Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens abre o Carnaval do Polo de Ponta Negra



Uma multidão de foliões mascarados e fantasiados das formas mais criativas invadiu as ruas de Ponta Negra, na tarde deste sábado, 18. A alegria vinha junto ao bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”, abrindo oficialmente a temporada momesca de 2012, neste bairro que é um dos pólos organizados pela Prefeitura do Natal, além do Alecrim, Ribeira, Centro Histórico e Redinha. Ainda na concentração, o grupo Pau e Lata e a banda Perfume de Gardênia, chamavam o público para uma festa de resgate das tradições de marchinhas e frevo.

O prefeito em exercício, Edivan Martins, acompanhou tudo de perto, e fez o percurso do bloco, que saiu com cerca de 8 mil foliões desde às 18 horas da Praça de Ponta Negra, seguindo em direção ao Ponto Sete, próximo ao Praia Shopping, onde se apresentava a banda Detroit. Com o gestor, o Rei Momo de Natal em 2012, Francisco Lima e a Rainha do Carnaval, Andreza Cristina.

“Ponta Negra se caracteriza por ter o Carnaval da Cultura, da brincadeira sadia, do resgate do folclore e da tradição da folia de rua e que pode ser aproveitado em família com muita segurança e organização, através de toda uma estrutura proporcionada pela Prefeitura do Natal”, destacou o prefeito em exercício, Edivan Martins, dizendo ainda que o executivo municipal divulgou a festa nos hotéis e pousadas de Ponta Negra, daí a quantidade de turistas nacionais e internacionais que acompanhavam o bloco.


Estrutura

O coordenador do polo de Ponta Negra, Dimas Carlos, informou que toda a alegria e descontração das pessoas durante a passagem do bloco “Poetas Carecas, Bruxas e Lobisomens” contou com o apoio da Prefeitura do Natal através da montagem do palco da Praça e no Ponto Sete, da iluminação, limpeza e banheiros químicos. “É uma estrutura que garante tranquilidade para todos e por isso atrai tantas famílias”, disse Dimas Carlos

“O bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens” é um grupo livre, sem corda de isolamento, onde todo mundo pode participar de graça, resgatando os velhos carnavais de Natal. Este ano, em sua oitava edição, o tema escolhido foi: ‘Carnaval do Bichinho Bonitinho’. Basta ter criatividade, irreverência e escolher sua fantasia. O bloco é um presente do saudoso jornalista Edmar Viana (fundador há nove anos e falecido há três anos) para Ponta Negra”, definiu Hugo Manso, coordenador da agremiação carnavalesca.

O grupo também busca divulgar e preservar a cultura popular através dos bonecos gigantes que desfilam no meio das pessoas, dentre os quais se destacam o Poeta, o Careca, a Bruxa e o Lobisomem, que dão nome ao bloco, além do Boi de Reis, o Birico, Mateus, Catarina e a novidade do ano, o Jaraguá, todos figuras da cultura popular.

Nem a chuva que caiu, diminuiu a animação e a energia dos foliões, que mesmo com seus corpos ensopados, não perdiam o ritmo do frevo e das marchinhas. Até o ator e secretário de Políticas Culturais do Governo Federal, Sergio Mamberti, acompanhou a passagem do bloco em Ponta Negra. “Estou adorando a festa. É a primeira vez que acompanho e fiquei admirado com a animação do povo e a organização”, destacou Mamberti.

O espírito do bloco é este mesmo, mostrando que o tradicional carnaval de rua ainda é possível, unindo muitas famílias, pois o que se via eram muitas crianças com seus pais, grupos inteiros se divertindo com muita tranquilidade. “Estou adorando a folia, principalmente porque pude trazer meus filhos, e brincar com eles”, disse a dona de casa Andréia Simas, que estava acompanhada de três filhos e outros parentes, todos devidamente fantasiados para ocasião.

Comentários