Aquário Marinho em Paranaguá(PR) incrementará a economia e intensificará o turismo na região






Paranaguá, cidade berço do Paraná, a 90km de Curitiba, vai ganhar um aquário marinho,cuja obra está orçada em R$6,4 milhões. A obra realizada pela Cattalini Terminais marítimos , em conjunto com a secretaria estadual do Meio ambiente e recursos hídricos e prefeitura de Paranaguá, será um grande atrativo turístico para a histórica cidade de Paranaguá. A expectativa é inaugurar o aquário em junho a julho deste ano.

Obra pela Cattalini através de ação compensatória, prevista na Lei de Crimes Ambientais, em razão de explosão de navio em Paranaguá no ano de 2004. Este Termo de ajuste foi feito com o Estado do Paraná que é o legítimo proprietário da obra, ressaltou o diretor superintendente da Cattallini terminais marítimos, Cláudio Daudt.

O aquário conta com 2.500m2 de área útil.Segundo Daudt, além do foco turístico, o aquário terá para todo o Paraná o aspecto pedagógico e cientifico.A obra conta com auditório, sala multiuso, biblioteca, sala de quarentena (pequeno hospital para os animais) etc.São 23 aquários que serão ocupados por mais de 250 espécies diferentes de animais.

ESTRUTURA DO AQUÁRIO
O empreendimento contará com três pavimentos e ocupará uma área doada pela prefeitura localizada no centro da cidade. O espaço abrigará uma variedade de espécies do mar, principalmente peixes nativos do litoral paranaense, como robalo e garuba, e espécies exóticas.
No projeto ainda consta a criação de um "pinguinário", para mostrar a vida dos pinguins, visitantes frequentes do litoral sul do Brasil, vindos da Patagônia, na Argentina. O aquário terá uma biblioteca de porte médio, com obras relativas à vida marítima, além de uma reprodução de mangue para demonstrar a vida dos caranguejos.
O projeto arquitetônico prevê, ainda, biblioteca, lojas, mirantes, cafeterias, jardim educativos. A inovação do projeto traz o corpo de uma baleia que também será um centro de visitações, onde poderá ser observado o esqueleto do animal. O aquário também terá laboratórios, auditórios e praças de alimentação.
CONCLUSÃO DA OBRA

A obra já está em fase final de acabamento. A administração do aquário deverá ser escolhida através de licitação num sistema de concessão/arrendamento, este ponto cabe ao governo do Estado do Paraná decidir,enfatizou Daudt.A conclusão da obra que compete a Cattalini está prevista para final de abril/2012, depois haverá a necessidade de captura e compra dos animais por parte do administrador do aquário , aclimatação dos mesmos. “Acreditamos que o empreendimento poderá ser inaugurado em junho/julho de 2012”, ressaltou o diretor superintendente da Cattalini . O aquário quando estiver concluído, atenderá aos turistas em geral, estudantes de todos os níveis, universidades ligadas aos assuntos do mar, população de Paranaguá entre outros.

Segundo Claudio Daudt, outras cidades brasileiras que possuem aquários marinhos como, por exemplo, Ubatuba, Santos e Guarujá, recebem em média 600 mil visitantes todos os anos e existem há cerca de 30 anos. A expectativa para o Aquário de Paranaguá é atingir este público já no primeiro ano de abertura e, desta forma, incrementar a economia da cidade e da Região do Litoral.

Comentários