18º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO COMEÇA NA SEXTA, DIA 2



Evento lança as novidades do segmento para o sul do país, antecipando as tendências para a temporada

Nos dias 2 e 3 de março acontece o principal evento de Turismo do sul do país, o 18º Salão Paranaense de Turismo e 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR), o evento acontece no Expo Unimed e reúne profissionais do turismo em torno de múltiplas atividades como feira de negócios, capacitação técnica, programação social e fam tour.

O Turismo representa hoje 3,6% do PIB brasileiro e 7,1% do total arrecadado pelo setor de serviços, segundo dados de 2011 do Ministério do Turismo. Impulsionado pela Classe C e pela estabilidade do câmbio, a expectativa para 2012 é que o segmento cresça em torno de 10%. O Paraná registrou em 2010 um crescimento aproximado no fluxo de turistas de 10% em relação a 2009, o que representa uma receita superior a 3,2 bilhões de dólares e um aumento na permanência (4,1 dias) e no gasto médio per capita/dia (70 dólares/dia).

Com o 18º Salão Paranaense de Turismo, a ABAV-PR tem a expectativa de reunir todo o trade neste final de semana, pois o evento é considerado uma vitrine do setor no sul do país e também do Mercosul e congrega várias empresas da cadeia econômica do Turismo, repercutindo suas novidades e lançamentos (veja abaixo as empresas expositoras do evento).

Segundo o presidente da ABAV-PR, Celso Tesser, “fazemos um evento sério, comprometido com nossos participantes e expositores. Todos os anos conseguimos promover uma ou outra inovação, por conta dos apoios locais, e é isso que vem atraindo cada vez mais visitantes e fortalecendo o turismo por aqui”.

Em relação às inovações, este ano o evento vai levar 600 agentes de viagens para conhecerem um dos principais atrativos do Turismo do Estado: a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes e Paranaguá, percorrida pelo trem na Serra do Mar, da Serra Verde Express. “Sempre quisemos aliar o nosso Salão a um fam tour. A BWT Operadora e a Serra Verde Express estão proporcionando esse diferencial para nossos agentes de viagens”, comenta Tesser. O passeio adquire mais importância ao se observar o crescimento do setor de trens turísticos no ano passado, que chegou a 9,5% de 2010 para 2011, transportando cerca de 2,5 milhões de passageiros, em 32 trens em operação no país.

Os ingressos do passeio serão destinados às caravanas ABAV-PR, procedentes de sete roteiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os agentes de viagens de Curitiba também podem aproveitar a novidade, pois uma cota está destinada àqueles que visitarem a Feira e preencherem o passaporte do evento, uma espécie de cartela onde o visitante recebe um carimbo do expositor, comprovando sua passagem pelo estande.

O evento tem patrocínio da BWT Operadora/Serra Verde, TAM, Travelport e Sebrae-PR; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado de Turismo; e apoio do Instituto Municipal de Turismo – Curta Curitiba, Gol Linhas Aéreas, Grupo BRT, Schultz, Travelport e Coris.

Capacitação – A ABAV-PR sempre apostou na qualificação profissional como fator motivador para o crescimento sustentável do segmento. Por isso, aposta na programação diversificada para chamar a atenção dos agentes de viagens. Neste ano, a entidade contou com a colaboração dos expositores, que puderam indicar assuntos e nomes para palestrarem no evento.

A profusão de palestras sobre destinos (nesta edição serão apenas sobre Barbados, Santiago e Bonito) dá lugar a outras sobre serviços do setor, como câmbio, trens turísticos, companhia aérea, redes sociais e criatividade no turismo. Destacam-se as palestras sobre a situação atual do Aeroporto Afonso Pena, a mesa redonda sobre o diploma de curso superior em Turismo e a palestra principal, com Ricardo Velasco, sobre o legado da Copa do Mundo na África do Sul, fazendo um paralelo sobre a situação brasileira.

8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná - “Paraná - você ainda não viu tudo” é o tema central da 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, que a Secretaria de Estado do Turismo promove em paralelo ao Salão Paranaense. No espaço, cada região entre as 10 regiões do Paraná apresenta seus atrativos com balcão de degustação de produtos regionais, apresentações culturais e vitrines com artesanato típico. A exemplo das edições anteriores, a mostra conta com a parceria do Sebrae Paraná, por meio de inserção de programas regionais de turismo nos balcões das regiões.

