Escola Rural oferece oficinas culturais e gastronômicas na festa da Colônia em Gramado(RS)

O projeto Escola Rural iniciou n

a sexta-feira, 24, na 22ª Festa da Colônia de Gramado. Com novidades, o projeto insere no ambiente festivo os estudantes do programa federal Escola Ativa, que busca a qualificação das escolas do interior. No evento, os estudantes da zona rural participam de oficinas culturais com alunos do centro de Gramado.

Para Denise, o projeto é uma ótima oportunidade de integração entre as crianças, além de trazer belas histórias no Abrindo o Baú e demonstrar nossa culinária através da Cozinha da Nonna. “Além de todo o encantamento do evento, a diversidade é o mais bonito desta festa”, pondera a coordenadora do projeto, Denise Foss.

Na estreia, a Escola Padre Scholl, da Linha Carahá, guiados pela professora Iracy Baretta, acompanhou os dois projetos da Escola Rural, além de apresentar a Dança dos Algarismos para os demais visitantes. Segundo a professora, a dança é um método muito simples de ensinar matemática aos pequenos com idades que variam dos 5 aos 10 anos de idade.



ABRINDO O BAÚ

Através de depoimentos de colonos, o projeto Abrindo o Baú resgata a mais pura história de Gramado e de seus moradores mais antigos. O colono, protagonista da festa, conta para os alunos suas experiências vividas no interior. A primeira convidada foi Rosa de Oliveira Moreno, que nasceu em Santo Ângelo e percorreu grandes cidades do nosso país, mas encontrou a felicidade na Linha Carahá, em Gramado. “Participei da Festa da Colônia durante alguns anos, nas tendas de artesanato. Me sinto muito feliz em poder passar minha experiência aos pequenos”, comenta Rosa.

COZINHA DA NONNA

Receitas típicas das colônias de Gramado são passadas às crianças, que colocam a mão na massa e participam do preparo de algumas iguarias produzidas no meio rural.
Nesta sexta-feira, a receita escolhida foi o Grostoli – Cueca Virada. As crianças, acompanhadas de uma cozinheira, prepararam a massa do quitute, colaborando até mesmo na dosagem dos ingredientes e na quebra dos ovos. Após uma pequena espera, as crianças provam e aprovam a receita. Levando para casa uma experiência ímpar, além do conhecimento sobre a colônia gramadense.

SOBRE A FESTA

A 22ª Festa da Colônia de Gramado prossegue até 11 de março, no Centro de Eventos ExpoGramado. Gastronomia farta, produtos coloniais, bandas típicas, jogos rurais, desfiles temáticos e atrações culturais estão em evidência em 18 dias de programação intensa. Além de promover a integração entre colonos e turistas, a Festa da Colônia é a oportunidade da comunidade rural mostrar sua diversificada linha de produtos e sua cultura. O evento envolve 450 produtores rurais do município direta e indiretamente. São descendentes de alemães, italianos e portugueses que colonizaram Gramado e que tiram da terra o sustento para o lar.

O evento é uma realização da Prefeitura de Gramado com financiamento das Leis de Incentivo, Ministério da Cultura e Pro Cultura RS. O evento conta com patrocínio máster da Famastil, patrocínio da Lugano, Banrisul e Massey Furgson, co-patrocínio Móveis Armil, Cooperativa Piá e Coca Cola e apoio da Bonasoldi, Turistur, Brita Rodovias, Farinhas Orquídea, Kunzler e Konrad.



Fotos: Cleiton Thiele / Serra Press

Assessoria de Comunicação- Usina

Comentários