Ministro do Turismo participa de reunião do Fornatur

Foram apresentadas ações do MTur e propostas para os próximos anos

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, participou nesta terça-feira (31), em Brasília, da 64ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Durante o encontro, foram apresentadas ações em curso no ministério e propostas do Fórum para trabalhos conjuntos nos próximos anos.

Gastão Vieira antecipou detalhes de um novo sistema, ainda em fase de implantação, que será utilizado para acompanhamento dos investimentos realizados pelo MTur nos estados e municípios brasileiros.

Relatou, ainda, as diretrizes de um novo programa de qualificação, que será anunciado brevemente. Vieira conclamou os secretários a pensarem, junto com o ministério, sobre a criação de cursos de nível médio para formar prestadores de serviços para o setor.

“Podemos elaborar cursos técnicos em tempo integral, com currículo e material didático, além de conteúdo voltado para o turismo”, defendeu o ministro, relatando a experiência vitoriosa da prefeitura de Santos que, com apoio do MTur, inaugurou esta semana um restaurante-escola - com curso de gastronomia voltado para jovens carentes.

O presidente do Fórum, Domingos Leonelli, propôs uma pauta de trabalho que extrapole os limites das cidades-sede da Copa de 2014. Segundo ele, a parceria se daria em três frentes: promoção, qualificação e linhas de financiamento.

Participaram da reunião, além dos mais de 20 secretários de Turismo, a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, o secretário Nacional de Programas de Turismo, Fábio Rios, além de outras autoridades.

Comentários