Total de visualizações de página

sábado, 24 de dezembro de 2011

FERNANDO DE NORONHA PROMOVE II CARNAVAL FORA DE ÉPOCA “BALANÇA NORONHA COM O BLOCO TUBA SHOCK”





O paraíso da ilha de Fernando de Noronha, através da Associação das Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha(AHDFN), promove nos dias 23 e 24 de março de 2012, seu carnaval fora de época, o II Balança Noronha, apresentando o bloco “Tuba Shock”- ou seja, os Tubarões de Noronha. O lançamento do carnaval fora de época será no dia 27 de janeiro, no bar do Cachorro, informou o diretor de eventos da AHDFN, Eugênio Porto.



De acordo com Porto, o primeiro ano do evento foi um sucesso,e contou com a participação de duas mil pessoas. Já para este segundo ano , ele explica que o evento será ainda melhor .O II Balança Noronha terá todo um esquema de segurança e organização. A folia começa com concentração na escola Arquipélago às 16hs. Depois os foliões seguirão percurso pela Vila dos Remédios, e em seguida para o Porto, onde serão recebidos numa arena com capacidade para duas mil pessoas, com toda infra-estrutura, desde bandas, bebidas . Cada abadá custará R$150,00 por pessoa e dará direito às bebidas. As operadoras Blue Marlin (Em Fernando de Noronha ) e Atlântico (Natal) venderão os abadás.

Meliá Hotels International associa-se com Martín Berasategui para levar a Cozinha de Autor‏

A Meliá Hotels International, através de sua marca de luxo Paradisus Resorts, acaba de anunciar uma aliança estratégica com o prestigioso chef espanhol Martín Berasategui, com sete estrelas Michelín, para abrir o restaurante Passion by Martín Berasategui – seu primeiro na América – no recém-inaugurado hotel Paradisus Playa del Carmem, no México.

Martín Berasategui é um dos chefs de maior reputação no mundo, grande inovador da cozinha basca e especialmente conhecido pela utilização de mariscos frescos em suas criações, que são rápidas, inventivas e elaboradas com uma técnica magistral. O chef espanhol levará ao Paradisus Playa del Carmen um conceito gastronômico onde os frutos do mar se tornarão em máximos protagonistas do cardápio, que aliás, foi criado para harmonizar com os mais deliciosos vinhos. Concretamente, os clientes poderão escolher entre três cartas de vinhos diferentes, que foram elaboradas exclusivamente para o restaurante.

Passion by Martin Berasategui será uma experiência somente para adultos e disporá de lugares interiores e exteriores, para poder desfrutar também do espetacular entorno que oferece o hotel. Os clientes do “Serviço Real” ou do “Family Concierge”, as categorias superiores do hotel, poderão desfrutar de um jantar cortesia incluso em sua reserva. Os demais clientes, assim como residentes e turistas na região estão convidados a experimentar a cozinha de Martín Berasategui com custo a parte.

Segundo o próprio Berasategui, “com este novo restaurante, meu primeiro na América, quis criar um conceito elegante que incorporasse sabores do Caribe em minha cozinha, além de uma vitrine dos standards de serviço da minha equipe”. “Estou muito orgulhoso de abrir Passion by Martín Berasategui no México”. É um privilégio introduzir minha cozinha em um país e em uma cultura pela qual tenho o mais profundo respeito.

O chef Martín Berasategui começou a cozinhar em sua adolescência no restaurante da família em San Sebastian, no País Basco. Sua formação francesa e a influência recebida de outros países e culturas culinárias são responsáveis por sua cozinha, sua filosofia de serviço e suas técnicas.

Paradisus Playa del Carmem, localizado na Riviera Maya, é um grande complexo formado por dois resorts: La Perla, somente para adultos; e La Esmeralda, para todo o público. Ambos somam um total de 906 apartamentos e estão prestes a se converter em um dos melhores e mais luxuosos estabelecimentos “tudo incluído” do Caribe.


Sobre a Paradisus Resorts

Paradisus Resorts é uma das marcas da Meliá Hotels International, estes hotéis, todos eles localizados no Caribe e de original arquitetura, são estabelecimentos 5 estrelas “Tudo Incluso” que oferecem serviços exclusivos, compostos em todos os casos por uma extensa e saborosa oferta gastronômica. Entre as principais experiências Paradisus figuram o Serviço Real, uma área unicamente para adultos; e o Family Concierge, para satisfazer às necessidades das famílias nos dias de hoje.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluto do mercado espanhol. Na atualidade dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Em 2011, a companhia fundada por Gabriel Escarrer Juliá, e que durante décadas operou sob a denominação “Sol Meliá” empreende uma nova caminhada sob a marca que representa seu presente, e seu futuro: Meliá Hotels International.

Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, alémde novos projetos em outras capitais brasileiras.

Natal Canta Natal comemora o aniversário da cidade







Neste domingo, 25 de dezembro, dia em que a capital potiguar estará comemorando os seus 412 anos de fundação, a Prefeitura do Natal presta uma homenagem a cidade, oferecendo à população o musical “Natal Canta Natal”. O espetáculo integra a programação do Natal em Natal estará aberto ao público a partir das 20 horas, na Área de Lazer do Conjunto Panatis, Bairro do Potengi, zona Norte.

O musical contará com a participação de dez artistas da terra entoando músicas que falam da cidade do Natal. A apresentação ocorrerá próximo da árvore de natal e da feirinha de artesanato onde estão expostos para venda artigos produzidos por 70 artesãos potiguares. O roteiro e a direção do espetáculo são sob o comando de Eugênio Bezerra e a direção musical, do maestro José Roberto Silva.

“Natal Canta Natal é uma mistura de música, dança e teatro, espetáculo montado a pedido pela prefeita Micarla de Sousa para que a população pudesse comemorar o aniversário da cidade que no dia em completa 412 anos”, revela o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Eugênio Bezerra. Segundo ele, a condução desse espetáculo em forma de arte será feita pela atriz Nara Kelly e a expectativa é de que dez mil pessoas prestigiem o evento.

Farão parte do musical os cantores Pedrinho Mendes, Rodolfo Amaral, Galvão Filho, Babau, Priscila Freire, Dodora Cardoso, Camila Masiso, Ângela Castro, Sérgio Luís e Simone Talma. Na programação, a participação da Banda Sinfônica Municipal regida pelo maestro José Roberto Silva; de um coral composto por 21 vozes regido por Tércia Maria de Souza Silva; do Ballet Popular da Cidade do Natal dirigido por Dimas Carlos; e de bailarinos do Ballet Clássico Municipal, dirigido por Fátima Sena.

Eugênio Bezerra ressalta que o espetáculo conta a história da cidade desde a sua fundação com os índios que aqui estavam, passando pela cultura popular que ajudou para a formação do seu povo. “Terão destaque danças como a Araruna, que só existe em Natal; a questão da segunda guerra mundial, quando a cidade recebeu os americanos; e ainda as músicas Avenida 10, de Babau, Royal Cinema, de Tonheca Dantas, Zona Norte a Zona Sul, de Ricardo Baia, e Mares Potiguares, de Mirabeau”.

Fechando o espetáculo, que presta uma homenagem ao historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, Câmara Cascudo, será formado um grande coral com a participação de todos para entoar a música de Pedrinho Mendes “Linda Baby”.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ICMBio e Ibama apreendem mais de 300 tartarugas em Roraima


Uma operação de fiscalização na região do Baixo rio Branco, em Roraima, acaba de apreender 327 quelônios (animais com casco), em sua grande maioria fêmeas adultas de tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa). Seis homens, integrantes de uma quadrilha especializada em tráfico de animais que atuava em Caracaraí, foram detidos. Essa foi a maior apreensão de tartarugas adultas nos últimos anos na Amazônia.

Realizada em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama e Policia Militar, a operação, encerrada ontem (quarta, 21), contou com a participação de seis fiscais, seis policiais e suporte logístico do Parque Nacional do Viruá, administrado pelo ICMBio. Foram lavrados 23 autos de infração.
Segundo o coordenador da operação, Azemar Marques, do Ibama, foram destruídos ao todo quatro “currais” (onde os animais são provisoriamente estocados vivos), seis acampamentos (conhecidos como “paragens”) e várias embarcações utilizadas pelos “tartarugueiros” (como são chamados os traficantes) durante a fase de reprodução das tartarugas, que em Roraima começa em dezembro e se estende até fevereiro.

