Ilha do Mel, um paraíso no coração de Paranaguá(PR)

Para chegar a um dos paraísos do Paraná, a Ilha do Mel, que se divide entre Brasília e Encantadas, é um lugar paradísiaco e vale a pena visitar. Para chegar de barco ou lancha, apreciando a vista, as paisagens deslumbrantes e pode ter a sorte de passar ao lado de um grande navio..











Aproximadamente 95% de sua área é considerada preservação ambiental,guardando manguezais, restingas, brejos litorâneos, caxetais, floresta atlântica, que foram transformados em estação ecológica e parque estadual.

Em 1992, a Unesco elevou a Ilha do Mel à condição de reserva da Biosfera, reconhecendo sua importância ambiental e sóciocultural .

Entre os atrativos turísticos, a beira mar está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, marco das conquistas portuguesas em solo paranaense, construída em 1767, por determinação do rei de Portugal Dom José I para proteger não só a baía de Paranaguá, mas todo o Brasil.

As comunidades se concentram nas vilas de Encantadas, onde tem pousadas lindas, e restaurantes como o Fim da Trilha que oferece uma paella de dar água na boca, sob o comando do chef Manel..E de outro lado, Nova Brasília, Farol e Forte.

O povo muito hospitaleiro, entre nativos, empresários e pessoas que escolhem a ilha para visitar todos os dias. A gastronomia a base de frutos do mar e peixes, como tainha defumada, tainha assada, arroz com marisco na casca e caldeirada. Mas é possível encontrar na ilha sanduiches dos mais variados..

Entre os passeios, vale a pena visitara gruta das Encantadas, uma fenda natural com 20m de altura, cercada de muitas lendas. Passe lá e tire uma foto!

O Farol das Conchas outra pedida. Desde 1872 até hoje orienta os navegantes na baía de Paranaguá.

Para quem gosta de caminhar, vale a pena visitar a ilha, cercada de trilhas, mas leve o básico.. Na ilha não há farmácias, então leve seus medicamentos básicos, tipo dor de cabeça, mal estar, enjôo, gripe, febre, etc. Mas há postos de saúde.


Vale a pena visitar Brasília, ver cada pousada linda...como a pousada Treze luas, da qual fui hóspede.. e também voltar de barco, para Encantadas, e curtir a vista, além de outras pousadas. São mais de 100 pousadas na ilha toda.

Um lugar que não tem carro, e o silêncio é respeitado.. Vale a pena visitar, Ilha do Mel no coração de Paranaguá.

Estive visitando e agradeço a atenção, especialmente do presidente da Fumtur, Luiz Fernando Gaspari e a coordenadora da Fumtur, Dayanny Oliveira pela atenção a minha pessoa durante visita a Paranaguá e Ilha do Mel.

Comentários

Ivenio Hermes Jr disse…
Belas fotos, parabéns pelo blog.