Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ABAV-RN ORIENTA QUEM PRETENDE VIAJAR NAS FÉRIAS DE FINAL DE ANO




É hora de fazer planos !

Pacotes para as férias de fim de ano já estão à venda. Planeje sua viagem agora e evite problemas, além, claro, de economizar com as boas ofertas desta época

O mês de setembro mal começou, mas a busca pelos programas para as férias já está a todo vapor. Para Reveillon e Carnaval 2012 já é grande a procura .Muitas famílias já começam a programar a viagem para garantir passagem de avião, lugar no hotel e preços mais acessíveis. Procurar agências de viagens é o melhor caminho. Elas oferecem, inclusive, bons planos de parcelamento, que possibilitam a compra de pacotes mais elaborados para curtir o fim do ano em destinos nacionais ou internacionais. Além dos preços mais acessíveis, planejar o passeio com antecedência traz outros beneficios, como a garantia de cumprir o cronograma definido para as férias. "A vantagem de comprar um pacote antecipado é ter a garantia que você vai viajar na data desejada", explica Ana Carolina Costa ,diretora da Sunline Turismo e atual Presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem do RN).

DESTINOS
Entre os destinos no Brasil, os lugares mais disputados nessa é época do ano são Rio de Janeiro, Nordeste (principalmente Salvador e Fortaleza) . No exterior, a procura dos turistas brasileiros tem sido maior para destinos como Argentina (Buenos Aires), especialmente pelo preço bem mais em conta, Estados Unidos (Orlando e Nova York) e Europa (Lisboa,Paris e Madri). Mas atenção: mesmo comprando com antecedência, os gastos durante as festas de fim de ano são mais altos do que nos períodos de baixa temporada. Para quem não está disposto a gastar muito, uma boa dica é esperar para viajar uma sema na depois do Réveillon. "Nessa época, os preços caem até 50% ", explica Ana Carolina .

FIQUE LIGADO!

Confira algumas dicas para planejar sua viagem de férias sem problemas:

Primeiro é preciso ter em mente quanto você está disposto a gastar e avaliar o preço e o pagamento.

Depois, examine o roteiro do pacote para ter certeza de que é aquilo mesmo que você procura. Geralmente, as agências oferecem passagem de ida e volta, translado, hotel, café da manhã e tour pelos pontos turísticos. Veja as opções que melhor se encaixam no seu caso.

A ABAV alerta: Um alerta importante a respeito dos sites de compras coletivas é de que os valores ofertados são iguais aos já existentes nas agências de turismo , ou seja, pura ilusão quem pensa que está comprando algo mais barato por ser em um site de compras além de que geralmente não conseguem marcar o pacote para a data que gostaria. A ABAV desaconselha este tipo de compra.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ABIH-RN e EVMH realizam terceira oficina presencial do Programa Bem Receber Copa – Meios de Hospedagem

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) e a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH) realizam a terceira oficina presencial para os alunos dos cursos de capacitação do Programa Bem Receber Copa – Meios de Hospedagem em Natal e Tibau do Sul/Pipa.
Os encontros acontecerão na terça-feira (20) e na quarta-feira (21), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Praiamar Hotel & Convention para os alunos da Capital e na quinta-feira (22), nos mesmos horários, no Hotel Eurosol Tibau Resort, para profissionais da hotelaria de Tibau do Sul e de Pipa.
A EVMH capacita capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e gerentes que trabalham na hotelaria das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e em outros 35 destinos indutores do turismo.

Bem Receber Copa 2014
Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o Bem Receber Copa é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, executado em parceria com entidades do setor, entre elas a ABIH, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando em pessoas, empresas e destinos.
O Programa utiliza a metodologia de educação a distância aplicada pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem. A escola foi implementada pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH), braço operacional da ABIH Nacional.

MUSSULO RESORT BY MANTRA PARTICIPA DA 36ª DA BRAZTOA

A 36ª edição do Encontro Comercial Braztoa, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro em São Paulo (SP), irá contar com a presença do Mussulo Resort by Mantra, primeiro resort all inclusive da Paraíba. Durante o evento, que receberá cerca de três mil profissionais do turismo, o executivo de vendas Alceu Junior irá representar o empreendimento inaugurado em 2009 e que, desde então em parceria com órgãos e instituições ligados ao Turismo, vem buscando trabalhar a divulgação do paradisíaco destino Costa do Conde, localizado a aproximadamente 20 km da cidade de João Pessoa. "Estamos trazendo novidades em promoções e pacotes para a alta temporada", comenta o executivo. Para mais informações acesse www.mussulobymantra.com.br ou http://www.braztoa.com.br/

Serviço
Braztoa 2011
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo - SP
Dias: 22 e 23 de setembro de 2011
Horários: de 12h às 19h (1º dia) e de 12h às 18h (2º dia)

