Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter demonstram a força dos setores de calçados e confecção

Mercado interno aquecido e a força dos setores de calçados e confecção pontuaram os discursos durante a abertura oficial das feiras Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter, na manhã desta segunda (16), na capital paulista

"A abertura conjunta da Couromoda e da São Paulo Prêt-à-Porter marca um momento importante na vida destes dois setores, que têm papel destacado na economia brasileira. Aqui no Anhembi, a COUROMODA ocupa totalmente o pavilhão de exposições, com mais de 3 mil marcas de calçados, artefatos de couro e acessórios dando uma demonstração da vitalidade do setor e do trabalho firme das nossas indústrias para se manterem competitivas. Enquanto no Center Norte, a SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER apresenta as novidades de 500 marcas de confecção com o melhor da moda outono/inverno", disse Francisco Santos, presidente das feiras.

Presente na cerimônia de abertura da Couromoda, o presidente da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Aguinaldo Diniz Filho, lembrou aos presentes a pujança do setor representado por ele, responsável pela produção de 9,5 bilhões de peças por ano. "Tanto o setor de calçados quanto o de confecção estão em crescimento e um não existe sem o outro. Calçado e confecção têm tudo a ver e precisamos nos tornar cada vez mais competitivos", disse Aguinaldo Filho.

Em seu discurso, o presidente da Abicalçados, Milton Cardoso, alertou para o crescimento das importações de calçados e a perda de mercados no exterior, mas demonstrou confiança na continuidade do crescimento do consumo no mercado interno, que em 2011 foi superior ao PIB.

Já o presidente da Ablac, Carlos Ajita, destacou que: "É na Couromoda que o setor começa seu ano de trabalho. Estamos confiantes com as vendas para o ano que se inicia. No ano passado, o volume de pares vendido cresceu 5% em pares e a receita, 7%, o que deve ter reflexos sobre os negócios durante a feira".

O Ministro Interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, recebeu aplausos dos presentes na abertura da 39ª Couromoda ao enfatizar que a proteção ao mercado interno é prioridade do governo federal. "Não vamos titubear na defesa da indústria nacional e na criação de condições para o fortalecimento do mercado interno", disse.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também prestigiou a cerimônia de abertura das feiras. "É com orgulho que participo da abertura da Couromoda, a 2ª maior feira calçadista do mundo, onde são realizados mais de 1/3 dos negócios de todo o ano", disse o governador.

A solenidade de abertura oficial das feiras contou ainda com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, empresários da cadeia do couro/calçado, lideranças setoriais, autoridades das áreas política e econômica do País, além de representantes da imprensa nacional e internacional.


SERVIÇO

COUROMODA 2012
39ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro
www.couromoda.com
16 a 19 de janeiro de 2012
de 16 a 18/01: das 10h às 20h
19/01: das 10h às 17h
Local: Pavilhão do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER 2012
2ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
www.saopaulopretaporter.com
15 a 18 de janeiro de 2012
Das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo/SP

Comentários