IDEMA segue com atividades de educação ambiental nas praias potiguares

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA segue promovendo atividades de educação ambiental nas praias potiguares. Nesta sexta-feira, 03, o projeto ECOTV Alternativa Verão chega à praia de Camurupim, no litoral sul do Estado. A iniciativa consiste na exibição gratuita de vídeos educativos com dicas sobre como evitar a poluição nas praias, proteger os ecossistemas e as unidades de conservação, clipes musicais, filmes, entre outros vídeos com temática ambiental - levando conscientização e entretenimento à população local e aos veranistas. O evento acontece em praça pública, das 18 às 22 horas,



No final de semana, 04 e 05, o projeto chega ao seu destino final, marcando presença na praia de Pirangi do Norte, também no litoral sul. O Alternativa Verão teve início em 13 de janeiro e percorreu as praias de Santa Rita, Redinha, Pitangui, Genipabu, Muriú, Barra de Maxaranguape, Maracajaú, Búzios, Barra de Tabatinga, Barreta, Tibau do Sul, Pipa, Barra de Cunhaú, Baía Formosa, Sagi, Ponta Negra, Praia dos Artistas e Pium, além de Camurupim e Pirangi do Norte que serão atendidas de hoje à domingo.



Balneabilidade

As praias de Pipa, Ponta Negra, Praia do Forte, Jenipabu e Pitangui recebem neste final de semana, 04 e 05 (sábado e domingo), das 9h às 15h, a campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento. A campanha é realizada pelo IDEMA em parceria com o IFRN.



Ao todo estão sendo visitadas 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas. Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.



O monitoramento das condições de balneabilidade das principais praias do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvido desde 2001, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – IDEMA, como parte do Programa Água Azul. É também uma das ações de gestão da orla marítima do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. A coleta e a análise semanal de amostras de água das praias nos pontos selecionados são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN, mediante Convênio de Cooperação Técnica com o IDEMA.

No último final de semana, 28 e 29, o projeto esteve presente nas praias de Jenipabu, Redinha, Ponta Negra, Cotovelo, Pirangi do Norte e Búzios.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA

Nos dias 04 e 05 de fevereiro:

1- Tibau do Sul- Pipa

2- Natal - Pta Negra- Acesso Principal

3- Natal - Pta Negra / Final do Calçadão

4- Natal - Praia do Forte

5- Extremoz – Jenipabu

6- Extremoz – Pitangui

Nos dias 11 e 12 de fevereiro:

1- N.Floresta – Búzios

2- Parnamirim - Pirangi do Norte

3- Natal - Pta Negra / Morro do Careca

4- Natal – Pta Negra Free Willy

5- Tibau – Tibau

6- Macau – Camapum

Comentários