Modelo europeu inspira rota de cicloturismo na Região Média do Vale Itajaí



Palestra apresentada durante 18º Salão de Turismo aborda sistema utilizado para criação da rota e traz o incentivo para que outras cidades adotem mesmo modelo de turismo

O Consórcio da Região do Vale Médio do Itajaí trouxe sua expertise sobre a implantação de rotas de cicloturismo para o 18º Salão Paranaense de Turismo. Representado por seu gestor, Ademir Winkelhaus, o grupo que é formado pelas cidades de Apiuna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodei e Timbó, além de empresários e empreendedores da área de turismo, apresentou a palestra Cicloturismo no Vale Europeu Catarinense.

Atendendo à demanda de muitas empresas e interessados no cicloturismo, Winkelhaus estruturou sua apresentação de maneira a fornecer aos interessados, através de sua experiência, os subsídios necessários para a implantação de novas rotas de cicloturismo em qualquer parte do Brasil, assim como explicou o funcionamento do site do Vale Europeu Catarinense. Para Winkelhaus, o cicloturismo vem conquistando cada vez mais adeptos, por tratar-se de uma prática de turismo que envolve a interação com a natureza.

“O perfil do nosso turista é muito variado. Quem faz o cicloturismo por essas localidades uma vez não tem o hábito de voltar, e sim, procurar novos roteiros para a prática. Nossa divulgação vem desse ‘boca a boca’ de quem já visitou nossa região”, declara Ademir.

Cicloturismo inspirado em modelo europeu

Inaugurado em 2006, o Circuito do Vale Europeu foi inspirado no modelo de rotas ciclísticas presentes na Europa. Possui 300km de extensão e duração de 7 dias, passando pelas nove cidades integrantes do Consórcio. Gera uma média anual de 1000 turistas à região, sendo que grande parte de seu público provém de estados como Distrito Federal, São Paulo e Paraná. “Nosso maior legado é incentivar cada vez mais grupos de pessoas a se organizarem e explorar essas cidades através do cicloturismo”, afirma Winkelhaus.

Pioneiro no Brasil, o roteiro foi elaborado com o objetivo de incentivar a prática do cicloturismo, trazendo para o praticante o contato com a natureza, fugindo de estradas de asfalto e priorizando a passagem por atrativos culturais e ecológicos do trajeto. O roteiro tem início e término na cidade de Timbó, em Santa Catarina, e é divido entre parte baixa e alta, de acordo com o grau de dificuldade do trajeto.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Comentários