Em parceria com MDA, IPD seleciona empreendimentos da agricultura familiar para feiras internacionais

Com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) divulga Chamada para selecionar empreendimentos nacionais da agricultura familiar para participar da Biofach 2012, que acontece na Alemanha, em fevereiro, e na Expo West – Natural Products, em março, nos Estados Unidos.
A chamada e o questionário de seleção estão disponíveis no site do IPD.
Este chamamento é parte do projeto do IPD de inclusão da agricultura familiar nos mercados. A partir dele serão selecionados empreendimentos da agricultura familiar para participarem do estande coletivo do IPD em dois dos maiores eventos internacionais do setor de orgânicos.
Serão selecionados dez empreendimentos para cada um dos eventos Podem participar da seleção empreendimentos da agricultura familiar formalizados, que atuam no mercado internacional ou têm condições e escala para fazê-lo; possuem produtos orgânicos com certificação reconhecida na Comunidade Européia e/ou Estados Unidos e com produtos que apresentem potencial de oferta com regularidade e constância. Serão priorizados aqueles que têm a DAP Jurídica – Declaração de Aptidão ao Pronaf de Pessoa Jurídica, ou física da maioria (70%) dos agricultores associados ou beneficiados pelo empreendimento.
As propostas de participação devem ser enviadas até o dia 25 de janeiro. O resultado da seleção estará disponível no site do IPD e do MDA a partir do dia 02 de fevereiro.
IPD
O Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD) é uma organização não governamental que visa identificar e desenvolver iniciativas inovadoras que contribuem para um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado no crescimento do indivíduo.
Em novembro de 2011, o instituto foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) para realizar projeto de inclusão do agricultor familiar nos mercados nacionais e internacionais, e realizar a promoção de produtos orgânicos, agroecológicos e agroextrativistas dos empreendimentos da agricultura familiar do Brasil.
Os eventos internacionais
A Biofach Nuremberg será realizada entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2012, na cidade de Nuremberg, na Alemanha. É a maior e mais importante feira do setor de produtos orgânicos do mundo, com mais de 2.600 expositores e 45 mil visitantes de 130 países. O evento tem foco nos segmentos de alimentos, cosméticos, têxteis, vinhos, óleos e aquicultura, expostos em nove pavilhões.
Já a Expo West – Natural Products, acontecerá de 9 a 11 de março, na cidade de Anaheim, Califórnia nos Estados Unidos. É a mais importante feira do setor de produtos orgânicos e naturais daquele país, com os mais novos produtos em alimentos naturais e especiais, saúde, orgânicos e beleza, vida natural, suplementos e produtos para animais. Realizada anualmente, reúne mais de 3.000 expositores e 58 mil visitantes, em cinco pavilhões.

Comentários