18º Salão Paranaense de turismo encerra com saldo positivo em Curitiba

O 18º salão paranaense de turismo, promovido pela ABAV-PR, realizado nos dias 02 e 03 de março, no Expo Unimed, em Curitiba, superou as expectativas, disse o presidente da entidade, Celso Tesser, em entrevista coletiva neste sábado(03), último dia do salão. Segundo Tesser, num papo informal com os jornalistas convidados,o salão de 2012 foi muito bem produtivo, "tinhamos uma preocupação com a sexta-feira, porém foi melhor do que o evento no ano passado", disse ele.

O sábado, já é consolidado, enfatizou Tesser. O balanço final constou que cerca de 400 pessoas estiveram no evento através de caravanas de Porto Alegre, Santa Catarina- Criciúma,Chapecó,Xanderim,Londrina, Maringá. E outros ainda vieram de carro, disse ele.Foram realizadas 4.500 inscrições, porém 1.710 eram agentes de viagens. Segundo ele, o número de agentes de viagens cresceu ."A expectativa ficou aquém do esperado", enfatizou o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser. "Nós esperávamos 1.300 agentes" e o resultado foi bem positivo.


O salão trouxe 4,5 mil participantes mais de 300 expositores, gerando um aumento na área total do evento – agora com 4 mil m2. O crescimento é reflexo do atual momento vivido pelo setor do turismo, que hoje representa 3,6% do PIB brasileiro e 7,1% do total arrecadado pelo setor de serviços, de acordo com dados do Ministério do Turismo. “Neste ano, a expectativa é que o segmento do turismo cresça em torno de 10%, já que o mesmo está sendo impulsionado pela classe C e pela estabilidade do câmbio”, revela o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser. Nesta 18º edição, outro aumento registrado foi no número de participação de agentes de viagens que, neste ano, cresceu cerca de 30%, sendo que 400 profissionais vieram pelas caravanas da entidade.

Outro ponto positivo foi a presença de um representante do Ministério do Turismo. "Se o Ministério do Turismo apoiar no próximo ano, o evento será bem melhor", ressaltou Tesser. Para o ano que vem , já com data agendada, 26 e 27 de abril,as palestras deverão ser inovadoras para trazer o associado para participar e para o ano pretende promover uma mostra da hotelaria em parceria com a ABIH-PR. "Se conseguirmos unir Sebrae,ABIH e MInistério do Turismo, faremos um excelente evento para o ano que vem", disse ele.

Entre as novidades deste ano, foi a participação de alguns hotéis da região, a parceria e volta da rede Mabu hoteis e resorts, a realização da 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo. Na mostra, que teve como slogan “Paraná – você ainda não viu tudo”, foi possível realizar um verdadeiro tour pelos atrativos das dez regiões turísticas do Paraná conhecendo roteiros de turismo religioso, gastronômico, de aventura, históricos, entre muitos outros que o Estado oferece. O evento ainda incluiu uma programação de apresentações de grupos folclóricos e artísticos, degustação de comidas típicas e artesanato. A exemplo das edições anteriores, a mostra contou com a parceria do Sebrae Paraná, por meio de inserção de programas regionais de turismo nos balcões das regiões.

Na mostra, Paranaguá, trouxe o barreado, prato típico do Paraná para servir o que ocasionou filas para saboreiar o prato, e mais a escola de samba campeã do carnaval de Paranaguá, atraiu os visitantes do salão.

A ABAV-PR para avaliar o resultado do salão promove uma pesquisa de satisfação entre os expositores para saber o grau de satisfação . Neste domingo o evento será encerrado com um pós tur, com um passeio de trem pela Serra Verde até Morretes com direito a almoço com barreado.

Para o próximo ano, Tesser ressalta que pensa num famtour antes do evento para Campos Gerais, onde os jornalistas poderão desfrutar e conhecer nova região do Paraná.

Para encerrar o salão paranaense de turismo, em sua 18ªedição foi realizada um jantar com direito a show da banda Nega Fulô no restaurante Madalosso em Santa Felicidade. A noite regada a muita animação rolou pela noite, agradando em cheio a todos.

PREFEITO VISITA O SALÃO NO ÚLTIMO DIA






O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, visitou o evento na tarde de sábado. Após uma visita aos expositores e um passeio pelos corredores do Salão, o prefeito frisou a importância da realização do evento da ABAV-PR. “Curitiba vem se caracterizando como um dos principais pólos turísticos do país. Com a criação do Instituto Municipal do Turismo, pela gestão do agora governador Beto Richa, a cidade está avançando de forma significativa neste setor e, nossas ações do governo são um reforço na divulgação desta imagem”.

O 18º Salão Paranaense de Turismo teve o patrocínio da BWT Operadora/Serra Verde, TAM, Travelport e Sebrae-PR; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado de Turismo; e apoio do Instituto Municipal de Turismo – Curta Curitiba, Gol Linhas Aéreas, Grupo BRT, Schultz, Travelport e Coris.

Em 2013, o 19º Salão Paranaense de Turismo já tem data marcada: 26 e 27 de abril, no Expo Unimed Curitiba.




*Esta jornalista bloqueira, viajou a convite do 18º salão paranaense de turismo promovido pela ABAV-PR. Viajou pela TAM, foi hóspede do Mabu Royal hotel. Foi muito bem assessorada pela equipe da Flamma Comunicações.

Comentários