Foz do Iguacu cria site de film commission

O lançamento do site do Iguassu Film Commission/IGUFIC http://www.iguassufilmcommission.com.br será feito hoje (28), durante a primeira reunião deste ano do Conselho Municipal de Turismo. O evento vai contar com a participação dos membros do COMTUR, da imprensa e convidados. O IGUFIC foi criado em 2009, é composto por 10 entidades é e administrado pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau.

Com o objetivo de ser um agente facilitador nas produções audiovisuais que são realizadas em Foz do Iguaçu e Região, o IGUFIC oferece suporte técnico na busca de locações com produtores especializados, licenças e autorizações necessárias para as filmagens, tanto na cidade como em orientações se for o caso, na região de fronteira.

As produções cinematográficas poderão colocar o Destino Iguaçu como cenário para produções audiovisuais nacionais e internacionais, a fim de fomentar a divulgação turística do destino.

Exemplo disso são as produções que já foram realizadas em Foz do Iguaçu, como os filmes Salve Geral do diretor Sérgio Rezende; Família Vende Tudo do diretor Alain Fresnot e este ano o Destino Iguaçu está apoiando a produção da série “As Brasileiras”, exibida semanalmente pela Rede Globo.

No final do ano passado o destino recebeu duas revistas; a VOGUE onde esteve presente o renomado fotografo JR Duran e a modelo Adriana Lima e um ensaio fotográfico para a Revista Top View – de Curitiba, para produções com cenário das Cataratas do Iguaçu e demais atrativos turísticos do Destino Iguaçu.

O que são Film Commissions: São entidades sem fins lucrativos que têm como finalidade orientar e facilitar o trabalho de produtores audiovisuais na região que representam um determinado local.

As FCs divulgam informações relevantes sobre os cenários naturais, urbanos e rurais; e as demais virtudes daquela respectiva jurisdição, geográfico, cultural, político e legal da região a qual representam. Mantêm contato com fornecedores da região e auxiliam na obtenção de autorizações de filmagens na cidade.

No Brasil, as Film Commissions são entidades públicas, privadas ou ainda num regime jurídico misto (parceria público-privada) que além de facilitar o trabalho de produtores nacionais e internacionais, também têm um papel relevante para o desenvolvimento da economia local não apenas do ponto de vista de agente facilitador na atração de produções audiovisuais transnacionais, mas também sob o ponto de vista dos sub-produtos possíveis do turismo cinematográfico, nicho que está sendo tratado como um dos pilares de desenvolvimento do setor pelo Ministério do Turismo. (Texto: Cannal Comunicação/Silvana Canal)

Comentários