Começa na próxima semana a 13ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

“A moda pernambucana chamou muito minha atenção. Aqui tudo é muito bonito, tem qualidade e é vibrante. Participei da ultima edição e espero nesta 13ª realizar ótimos negócios e levar muita coisa do nordeste para São Paulo”, conta Maria das Dores Nascimento, compradora das lojas paulistas Birus e Timax. Assim como ela, lojistas e consumidores de todo o Brasil – em especial da Bahia, Ceará, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – vem procurando a cada dia pelo design, qualidade e facilidades comerciais oferecidas pelos fabricantes participantes da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que realizará sua 13ª edição entre os dias 14 a 16 de março no Shopping Difusora, em Caruaru (PE).

Sediadas em Caruaru e demais municípios do Agreste Pernambucano, as 120 empresas expositoras confirmadas para a 13ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana apresentarão suas criações em moda feminina, infantil, íntima, jeans, masculina, praia, fitness, surf e streetwear. Na ultima edição, realizada em agosto de 2011, a ação recebeu 550 compradores e registrou comercialização de 1,6 milhões de peças – R$ 21 milhões – o que equivale para alguns expositores a três meses de produção. “Este crescimento sinaliza que estamos no processo certo de amadurecimento do Pólo de Confecções do Agreste Pernambucano, por meio de capacitação e muita informação”, conta o presidente da entidade realizadora do evento - ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Caruaru) – João Bezerra Filho.

Para esta nova edição, a organização da 13ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana tem expectativa de aumentar em 15% o número de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, já que receberá mais de 500 lojistas de todo o Brasil. “Estes números representam negócios a curto e médio prazo. Se avaliarmos as possibilidades a longo prazo podemos dobrar estas expectativas de negócios, uma vez que muitos magazines vem aqui para desenvolver futuras coleções personalizadas ou para private label”, conta a consultora Christiane Fiúsa, da J&B Consultores, organizadora das Rodadas de Negócios.

Entre a lista de lojistas compradores convidados há a confirmação de grandes magazines com comercialização nacional e fornecedores locais com grande projeção nos estados do Pará, Minas Gerais e Bahia, que possuem mais de 70 lojas. “A presença de compradores convidados já supera em 60% a edição passada. Esperamos a presença somada aos compradores espontâneos um número superior de 500 compradores”, acrescenta a consultora Christiane Fiúsa, da J&B Consultores, organizadora das Rodadas de Negócios.

“A missão da Rodada de Negócios é realmente fortalecer a moda pernambucana no mapa da moda brasileira, apresentando nosso Pólo como centro produtor de qualidade, design, tecnologia e logísticas sadias a todo o processo produtivo e comercial. Pernambuco é um grande centro produtor de moda, possuímos mais de 22 mil indústrias ligadas ao setor do vestuário e precisamos apresentar este potencial produtor a todo o Brasil. Esperamos incentivar o desenvolvimento econômico de toda a região do Polo da Moda do Agreste de Pernambuco e de todo o estado por meio da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana”, declara o presidente da ACIC, João Bezerra da Silva Filho.

Gestão, Capacitação e Aperfeiçoamento
Para se participar das Rodadas de Negócios da Moda Pernambucana, todas as indústrias expositoras, por meio de seus gestores, passam por capacitação após diagnóstico, que revelou suas principais necessidades. A partir daí, houve a preparação destas empresas por meio de encontros ministrados pelos consultores da J&B Consultores e parceiros como o SEBRAE e SENAC, que levaram informação, incentivo e preparação destes gestores para o desenvolvimento de coleções, negociações, custos, visual merchandising, tecnologia da informação. O resultado pode ser revelado em seus estandes, durante a Rodada.

“O SEBRAE realiza um trabalho integrado à 13ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana para as empresas participantes do evento, de forma que estejam preparadas e habilitadas por meio de consultorias de criação e de processos produtivos e comercialização, que visam capacitação de gestão das empresas”, explica Mario Cesar Freitas, gestor de projetos de confecções do SEBRAE Pernambuco.

“Realizamos capacitação com as empresas participantes da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana por meio de cursos sobre desenvolvimento e pesquisas e palestras para que os empresários possam antecipar suas coleções, dentro das tendências de mercado. O trabalho foi realizado nas cidades de Surubim, Toritama, Santa Cruz e Caruaru”, conta a gerente do SENAC Caruaru, Maria Goretti Gomes.

Quem realiza a Rodada de Negócios é a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), com promoção do SEBRAE e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-DIPER); apoio da ASCAP, ACIT, ACIASUR, ACIPA, SINDIVEST, SENAC, SEBRAE e Prefeitura de Caruaru. A coordenação geral do evento é da J&B Consultores.

Sobre Caruaru e o Pólo do Agreste
Caruaru é um dos mais populosos municípios do interior de Pernambuco, localizado na região Agreste. Devido à sua importância regional, também é conhecida no estado e na região como Capital do Agreste. Tem uma população residente de 314.951 habitantes (IBGE, 2010) e área territorial de 921km². Por estar localizada numa região estratégica para logística de comércio, exerce influência sobre 60 cidades, somando 1,5 milhão de pessoas. A economia do município é composta por setores como: comércio, indústria, agropecuária e serviços (turismo, saúde e educação). Vale destacar o APL (Arranjo Produtivo Local) de Confecções do qual Caruaru faz parte, que é um dos maiores do Brasil, com estimativa de movimentação de R$ 2 bilhões/ano.
Economia
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) local chega a ultrapassar a casa dos R$ 2,19 bilhões de reais. Já o PIB per capita gira em torno dos R$ 7.452,00 mil. Nos últimos 10 anos, o PIB per capita pernambucano cresceu mais de 40%, refletindo o crescimento econômico das cidades inseridas nos seus limites geográficos.
Entre muitos pontos, podemos exemplificar a economia caruaruense com a constante vinda de novos investimentos e do ramal de gás natural da Copergás, com um Polo Industrial - com três módulos e 93 indústrias - e Pólo Têxtil, que movimenta R$ 2 bilhões anuais, com 12 mil fábricas, 30 mil pontos de venda e 140 mil empregos diretos e indiretos, produzindo mais de 700 mil peças de roupa.
De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) 7,8% correspondem às atividades baseadas na agricultura e na pecuária; 15,3% à indústria e 76,9% ao setor de comércio e serviços.

ACIC: maior Associação Comercial do Norte-Nordeste
A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru é a maior entidade do gênero do Norte-Nordeste do país, com mais de 1,5 mil associados, superando os índices registrados em todas as capitais nordestinas, o que demonstra a força do associativismo no município. Para o biênio 2011/ 2012, a ACIC tem a presidência de João Bezerra Filho: formado em Engenharia Civil, pela UPE (Universidade de Pernambuco), e pós-graduado em Administração e Marketing e em Gestão da Produção, pela Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip).
Natural de Caruaru, João Bezerra iniciou a carreira empresarial em 1986, quando fundou a construtora Bezerra Engenharia, junto com o engenheiro civil Jandoval Bezerra e com o arquiteto Janduy Bezerra. Em 1994, fundou a Etical, que fabrica e fornece etiquetas para confecções, com atuação em todos os polos de confecções do Brasil. Há mais de 20 anos ligado ao segmento empresarial, mais uma vez expandiu as atividades, inaugurando, em 2010, a primeira franquia da rede de fast food Habib’s em Caruaru.

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