Presença brasileira continua a crescer no Canadá

Além do aumento de pernoites, turistas brasileiros aumentam gastos diários
durante viagens no país canadense. Ontário e Québec lideram na preferência

Nos últimos anos, o turismo canadense identificou mercados emergentes como principal foco dos seus investimentos. O Brasil tornou-se prioritário após o primeiro ano da presença da CTC no país. As diversas Ações e estratégias relacionadas ao trade, consumidor final e mídia resultaram em um aumento consistente do numero de turistas brasileiros no Canadá. Durante o 37o. Encontro Comercial Braztoa, que acontece nos dias 22 e 23 de março, a Comissão Canadense de Turismo (CTC, sigla em inglês) discute o tema, além de lançar material de ponto-de-venda diferenciado para as agências de viagem e operadores de turismo.

"Os brasileiros já sabem que o Canadá é a melhor opção para suas próximas viagens internacionais. Muitos fatores, inclusive o recente meme Luiza no Canadá já nos provaram isso.” comenta Sheila Nassar, diretora da CTC no Brasil. Segundo estatísticas, 750 mil brasileiros demonstram um forte interesse em visitar o Canadá e, destes, 270 mil consideram o País top of mind como destino de férias.

O perfil do viajante brasileiro que vai ao Canadá é jovem, concentrado na faixa etária de 25 a 44 anos de idade, sendo que quase a metade tem menos de 35 anos. No entanto, o público de 35 a 44 anos demonstra maior interesse em visitar o país nos próximos 2 anos. Mais de 80% dos visitantes estão nas classes A e B, também sendo estas mesmas faixas sociais as mais interessadas no País de maneira geral.

Das aventuras gastronômicas no mercado de Granville Island em Vancouver à adrenalina da torre CN em Toronto,o pacote diversificado de atrações desperta a atenção dos turistas. Recentemente, o Canadá foi eleito - pela segunda vez - o País com a melhor marca de turismo mundial, pelo principal prêmio do setor turístico, concedido pela consultoria internacional de marca e design FutureBrand.

Outro aspecto que interessa à CTC é o comportamento de compra de viagens por parte dos brasileiros. Em 2009, 80% dos turistas indicaram que reservaram seus pacotes por meio de operadores de turismo. Os outros 20% reservam suas viagens diretamente com hotéis e companhias aéreas de forma online. “O trade turístico brasileiro é um dos mais profissionais do mundo. Fizemos um material de ponto de venda diferenciado, divertido e bonito para os clientes de agentes e operadoras, e até elas mesmas, lembrarem-se cada vez mais de Canadá. Vamos inovar sempre na forma como apoiamos o trade, que é de importância vital às nossas estratégias. Até em nosso estande na Braztoa é possível perceber o quanto nos preocupamos em diferenciar o país para este canal ”, revela Sheila.

Já na Braztoa, agências de todo o país receberão novos kits com wobblers, marcadores de texto e móbiles. Em breve, pôsteres também estarão disponíveis ao mercado. “A folha de bordo (maple leaf), eventos famosos como o Calgary Stampede e atrações únicas como a Aurora Boreal estão entre os destaques.” reforça Sheila.

Campanhas publicitárias com operadoras também tem sido o foco da entidade. Periodicamente, os principais destinos canadenses são destaque em veículos de mídia em todo o Brasil.

Conhecer bem o país e suas atrações faz com que agentes e operadores possam desenvolver roteiros mais completos para seus clientes. A CTC investe no treinamento dos profissionais do trade durante todo o ano. Em 2011, mais de 1800 profissionais do mercado participaram de cursos e treinamentos, tornando-se especialistas em Canadá, tanto pelo treinamento on line csp-br.canada.travel como em treinamentos ao vivo por meio de operadoras de turismo.

Na Braztoa, o Canadá fará uma campanha cultural em que 24 agentes que finalizarem seu treinamento online Nível 2 e montarem frases para os temas Esporte, Urbano, Cozinha e Cultura receberão prêmios.

Com mais de 30 operadoras parceiras, a entidade também desenvolve projetos especiais. Entre eles, destaque para a campanha ao consumidor final que começou em fevereiro com diversos parceiros, roteiros e publicações oferecendo opções para todos.

Mídias Sociais

Estes dados apontam que 3/4 do público de interesse do Canadá está presente no Facebook, o que torna a plataforma fundamental para a divulgação das atrações canadenses. “Em 2011, consolidamos nossa presença no Facebook e a página brasileira tem crescido constantemente. Estamos no processo de desenvolver uma nova campanha e até o final do ano devemos lançar um concurso cultural”, explica Sheila. O envolvimento com blogs também foi fundamental em 2011 e a previsão é de que este relacionamento continue a se fortalecer em 2012.

Conheça os canais da CTC:

www.facebook.com/exploreocanada
www.twitter.com/exploreocanada
CTC Website: http://br.canada.travel/
Centro de Mídia para fotos e vídeos: http://photovideo.canada.travel


Números do Brasil

Em 2010, os brasileiros aumentaram em 25% seus pernoites no Canadá e o Brasil é o terceiro mercado emergente que mais cresceu no período. A estimativa - já que os números referentes a este ano ainda não estão consolidados - é que, em 2011, esta taxa seja de 10%.

Ainda em 2010, os brasileiros gastaram cerca de CAD 1.800 por pessoa/viagem e a média de permanência foi de 21 dias. No total, a presença brasileira rendeu mais de 128 milhões de dólares canadenses para a economia do Canadá, um aumento de 32% em relação a 2009. Mais de 55% dos turistas se hospedaram em hotéis, um aumento de 161% em relação ao ano anterior.

Quebec e Vancouver tiveram um significativo aumento de visitantes brasileiros, 166% e 52% respectivamente. Do total de turistas brasileiros, mais de 70 mil, 50% escolheram a província de Ontario como destino principal. Em segundo lugar, está a província de Québec com 25%, British Columbia em terceiro com 15%, em quarto lugar Alberta com 5% e outros destinos canadenses correspondem a 5%. No total, os brasileiros gastaram mais de 120 milhões de dólares canadenses durante suas viagens.

Em termos de crescimento por província, as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram destaque em Ontario, São Paulo para o Canadá Atlântico e São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba para British Columbia.

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