Cidade de Socorro(SP) será palco no dia 23 do seminário paulista de Acessibilidade e Cidadania (Fac) com apoio da ABIH-SP e prefeitura municipal de Socorro

Programação
SEMINÁRIO PAULISTA DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA
I ENCONTRO

ESTÂNCIA DE SOCORRO – SP

Dia: 23 de março de 2012
Este será o primeiro Seminário preparatório, de um total de 03 (três), que precede a realização do
FÓRUM INTERNACIONAL DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA (FAC) a ser realizado na Cidade de Foz do Iguaçu – PR dias 13, 14 e 15 de junho de 2012.
A cidade de Socorro - SP é “referência” do Turismo Inclusivo no Brasil.

PROGRAMA

Sexta Feira - dia 23 de março de 2012
Auditório do Centro Administrativo Municipal

18:00h Abertura e credenciamento
hino nacional por Julio Cesar

18:30h composição da mesa diretora

19:30h TALK-SHOW com convidados

20:00h PAINEL 1
" Acessibilidade no Turismo, um grande negócio"
FENAVAPE
O case de Socorro PM/CAMPOS DOS SONHOS
20:30h PAINEL 2
" ACESSIBILIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO"
arquitetos Ana Carmem, Cecy Oliveira e Ricardo Mesquita
Arq Adriana Prado – aspectos legais
21:30h COQUETEL DE ENCERRAMENTO

PROGRAMAÇÃO:Diante da antecipação de data do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania (Fac) para o mês de junho, foi alterado a programação dos seminários estaduais, e ao invés das sete cidades anteriormente planejado, os seminários acontecerão apenas em três cidades: 1-SEMINÁRIO PAULISTA DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA : dia 23 de março de 2012, Socorro SP , a se realizar no Centro de Convenções da prefeitura de Socorro. O evento conta com apoio da ABIH-SP, CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA, COMDEF e Prefeitura Municipal da Estância de Socorro-SP

2-SEMINÁRIO PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA: dia 19 de abril de 2012, Curitiba PR com apoio da Associação Comercial do Paraná e ABIH-PR

3-SEMINÁRIO GAÚCHO DE ACESSIBILIDADE E CIDADANIA: dia 24 de maio de 2012, Porto Alegre RS com apoio da ABIH –RS e Secretaria de Turismo de Porto Alegre



Informações e Inscrições: (19) 3855-9634
turismo@socorro.sp.gov.br www.socorro.sp.gov.br/inscricao
WWW.forumdeacessibilidade.com.br


Sobre acessibilidade em Socorro(SP)


Devido a qualidade das águas minerais existentes no município, Socorro entra no cenário do turismo como Estância, em 24 de abril de 1945. Já na década de 90, o turismo passa a ter um desenvolvimento significativo com o aproveitamento da sua exuberante natureza que possibilitou a atuação do município em 8 segmentos diferentes de turismo, sendo eles: Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Aventura e Turismo Social.
Nestes dois últimos segmentos citados, Socorro se tornou um dos 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo com alguns programas e projetos já desenvolvidos e outros em desenvolvimento, visando que todos se sintam bem na cidade.
O Programa Aventura Segura, que está sendo implantado pelo Ministério do Turismo somente em 17 destinos no país, certificou e qualificou os prestadores de serviços turísticos, fazendo com que as empresas locais trabalhassem cada vez mais a questão da segurança e aplicação das normas técnicas nas atividades turísticas que foram desenvolvidas a partir da implantação de dois projetos inovadores o “Aventureiros Especiais”, realizado com exclusividade em Socorro, e o “Socorro Acessível”.
Em Socorro, todas as atividades de turismo são realizadas em 7 parques privados que contam com completa infra-estrutura, oferecendo alimentação, vestiário, hospedagem e tudo que é necessário para bom atendimento dos turistas. No projeto “Aventureiros Especiais”, realizado em parceria com a ONG Aventura Especial e o Ministério do Turismo, 10 atividades de Turismo de Aventura foram adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Na primeira fase do projeto, foram desenvolvidos vários equipamentos adaptados e também diversos prestadores de serviço foram capacitados para atender com excelência este público tão especial. Esta ação possibilitou a prática de diversas atividades de turismo de aventura por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, fato que antes era impossível de acontecer. Em Socorro, e só em Socorro, hoje, com a ajuda dos equipamentos aqui desenvolvidos, até cavalgada com tetraplégico é realizada.
Também voltado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e ainda em parceria com o Ministério do Turismo, o projeto “Socorro Acessível” levou a acessibilidade para diversos pontos turísticos e logradouros públicos. Foram adaptados, o Palácio das Águias, o Mirante do Cristo, o Centro Municipal de Eventos, o Horto Municipal, o Portal Lions, o Portal Colonial e o trecho do Centro Histórico e Comercial da cidade com adaptação de calçadas, rebaixamento de guias, piso tátil, semáforo sonoro entre outras. Socorro é o único município onde 250 pessoas ligadas, direta e indiretamente, ao atendimento turístico foram capacitadas para que esse público alvo fosse atendido adequadamente.
Por diversos motivos, o município visa adaptar novos pontos turísticos e logradouros públicos, durante a segunda fase do Projeto “Socorro Acessível”, um deles é pelo fato da cidade ter sido eleita pelo Ministério do Turismo cidade “modelo”, do país, em acessibilidade para o turista. Outra razão para adaptar e sinalizar outros pontos turísticos conforme a norma NBR 9050 é para que turistas com deficiência ou mobilidade reduzida sejam atendidos com o todo respeito em Socorro e para que os moradores de se dignem de estar e ser cidadão desta cidade.
Hoje, com o intuito de replicar a experiência de Socorro em diversos locais do Brasil, a cidade recebe diversas visitas técnicas servindo também de exemplo às capitais dos Estados sedes da Copa 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016. Em relação a este último evento, em particular, será lançado um guia em 2011 e 2013, indicando aos turistas estrangeiros a acessibilidade das 12 metrópoles sedes da Copa 2014 e da cidade de Socorro que será o único município, além das referidas capitais, a integrar este guia. O guia será desenvolvido em parceria com a ONG - Instituto Muito Especial do Rio de Janeiro e o Ministério do Turismo.
(fonte: Prefeitura Municipal da Estância de Socorro)

