RN sedia I Travessia de Jet Ski Natal/Jacuipe

O secretário de turismo do RN e presidente da Emprotur Ramzi Elali, recepciona neste final de semana, em Natal, os participantes de um evento pioneiro no Nordeste. A 1ª Travessia de Jet Ski Natal/Jacuípe, que acontece entre os dias 23 e 29 deste mês, e é uma iniciativa pioneira que vai promover a interação entre seis estados, alem de contribuir para o desenvolvimento náutico e turístico dos municípios envolvidos.



Os participantes do evento chegam ao Rio Grande do Norte neste final de semana. A largada será realizada no Iate Clube de Natal, às 6h, da segunda (23). A chegada acontecerá às 13h, do dia 29 de janeiro, na Marina Bahia Jocob, em Barra do Jacuípe/BA. Das 18 pessoas que participam da Travessia, quatro delas são de Camaçari, inclusive o secretário do desenvolvimento do Turismo do Município, Waldy Freitas, além de pilotos de Lauro de Freitas, Salvador e Alagoinhas.



Durante o percurso de mil quilômetros, o equivalente a 531,6 milhas náuticas ou 50 horas de navegação, o grupo fará oito paradas para dormir e reabastecer as embarcações nas cidades de Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Porto de Pedras, Dunas de Marapé (AL), Aracaju (SE) e nas localidades de Siribinha (BA) e Jacuípe (BA). Para garantir a segurança dos navegadores, uma central de monitoramento irá transmitir ao grupo informações diárias sobre condições da maré e do tempo.



Outra importante iniciativa da travessia é o estimular a preservação ambiental. Através de parceria firmada com o Projeto Tamar, os participantes vão promover a coleta do lixo encontrado no mar. Os detritos são responsáveis pelo alto índice de mortalidade das tartarugas marinhas que confundem os resíduos com alimentos.

O material coletado no percurso será pesado e entregue nos pontos de parada das embarcações. O participante que conseguir recolher maior quantidade de lixo será premiado pelo Projeto Tamar de Camaçari.

Comentários

Anônimo disse…
Nosso colega Ivanilton Trindade, aqui de Salvador, tambem estar participando deesse grande evento, e temos certeza que o mesmo sera o campeão da coleta do lixo marinho, pois ele se preocupa muito com o meio ambiente.
Desejamos exito a todos e que eventos semelhantes sejam sempre realizados, que Deus guie a todos e que o mar seja sempre de brigadeiro.

Seu colegas Reinaldo e Rui, vamos guerreiro