Banco do Nordeste concede cartões de débito a 1,5 milhão de microempreendedores

O Banco do Nordeste, seguindo orientação do Governo Federal de promover a inclusão bancária da população de baixa renda, lançou cartões de débito com as marcas “Crediamigo”, “Agroamigo” e “Agricultura Familiar”. Por meio dessa iniciativa, o BNB contribui com a inclusão de mais de 1,5 milhão de clientes de baixa renda. Destes, cerca de 700 mil tiveram acesso a um primeiro cartão de débito.

A utilização do cartão contribuirá para a melhoria do processo de concessão de crédito para micro e pequenos empreendedores urbanos e rurais. Eles poderão movimentar seus recursos sem a necessidade de se deslocaram até as agências bancárias, uma vez que muitas delas situam-se em municípios distantes de suas residências.

Com o lançamento do Cartão de Débito para os segmentos de microfinanças urbana e rural, os clientes passam a ter acesso aos terminais de autoatendimento do Banco do Nordeste, com a possibilidade de realizar compras dos insumos necessários para seus negócios, diretamente nos milhares de estabelecimentos comerciais, sem nenhuma tarifa adicional.

O cliente João Acidalino, da agência de Teixeira de Freitas (BA), em depoimento, declarou que ficou muito contente em receber o seu primeiro cartão de débito. “Estou me sentindo incluído no crescimento do Nordeste”, afirmou. Da mesma forma, Manoel Matias, cliente da agência de Salgueiro, em Pernambuco, também afirmou que era o seu primeiro cartão de débito e que divulgou essa facilidade no sindicato dos trabalhadores rurais local. Ele ressaltou que o cartão é bom porque não tem tarifa e será muito bom para os clientes do Banco.

Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, “a Instituição, como parte integrante do Governo Federal, segue as diretrizes e políticas públicas orientadas pela presidenta Dilma Rousseff, centradas na inserção da parcela da população que se encontra abaixo da linha de pobreza. A inclusão bancária proporciona acesso ao crédito produtivo orientado, contas correntes e a utilização de ferramentas modernas para movimentação de recursos e aquisição de insumos”.

Comentários