Loja de aplicativos da Nokia no Brasil alcança marca de 100 milhões de downloads

Cerca de 55% dos downloads são feitos de aparelhos S40; loja já conta com mais de 100 mil itens

A Nokia celebra a marca local de 100 milhões de downloads em sua loja de aplicativos no País. Desde que foi lançada, em 2009, a loja já possui mais de 100 mil itens, que são baixados em média 330 mil de vezes por dia no Brasil. Além disso, a popularidade da Loja Nokia segue crescendo. Apenas nos primeiros 90 dias de 2012, já foram mais de 22 milhões de downloads - crescimento de 215% em relação ao mesmo período em 2011.

Para o gerente de Serviços e Ecossistema da Nokia, Daniel Rocha, o sucesso da loja de aplicativos se deve ao perfil do usuário brasileiro e à qualidade dos aplicativos oferecidos: “Nossos aplicativos oferecem grande relevância local, trazendo conteúdo nacional que impacta diretamente nas vidas dos nossos usuários. Além disso, dedicamos muita atenção à usabilidade e ao design gráfico dos apps. Isso faz com que eles sejam agradáveis e intuitivos, principalmente aqueles que trazem informações, entretenimento e permitem aos usuários compartilharem suas experiências nas redes sociais”, ressalta.

Próximo bilhão
Outro ponto levantado por Daniel é a plataforma mais usada para baixar conteúdo. “Neste ano, entre os mais de 330 mil downloads diários, 55% foram feitos de aparelhos S40, o que mostra a importância da plataforma e da estratégia da Nokia de conectar o próximo bilhão”, reforça. Entre as categorias mais baixadas estão: mensagens instantâneas, redes sociais, jogos e entretenimento.

Ecossistema Nokia de desenvolvimento
O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), um dos pioneiros em pesquisas sobre aplicativos para celulares no País, possui a missão de disseminar o conhecimento e fomentar o desenvolvimento de competências locais, promovendo a cooperação tecnológica com universidades por meio de palestras, treinamentos e cursos. Atualmente, a lista de apps desenvolvidos pelo instituto é ampla e diversificada – mais de 70 aplicativos já foram publicados. Entre eles destacam-se alguns casos de sucesso: Feliz aniversário, Desguiator, MobileDeck, Magnifier e Color Detector.

“Com a chegada dos novos aparelhos Nokia Lumia 800 e Nokia 710, os usuários podem esperar muitas novidades em aplicativos para Windows Phone em 2012. Além disso, estamos preparando soluções inovadoras para todos os sistemas operacionais utilizados pela Nokia”, conclui Rocha.

Comentários