Ceará receberá fórum focado na relação Brasil África

Compreender as relações políticas, sociais e econômicas, seus benefícios e alcance para o Brasil e o continente africano será a temática debatida em três dias de palestras e debates


Desde o governo Lula, as atenções brasileiras para o continente africano ganharam maior visibilidade. Isso acontece porque o Brasil percebeu que a exportação de tecnologia nacional para países do continente africano é propícia devido às semelhanças geográficas dos continentes. Além de tecnologia, bens de primeira necessidade, como alimentos, também são exportados para países que estão em situação precária. Já para os africanos, a instalação de empresas brasileiras no continente propicia a capacitação profissional e a geração de empregos para os cidadãos.

Relação ganha- ganha
Ao diagnosticar os ganhos comuns, as trocas comercias tiveram um aumento exponencial de 267% entre 2003 e 2010, período da gestão Lula, o que, em 2009, gerou R$ 8,9 bilhões de renda para o Brasil. Vale citar que:
- os 54 países africanos tem uma populaçao de 850 milhoes de habitantes e que a economia da África cresceu no ano passado acima da média mundial.
- 35% dos 50 países com a taxa de maior crescimento na última década estao localizados no continente africano;
E ainda que os prognosticos apontam para o aumento das exportaçóes africanas, notadamente as matérias-primas e o aumento do consumo interno; empresas africanas tambem começam a investir no Brasil, o que pode ser considerado uma mudança de paradigma. Como exemplo, podemos citar que em fevereiro último, a ACSA, uma empresa da Africa do Sul, entrou no consorcio com a brasileria INVEPAR para admistrar 51% o aeroporto de Guarulhos, já a partir do proximo mes de maio.

Fórum Brasil África
Com a proposta de apresentar avanços, como a implantação de uma filial da Fundação Osvaldo Cruz em Moçambique, e consolidar parcerias, o Fórum Brasil África discutirá as relações político-econômicas que já estão em desenvolvimento entre as nações. O evento apresentará novas oportunidades de negócios e empreendimentos para empresários de diversos ramos, tendo em vista as bem-sucedidas relações envolvendo empresas nacionais e a população africana.

Temas
Durante o Fórum, diplomatas e representantes de diversas regiões e interesses da África e do Brasil mostrarão suas opiniões sobre as vantagens dessa relação. Para que não haja problemas de comunicação, tradução simultânea será disponibilizada.
"O Forum Brasil África discutirá alternativas para incrementar o que já existe e incentivar o que ainda está por ser feito em matéria de negócios entre os dois lados do Atlântico. Para justificar os objetivos que queremos alcançar com este evento, vamos abordar temas importantes como: A nova economia da África Negra e o Estado Logístico Brasileiro, investimentos Africanos no Brasil e suas mudanças de paradigmas, cooperação empresarial, energias renováveis e também como aumentar a competitividade exportadora brasileira na África, dentre outro. Tudo isso, de olho nas possibilidades e no potencial de consumo do mercado africano e na cooperação técnica em áreas como saúde e tecnologia. Há mais que um oceano entre Brasil e África, há na verdade um mundo de possibilidades", declara João Bosco Monte, coordenador do evento.

Serviço
O Fórum Brasil África ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de maio, sendo o primeiro dia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e os demais no Hotel Gran Marquise, localizado na Beira-Mar.

Programação:
www.forumbrasilafrica.com.br

Comentários