SOBRE A CIDADE DE SOCORRO



A cidade de Socorro está localizada a 132 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, com um relevo recortado, clima ameno e as margens do Rio do Peixe.
Socorro pertence ao roteiro regional do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, denominado Circuito das Águas Paulista (www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br).
A colonização de Socorro teve início em 1738, sendo fundada oficialmente em 09 de agosto de 1829. O nome da cidade é dado em homenagem à padroeira da cidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Devido a qualidade das águas minerais existentes no município, Socorro entra no turismo como Estância Sanitária em 24 de abril de 1945 e em 1978 passou a ter o título de Estância Hidromineral. Já na década de 90, o turismo passa a ter um desenvolvimento significativo com o aproveitamento da exuberância da nossa natureza que possibilitou a atuação em 8 segmentos diferentes de turismo, sendo eles: Turismo de Saúde, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Aventura e Turismo Social.
Com estes dois últimos segmentos citados, Socorro se tornou um dos 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo com alguns programas e projetos já desenvolvidos e outros em desenvolvimento, no nosso caso referência em no Segmento de Aventura Especial o que possibilita que trabalhemos em Socorro o Turismo para Todos.
Em Socorro todas as atividades de aventura são realizadas em parques privados (7 no total), que contam com completa infra-estrutura, oferecendo alimentação, vestiário, hospedagem e toda infra-estrutura necessária ao bom atendimento dos turistas que nos visitam, independente de sua condição física.
O Programa Aventura Segura, que está sendo implantado pelo Ministério do Turismo somente em 17 destinos no país, vem certificando e qualificando os prestadores de serviços turísticos, voltados ao Turismo de Aventura, fazendo com que as empresas locais trabalhassem cada vez mais a questão da segurança e aplicação das normas nas práticas das atividades.
Na primeira etapa, Socorro teve dois outros projetos, o “Aventureiros Especiais”, que adaptou 10 atividades de aventura para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo nesta primeira fase do projeto, desenvolvido equipamentos adaptados e também capacitados diversos prestadores de serviço e ainda outro projeto voltado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foi o “Socorro Acessível”, que em sua primeira fase adaptou diversos pontos turísticos e logradouros públicos, sendo eles: Pálacio das Águias, Mirante do Cristo, Centro Municipal de Eventos, Horto Municipal, Portal Lions, Portal Colonial e trecho do Centro Histórico e Comercial, além de capacitar 250 pessoas ligadas direta e indiretamente ao turismo, para que essas pessoas fossem atendidas adequadamente.
Nesta segunda etapa, como na primeira, estaremos adaptando e sinalizando pontos turísticos públicos, baseados na norma NBR 9050, seguindo todos os padrões para que possamos atender e receber turistas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O Projeto “Socorro Acessive” em sua segunda fase visará adaptar demais pontos turísticos e logradouros públicos por diversos motivos, sendo um deles, o fato da cidade ter sido eleita pelo Ministério do Turismo como a cidade “modelo” em acessibilidade ao turista no país. Hoje a cidade de Socorro recebe diversas visitas técnicas de empresários de todo o Brasil e do exterior com o intuito de replicar nossa experiência (Benchmarking - busca das melhores práticas) em diversos locais do Brasil, sendo também utilizada como exemplo às sedes da Copa 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
Os empreendimentos turísticos particulares de Socorro, analisando o desenvolvimento deste segmento e analisando a importância deste nicho de mercado, seguindo o caminho da cidade também tem se adaptado, tendo hoje em Socorro, os dois primeiros hotéis do Brasil, certificados pela ABNT. Com a implantação do projeto “Socorro Acessível”, experimentamos um incremento na demanda pelo destino turístico Socorro em torno de 15% ao ano que cada vez mais se desenvolva a atividade na cidade e também de sustentabilidade aos empreendimentos, gerando mais empregos e renda a nossa comunidade.
O projeto “Socorro Acessível”, vai de encontro ao Plano Nacional do Turismo - Uma Viagem de Inclusão que é fruto do consenso de todos os segmentos turísticos envolvidos no objetivo comum de transformar a atividade em um importante mecanismo de melhoria da atividade econômica do Brasil e fazer do turismo um importante indutor da inclusão social.














Para entrevistas:


coordenador nacional do Fac : Gilmar de Lima
(41)9927-0941

Comentários