Brasil e República Tcheca mais próximos

Países assinaram acordo de cooperação para intercâmbio de informações e desenvolvimento turístico
O Ministério do Turismo recebeu ontem (28) uma delegação da República Tcheca para assinar um protocolo de cooperação entre os dois países. O objetivo é estimular o fluxo turístico e iniciar um intercâmbio de projetos para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, que será sediada pelo Brasil.
Segundo o secretário-executivo do MTur, Valdir Simão, a crescente importância dos Brics (que reúne as chamadas potências emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no turismo mundial tem aproximado países antes considerados distantes, como a República Tcheca. “Nosso bom momento econômico permite cooperação em todos os setores, o que destaca a importância comercial entre os tchecos e brasileiros. É nosso interesse desenvolver e expandir o mercado na Europa”, afirmou.
Participaram da reunião o vice-ministro para Legislação e Turismo da República Tcheca, Michal Janeba, e o diretor do Departamento de Turismo do órgão, Ales Hozdecky. “Estamos cientes da proximidade cultural entre os países e da grande diversidade da natureza brasileira. Nosso turismo tem crescido e o Brasil é um parceiro prioritário na América do Sul. Da mesma forma, nosso conhecimento sobre a Europa Central pode ajudar a cadeia turística brasileira”, disse Michal Janeba.
A Embratur não possui atualmente ações específicas de promoção na República Tcheca. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), 5,7 mil tchecos visitaram o Brasil em 2010. Em 2009, foram 5,2 mil. De lá pra cá, os números são maiores: 37,8 mil brasileiros visitaram o país europeu em 2010. No na anterior, foram 29,6 mil.
A secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, também esteve no encontro. Ela lembrou que a realização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 deve impulsionar esse fluxo turístico. “Serão eventos importantes, que mostrarão ao mundo a capacidade do país de receber com qualidade e hospitalidade turistas que já têm o costume de nos visitar e turistas que ainda estão nos conhecendo, como os tchecos”.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários