RIO GRANDE DO NORTE DESPONTA NO TURISMO RELIGIOSO




















Poucos sabem e poucos conhecem o potencial turístico do Rio Grande do Norte. Alguns acreditam só no turismo de sol e mar, no turismo de aventura, no turismo de negócios. Mas por trás deste universo, o Rio Grande do Norte tem um imenso potencial no campo do turismo religioso, um mercado ainda a explorar, e a investir e muito. Com uma idéia fantástica, e muita garra e coragem, a diretora da Dandara turismo eventos e receptivo, Rosângela Farias resolveu inovar, pesquisou para isso, e conseguiu promover no sábado(04) a primeira série do projeto “Conhecendo os santuários potiguares”, começando com três municípios: Espírito Santo, Passa e Fica e São Gonçalo do Amarante- Uruaçu.

O dia de sábado era especial. Na sede da Dandara, em Ponta Negra, um café especial com variados tipos de bolos, frutas, sucos, cafés e chás foi oferecido ao grupo, o serviço de bordo de ida para todos da melhor idade, com idades entre 60 a 85 anos, sendo a maioria mulheres de várias paróquias . E eu lá no meio, como convidada junto com Carmem Vera da secretaria de turismo do Estado do RN, as “cocotas”, como nos chamaram. .Aguardávamos a chegada do monsenhor Lucas, um padre diferente, alegre, brincalhão e adorado por todos. Na porta o ônibus da Juca Tour aguardando o grupo. Todos receberam um papel de identificação que foi colocado na roupa de cada um, para identificar o grupo de 45 pessoas rumo ao turismo religioso.

Alguns deixaram seu sábado de lazer de lado, para conhecer um mundo novo, lugares fascinantes e indescritíveis e o mais interessante no próprio Rio Grande do Norte. Com um pequeno atraso, o ônibus saiu, levando a bordo a equipe Dandara (Danilo, Tiago,Maurício) e sua diretora, Rosângela Farias, que se preocupou com os mínimos detalhes desta viagem inesquecível.
A VIAGEM!
E lá fomos nós!. A bordo, orações, músicas, todas religiosas, mas ultra animadas. Cantamos oração de São Francisco, uma das mais lindas, entre outras. A turma animada e alegre.Nem sentimos a viagem, e em pouco tempo chegamos ao município de Espírito Santo. E chegamos na igreja Nossa Senhora da Piedade. Na porta do ônibus, os párocos da igreja receberam um a um participante desejando boas vindas. Uma festa!..

Uma apresentação que agradou a todos...e em poucos momentos chegou a prefeita da cidade,Daise Florêncio Costa Corrêa,e mais o vice-prefeito Antônio Figueiredo de Souza e sua esposa, Simone de Souza Teixeira Corrêa. A prefeita num papo descontraído disse da importância da Igreja vir a ser um santuário religioso no RN, também defendido pelo monsenhor Lucas. Segundo o vice-prefeito este fato está em estudo. Só para se ter uma idéia, no dia 02 de fevereiro, durante a procissão cerca de 10 mil fiéis estiveram na cidade. A cada ano este número vem aumentando, disse ele e acreditamos que em virtude de graças alcançadas vem aumentando o número de peregrinos . Além da festa tradicional de 10 dias durante o mês de janeiro, temos a quermesse, comemorado em 15 de setembro também com procissão. Após a apresentação todos foram recebidos com um café da manhã oferecido pela prefeitura do município numa mesa farta com produtos regionais e do lado de fora da igreja, uma feirinha com produtos artesanais encantou o grupo.
Sobre Nossa Senhora da Piedade:

A devoção a Nossa Senhora da Piedade surgiu em Portugal no século XII, e foi introduzido no Brasil pelos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Seu primeiro santuário foi erigido na província de Minas Gerais em 1764. No Rio Grande do Norte sua devoção chegou através dos portugueses que fixaram moradia às margens do rio Jacu no então povoado denominado Cana Brava, que posteriormente se tornou o município de Espírito Santo .Constam os antigos que em 1877, uma grande seca se abateu sobre toda a região Nordeste, e o povo sofreu com epidemias e pestes, tendo clamado a Nossa Senhora que tivesse piedade daquela situação. Passada a calamidade, o povo sentiu a intervenção divina e encarregou o português Manoel Martins Ferreira Roriz, residente em Espírito Santo, de adquirir em Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Piedade. Essa imagem desembarcou no porto da Penha (hoje Canguaretama) de onde foi conduzida em procissão pelo povo dos dois lugares.

VIAGEM APROVADA
O aposentado da Caixa Econômica Federal, Eugênio Rangel, natural de Caicó(RN) uma figura e tanta, alegre divertida, com experiência em inúmeras viagens internacionais pelo mundo, ficou fascinado com o passeio descobrindo os santuários religiosos do seu próprio estado. E aplaudiu a idéia da Rosângela Farias, da Dandara turismo em propiciar ao povo potiguar esse passeio de conhecer um pouco da história do RN levando a lugares lindos. “É uma oportunidade interessante e tenho certeza que este projeto será um sucesso”, disse ele. Já dona Julieta Alves aos 76 anos e aposentada, estava adorando o grupo, pois só conhecia uma pessoa apenas e o monsenhor Lucas, e a viagem além de descobrir lugares interessantes do RN também dava oportunidade de fazer novas amizades.Nascida em Caraúbas(RN) já viajou muito pelo interior do estado, mas nunca uma viagem como esta. E achou ideal o “Bate e volta”, que não há necessidade de levar roupas, bagagens,etc. Já a viúva de 83 anos, que ela fazia questão de dizer a idade, dona Maria Lira de Carvalho, uma senhora muito simpática, alegre disse que viaja há 18 anos e no meio do passeio disse que estava adorando, imagine o final!.

PASSA E FICA
Depois seguimos para o município de Passa e Fica, onde avistamos grandes pedras numa vista fascinante,deslumbrante, que lindo!...Chegamos ao restaurante Pedra da Boca, da família do Tico, e lá pegamos umas vans, que nos aguardavam, já que o ônibus não conseguiria chegar ao santuárioe

























e seguimos na estrada de barro, no caminho apreciando a paisagem natural e a Pedra da Boca, algo escultural ...E logo chegamos ao santuário de Fátima, onde tivemos um momento de fotos, orações e muitos pedidos. E ao deixarmos o santuário fomos todos recebidos pelo prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa, muito gentil e agradável, falou um pouco do município ,muito procurado pelo turismo religioso, pelo turismo de aventura por turistas de todos os cantos.

Sobre o Santuário de Nossa Senhora de Fátima
A Pedra da Santa, local onde um antigo fazendeiro da região prometeu erguer um altar a Nossa Senhora de Fátima, caso curasse suas enfermidades. Promessa feita, promessa cumprida. Em frente á pedra foi construído um teatro- Arena para celebrações com capacidade para 15 mil pessoas. No local,oferendas são feitas por fiéis a Nossa Senhora de Fátima para alcanço de graças.

EM CADA PARADA MUITA GASTRONOMIA REGIONAL
Ao voltarmos do santuário de Fátima, fomos recebidos num almoço muito especial no restaurante Pedra da Boca, onde fomos surpreendidos com um espetáculo a parte, do balé de cultura popular Governador Mário Covas, da escola municipal Governador Mário Covas, um show de dança, folclore, música que encantou a platéia com suas roupas e adereços.
O balé surgiu em junho de 2010 apresentando como sua primeira montagem cênica as danças e brincadeiras do pastoril. Sendo assim uma opção cultural para o alunado da escola municipal governador Mário Covas. Tendo em vista seu potencial turístico, o grupo expandiu seu trabalho e hoje conta com a participação de 35 componentes, que desenvolvem suas apresentações com os alunos e ex alunos da instituição. Elaborando três sequências folclóricas, envolvendo dança, música e teatro. Contatos: baile.popular.mc@gmail.com telefone Eliana Coordenadora (84)8708-4715. Eu indico e recomendo, um show lindo, que vale a pena ver!.

E tivemos um almoço regado a galinha caipira, pirão, carne de sol, feijão, arroz, macarrão, farofa, batata doce, macaxeira... E como sobremesa o tradicional doce de leite..Que delícia!..

MÁRTIRES DE URUAÇU E CUNHAÚ
Depois de um soninho no ônibus e muitas histórias, o tempo passou e chegamos a última parada, ao monumento aos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, onde participamos de uma apresentação “A Caminhada dos Mártires”, encenada pela equipe masculina da Dandara Turismo com participação do aposentado Eugênio Rangel.

Sobre os Mártires de Uruaçu e Cunhaú
O território são-gonçalense foi banhado com muito sangue, quando no dia 03 de outubro de 1645, ocorreu o massacre de Uruaçu, onde 28 cristãos foram mortos por índios e soldados holandeses. O processo de beatificação deu início em 15 de maio de 1988, quando dom Alair Vilar iniciou o estudo sobre os mártires de Uruaçu e Cunhaú , designando posteriormente Monsenhor Francisco de Assis Pereira, postulador da causa. No dia 05 de maio de 2000 ocorreu a beautificação oficializada em Roma, pelo Papa João Paulo II .

A cidade tem uma característica que chama atenção, a religiosidade. Para se ter uma dimensão da fé da população, São Gonçalo do Amarante possui 42 padroeiros. Atualmente, possui como a sua principal atração o Monumento dos Mártires que foi inaugurado em 5 de dezembro de 2000 sendo um altar todo em concreto, construído para a celebração de missas, batizados, casamentos, etc.
Possuindo uma área territorial de 251 km², o município está vivendo um intenso processo de conurbação à capital do estado, Natal, devido à construção do Aeroporto Internacional de Natal/São Gonçalo do Amarante principalmente - que está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina.

O grupo foi recebido no monumento aos mártires por coordenadores do local e pelo presidente da Fundação Dona Militana, Alexandre Santos. Ao final, depois das orações, o grupo seguiu para conhecer o artesanato exposto no local.
DANDARA TURISMO LANÇA SEGUNDO ROTEIRO “CONHECENDO OS SANTUÁRIOS RELIGIOSOS”
A diretora da Dandara turismo, Rosângela Farias, já anunciou o segundo roteiro “Conhecendo os santuários religiosos”, que será realizado nos dias 24 e 25 de março passando por três cidades, entre as quais, Mossoró e Caicó, com hospedagem no hotel Thermas de Mossoró. Mas mal acabou de anunciar e a excursão já lotou o primeiro ônibus com 50 passageiros e com a presença do monsenhor Lucas.


Para concluir esta viagem inesquecível e este convite que pude aceitar encerro com palavras do Monsenhor Lucas, que conduziu o grupo ao paraíso do turismo religioso

“A fé em Deus nos faz crer no incrível , ver o invisível e realizar o impossível”
Monsenhor Lucas – 04.02.2012

A Dandara Turismo e Eventos Ltda fica na avenida Praia de Tibau, 2114- “A”- Ponta Negra- Natal-RN CEP 59094-500 telefone (84) 3236-4287 e-mail comercial@dandaratour.com.br


*Esta jornalista blogueira viajou a convite da diretora da Dandara turismo, Rosângela Farias.

Comentários