18º Salão Paranaense de Turismo: Afonso Pena amplia capacidade em 50%



Superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, fala das reformas e divulga melhorias para a Copa do Mundo de 2014

A proximidade da Copa do Mundo, em 2014, está acarretando modificações e adequações na infraestrutura das cidades que vão sediar jogos, e, com Curitiba, não foi diferente. O Aeroporto Internacional Afonso Pena está recebendo uma série de intervenções com o intuito de aumentar sua capacidade de operação. Estes empreendimentos foram o tema da palestra proferida pelo superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, durante o 18º Salão Paranaense de Turismo.

O aeroporto, que hoje tem capacidade para atender a cerca de 7 milhões de pessoas, deve passar a atender 14,3 milhões de passageiros. Durante a Copa, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, esse número deve ser superado em pelo menos 400 mil passageiros. Além da ampliação nos terminais de passageiros, com a colocação de mais 34 balcões de check in, que passam a ser 64, mais oito portões de embarque devem ser habilitados, totalizando 14.

“O aeroporto Afonso Pena tem registrado nos últimos três anos, uma média anual de 20% de crescimento. O aumento é significativo e, por isso, são necessárias as obras. As reformas trarão mais facilidade para o usuário do aeroporto, ampliando o nível de conforto, assim como a sua capacidade operacional”, relata Pallu.

Existem ainda obras de ampliação no terminal de carga e no estacionamento, que passa de 607 a 2.202 vagas. Obras envolvendo o ILS CAT II, ALS cabeceira 33 e ILS CAT III (GR, GL e CT) também foram abordados por Pallu. Recentemente as obras receberam a visita da Comissão da Copa da Câmara Municipal de Vereadores e de acordo com o andamento das obras, acredita-se que devem ser concluídas entre o fim de 2013 e início de 2014. Uma nova pista de pouso e decolagem também é esperada, mas as obras devem ser concluídas somente em 2018.

O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações: www.salaoparanaense.com.br.

Comentários