Embaixador da pessoa com deficiência no Brasil, o ex jogador de futebol do Corinthians,Júlio César de Souza confirma participação no Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania (Fac)



O embaixador da Pessoa com Deficiência no Brasil, e também presidente da ONG “Jogadas da Vida”, o ex jogador de futebol profissional do Corínthians , Júlio César de Souza,confirmou presença no Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania (FAC) que acontece em julho, em Foz do Iguaçu(PR) . Ele também pretende estar presente em todos os encontros estaduais preparatórios que houver antes do Fórum, e já confirmou presença no encontro paulista de Acessibilidade no dia 23 de março, na cidade de Socorro, no interior paulista, que conta com apoio da prefeitura municipal de Socorro e ABIH-SP .

A Ong Jogadas da Vida , que tem um potiguar na diretoria, o atleta Clodoaldo Silva tem como foco conseguir patrocínio de empresas para criar para desporto, projetos de turismo acessível, e empregabilidade da pessoa com deficiência. “Estamos começando apenas, mas acredito que muitas empresas queiram estar com sua imagem ligadas a estas pessoas vencedoras, ele entre outros” . Quando inauguramos o Instituto em 12 de Abril de 2011 durante a feira REATECH, eu fui nomeado pela ministra dos direitos humanos e pelo presidente do CONADE ( conselho nacional da pessoa com deficiência) como “EMBAIXADOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL”, disse o ex jogador, Júlio César. Com grande habilidade para tocar violão e piano, o ex jogador tocará o Hino Nacional no piano na abertura do Fórum bem como nos encontros estaduais, serão abertos com apresentação de Júlio César. “Eu costumo tocar nos treinamentos como exemplo de superação”, disse ele.


Sobre trajetória de Júlio César

O ex-jogador, hoje com 48 anos, perdeu totalmente a audição aos 32 anos, devido a um problema ocasionado pela grande quantidade de cálcio em seu organismo, substância que sua mãe teria ingerido durante a gestação. Com a perda auditiva, veio a idéia de tentar ajudar outras pessoas que enfrentavam a mesma situação. Júlio começou a estudar mais sobre os esportes e criou exercícios para desenvolver as habilidades dos deficientes auditivos. Depois de muito esforço, a Secretaria Municipal de Esportes do Estado de São Paulo reconheceu o projeto, que é único no Brasil.

Empolgado com a Ong e outros projetos, Júlio César informa que a trajetória da vida dele, “JOGADAS DA VIDA” será um longa metragem de cinema. E para isso, já está sendo feito o roteiro e o filme que deve ir para os cinemas 01 mês antes da Copa do Mundo.


Foi jogador do Corinthians na época da Democracia Corinthiana e bi campeão em 82/83 com Sócrates e Casagrande. Jogou em Portugal e Bélgica e participou da seleção brasileira de futebol em algumas oportunidades.Quando parou de jogar, foi ser representante comercial no Brasil, da Pirelli italiana, onde ficou por 10 anos e lhe deu grande experiência no setor corporativo. Depois voltou aos campos como educador e desenvolveu um projeto educacional através do esporte dentro de 4 escolas especiais para surdos na cidade de SP. Nesta ocasião, já havia perdido toda audição. Ele é completamente surdo bilateral. Este projeto foi reconhecido pelo MEC como único no Brasil e foi premiado pelo ministro do esporte e secretário de esportes de SP Walter Feldmam. Escreveu um livro sobre sua trajetória de vida que se chama JOGADAS DA VIDA. Também fez uma palestra motivacional desta história e hoje apresenta em empresas de todo país. Hoje ele é palestrante e consultor nas áreas de :



SIRCESP (sindicato dos representantes comerciais do estado de SP) – Professor de vendas, PNL, comunicação, Inteligência emocional.




Professor titular da Secretaria estadual de SP da pessoa com deficiência. Viaja todo estado de SP ensinando através do projeto que criou aos professores de educação física a dar aula desta matéria nas escolas, pois até então, alunos surdos de todo Brasil não tinham a aula de educação física por falta de capacitação dos professores.

Possui 2 empresas: A Ong Instituto Jogadas da vida, sem fins lucrativos para criar projetos ao PCD e Jogadas da vida: treinamento empresarial onde ele apresenta treinamentos que são:

Palestra Motivacional JOGADAS DA VIDA ( A TRAJETORIA)

Seminário de Vendas e negociação ( para equipes de vendas)

Seminário: Como incluir o PCD no ambiente de trabalho

Seminário: Como atender com excelência o cliente PCD. ( este é maior foco nos encontros), pois ele vai colocar a disposição de todos para que contratem e adequem as suas empresas. Parte de todo projeto profissional, inclusive venda do livro e DVD da palestra dele ,ele destina ao Instituto.Para mais informações acesse WWW.jogadasdavida.com.br e pelo http://www.youtube.com/watch?v=qAkPWlS6t-s

Comentários