Comitê Estratégico lança site oficial “São Luís 400 anos”

O Comitê Estratégico Organizador das comemorações do quarto centenário da capital maranhense lançou, na tarde desta quarta-feira (28), no Palácio Cristo Rei, o site oficial do São Luís 400 Anos: www.saoluis400anos2012.org.br. Além disso, os representantes do Comitê conheceram o projeto do espetáculo “Sonhos do Futuro, Glórias do Passado”, elaborado pelo Studio Festi do Brasil, com sede em São Paulo, que prepara um grande espetáculo para ser apresentado nas praças Maria Aragão e Gonçalves Dias, na noite do dia 07 de setembro deste ano, véspera do aniversário da capital.



O portal, que já está no ar, contempla várias informações sobre as atividades do aniversário da cidade, calendário de ações para 2012, redes sociais, entre outras celebrações. O site tem links que dão acesso às páginas das instituições parceiras, além de trazer um link dos sete tesouros de São Luís, pontos turísticos e monumentos da cidade. Para receber sugestões, apoios e críticas do internauta, o site disponibiliza o e-mail saoluis400anos@gmail.com para contato.



A Academia Maranhense de Letras (AML) disponibilizou cerca de 800 trabalhos do fotógrafo Edgar Rocha com imagens de São Luís, da cultura popular e de outras imagens sobre as belezas naturais do Maranhão.



Para o presidente do Comitê Estratégico Organizador, Antônio José Oliveira, a parceria das instituições maranhenses é de suma importância para que todos possam compartilhar esse grande momento da história de São Luís pelos seus 400 anos. “Estamos em reuniões constantes para elaborarmos, da melhor forma possível, nossas parcerias, e com o lançamento do site teremos a oportunidade de termos a participação dos internautas para darem sugestões e fazerem críticas, além de acompanhar todas as ações do Comitê Estratégico Organizador”, afirmou Oliveira.



O Comitê - O Comitê Estratégico Organizador é composto por 15 entidades representantes dos governos federal, estadual e municipal, Prefeitura de São Luís, Sebrae-MA, Federação das Indústrias (Fiema), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Serviço de Patrimônio da União (SPU), Associação Comercial (ACM), instituições de ensino superior do Estado, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e São Luís Convention Visitors & Bureau.



O vice-presidente do São Luís Convention Visitors & Bureau, Nan Souza, afirmou que todos os segmentos deverão estar unidos na elaboração da festa da cidade, que é Patrimônio da Humanidade. “Os nossos esforços são para fortalecer o turismo na cidade e faremos reuniões até o final deste ano para engajarmos, ainda mais, as empresas e as instituições da cidade”, declarou Nan Souza.



Representando a Prefeitura de São Luís, os secretários de Governo, Albertino Leal, e de Turismo, Liviomar Macatrão, estão engajados no processo de elaboração de todas as ações do quarto centenário da capital maranhense. “É importante que estejamos unidos para fortalecer a celebração desses 400 anos e ter o apoio de nossos parceiros para realizarmos uma grandiosa festa para todos os ludovicenses”, disse Albertino Leal.



Espetáculo acrobático – O presidente do Studio Festi, Valerio Festi, empresário e artista italiano, elaborou um grandioso espetáculo acrobático para a festa dos 400 anos de São Luís. Com dois anos no Brasil e sediada na Itália, a empresa Studio Festi, com 35 anos de experiência, já realizou mais de 1.500 eventos em todo o mundo, em mais de 200 cidades. Foi responsável pela abertura das Olimpíadas de Inverno, em Londres, e de aniversários de cidades como Nova York, Tóquio, Paris, Rio de Janeiro, entre outras.



“Preparamos um espetáculo belíssimo para celebrarmos os 400 anos de São Luís, contando toda a sua história e envolvendo seus personagens, com a presença da população que, indiretamente, fará parte do espetáculo, tanto como figurantes como espectadoras”, disse Valerio Festi.



O cenário serão as praças Maria Aragão e Gonçalves Dias por representarem os maiores espaços abertos da cidade. Serão duas horas de apresentação com artistas italianos e maranhenses, com a apresentação do espetáculo “Sonhos Futuro, Glória do Passado”, em quatro atos.



De acordo com Festi, os dançarinos acrobáticos estarão suspensos no ar, por meio de cabos de aço, e o público, estimado em 60 mil pessoas, assistirá ao espetáculo, tendo como visão um ângulo de 360 graus. O projeto apresentado por Festi e pela assessora da Studio Festi, Isabela Sanches, tem a aprovação da Lei Rouanet, Lei nº 8.313/91, de incentivo à cultura. “A captação de recursos garantirá a realização deste grandioso espetáculo para São Luís e as empresas e instituições que apoiarem este projeto terão 100% de dedução do imposto de renda, garantido pela Lei Rouanet”, disse Isabela Sanches.

Comentários