Azul Linhas Aéreas recebe seis aeronaves em dezembro

Ao todo, foram quatro jatos e dois turboélices fechando 2011 com 49 aeronaves

Em janeiro, companhia iniciou a devolução dos ATR 72-200 como parte do processo de substituição pelos modernos ATR 72-600


Somente em dezembro, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras recebeu mais seis aeronaves. Trata-se de mais um marco na história da aviação comercial brasileira quebrado pela companhia. Ao todo, foram quatro novos Embraer 195, um dos mais modernos jatos em operação no mundo, e dois ATR 72-600 – que apresenta a mais alta tecnologia em termos de conforto e segurança operacional. Com a incorporação desses aviões, a Azul encerrou 2011 com 49 aeronaves, sendo 38 jatos Embraer modelos 190 e 195, 8 ATR 72-200 e 3 ATR 72-600.

Os novos Embraer 195, com capacidade para transportar até 118 passageiros, têm os prefixos PR-AXA, PR-AXB, PR-AYX e PR-AYZ e receberam os nomes respectivamente de Azul Safira, batizado pelo Tripulante-Azul– como são chamados os funcionários da companhia – Gregory Altom, Céu Azul de Brasília, que tem como padrinho Edson Silva, Verde é Azul, batizado pela Tripulante Joice Doutel, e Azul de A a Z, apadrinhado por Rubens Alberto da Silva.

Já os ATR 600 têm prefixo PR-ATB e PR-ATE e receberam os nomes de La Ville Rose, batizada por Sonia Dumas, e Alfa Zulu Uniforme Lima, batizada pelo Tripulante Thales Correa Lyra Guarino. Os turboélices têm capacidade para 70 passageiros. Todas as aeronaves já estão em operação na malha aérea regular da companhia.

Substituição do ATR 72-200 pelo moderno ATR 72-600
No início de janeiro, a Azul iniciou a devolução do primeiro turboélice ATR 72-200 para a ATR Aircraft – joint venture formada pela Aerospatiale (EADS) e Aeritalia (Alenia Aermacchi). Esta versão da aeronave está sendo substituída pelo novo modelo ATR 72-600, que conta com a última geração de sistemas eletrônicos de navegação, instrumentos de orientação incorporados em monitores LCD. Além disso, a aeronave oferece poltronas em couro e dispostas dois a dois e toda a tecnologia disponível para uma viagem segura e com o padrão de qualidade da Azul.

A Azul foi a segunda empresa aérea no mundo a receber e operar a versão 600 da família ATR 72. A frota inicial de oito da série-200 foi arrendada pela companhia provisoriamente para iniciar as operações em território nacional com este tipo de aeronave.

Com a retirada do turboélice PR-AZT, a companhia vem operando com 48 aeronaves em sua malha.

Sobre a Azul
Com três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 42 destinos - 41 cidades, com mais de 350 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 47 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 13 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 38 jatos modelo 190 e 195 da Embraer, 7 ATR 72-200 e 3 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e revista Avião Revue, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York, eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo e “One of the world´s 50 most innovative companies” pela revista Fast Company.

Comentários