo em valor de mercado e, entre eles, é a instituição com maior ROE (retorno sobre o patrimônio). Fruto da fusão entre duas grandes instituições financeiras, o banco consolidou sua liderança como banco especialista no mercado de pequenas e médias empresas, buscando identificar as melhores soluções financeiras para necessidades específicas de seus clientes.
Além disto, o Itaú se estruturou para ser um grande parceiro de negócios de seus clientes, buscando orientá-lo de acordo com as necessidades do dia a dia e abordando temas que agreguem valor e efetivamente contribuam para a melhoria do desempenho financeiro dos negócios.
Esse papel se traduz, dentre outras iniciativas, na realização de uma série de eventos voltados ao empresário nos quais são abordados temas como educação e gestão financeira, segurança e agilidade nos processos, tecnologia, gestão de mudanças e cenário macroeconômico.

Comentários