HEINEKEN Brasil consolida projetos de sustentabilidade para se tornar referência até 2020

Entre os projetos, o destaque é a economia de água nas fábricas que, em média é de 112 milhões de litros por ano
A sustentabilidade está no DNA da Cervejaria HEINEKEN, que se preocupa em respeitar o meio ambiente e a sociedade por meio de ações amplas e consistentes em todo o mundo. Por isso, desde 2010, tem colocado em prática a plataforma Brewing a Better Future (BaBF), que está em linha com os três valores fundamentais da empresa: paixão pela qualidade, levar divertimento aos consumidores por meio do consumo responsável e, respeito pelas pessoas e pelo nosso planeta. Com essa plataforma, a HEINEKEN pretende se tornar a cervejaria mais verde do mundo até 2020.

O programa de sustentabilidade põe em prática ações para melhorar o impacto ambiental das marcas, operações e negócios da cervejaria e ainda, a capacitação de pessoas e das comunidades em que a HEINEKEN atua. O objetivo é fazer a diferença em toda a cadeia de negócios e atividades nas oito cidades brasileiras em que opera, de forma que essas ações se reflitam no país inteiro.

Ao todo são mais de 20 programas divididos em seis iniciativas-chave: cervejaria verde, comércio verde, engajamento dos funcionários, Heineken Cares, consumo responsável e parcerias para o progresso. Juntas, essas iniciativas irão permear todos os processos da empresa gerando resultados positivos até a próxima década.


Economia de água chega a 28 piscinas olímpicas

Esse é um dos principais projetos da cervejaria já que as mudanças nas unidades atingiram todos os setores, proporcionando resultados positivos para a empresa, funcionários, sociedade e meio ambiente. Além da otimização dos equipamentos e do reuso da água nas unidades, a HEINEKEN implementou uma série de ações de melhoria contínua como por exemplo, eliminação dos pontos de vazamento e ainda, envolveu seus colaboradores com a iniciativa.

Preocupação com bacias hidrográficas

A HEINEKEN Brasil é um dos exemplos nessa área porque é a única empresa de bebidas que participa dos Comitês de Bacias Hidrográficas nas regiões em que está localizada. A grande preocupação é com a escassez de água nos rios e como agir para minimizar ou até mesmo acabar com esse problema. Desde 1997, o modelo implementado pela cervejaria, com a estruturação de sua área de Meio Ambiente para particpar ativa e formalmente de todos os comitês de bacias hidrográficas estabelecidos nas regiões onde suas cervejarias operam, se baseou em uma experiência na França, onde 100% das bacias hidrográficas estão organizadas em comitês e cuja legislação foi base para a Política Nacional de Recursos Hídricos. Atitudes como essa representaram a diferença na solidificação do projeto e nos resultados alcançados, fazendo com que a HEINEKEN seja uma das empresas mais respeitadas na gestão de recursos hídricos nas bacias onde participa dos Comitês, influenciando na definição de planos de recuperação destas bacias e na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água, o que assegura melhor disponibilidade e qualidade deste que é o recurso natural mais importante para o nosso negócio e para a sociedade como um todo.


Modernidade no tratamento de efluentes

As ações da companhia no tratamento de efluentes são tão eficazes que a soma de toda a capacidade instalada seria suficiente para tratar todo o esgoto doméstico de cidades com 300 mil habitantes, como Guarujá e Ponta Grossa, por exemplo. A HEINEKEN Brasil ultrapassa os requisitos mínimos determinados pelas autoridades nesse setor, tendo em vista que o Estado de São Paulo exige uma eficiência maior ou igual a 80% no tratamento de efluentes, mas as unidades da cervejaria alcançam os 92%. O tratamento é moderno, utilizando sistemas aeróbicos, anaeróbicos e mistos, o que faz com que a água que devolvemos para o sistema, tenha qualidade igual ou superior a aquela que capitamos. Todas as unidades da HEINEKEN no país iniciaram seu funcionamento já com um amplo projeto de tratamento de efluentes.


Sobre a Cervejaria HEINEKEN

A Cervejaria HEINEKEN foi criada formalmente no Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da HEINEKEN NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Summer Draft, Kaiser Bock, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool, Heineken, SOL Pilsen, Sol Premium, Xingu e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Dos Equis, do México, Amstel Pulse, da Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria, Murphy’s Irish Stout e Murphy’s Irish Red, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. A HEINEKEN opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2010 vendeu 205 milhões de hectolitros.

Informações atualizadas estão disponíveis na homepage da Cervejaria HEINEKEN: http://www.heinekenbrasil.com.br

Informações adicionais:
http://ww.theHEINEKENcompany.com e http://www.enjoyheinekenresponsibly.com

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