Annette Reeves de Castro, Cônsul da Holanda, recebe hoje a noite o título de cidadã Fortalezense

Há 29 anos morando no Brasil, Annette de Castro foi Cônsul da Inglaterra de 1987 a 2009, e desde então assumiu o consulado da Holanda. Ela também responde pela Superintendência da Emaltec e Cascaju


Seu nome completo é Annette Reeves de Castro, nasceu em Huddersfield, um pequena cidade localizada no norte da Inglaterra. Em Londres conheceu seu marido, Marcos de Castro, e juntos decidiram viver no Brasil. O ano era 1983, os dois desembarcaram em Fortaleza, Ceará, a terra do marido. Na época, Annette já era formada em línguas modernas pela Durham University, com mestrado em gestão de pessoas, mas sequer falava português.

O começo
Com apenas dois meses de Brasil e ainda sem dominar o idioma local, Annette recebeu um convite tentador: trabalhar na Esmaltec. Convite feito por Edson Queiroz Filho, que tinha o objetivo de abrir as exportações da empresa.

"Comecei no departamento de exportação e passava meu tempo traduzindo normas técnicas para aprender tudo com a maior rapidez possível e isso incluia o português, pois ainda não dominava o idioma. O resultado chegou três anos depois quando eu assumi a gerência. Me ajudou muito o fato de ter, ainda em Londres, trabalhado durante três anos em uma multinacional, mas o que mais me impressiona foi a credibilidade que a empresa me ofereceu ao me aceitar tão verde neste país. Minha dedicação ao grupo Edson Queiroz me rendeu uma carreira de reconhecimento nacional, o que para mim é de uma grande honra. Orgulho-me de representar uma empresa nordestina que me projetou como executiva e me fez conhecer um Brasil de oportunidades. Nosso desafio sempre foi desbravar, nossa responsabilidade é prezar pela excelência independente das condições contrárias", comenta Annette.

Em 1990 Annette assumiu toda a exportação da Cascaju e tornou-se gerente de comércio exterior do grupo Edson Queiroz. Hoje ela responde pela Superintendência da Cascaju e da Esmaltec, e também é responsável pelo Comercio Exterior do Grupo Edson Queiroz.

Compromisso com o social
Chegar ao Ceará vinda de um país de 1º mundo, abriu os olhos de Annette para a percepção de que havia bem mais a fazer além de construir sua trajetória pessoal e profissional. Com atenções especiais para os projetos sociais, ela vislumbrou que poderia tornar-se uma conexão entre a dura realidade nordestina versus o bolso mais farto do Reino Unido, e assim, em 1987, Annette assumiu o cargo de Cônsul da Inglaterra. De lá para cá foram inúmeros projetos sociais que alcançaram creches, escolas, projetos, comunidades e pessoas comuns. Desde 2009, Annette passou a representar a Holanda no Ceará, e como parte de seu trabalho deu continuidade ao que lhe parece óbvio.

"Fui tão bem acolhida no Ceará que me parecia impossível observar as necessidades de uma região tão sofrida e permanecer de braços cruzados. Escolhi mover-me na direção que compreendia como apta a levar ajuda à minha volta, e na qual até hoje acredito: a das causas sociais. Falo isso não apenas como investidora econômica mas como investidora de expertize que leva à rentabilidade. Assim, em vários projetos sociais não doamos dinheiro simplesmente, mas nos envolvemos em solidária capacidade de desenvolver oportunidades, gerar renda e construir legados a projetos que precisavam de empreendedorismo. Os Governos da Inglaterra e da Holanda investiram e investem em parcerias que geram o bem global", explica Annette.

Por todo o seu compromisso com o próximo e em contagiar empresas, governos e pessoas a impactar socialmente, é que na noite de hoje, as 19:30h, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, Annette Reeves de Castro receberá o título de Cidadã de Fortaleza, como resultado dos seus esforços sócio-econômicos em prol da sociedade Fortalezense, como Consul dos Países Baixos.

Comentários