O outono finalmente chegou. É hora de viajar pelo Brasil

Cinco destinos que você deve visitar nessa charmosa estação do ano

Aconchegado entre a intensidade do verão e as baixas temperaturas do inverno, o outono é a estação do ano ideal para quem está procurando viagens mais tranquilas. O Brasil, mesmo sendo conhecido mundialmente por suas praias e seu clima ensolarado, não deixa a desejar nessa estação cheia de charme. O que não faltam são destinos para os turistas que procuram romance, aventuras e atividades ao ar livre.

Em Santa Catarina, quando a temperatura começa a cair, basta se aquecer com um bom café colonial e partir para o turismo rural. A região oeste, conhecida como ‘Rota da Amizade’, fica entre a BR 116 e a fronteira com a Argentina. A cultura mais presente é a italiana, responsável pela colonização de cidades como Chapecó e Videira. Já a região dos municípios de Videira, Tangará e Pinheiro Preto é conhecida como ‘Vale da Uva e do Vinho’. Há também as cidades de tradição alemã, como Itapiranga, berço da primeira Oktoberfest de Santa Catarina. Treze Tílias é o verdadeiro Tirol brasileiro, e preserva intactas características dos imigrantes austríacos.

A pequena Frei Rogério é uma colônia de japoneses que surpreende os visitantes. Fraiburgo é a capital brasileira da maçã, responsável por quase a metade da produção nacional de maçãs. E o município de Piratuba, a meio-oeste, é muito procurado por suas fontes de águas termominerais.
Se formos adiante, na região de Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi encontraremos a ‘Rota das Termas’. Chapecó é uma das maiores cidades da região, que tem entre suas atrações o turismo rural, de eventos e religioso. O monumento ‘O Desbravador’ é o cartão de visitas da cidade, que homenageia os primeiros colonizadores que desbravaram e colonizaram o município. Xanxerê é a Capital Estadual do Milho. São Miguel do Oeste é a principal cidade da região que faz fronteira com a Argentina, rota dos viajantes do Mercosul.

TRADIÇÃO EM GOIÁS

De acordo com o coordenador de Turismo, Marcos Vieira, os dias quentes e as noites frias na cidade de Pirenópolis, em Goiás, proporcionam opções agradáveis para quem quer se divertir. Rapel, mountain biking, trekking e off road podem ser boas opções para quem pretende se aventurar com mais emoção. A cidade fica no coração do Cerrado e também se destaca por sua produção artesanal de joias.
A gastronomia existente em Pirenópolis é diversificada, principalmente pela influência dos estrangeiros que adotaram a cidade como residência. Restaurantes italianos, franceses e até a culinária norueguesa fazem parte do cenário local, mas ainda persistem bravamente os que só servem comidas típicas e que tentam preservar a memória cultural da região.

Um exemplo está na ‘Fazenda Babilônia’, onde é servido farto café da manhã em uma grande cozinha, com sucos de frutas do cerrado e alimentos que foram resgatados pela intensa pesquisa da proprietária, Dona Telma Pereira Gama Lopes Machado: “Tenho preocupação com a história. Tive que correr atrás de tudo que faz parte da nossa cultura.

Próximo dali, no pequeno povoado de Caxambu, a família de Gabriel Mesquita, da Fazenda Custódio dos Santos, trabalha na produção e beneficiamento de uma amêndoa encontrada no centro-oeste do Brasil, o baru, de alto valor nutricional e semelhante ao do amendoim. “Não achei uma pessoa que não goste de baru”, afirma Elias Mesquita, um dos filhos de Gabriel.

Em uma estreita e simpática rua de Pirenópolis várias pequenas lojas de artesanato chamam a atenção, uma delas em especial. Mantas de tear coloridas enfeitam a loja e a casa de Mercedes Montero, criada em São Paulo e que vive há 17 anos na cidade.

Jogos americanos feitos com folha de buriti, bananeira e fios de cobre são apenas algumas das “obras” criadas pela tecelã com o apoio e o conhecimento das mulheres da região. “Quando cheguei aqui conheci mulheres que plantam o algodão para fazer a roupa do marido, o enxoval e a coberta. Isso me fascinou”.

CULTURA E GASTRONOMIA

O Estado de São Paulo tem opções para todos os tipos de turista. Para quem gosta de dinamismo, a capital tem atividades a qualquer hora do dia e da noite. A maior metrópole da América do Sul tem uma vida cultural intensa e uma gastronomia diversificada. Quem quiser se afastar um pouco da cidade, tem como opção o 'Circuito das Águas Paulista', localizado na Serra da Mantiqueira.
Compreendendo os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, o Circuito das Águas Paulista está localizado a leste do estado, fazendo divisa com o Estado de Minas Gerais.
A qualidade da água das fontes minerais, conhecidas internacionalmente, foi o principal propulsor do turismo na região. Mas, as cidades oferecem aos turistas outras belezas, como cachoeiras, rios, fontes, sítios e muitos atrativos culturais. O Circuito está a apenas 120 km da cidade de São Paulo, e possui dois acessos: a partir das rodovias Bandeirantes/Anhanguera, entrando por Jaguariúna, e pela rodovia Fernão Dias, entrando por Socorro.

ROMANTISMO NO SUL

A ‘Rota Romântica do Rio Grande do Sul’ tem atrações incríveis, da culinária mais refinada e hotéis requintados, às hospedarias familiares e saborosas refeições coloniais. São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõem a ‘Rota Romântica’.
Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, feiras coloniais, bandinhas, grupos folclóricos. Além da viagem cultural, a região propicia o contato exuberante com a natureza que torna toda a estrutura muito propicia para o turismo ecológico, oferecendo igualmente para os visitantes mais urbanos, excelentes atrativos citadinos e badaladas noites, além de feiras comerciais e oportunidade de turismo de negócios

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários