Expocomer é o principal evento da Missão Panamá

A Expocomer 2012, maior feira multisetorial da América Latina e Caribe, será o compromisso mais importante da Missão Panamá, composta por empresários de Pernambuco e órgãos estaduais. O estado terá 32m² de espaço próprio no evento (adquirido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD/Diper). Dez empresas pernambucanas de moda, decoração, calçados, cosméticos e móveis marcarão presença nos standes. Além do Sebrae e da AD/Diper, a Secretaria do Governo (Segov) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) enviam representantes para a feira, que ocorre entre os dias 21 e 24 de março, na Cidade do Panamá.
Estima-se a ida de 2.500 empresas e de 30 países das Américas, Caribe, Europa, Ásia e África para a 31ª edição da Expocomer. A previsão é de que sejam gerados mais de US$ 25 milhões em negócios.
Além da feira, a Missão Panamá terá entre seus destaques visita à Zona Livre de Cólon e à sede da Copa Airlines, encontros na Autoridade da Micro, Pequena e Média Empresa (AMPYME), Universidade das Américas (Udelas) e Escritório do Administrador da Gestão Corporativa do Canal do Panamá. Ao todo, serão compromissos cumpridos ao longo de sete dias – 18 até 25 de março.
A Zona Livre de Cólon, segundo explica o gerente geral para Governos e Organismos Multilaterais, Rodolfo Ramirez, surge como uma opção para a instalação de pontos de distribuição dos produtos pernambucanos. “Identificar potenciais locais para a zona de livre comércio é uma forma de buscar facilitar a importação e exportação de produtos entre os dois países”, salienta.
Paralelamente, a visita à sede da Copa Airlines terá a finalidade de avaliar a promoção dos destinos para o voo Recife-Panamá, que será iniciado ainda neste primeiro semestre. Representantes da Empetur acompanharão as conversas com o trade turístico local. Durante a Expocomer, a Empetur apresentará os principais destinos turísticos do Estado com foco nos segmentos de lazer, negócios e saúde.
Mais focada na questão logística, a reunião sobre o processo de duplicação do Canal do Panamá avalia a possibilidade de intensificar tráfego de navios com o Porto de Suape. “Com a futura conclusão do canal, os panamenhos poderão receber embarcações de grande porte, a exemplo dos Suezmax e dos Panamax”, explicitou Ramirez.
Já a AMPYME, trata-se de uma entidade vinculada ao Ministério de Comércio e Indústria nos mesmos moldes do Sebrae. O Cônsul do Panamá em Pernambuco, Saulo Farias, integra a equipe de discussões para esta pauta. Na ocasião, será assinado convênio de cooperação para estimular o desenvolvimento de micro e médias empresas. Na Universidade das Américas, mais conceituada instituição de ensino panamenha, o vice-reitor, Juan Bosco Bernal, discutirá prováveis acordos de cooperação nas áreas técnico-científicas e acadêmicas.
Membros dos dois governos devem avaliar a geminação da Cidade do Panamá com o Recife. Sendo viabilizado, o novo status dará abertura para intercâmbio cultural, comercial e acadêmico entre ambas as cidades. Por fim, reunidos com integrantes do Ministério da Educação daquele país, técnicos da Secretaria do Governo de Pernambuco discutem a inclusão do Panamá no Programa Ganhe o Mundo, que visa enviar alunos da rede estadual de ensino para países que tenham o idioma inglês ou o espanhol como língua oficial.

Comentários