SERVIÇO:
18º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
Dias 2 e 3 de março
Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido – Curitiba – PR
Horário: Dia 2 de março, 10h30 – abertura solene – ASA3. Feira de Negócios - das 11h às 19h; Programação de palestras – das 14h às 19h. Dia 3 de março, Palestra principal – das 10h30 às 12h; Feira de Negócios - das 11h às 18h; Programação de palestras – das 14h às 19h.
Investimento: inscrições gratuitas pelo site até 29 de fevereiro. A partir de 1º de março, inscrições no local do evento.
A partir do dia 1º de março, as inscrições continuam gratuitas para associados ABAV-PR adimplentes; agentes de viagens não associados à ABAV-PR e profissionais do trade – R$ 20,00. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Estudantes de Turismo poderão participar das palestras e mesa redonda nos dois dias de evento, mas sua entrada na Feira só é permitida das 16h às 18h do dia 3 de março, sábado.

EXPOSITORES:
· Agências e operadoras de turismo - Abreutur, Accel Travel/Interep, Advtour, Aerocondor, Bertoldi Turismo, BWT Operadora, Caltour, Cia. Marítima, CLM Operadora, Domus Viagens, Flot Operadora, FRT Operadora, Girasoltours (Cairo), Giratours/Lusanova, Green Peace Operadora, Grupo BRT, Grupo Interlaken, Hamburguesa Turismo, High Light/AIT Operadora, Kangaroo Tours Sul, Magic Way, MG Travel/Royal Caribbean do Brasil, MGM Operadora Turística, Nascimento Turismo, New Line Operadora, OK Operadora, Personal Brasil Tour Operator, Queensberry Viagens e Turismo, Rigon Turismo/Corretora de Câmbio Novo Mundo, Schultz, SkyTeam, Tourlines, Transpassaporte Operadora/ Atol das Rocas Operadora de Turismo, Travel Hub, Valetur e Visual Turismo.
· Destinos nacionais – Bento Gonçalves (RS), CIC Blumenau, Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Espírito Santo, Foz do Iguaçu, Ilha Bela (SP), Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São José dos Pinhais.
· Destinos internacionais – Argentina/Inprotur, Israel, Paraguai e Uruguai.
· Companhias aéreas – Aeroméxico, Alitália, Gol, LAN, Taca Airlines, TAM, TRIP e Webjet Linhas Aéreas.
· Locadoras de veículos – Localiza
· Transportes – Reunidas, Serra Verde Express, Transtupi Transporte Coletivo / T.A. Receptivo
· Prestadora de serviços de viagens – Travelport, Monde Sistemas, E-HTL
· Hotelaria – Beach Park, BHG/Golden Tulip, Bourbon Hoteis, Bristol Hoteis, GJP Hoteis & Resorts, Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA, Hotéis Mabu, Loi Suites Hoteles, Pousada Vila do Farol, Thermas Di Roma Hotel Clube, Termas de Jurema, Veronesi Hotelaria.
· Cruzeiros marítimos - Blue Sea Cruises, MSC Cruzeiros e Pullmantur Cruzeiros
· Seguros de viagens – Coris e GTA Global Travel Assistance
· Câmbio - Banco Daycoval e Banco Rendimento/Cotação
· Outros – Centro Cultural da Espanha, Intelly, Solidarium
· Entidades – Fecomércio/ Sindetur – PR, Sebrae.
· Eventos paralelos – 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná / Paraná Turismo.
· Media Partner – Pasaporte News Uruguay, Revista VOI, Diário do Turismo, Revista Roteiro Mais
· Patrocinadores: BWT Operadora/Serra Verde, TAM, Travelport e Sebrae-PR
· Parceria estratégica: Governo do Estado do Paraná / Secretaria de Estado de Turismo
· Apoiadores: Instituto Municipal de Turismo – Curta Curitiba, BWT Operadora, Gol Linhas Aéreas, Serra Verde Express, Grupo BRT, Schultz, Travelport e Coris.

Comentários