NOITE – A maioria dos animais foi apreendida durante à noite, período utilizado pelos traficantes para se deslocar nos rios da região. Para o gerente logístico da operação, Samuel Lima Rodrigues, “as abordagens noturnas, apesar de muito arriscadas, são a única forma de apreender os animais”, uma vez que os infratores se aproveitam do escuro da noite para se deslocar com os barcos apagados, despistando a fiscalização. Além disso, segundo ele, “é preciso deixar o motor desligado e as luzes apagadas para garantir a chance de flagrante”.
Ao todo foram realizadas sete apreensões durante a operação, as duas maiores totalizando 167 e 108 tartarugas em dois grupos de barcos. Das mais de 300 tartarugas, apenas 42 foram localizadas em terra, o que revela a importância das barreiras noturnas para a realização dos flagrantes nas embarcações. Os animais foram devolvidos à natureza pelos fiscais do ICMBio e Ibama.

Segundo o Major Vasco Ribeiro, comandante da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Policia Militar de Roraima, a grande maioria das tartarugas foram encontradas amarradas e ensacadas, prontas para serem transportadas e vendidas provavelmente em Boa Vista (capital do estado), por valores entre R$ 300 (as maiores) e R$ 100 (as menores). “Fico feliz de saber que nosso trabalho fez a diferença para mais de 300 tartarugas”, disse.

PRESOS – Os seis infratores foram enquadrados em flagrante pela Policia Federal nos parágrafos 1º, 4º e 5º da Lei 9.605 de 1998 (referente a crimes contra a fauna, combinados com o artigo 288 do Código Penal), com o agravante de formação de quadrilha e maus tratos aos animais, tornando o crime inafiançável. Eles foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo, onde estão presos.

Para o chefe do Parque Nacional do Viruá, Antonio Lisboa, a ação só foi possível graças à parceria entre o ICMBio, Ibama e a CIPA. “Nossa missão é difícil e envolve muitos riscos, mas, com união de esforços e estratégia, é possível otimizar recursos e ter sucesso”.

Localizada no centro-sul de Roraima, a região do baixo rio Branco é um dos principais tabuleiros de quelônios da Amazônia. Constitui uma das principais áreas de reprodução desses animais no País. A enorme extensão da área e sua baixíssima ocupação (que inclui trechos de mais de 200 quilômetros de rios sem qualquer habitação humana) a tornam extremamente vulnerável à ação de quadrilhas de “tartarugueiros”, sobretudo, do Amazonas.

A pressão ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro quando milhares de tartarugas chegam às extensas praias de areia da região para desovarem, período em que se tornam muito suscetíveis à captura ilegal. A última grande apreensão na região havia sido feita em 2005 em uma operação custeada pelo parque Nacional do Viruá, quando foram apreendidas 680 tartarugas. Em 2006, um atentado a outra missão realizada pelo parque, resultou na morte de um colaborador comunitário e dois técnicos do Ibama baleados.



Crédito da foto: Acervo Parque Nacional do Viruá

Mercado imobiliário potiguar lança revista Oportunidades




Pensando em aproveitar o movimento intenso de fim de ano, o mercado imobiliário lança a primeira edição da revista Oportunidades, produzida pelo grupo Supermidia em parceria com a Abreu Brasil Brokers. A publicação conta com tiragem de 50 mil exemplares e reúne imóveis residenciais e comerciais com o objetivo de facilitar a vida do cliente, separando os produtos por bairros. Em uma sessão exclusiva, também é possível encontrar ofertas de imóveis prontos. A revista Oportunidades terá periodicidade mensal e contará com ampla distribuição nos principais pontos da capital.

CAJUEIRO DE PIRANGI GANHARÁ CARAMANCHÃO



Na última quinta-feira (22/12) foi apresentado e assinado na governadoria o plano de ações desenvolvidas para a proteção do cajueiro de Pirangi. Na apresentação do projeto arquitetônico foi lançada a solução emergencial para este verão, com o objetivo de desafogar o transito do litoral. A ação de emergência, prevê na primeira fase, a construção de caramanchão que vai suspender os galhos que ultrapassam a cerca do cajueiro em direção a Avenida Márcio Marinho. Na primeira etapa serão investidos R$85 mil reais, os recursos investidos serão da AMOPIN.
Fazendo parte da ação emergencial, estão a retirada de um oitizeiro e a poda de um cajueiro normal.

O diretor técnico do Idema, Jamir Fernandes, explicou que a implantação do caramanchão e a suspensão dos galhos não prevê poda da árvore. "Todo o processo de construção do caramanchão será feito de forma clara para que a sociedade possa acompanhar cada passo. Se começar a haver fratura nos galhos, suspenderemos o trabalho e buscaremos tecnologias e soluções para que não haja dano à árvore." Finalizou Jamir Fernandes.

A Governadora Rosalba Ciarlini parabenizou a AMOPI (Associação dos Moradores de Pirangi do Norte) pela atitude tomada em defesa do Cajueiro, afirmando que esse será apenas o começo do trabalho, e que brevemente será realizado o restante do projeto com recursos já garantidos pelo Ministério do Turismo.

O presidente da Amopin, Francisco Cardoso falou da luta que vem enfrentando para defender e preservar o maior ser vivo frutífero do planeta, e informou que a elevação dos galhos do cajueiro vai deixar o crescimento da árvore mais lento. “Esta sim, é uma solução emergencial responsável, pois não é com a poda do cajueiro que irá ser resolvido o problema do trânsito causado em diversos gargalos do litoral sul”. Concluiu Cardoso.

Recomendações da Infraero garantem uma boa viagem

A alta estação está aí e com ela a aceleração no ritmo das cidades também se altera. Os ônibus e vans escolares são substituídos pelo ir e vir de taxista à caminho ou voltando do aeroporto. É alta temporada, mas seguindo as dicas da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), os passageiros podem evitar uma série de transtornos comuns nesta época, não apenas no Brasil como em qualquer parte do mundo, seguindo dicas rápidas e práticas que podem assegurar o sucesso da viagem.
Os aeroportos se prepararam para o período fazendo um check-list do roteiro que o passageiro cumpre até chegar a hora de entregar sua mala à empresa aérea. Reuniões com todos os órgãos públicos que têm atuação no aeroporto afinaram o discurso e cravaram o foco na agilidade para que os procedimentos legais tomem o mínimo de tempo possível, mas o passageiro também deve dar sua cota de contribuição.
Considerar o trânsito da sua cidade e as possibilidades de itinerário é uma boa dica para driblar possíveis congestionamentos provocados por acidentes ou recuperação das vias públicas. Os voos domésticos demandam uma hora de antecedência para as providências de despacho de bagagens e as inspeções de segurança. Portanto, é recomendável chegar pelo menos com essa antecedência e imediatamente procurar a empresa escolhida para a viagem.
Não leve em sua bagagem de mão objetos pontiagudos ou cortantes que possam oferecer perigo para uma pessoa. Evite colocar na valise de mão, recipientes contendo mais de 500 ml de qualquer líquido. A legislação de segurança é regida por normas internacionais e estar com esses objetos certamente causará retardo ao seu proprietário e atrasará o processo de embarque.
A Infraero treinou e reforçou a equipe de funcionários para agilizar o atendimento dentro do terminal de passageiros. Além das empresas aéreas, a Infraero mantém um balcão de informações com recepcionistas bilíngües, aptos a atender com eficiência, inclusive portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. Além desses funcionários, uma equipe está identificada com coletes amarelos, “Posso ajudar?”. Caso precise de informações, procure alguém credenciado pelo aeroporto.
Na fila para o check-in ou na pausa do cafezinho, o passageiros não deve perder a atenção com sua bagagem. Uma sugestão é identificar com uma pequena etiqueta os objetos pequenos, mas fáceis de serem esquecidos, como celulares, máquinas fotográficas, etc. O aeroporto conta com um serviço de perdidos e achados e quando o objeto é entregue, profissionais da empresa buscam pistas para devolvê-los aos legítimos donos.
Quem desembarcar no aeroporto e for para a cidade de táxi, dê preferência aos credenciados pela administração aeroportuária. Não negligencie da sua segurança aceitando propostas de corridas aparentemente mais econômicas.
O terminal de passageiros disponibiliza táxis especiais, pré-pagos ou comuns.
Com essas orientações, a Superintendência do Aeroporto Internacional Augusto Severo confia numa viagem segura e tranqüila para todos os que escolherem Natal como portão de entrada do Nordeste ou os que usarem o aeroporto para outros destinos do país.


Balcão de Informações: (84) 3087-1200

Empresária Elizia Lopes é reeleita presidente do Convention Bureau de João Pessoa para o biênio 2012-2013




A empresária Elizia Lopes foi reeleita na noite de quinta-feira (22) para a presidência do Convention Bureau de João Pessoa - biênio 2012/2013. Para o cargo de vice-presidente da instituição foi conduzido o empresário Izaul Vieira. O Conselho de Administração será formado por Fernando Souza, Manuelina Hardman, Gustavo Garcia, Jussara Andrade e Rossano Lucena. Já para o Conselho Fiscal foram indicados como presidente, Pedro Borges, Jairo Oliveira e Paola Villar.
Na opinião da empresária, o Convention Bureau tem cumprido também o objetivo de manter a cidade de João Pessoa entre os principais destinos do ranking de eventos internacionais da ICCA. “Assumimos posições e formalizamos alianças estratégicas no turismo local. No quesito capacitação, ampliamos os treinamentos do Programa de Incentivo aos Recepcionistas e apoiou o Bem Receber coordenado pela ABIH”, afirmou a empresária.
Elizia Lopes destacou o apoio e a confiança das empresas associadas votantes. Toda a diretoria do Convention Bureau afirma que permanecerá à frente da entidade com a missão de ampliar o volume de eventos captados, promovidos e/ou apoiados, atrair mais visitantes para a capital paraibana e seus destinos de atuação, como a Costa do Conde e litoral norte do estado, na baixa temporada, além de continuar ampliando a visibilidade da Paraíba através da divulgação do destino em parceria com o Governo, Prefeitura de João Pessoa, ABIH e SEBRAE.
“Agradeço a confiança de todos, especialmente de nossa esforçada diretoria e daqueles que estão ao nosso lado, no desejo de ver João Pessoa como um destino turístico consolidado e que nos ajuda a construir dias melhores. Fico lisonjeada em dar sequência ao trabalho em prol do fortalecimento do turismo paraibano. Mas ainda temos muito a fazer”, destacou a empresária.

LAN inicia divulgação dos atrativos turísticos da Colômbia





Recém integrante da LAN Airlines, como quarta afiliada, a LAN Colombia acaba de firmar acordo com a Proexport (entidade responsável pela promoção do país) para trabalharem conjuntamente divulgando o destino e seus muitos atrativos. A LAN Colombia opera rotas domésticas em 22 destinos, a partir de Bogotá. A parceria visa reforçar a Colômbia como destino turístico nos mercados internacionais, principalmente nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, Uruguai e Bolívia. O trabalho inclui campanhas de marketing para público final e capacitações para o trade.

Para o gerente geral internacional da LAN, Damián Scokin, este plano de trabalho com a Proexport significa para a LAN contar com um sócio estratégico no país. “Vamos fortalecer ainda mais nossa imagem junto aos passageiros de todo o mundo, que poderão conhecer as maravilhas da Colômbia utilizando-se de nossos serviços”. Por outro lado, a presidente da Proexport, María Claudia Lacouture, considerou o acordo como “uma excelente oportunidade para promover os destinos turísticos colombianos no exterior. Também significa um reconhecimento da Colômbia como importante referência internacional para o segmento business”.

Hernan Pasman, diretor executivo da LAN na Colômbia, afirmou que o país é muito importante para “a consolidação da LAN na região e no mundo, dado seu posicionamento geográfico e seu sólido crescimento econômico”.



Números da LAN Colombia



Há um ano, a LAN anunciou a compra definitiva de 98,94% das ações da aérea colombiana Aires. A LAN implementou desde então mudanças operacionais, tais como modificações de itinerários, assim como garantias de seus padrões de segurança, pontualidade e eficiência. A LAN Colombia conta com 1.750 funcionários, tem aproximadamente 23% de participação no mercado aéreo do país e é a companhia aérea de maior cobertura no que se refere a voos domésticos, com uma frota de 26 aeronaves.

Desde a aquisição da Aires, a LAN investiu cerca de US$ 405 milhões na implementação, na alteração da marca, como também na renovação da frota, que inclui a incorporação de 3 Airbus A320.

* A LAN Colombia não é membro da oneworld™.



Na foto: Hernan Pasman, diretor executivo da LAN na Colômbia e María Claudia Lacouture, presidente da Proexport

PROJETO VIVER PONTA NEGRA REVITALIZA A PRAIA, PRINCIPAL CARTÃO POSTAL DE NATAL É LANÇADO AMANHÃ

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte(Sinduscon-RN), Arnaldo Gaspar Júnior recebeu alguns convidados na quinta-feira(22) para um almoço no restaurante Camarões do Midway Mall,em Natal para apresentar o projeto Viver Ponta Negra, que foi muito bem recebido por todos. Um projeto que revitaliza um dos principais cartões postais de Natal e que até bem pouco tempo estava abandonado,a praia de Ponta Negra."Vamos plantar esta semente e que cresça e dê frutos", disse ele. O presidente também fez um apelo para que os governantes estaduais ou municipais tenham consciência dessa questão. O sindicato pretende promover outras ações que beneficie mais ainda a cidade .O projeto será lançado oficialmente amanhã (24), ás 8h30, véspera do aniversário de Natal, no calçadão da praia de Ponta Negra.

O objetivo é revitalizar o calçadão (recolocar as pedrinhas portuguesas, pintar os bancos e muretas etc), limpar a praia, instalar lixeiras ao longo da orla e afixar placas de conscientização sobre lixo e resíduos em terrenos baldios.

O Projeto tem como parceiros empresas de construção civil, cooperativas, imobiliárias, uma faculdade,do turismo e um shopping center (Caio Fernandes, Coohotur, Cocar Brasil, Grupo A Gaspar, CNH, Condoclub, Colméia, Constel, Ecocil, Facex, Paiva Gomes, Praia Shopping, Unimetais, Coopercon e Metro Quadrado). Na ocasião do almoço, os parceiros foram homenageados recebendo kit(com boné, camiseta do projeto Viver Ponta Negra )e também assinaram o termo de compromisso. Do turismo, representando o grupo A Gaspar, Sérgio Gaspar e da Coohotur, Nailson Azevedo.

Serão instaladas na areia, entre o Morro do Careca e o Hotel Manary, no início da Via Costeira, 50 lixeiras, com capacidade para receber até 100 quilos de resíduos. Tanto as lixeiras quanto os sacos onde ficará o lixo, até ser coletado pela Urbana e levado para os Moloks mais próximos, foram projetados especialmente para o Projeto Vida Ponta Negra.

“Trata-se de uma ação efetiva, concreta, que visa melhorar a vida das pessoas e devolver a beleza a um dos nossos mais importantes cartões postais”, explica o presidente do Sinduscon-RN Arnaldo Gaspar Júnior. Segundo o empresário, a inspiração para o projeto veio da praia de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde trabalho muito semelhante é desenvolvido.

Segundo Arnaldo, outras ações serão desenvolvidas pelo sindicato para beneficiar a cidade. Esta ação inédita,foi uma primeira ação que poderá ter uma continuidade.



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Profissão de Turismólogo é reconhecida pelo Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 21, o projeto de lei que reconhece a profissão de turismólogo. Com isso o documento será encaminhado à Casa Civil para que em 30 dias no máximo receba a sanção presidencial. Na opinião da professora Tânia Omena, presidente da ABBTur - www.abbtur.com.br -, o reconhecimento da profissão é o primeiro passo para a regulamentação da atividade e uma conquista inédita para a categoria.

“Este projeto estava tramitando há 30 anos no Congresso e com apoio de senadores conseguimos levá-lo a plenário para sua aprovação. O mais importante é que com esta medida podemos já fazer parte do Cadastur pois até agora a nossa profissão não existia oficialmente”, reconhece. A dirigente lembra que o reconhecimento não cria reservas de mercado e nem obriga empresas a contratarem turismólogos no seu quadro de funcionários.

Tânia Omena, principal articuladora para que o PL fosse votado, lembra que são mais de 200 mil bacharéis de turismo que, em grande parte, não são aproveitados devidamente no mercado de trabalho, já que não tem sua profissão reconhecida. “O turismo brasileiro recebe oficialmente um novo padrão de qualidade e pensamento. Com a aprovação, iremos colocar pessoas que pensam turismo em todas as esferas de governo no país através de concurso público",
O projeto de lei aprovado estabelece 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, como organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação, criar e implantar roteiros, pesquisar informações sobre a demanda turística e elaborar projetos de marketing na área.
http://www.senado.gov.br/noticias/aprovada-exigencia-de-curso-superior-para-turismologo.aspx

Economia do Brasil voltará a acelerar em 2012 e PIB crescerá 4,5%, preveem Ernst & Young e Oxford Economics

Relatório trimestral estima também que, após quase estourar a meta de inflação em 2011, índice deve cair no próximo ano para 4,7%


A economia brasileira voltará a acelerar em 2012, com o PIB do país crescendo 4,5%. Já a inflação, após quase estourar a meta em 2011, deve arrefecer no próximo ano, atingindo 4,7%. As projeções constam do novo relatório trimestral Rapid Growth Markets Forecast, elaborado pela Ernst & Young Terco em parceria com a Oxford Economics.

“A turbulência dos últimos três anos fez com que previsões perspicazes e oportunas passassem a ser mais valorizadas”, explica Alexis Karklins-Marchay, co-líder do Centro de Mercados Emergentes da Ernst & Young. “A Ernst & Young está associada a análises econômicas de ponta por mais de duas décadas na zona do euro e no Reino Unido. Com o lançamento do Rapid Growth Markets Forecast, estamos estendendo esse escopo para todo o globo.”

Segundo o relatório, devido ao enfraquecimento econômico dos países desenvolvidos, o PIB brasileiro crescerá apenas 3,8% neste ano – uma forte desaceleração na comparação com o ano passado, quando a economia do País avançou 7,5%. Em 2012, a expectativa é que o crescimento acelere devido à gradual recuperação das economias avançadas que são parceiras comerciais do Brasil e à suavização do impacto das medidas monetárias adotadas recentemente.

Por outro lado, há debates sobre se os recentes cortes na taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central foram prematuros para lidar com as pressões inflacionárias. O estudo da Ernst & Young e da Oxford Economics aponta que a inflação fechará 2011 a 6,4%, quase batendo o teto da meta do governo (4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos), mas cairá para 4,7% no próximo ano.

BRICs

A tendência para os outros países que formam os BRICS – além do Brasil, Rússia, Índia e China – é similar. Na Rússia, as pressões inflacionárias farão com que o índice oficial de preços chegue a 8,7% neste ano – comparado com os 6,9% de 2010. Mas há espaço para otimismo: em 2012, a inflação deve cair para 8% e, no ano seguinte, para 6,1%. O crescimento do PIB, que neste ano deve ficar em 4%, irá acelerar para 4,4% em 2012.

Na Índia, o Banco Central tem dado continuidade ao aperto da política monetária, elevando a taxa de juros. Mesmo assim, a inflação deve fechar 2011 no patamar de 8,5%, recuando em 2012 para 5,8%. O crescimento do PIB indiano também será menos acelerado do que em 2010 – 7,2% em 2011. Entre 2012 e 2015, a economia do país deve manter sua alta taxa de crescimento, variando de 8% a 9,5% (este último em 2013).

Já a expansão da economia chinesa nos últimos meses tem sido movida pela demanda doméstica. Mas o atual cenário econômico global – com a crise de dívida na Europa e a lenta recuperação nos EUA – também afetou o país. Neste ano, o crescimento chinês deve ficar em 8,8% (abaixo dos 10,3% em 2010) e em 8,3% em 2012.

Desafio

O estudo da Ernst & Young e da Oxford Economics afirma que a dinâmica da economia global tem mudado, com um novo grupo de mercados de crescimento rápido desafiando a posição de economias avançadas. A expectativa é a de que esses países emergentes cresçam, juntos, 6,2% neste ano, quase quatro vezes mais do que o crescimento anêmico esperado para a zona do euro. Além dos BRICs, o estudo analisa também Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca, Egito, Gana, Indonésia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nigéria, Polônia, Catar, Arábia Saudita, África do Sul, Tailândia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Ucrânia e Vietnã.

Esse grupo de países cresceu uma média de 5,8% por ano na última década, mais de três vezes mais rápido do que as economias avançadas combinadas. Esse ritmo rápido de expansão deve continuar na próxima década, com os mercados de crescimento rápido superando os países desenvolvidos em mais de 3,5% ao ano na próxima década. Isso, claro, presumindo que eles conseguirão lidar com pressões inflacionárias e que terão infraestrutura para garantir um crescimento sustentado de longo prazo.

“Os mercados de crescimento rápido estão se tornando cada vez mais importantes – tanto em termos de importância na economia mundial como em influência global. Enquanto as economias avançadas têm lutado contra crescimentos fracos, esses países estão bem-posicionados para enfrentar a turbulência econômica”, afirma Carlos Mota, sócio-líder do escritório da Ernst & Young Terco em Fortaleza.

Forte crescimento deve continuar

Os países de rápido crescimento se recuperaram fortemente da recessão global, iniciada com a crise de 2008, com seu PIB somado crescendo em média 7,3% em 2010 – retornando às altas taxas que precederam a crise financeira.

Esse sucesso econômico reflete as medidas que muitos desses países tomaram para liberalizar suas economias, visando à abertura comercial. Exportações respondem por cerca de 50% do PIB nos países de rápido crescimento como um todo, comparado com 13% nos EUA e 41% na zona do euro.

E os próximos 10 anos?

Para esses países, há muitas razões para ser otimista com relação aos próximos 10 anos. Apesar de terem alcançado um crescimento significativo nos últimos anos, ainda há espaço considerável para que eles mantenham o ritmo de avanço. Industrialização e urbanização continuadas, somada a um forte crescimento populacional e à ascensão de uma classe média substancial, irão encorajar esse crescimento sustentado.

A melhor gestão econômica e a estabilidade política, assim como altos investimentos, boas taxas de poupança e aversão a dívidas elevadas, elevaram os níveis de investimentos feitos por companhias ocidentais que têm interesse em crescer nesses mercados. O fluxo de investimento estrangeiro direto (IED) para todos os países de crescimento rápido cresceu de US$ 205 bilhões em 2000 para US$ 44 bilhões em 2010, e eles agora recebem cerca de 50% do fluxo global de IED.

“Alguns países têm tido sucesso em atrair IED para estimular seu desenvolvimento. No entanto, IED não é mais uma rua de mão única – os países de rápido crescimento estão tornando-se eles próprios grandes investidores em economias avançadas, com suas companhias líderes adquirindo competidores”, afirma Carlos Mota.

Um caminho positivo, mas acidentado

“Enquanto a previsão geral para os mercados de crescimento rápido é positiva, uma coisa é certa: seu progresso não será suave. Esses países precisarão lidar com diversos desafios para garantir um crescimento sustentado”, continua o sócio-líder.

Esses desafios incluem evitar pressões inflacionárias surgidas do rápido crescimento; gerenciar o impacto da entrada de capital na competitividade de suas indústrias; e garantir que a infraestrutura – física e humana – seja suficiente para suportar o seu potencial de crescimento no longo prazo.

O impacto da desaceleração global

A previsão de crescimento fraco para as economias avançadas inevitavelmente irá continuar a pesar nos países de crescimento rápido em 2012. A dependência desses mercados no comércio com países desenvolvidos tem caído desde meados da década passada, refletindo tanto o declínio das nações ricas como a força do crescimento da demanda interna nos emergentes, o que gerou um forte comércio inter-regional. Mesmo assim, as exportações para as economias avançadas ainda equivalem a quase 15% do PIB dos países de crescimento rápido. Dentre eles, países da América e da Ásia vivenciaram as maiores desacelerações por conta dessa dependência.

“Os mercados de crescimento rápido não estão imunes aos riscos econômicos globais, mas estão mais bem-posicionados para lidar com eles”, afirma Carlos Mota.

No caso de uma crise de dívida desordenada na zona do euro que leve a uma prolongada recessão na região e a uma estagnação no crescimento dos EUA em 2012 e 2013, a previsão da Ernst & Young e da Oxford Economics aponta que o crescimento do PIB será reduzido para 3,2% entre os mercados de crescimento rápido em 2013.

Entre esses países, os do Leste Europeu podem ser atingidos devido às ligações com seus vizinhos. Porém, exportadores de petróleo e de commodities – como a Rússia, o Brasil e o Chile – também poderão ser severamente impactados se o valor de suas principais exportações for atingido por queda nos preços ou na demanda. Aqueles com focos comerciais e financeiros – como a Coreia do Sul e Cingapura – podem ser afetados. Mas o Rapid Growth Markets Forecast aponta que países como China e Índia devem ser afetados de forma mais modesta, refletindo parcialmente o tamanho de seus mercados domésticos e os efeitos benéficos de preços de commodities mais baixos.

Previsão otimista

O cenário econômico global é muito incerto, com os riscos de uma renovada recessão em economias avançadas e uma crise financeira se espalhando. No entanto, os mercados de crescimento rápido estão cada vez mais desenvolvendo sua própria massa econômica crítica e muitos têm os meios financeiros, se necessário, para apoiar o crescimento e proteger seu setor bancário, assim, ajudando a prevenir um impacto mais significativo.

“Mesmo que uma deterioração maior da situação econômica global não seja boa notícia para os mercados de crescimento rápido, esse cenário pode aumentar ainda mais o peso que eles têm na economia mundial devido ao declínio das economias avançadas”, diz Carlos Mota. “Nosso relatório prevê que tal cenário pode ser um obstáculo temporário no caminho para a prosperidade desses países – desacelerando, no curto prazo, mas não minando os fundamentos que sustentam o crescimento que esperamos para eles na próxima década”, conclui.

Sobre a Ernst & Young e sobre a Ernst & Young Terco:

A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria. Em todo o mundo, a empresa tem 152 mil colaboradores unidos por valores pautados pela ética e pelo compromisso constante com a qualidade. A empresa faz a diferença ajudando colaboradores, clientes e as comunidades em que atua a atingirem todo seu potencial.

No Brasil, a Ernst & Young Terco é a mais completa empresa de consultoria e auditoria com mais de 4.100 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de grande, médio e pequeno portes, sendo que 117 companhias são listadas na CVM (dado referente a dezembro de 2010) e fazem parte da carteira especial da equipe de auditoria.

Mordejai Goldenberg assume presidência da subsidiária da Gazit-Globe no Brasil

O executivo deixa a vice-presidência da Cushman Wakefield para assumir a presidência da Gazit-Globe no Brasil, grupo que mundialmente administra mais de 660 shoppings centers.
Mordejai Goldenberg chega com o desafio de multiplicar o patrimônio administrado pela companhia no País, saindo dos atuais R$ 500 milhões para R$ 3 bilhões, em apenas dois anos. Formado em engenharia elétrica com MBA em finanças, o executivo vem da Cushman Wakefield, onde foi o vice-presidente executivo durante os últimos 5 anos. Com 25 anos de carreira, tem passagens pelas áreas de private equity e consultoria empresarial internacional, em empresas como Eccelera, McKinsey & Co, AT Kearney. A nomeação de Mordejai para o cargo ocorre simultaneamente à abertura de capital da Gazit-Globe na Bolsa de Nova Iorque (NYSE: GZT), que ocorreu no dia 14 de dezembro.
Sobre a Gazit:
Gazit-Globe é uma das maiores proprietárias e administradoras de shopping centers ancorados em supermercados do mundo. O grupo é listado nas bolsas de Nova Iorque (NYSE: GZT) e Tel Aviv (TASE: GLOB) e administra mais de 660 propriedades que totalizam o valor de mercado de US$ 18,5 bilhões, em mais de 20 países. No Brasil a empresa tem investimentos nos shoppings Extra Itaim e Morumbi Town (ambos em São Paulo), Flamingo Mall (Alphaville) e San Pelegrino (Caxias do Sul).

ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO “SONHOS DA PASTORINHA DIANA” EM GRAVATÁ

A cidade de Gravatá, no agreste de Pernambuco, ganhará neste Natal um espetáculo grandioso do renomado artista italiano Valerio Festi. A produção teatral “Sonhos da Pastorinha Diana” será encenada a partir do dia 16 de dezembro, no Parque Chucre Mussa Zarzar. Composta por 50 artistas brasileiros e italianos, entre acrobatas, bailarinos e atores, a peça tem como fio condutor a tradição do pastoril, uma representação folclórica da natividade, que está entre as mais importantes manifestações populares do Nordeste. O espetáculo, criado pelo artista Valerio Festi e dirigido pela dramaturga italiana Monica Maimone, é uma produção do Studio Festi, empresa que há 35 anos cria e produz eventos monumentais em mais de 200 cidades do mundo. A encenação de “Sonhos da Pastorinha Diana” em Gravatá vai até o dia 25 de dezembro e tem entrada franca.
Projetados pelo Artista Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone, os eventos do Studio Festi são fruto de uma experiência artística sem paralelo no mundo. Munidos de uma sólida formação histórica e artística, o Studio Festi possui uma capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Entre outros feitos, Valerio Festi assinou a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim; o Campeonato Mundial de Natação, em Roma; a cerimônia de chegada da tocha Olímpica em Macau, na China; e a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia.
No Brasil, sua arte já ganhou projeção com o “Ensaio Sobre a Beleza”, espetáculo que, em outubro, abriu oficialmente o Momento Itália-Brasil, no Rio de Janeiro. E, no início de dezembro, Valerio Festi criou uma obra de arte de Arquitetura de Lua chamada Galeria de Luz para o Natal de Curitiba, montada na história rua XV de Novembro, com mais de 350 metros de extensão.

Agora é a vez da charmosa cidade pernambucana de Gravatá receber uma montagem monumental do Studio Festi. Situado a 80 km de Recife, o município é muito procurado no inverno, em virtude do seu clima ameno. Agora, em dezembro, os brasileiros terão mais um motivo para conhecer uma das cidades nordestinas que mais crescem com o turismo.
Em “Sonhos da Pastorinha Diana”, o artista Valerio Festi e a dramaturga Monica Maimone criaram um espetáculo que se apropria da tradição nordestina do pastoril. Diana, a intermediária entre os cordões de pastorinhas azul e encarnado, através do mundo dos sonhos, nos levará de mãos dadas às tradições populares de Pernambuco e festejar o Natal em Gravatá.

O Espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana” é uma impressionante produção na qual Valerio Festi encantará o público com a dança aérea, o teatro, a música, a narração histórica, máquinas cênicas de tirar o fôlego e vídeo projeções de última geração.
Ao todo, serão sete apresentações noturnas, gratuitas e ao ar livre. A peça fica em cartaz de 16 a 25 de dezembro, no Parque Chucre Mussa Zarzar, principal espaço de eventos da cidade.

Sobre o espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana”

Voando por cima do público, uma borboleta e um anjo entram em cena e desfazem o grande laço vermelho que envolve o palco. É meia-noite, hora da vigília de Natal. Como todas as crianças, Diana, com seu vestido metade vermelho, metade azul, tenta espiar o que há dentro das caixas de presentes, colocados em torno da árvore. A noite cai e, do lado de fora da janela, vê-se a lua, alta no céu. Dois bailarinos entram em cena, representando os dois cordões do pastoril. Um cortejo de estrelas desfila em meio ao público. Diana não consegue esperar e adormece dentro de uma rede, que a leva para o mundo dos sonhos. A menina vê passarem por ela personagens fantásticos, que lembram as histórias que seu avô lhe contava. Duas bailarinas, representando a Cigana e a Jardineira, dançam uma coreografia que desafia a lei da gravidade, como somente nos sonhos seria possível. A estrela do natal se acende no palco, iluminada por fogos de artificio. No céu, aparecem os primeiros raios de sol que anunciam a chegada do dia. Diana, que ainda está entre o sono e a vigília, ouve o badalar dos sinos que, juntos de bonecos típicos do artesanato nordestino, dançam diante dela. A emoção toma conta da cena. É o natal em sua plenitude. O pai de Diana lhe dá a permissão tão aguardada: ela pode abrir suas caixas, pois finalmente é Natal.

Sobre Valério Festi

A linguagem estética do diretor criativo Valerio Festi, que há 35 anos cria eventos culturais monumentais mundo afora, é referência no mercado internacional de arte e entretenimento. Entre outros feitos, o artista italiano assinou a iluminação natalina das Galerias Lafayette em Paris, a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, o Campeonato Mundial de Natação em Roma, a chegada da tocha Olímpica em Macau, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo e a realização de um desfile de moda da grife Fendi, na Muralha da China, em Pequim. Durante os anos 70, quando os artistas de teatro buscavam formas inovadoras de expressão para escapar do provincianismo dominante na Europa, Valerio Festi elegeu a praça como seu palco. Nascido em Bolonha, ele estudou Ciência do Entretenimento na Universidade de Bolonha, fez experiências com novas formas de comunicação teatral, concebidas para envolver e emocionar o público. Remontando à poética e tradição renascentista e barroca, conjuga em seus trabalhos fantasia visionária e pesquisa teórica. Por meio do impacto de sua obra, os espetáculos adquirem um tom imperativo do ponto de vista estético. Seus eventos épicos para grandes massas, quase sempre a céu aberto, já foram encenados em mais de 200 cidades, entre as quais Paris, Moscou, Madri, Tóquio, Hong Kong, Praga, Reykjavík, Houston, Milão, Bogotá, Pequim, Lisboa, Bilbao, Sidney, Toronto e Turim. A arte de Valerio Festi é realizar projetos ao ar livre para ocasiões festivas e comemorativas. Espetáculos, arquiteturas de luz, concertos de fogos de artifício sincronizados com música, criação de fantásticas máquinas cênicas são algumas de suas marcas registradas.

Sobre o Studio Festi

O Studio Festi é uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento. Cria eventos culturais únicos, monumentais, com linguagem estética e poética que se tornou uma referência no mundo. A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim; o Campeonato Mundial de Natação em Roma; a chegada da tocha Olímpica em Macau, na China, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia, estão entre as grandes produções do Studio Festi. Projetados por Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone, os eventos são fruto de uma experiência artística sem paralelo. Munido de sólida formação histórica e artística, o Studio Festi interpreta, vivencia e homenageia as diferentes culturas de cada país. Seus espetáculos comunicam, por meio de experiências visuais e emotivas, imagens visionárias do futuro e antigas memórias da História. No Brasil, o Maestro Festi foi seduzido pela fantástica e complexa diversidade cultural, a alegria e o desejo de celebrar de seu povo. Deslumbrar o público brasileiro se tornou seu desafio, sua nova paixão. Em 2010, abriu uma oficina criativa em São Paulo e instalou o Studio Festi de forma permanente no país, tem como missão a formação e especialização de artistas e técnicos brasileiros no mundo dos grandes eventos mundiais.

Espetáculos e Instalações do Studio Festi
Paris (França), Robe de Lumière

Após a primeira experiência pioneira de 2000, as arquiteturas de luz de Valerio Festi instaladas nas fachadas das Galerias Lafayette tornaram-se, desde então, um ícone do Natal parisiense, sendo admiradas por milhões de pessoas.

Kobe (Japão), Arquitetura de Luz
A cada ano, Valerio Festi cria uma instalação que presta uma homenagem às milhares de vítimas do terremoto que atingiu Kobe, em 1995. O tributo, que teve início no ano da tragédia, tornou-se parte integrante da cultura e da tradição da cidade.

Turim (Itália), Do Renascimento ao Barroco
Em 2006, em meio à cerimônia de abertura das XX Olimpíadas de Inverno de Turim, Valerio Festi encenou um espetáculo grandioso, inspirado na cultura e na estética do país, do Renascimento ao Barroco. O evento apresentou a Itália a uma audiência mundial de bilhões de telespectadores, sendo recordado como uma pedra miliar da idealização de espetáculos voltados para um público internacional.

Roma (Itália), Festa de Verão
No dia do solstício de verão, uma festa popular reúnem milhares de pessoas na Piazza del Popolo, desde 2007. No evento, maquinários de espetáculo, danças na vertical e em voo, vídeos e efeitos pirotécnicos emocionam o público.

Munique (Alemanha), Munich Revue
Para celebrar os 850 anos da fundação da cidade, Valerio Festi criou uma cavalgada fantástica ao longo da sua história. O espetáculo foi visto por mais de 250 mil pessoas e foi o ponto culminante de três meses de festividades. A Bayerischer Rundfunk transmitiu o evento ao vivo para toda a Alemanha.

São Petersburgo (Rússia), O Sonho de Assol
Espetáculo na praça do Palácio de Inverno e ao longo do Neva, por ocasião da Scarlet Sails, tradicional festa na noite do solstício, quando um milhão de pessoas festejam o verão até o alvorecer.

SONHOS DA PASTORINHA DIANA

FICHA TÉCNICA:
Direção Artística: Valerio Festi e Monica Maimone
Dramaturgia: Francesco Fiaschini
Diretor Criativo: Roberto Rebaudengo
Coreografias: Elisa Barrucchieri
Coreografias aéreas: Brigitte Morel e Yves Morotti
Vídeo Projeções: Matthias Schnabel
Diretor Musical: Gianni Morelenbaum Gualberto
Diretor de produção: Alessandra Rossetti
Produção: Ione Alves
Coordenação artística: Davide Veneri e Serena Martucci
Diretora de marketing: Isabela Sanchez
Direção Técnica: Daniele Cappelletti con Gabriele Dall’Osto
Iluminador: Jathyles Miranda
Coreógrafos assistentes: Wanderson José e Rosivânia Pereira
Cenógrafos: Giorgio Regina e Sarita Sassi
Figurinista: Nilson Lourenço
Roteirista: Maria Cristina De França Rocha
Atores: Tallyta Cumys (Diana) e José Martins (Velho)
Artistas: Brigitte Morel, Yves Morotti, Annabelle Kern, Serge Helias, Bruno Uytterhaeghe, Yannick Bastian, , Beatriz Soares dos Santos; Bruna Raphaela Nascimento Silva; Carla Danielle Lima Medeiros; Cintia Michele; Cirlanny do Nascimento Silva; Daffany Luana dos Santos; David Willyam; Flavia Campos da Silva; Francisco Pedro da Silva; Hewerson Batista de Oliveira; Iracele Gomes da Silva; Isabel Lùlia; Jéssica Nayara Lima; Jonathan Anderson; Luis Martins de Oliveira; Maria Ione; Meury Kelme; Leonardo Pereira da Silva; Maisa Batista Cavalcanti de Almeida; Rafaela Maria de Medeiros; Rosalba Pereira da Silva; Sheila Tavares Leite Soares; Wanderson José.
Técnicos: Lorenzo Cappelletti, Ludovico Pignatti, Karim Galo, Francesco Panelli, Giacomo Malvezzi, Daniele Rosone, Andrea Bertoli.

O espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana” conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco e do Banco Bradesco.


SERVIÇO:
Dias 22, 23, 24 e 25 de dezembro de 2011
Horário: às 19 horas
Duração: 90 min.
Classificação livre
Entrada franca
Local: Parque Chucre Mussa Zarzar
Avenida Joaquim Didier, S/N. - Gravatá – PE
Mais informações pelo telefone: 31828356

fotos- Divulgação Setur-PE


Serrano Resort recebe exposição de artista plástica Gramadense




Os hóspedes do Serrano Resort Convenções & SPA, empreendimento administrado pela GJP Hotéis & Resorts, situado em Gramado (RS), têm uma bela novidade para apreciar. Trata-se da exposição "A Fé como Raiz", da artista plástica gramadense Rita Gil, no lobby bar do resort até o dia 15 de janeiro de 2012.

"Além de levarmos novidades e atrações exclusiva aos hóspedes, nos sentimos gratificados por ter a oportunidade de valorizar artistas da nossa terra", destaca o gerente geral do Serrano Resort, Rogério Poloni.

A Fé como Raíz
Na exposição, a artista apresenta em suas telas uma pequena cidade de veraneio que, protegida pela fé e pureza de suas raízes, se transforma, dentro de uma linha de tempo de 50 anos, em um grande pólo turístico, sem perder as características de uma grande família. "Faço uma singela homenagem à minha terra natal, em que cada obra representa uma página da nossa história. A temática principal são os rastros da cultural local e a forte regiliosidade que norteia o povo gramadense", explica Rita.

Gravatá promove de quinta (22) a domingo (25), segundo e último final de semana de apresentação do show de Natal “Sonhos da Pastorinha Diana”

Quem ainda não viu, ainda tem tempo para assistir o maior espetáculo já visto no país, um Natal diferente, algo inédito, mágico que é o show de Natal, que o governo de Pernambuco resolveu inovar, e investiu no grande espetáculo,"Sonhos da Pastorinha Diana", que acontece de 22 a 25, em seu segundo final de semana e último do ano na bela cidade de clima muito agradável Gravatá, a 80km do Recife.O s





how com certeza levará milhares de pessoas para assistir este grande espetáculo idealizado pelo italiano Valério Festi, do Studio Festi.

O show que conquistou milhares de turistas em seu primeiro final de semana, de 16 a 18 de dezembro, teve também a visita de jornalistas de NatalRN), Petrolina e Caruaru (PE) e mais João Pessoa(PB) que ficaram encantados com o que presenciaram. Sem dúvida, um show que merece ser visto e lembrado sempre. Um camarote vip foi montado bem em frente ao local da apresentação para receber autoridades, convidados e coordenação do evento.
O tema inspirado na tradição do pastoril, com acrobacias aéreas, além de efeitos especiais, misturaram a tecnologia, no entanto sem perder as raízes da terra. O responsável por tudo isso, o italiano, já radicado no Brasil, Valério Festi e Monica Maimone, que coordenaram todo o evento no primeiro final de semana de espetáculo. As apresentações acontecem neste último final de semana gratuitas e ao ar livre, no Parque Chucre Mussa Zarzar, principal espaço de eventos da cidade. “. “A ideia é movimentar o turismo de Gravatá. A cidade é muito procurada no inverno em virtude do seu clima ameno. Queremos movimentá-la também no mês de dezembro, considerado período de baixa estação”, explicou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

O evento tem levado o secretário de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o secretário de turismo de Gravatá, Ricardo Guerra, o prefeito de Gravatá, Ozano Brito Valença, e mais o presidente da Empetur, André Correia e Luciana Fernandes, diretora comercial da Empetur a estarem presentes ao evento e acompanhar cada detalhe ao lado do grande público. Com a parceria com a CVC, o evento para o próximo ano deve dobrar de visitantes e a expectativa é grande . A cada um ano será trabalhado um novo tema, mas sempre explorando as raízes nordestinas junto com as tecnologias e efeitos especiais, enaltecendo mais ainda o evento.

O espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana é iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura de Gravatá e banco Bradesco.

*Esta jornalista blogueira viajou para Gravatá(PE) a convite da Empetur e Setur-PE. Um agradecimento especial a jornalista Sabrina Albuquerque, gestora da Comunicação da Setur-PE e Empetur e suas simpáticas assistentes, Raquel, Petra e Nívea.

Presidente da ABIH nacional, Enrico Fermi Torquato prestigiou confraternização da Coohotur, Natal Convention e ABIH-RN na churrascaria Fogo & Chama em Natal

A confraternização natalina dos que fazem a Coohotur, Natal Convention e ABIH-RN, realizada na noite desta quarta-feira(21) na churrascaria Fogo & Chama, em Natal, foi super prestigiada. Além de toda classe hoteleira, contou com a presença do presidente da ABIH nacional, Enrico Fermi Torquato, do secretário de turismo do RN, Ramzi Elali, do secretário adjunto de turismo, Luis Eduardo Tinôco Bulhões, do secretário municipal de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro, da presidente da ABAV-RN, Diassis Rosado, do seu vice-presidente, Abdon Gosson,do presidente da Fecomércio -RN, Marcelo Queiroz, do coordenador da Câmara Empresarial de turismo da Fecomércio-RN, George Gosson e vice-presidente da ABIH-RN,do presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, do presidente do Natal Convention, George Costa, do presidente da Coohotur, Sérgio Gaspar, do presidente do conselho curador do Natal Convention, Fernando Bezerril. O










gerente geral do Blue Dream resort, Gaspar N.Silva de Barra do Cunhau também prestigiou a noite, além da imprensa e convidados. A noite muito animada com fundo musical e jantar dez, pela equipe Fogo & Chama, a frente o empresário Paulo César Gallindo









quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Brinde o Ano Novo com espumantes da Uvifrios

Para os festejos de réveillon, a Uvifrios indica para seus clientes brindarem com os espumantes Salton Brut e Terranova Brut, considerados os dois melhores espumantes brasileiros em sua linha. O cliente pode encontrar em qualquer uma das três lojas da Uvifrios, Parnamirim, Ceasa, Zona Norte e Mossoró, espumantes com preços super especiais.
Produzido no vale do São Francisco, o Terranova Brut é a opção nordestina com muita qualidade, com aromas de frutas tropicais e de flores é um espumante leve e refrescante. O Salton Brut, produzido nas Serras Gaúcha, apresenta aromas cítricos, também leve e refrescante. O espumante brasileiro tem um estilo leve e frutado e refrescante que combina muito com o nosso clima.
Sobre a Uvifrios Atacadista

Uvifrios Atacadista é uma distribuidora de alimentos, bebidas, limpeza e descartáveis. Fundada em novembro de 1998, a Uvifrios atende ao varejo com quatro lojas (Zona Norte, Ceasa, Parnamirim e Mossoró) e ao mercado transformador com serviços práticos, rápidos e seguros, fornecendo produtos especiais com preços diferenciados para que o cliente ofereça o que há de melhor aos seus consumidores, cada vez mais exigentes.

Recomendações ABAV nacional para clientes das agências de viagens

Entenda quando as companhias aéreas devem reembolsar os passageiros

Viajar é um hábito que vem crescendo cada vez mais entre os brasileiros, especialmente durante a alta temporada de verão, período marcado pelas festas de final de ano e férias. Entretanto, é comum que alguns imprevistos apareçam e se transformem em verdadeiros obstáculos para a concretização do tão aguardado descanso. Um deles tem tirado o sono de muita gente e corresponde a uma das maiores frustrações dos viajantes: adiamento ou cancelamento de voos.

Apesar de não ser do conhecimento de todos, existem casos em que as companhias aéreas devem se responsabilizar, financeiramente, pelo bem-estar dos passageiros, oferecendo assistência material. Um deles consiste na preterição de embarque, situação em que o voo não é realizado por motivo de segurança operacional ou substituição do avião. Se as pessoas prejudicadas não aceitarem viajar em outra aeronave, a empresa deve fornecer opções de reacomodação e reembolso. Por outro lado, milhas e diárias de hotel são algumas das vantagens que podem ser oferecidas para quem aceitar a mudança de planos ocorrida no aeroporto.

Cancelamentos de voos também exigem cuidados especiais por parte da companhia aérea, que deve compensar os passageiros a partir do seu tempo de espera pelo decolar do próximo avião. Após uma hora aguardando, as pessoas têm direito a acessar ferramentas de comunicação, tais como dar telefonemas ou usar a internet. Depois de duas horas, à alimentação. Caso o atraso supere quatro horas, reembolso de passagem e reacomodação são obrigações da empresa. Seja em ocorrência de atraso, cancelamento ou preterição de embarque, os direitos dos passageiros são os mesmos, inclusive se forem impedidos de viajar por mau tempo ou problemas operacionais.

Em suma, o processo de reembolso é simples e de direito. O valor gasto com as passagens deve ser pago, pela companhia área, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária. A situação só é diferente se o cliente preferir trocar o reembolso por milhas. Nos casos em que a viagem é cancelada pelo próprio passageiro, a companhia pode não reembolsá-lo completamente, ficando com parte do dinheiro. É importante ressaltar que a decisão de remarcar uma viagem não gera reembolso: em muitas vezes, tarifas adicionais precisam ser pagas pelo cliente.

