A alta estação do verão potiguar está próxima de apresentar um dos seus mais completos eventos a 17ª Fiart - Feira Internacional de Artesanato

A alta estação do verão potiguar está próxima de apresentar um dos seus mais completos eventos, a 17ª Fiart - Feira Internacional de Artesanato, feira que reúne artesanato nacional e internacional, gastronomia e diversão, num espaço de dez dias entre os dias 20 e 29 próximos, das 15 às 22h, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, na Via Costeira.


Organizado pela Espacial Eventos com apoio do Governo do Estado, Prefeitura do Natal e do Sebrae/RN, a Fiart apresenta como tema, "Artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza!". Se persistir a tendência das demais edições, a Fiart deve atrair durante sua realização um público estimado em 70 mil pessoas, que vão poder adquirir ou apreciar produtos expostos em 385 estandes, confeccionados - muitas vezes ao vivo, por mais de 2.630 artesãos, numa área de 7.500m². Cerca de 40% da Fiart é preenchida por artesãos potiguares.

Na edição de 2011 a Fiart comercializou 168.060 peças e para este ano o organizador Neiwaldo Guedes espera que o evento possa movimentar cerca de R$ 7 milhões em mercadorias, incrementando a economia de muitas famílias. Além da parte econômica, a Fiart tem variada programação cultural com shows diversos, tribos indígenas, mostra de danças juninas, orquestras, filarmônicas e a presença de 73 grupos folclóricos que encontram na Fiart um excelente palco para a exibição de suas performances. Só o X Festival Folclórico coloca no palco 1.460 artistas.

O público que comparecer a 17ª Fiart vai ter a disposição um trenzinho que faz o percurso Praia Shopping/Centro de Convenções/Praia Shopping, do dia 26 ao 29 a partir das 17h, a Vitrine do Artesanato Potiguar, o Salão dos Mestres e o VIII Salão do Artesanato Potiguar, que vai ser todo decorado com palha de carnaúba. Só o Sebrae apresenta trabalhos de cerca de 500 artesãos em seu espaço, o Lojão Sebrae, que trabalha com 25 associações, focando principalmente na fibra de carnaúba, cizal, bordados de Caicó, fibra de coco, argila e cabaça, numa área de 14m²:

Os artesãos participantes da Fiart tem origem em 17 associações, 6 projetos sociais, quase todos os municípios do Rio Grande do Norte, Estados do Brasil e de países como Japão, República Checa, Itália, Equador, Índia, Peru, Quênia, Tailândia, Bolívia, Paquistão e Filipinas.

Depois de homenagear a Capitania das Artes, Prefeitura do Natal, Teatro Alberto Maranhão, Mercado Público de Ceará Mirim e o Arco do Triunfo de Caicó com a fachada da entrada, sempre artisticamente concebidas por Paulo Rogério Vasconcelos Silva, a Fiart nesta edição homenageia o Vale do Açu.

Comentários