Em cenário de greve

Com referência à greve dos aeronautas e aeroviários, prevista para ter início nesta quinta-feira (22) por período indeterminado, Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Nacional, lamenta que aqueles consumidores que efetuaram a compra dos bilhetes aéreos sem assistência de uma agência sofrerão mais dificuldades. "O momento é inoportuno para uma categoria grevista afrontar e desrespeitar os seus clientes, causando sofrimentos desnecessários em uma data tão festiva, de reunião e congraçamento das famílias", afirma.

A Assessoria Jurídica da ABAV Nacional recomenda às agências de viagens associadas darem total assistência aos seus clientes, consumidores dos bilhetes aéreos, munindo-os de informações sobre reconfirmações de reservas e posicionamento dos status de horários e possíveis atrasos para evitar mais desgastes e problemas para os passageiros.

Do mesmo modo, a Assessoria Jurídica recomenda que os agentes de viagens ABAV ponderem com seus clientes que adotar condutas imediatas de cancelamentos e remarcações não é o ideal, considerando a possível cobrança de multas e diferenças tarifárias que as companhias aéreas costumam gerar. Até porque, uma vez configurados os danos sem as devidas assistências, o consumidor poderá questionar reembolsos integrais ou remarcações sem penalidades.

Sob a ótica da entidade representativa das agências de viagens, posicionadas como mandatárias dos legítimos interesses de seus clientes, ainda que a realização de greve seja um direito expresso e consagrado na constituição, a prestação de serviços públicos essenciais com eficiência e eficácia também o é. Por assim entender, a ABAV destaca como relevante que as empresas aéreas se apresentem (caso ainda não tenham feito) junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), pleiteando intervenção para declaração de possível “abusividade da greve”, se essa vier a ocorrer e permanecer em caráter indeterminado, bem como para garantir a existência mínima de operação junto aos aeroportos.

Ratificando o posicionamento da ABAV Nacional, o Dr. Marcelo Oliveira, assessor jurídico da entidade, comenta: "Os consumidores que compraram suas passagens aéreas em canais de venda direta e virtuais, sem a consultoria de uma agência de viagens, terão dificuldades para encontrar interlocutores qualificados para complementar informação e esclarecer eventuais dúvidas”.

Levantamento mostra os produtos mais procurados na Internet

Final de ano é a época certa para comprar o tão desejado computador, tablet ou smartphone. Mas é preciso saber decifrar termos técnicos. Recém-lançado no país, o site Zoom compara as melhores ofertas da Internet e ainda explica o que muitos não entendem.
Comprar um eletroeletrônico para muitos é uma tarefa difícil. Com a infinidade de produtos, marcas e modelos disponíveis no mercado, não é fácil entender o que significa a sopa de letrinhas que surge nas especificações do produto a ser adquirido. Quando mal compreendidos, esses termos podem resultar em prejuízos para o consumidor, que poderá gastar mais dinheiro e ainda levar um produto que não atenderá às suas necessidades. Para auxiliar o consumidor nas compras pela Internet, o Zoom (www.zoom.com.br) - novo site comparador de preços do país - oferece guias de produtos com explicações simples e diretas traduzindo o “tecniquês” da indústria.
Segundo os últimos dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), neste ano serão comercializados 15,3 milhões de computadores entre PC e notebooks, porém os computadores portáteis representarão a maior parte das vendas da indústria em 2011, com 9 milhões de unidades. E as informações sobre os notebooks estão entre as mais buscadas no Zoom: foram registradas mais de 126 mil consultas somente em dezembro. Para ajudar o internauta a fazer a escolha certa, o site oferece um guia com os 10 melhores modelos: (http://www.zoom.com.br/notebook/deumzoom/top-10-notebooks-dezembro).
A procura pela grande estrela do momento, o tablet, teve incremento de 177% neste mês, com mais de 97 mil buscas no Zoom. Para que o consumidor possa entender e comparar as diferenças este guia é bem útil: http://www.zoom.com.br/tablet-ipad/deumzoom/quer-comprar-um-tablet-tire-antes-todas-as-suas-duvidas.
Mas o campeão de procura continua sendo o smartphone, que somente em dezembro foi buscado mais de 384 mil vezes. Para quem precisa se decidir entre um celular com um bom teclado, melhor definição de tela ou com dois chips, por exemplo, o Zoom criou um guia bem detalhado: http://www.zoom.com.br/celular/deumzoom/top-10-celulares-de-novembro.
O ranking de consultas realizadas no Zoom nos últimos 3 meses mostra que o Natal 2011 tem tudo para ser um dos mais tecnológicos dos últimos tempos:


Sobre o Zoom:
O Zoom é um comparador de preços que tem como diferencial oferecer a melhor experiência de busca para o consumidor final, por meio de conteúdo relevante e didático dos produtos ofertados, suas características e funcionalidades. A empresa pertence a holding Mosaico Negócios de Internet, controlada pelas Organizações Globo, tem como clientes mais de 150 varejistas e concentra mais de 2 milhões de ofertas em suas páginas. Mais informações no site www.zoom.com.br

SWISS COM PROMOÇÃO PARA A EUROPA NA BAIXA TEMPORADA DE 2012, A PARTIR DE SP PODEM VARIAR A PARTIR DE US$798

A SWISS está com uma promoção especial para a baixa temporada de 2012. As passagens aéreas a partir de São Paulo para diversos destinos na Europa, tais como Genebra, Milão, Roma, Paris, Madri, Barcelona, Londres, entre outros, variam a partir de US$ 798 em 2012. Os valores são válidos para embarque entre 21 de janeiro e 31 de março, mas a reserva precisa ser feita até 31 de dezembro.

A promoção também traz vantagens para quem quiser embarcar no Rio de Janeiro. Neste caso, as tarifas variam a partir de US$ 898 para os mesmos destinos. Os passageiros que desejarem embarcar em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte ou Brasília, nesta promoção, encontram tarifas a partir de US$ 923. Os valores são válidos para permanência mínima de seis dias e máxima de 3 meses.

Como empresa aérea do Grupo Lufthansa, a SWISS oferece voos diários do Brasil para a Europa, partindo de São Paulo com destino ao centro de distribuição de Zurique, na Suíça, de onde oferece conexões para a Europa, Ásia e Oriente Médio. No Brasil, as demais conexões são feitas com a TAM. Mais informações e reservas: www.swiss.com/brasil

SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO RN LANÇA SÁBADO(24) O PROJETO VIVER PONTA NEGRA

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte lança sábado (24) às 8h30, no calçadão da praia de Ponta Negra, o Projeto Viver Ponta Negra.

O objetivo é revitalizar o calçadão (recolocar as pedrinhas portuguesas, pintar os bancos e muretas etc), limpar a praia, instalar lixeiras ao longo da orla e afixar placas de conscientização sobre lixo e resíduos em terrenos baldios.

O Projeto tem como parceiros empresas de construção civil, cooperativas, imobiliárias, uma faculdade e um shopping center (Caio Fernandes, Coohotur, Cocar Brasil, Grupo A Gaspar, CNH, Condoclub, Colméia, Constel, Ecocil, Facex, Paiva Gomes, Praia Shopping, Unimetais, Coopercon e Metro Quadrado).

Serão instaladas na areia, entre o Morro do Careca e o Hotel Manary, no início da Via Costeira, 50 lixeiras, com capacidade para receber até 100 quilos de resíduos. Tanto as lixeiras quanto os sacos onde ficará o lixo, até ser coletado pela Urbana e levado para os Moloks mais próximos, foram projetados especialmente para o Projeto Vida Ponta Negra.

“Trata-se de uma ação efetiva, concreta, que visa melhorar a vida das pessoas e devolver a beleza a um dos nossos mais importantes cartões postais”, explica o presidente do Sinduscon-RN Arnaldo Gaspar Júnior. Segundo o empresário, a inspiração para o projeto veio da praia de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde trabalho muito semelhante é desenvolvido.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NO AR, O NOVO SITE DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS DO IGUAÇU

No ar, o novo site do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu!
Sétima edição: 13,14 e 15 de junho de 2012
Você está convidado a conhecer todas as novidades , do novo site da Sétima edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, muito mais interativo, muito mais bonito. Acesse o link http://festivaldeturismodascataratas.com/ e bons negócios!
Aguardamos você, sua presença é indispensável!