Sobre o Mussulo Resort by Mantra
Inaugurado em outubro de 2009, o Mussulo Resort by Mantra é o primeiro resort all inclusive da Paraíba. Localizado na paradisíaca Costa do Conde, litoral sul do Estado, o empreendimento é administrado pelo Grupo Mantra, que também conduz o luxuoso Mantra Resort SPA & Casino, em Punta Del Este. Localizado a apenas 20 km da capital João Pessoa, o Resort está instalado em uma área de 96 mil m², considerado um local de comodidade e lazer para se desfrutar com toda a família. Possui 102 bangalôs, um complexo aquático com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, poliesportiva e de vôlei de praia, entre outras atividades recreativas para todas as idades. A estrutura ainda oferece um ponto de apoio na belíssima praia de Tabatinga, onde fica localizado o Beach Club. O empreendimento conta ainda com Centro de Convenções para a re alização de eventos.

Nova cônsul dos Estados Unidos no Brasil faz primeira visita oficial ao RN





Em sua primeira visita oficial a um governante brasileiro, a nova cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Usha Pitts, acompanhada do vice-cônsul, Leonel Miranda, teve audiência com o vice-governador Robinson Faria nesta quarta-feira (15).



“Sei que o governo dos Estados Unidos já vem desenvolvendo alguns projetos no Rio Grande do Norte principalmente nos campos da educação e novas tecnologias para energia, e pretendo dar continuidade a essas ações”, disse Usha Pitts.

De acordo com Usha, entre as metas do consulado estão uma maior celeridade no processo de liberação de vistos para brasileiros e a sinalização de uma visita do embaixador do país ao estado. “Gosto muito da região Nordeste do Brasil, aqui percebo grande potencial econômico, além de ser uma alternativa ao Sudeste que já conta com grande número de investidores”, disse a cônsul.



O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, falou sobre a presença de empresas americanas no fornecimento de equipamentos para a área de energia eólica e destacou as novas oportunidades que o estado oferece. “Estamos desenvolvendo nossa cadeia produtiva de petróleo gás, e com o recente leilão do Aeroporto de São Gonçalo e a ampliação prevista do porto de Natal teremos como oferecer muito mais caminhos para escoar nossa produção de minérios e frutas, por exemplo”, disse Benito Gama.



Com a secretária de estado da Educação e Cultura, Betânia Ramalho, a Usha Pitts assegurou a continuidade do andamento do projeto voltado para estudantes e professores da rede pública estadual de ensino. “Começamos a dar encaminhamentos do projeto de capacitação de alunos e professores na língua inglesa ainda na última visita de Christopher Del Corso, ex-cônsul, a meta agora é seguir para que as atividades letivas do programa iniciem em 2012”, afirmou Betânia.



“Além da preparação da nossa mão de obra para a língua inglesa, também temos que incrementar o turismo dos americanos no Rio Grande do Norte. A presença dos americanos ainda é tímida e uma maneira de incrementar pode ser uma maior oferta de vôos dos Estados Unidos para o Brasil no Nordeste”, disse o vice-governador Robinson Faria.

ATHENAS TURISMO PROMOVE PACOTE PARA COMPRAS EM NEW YORK

Feira das Américas - ABAV 2011

A GOL oferece para você, agente de viagens, UMA CONDIÇÃO ESPECIAL para visitar a maior feira de turismo das Américas!
Serão concedidas passagens AD90 (90% de desconto sobre a tarifa Y), para agentes de viagens que já estiverem com o voucher da ABAV.
Envie sua solicitação para: abav@golnaweb.com.br, com antecedência mínima de 72 horas, com asseguintes informações:
• Título do e-mail: ABAV 2011 / Concessão AD90 p/ ABAV2011
• Nome da agência
• Nome do Passageiro - Agente de Viagem
• Dados do vôo: (Trecho / data / horário)
• Telefone de contato com o código DDD
• Número do voucher da ABAV
• Anexar cópia ou "scanner" do voucher ABAV
Em caso de alterações, envie um e-mail para abav@golnaweb.com.br, com o título: ABAV 2011, ou acesse nosso chat agências - sala Congressos e Eventos.
* EMBARQUES PERMITIDOS DE 16 DE OUTUBRO ATÉ 24 DE OUTUBRO DE 2011 *
Horário de atendimento:
De segunda à sexta das 8h00 às 20h00
Sábados das 8h00 às 14h00
(solicitações efetuadas após estes horários, serão atendidas no próximo dia útil)
Observações importantes:
• Em caso de remarcação, alteração, cancelamento e no-show serão aplicadas as regras de cobrança de multas vigentes.
• O pagamento poderá ser feito através dos cartões de crédito aceitos pela Gol.
• Não poderão ser inseridos códigos de agências nas reservas.
• Serão concedidas no máximo 03 passagens por agência.
• Passagens NÃO comissionadas.
Para mais informações sobre a feira, acesse o site www.feiradasamericas.com.br

Seniorentag da 24ª Oktoberfest valoriza participação da terceira idade

Festa especial dedicada à melhor idade acontece no dia 20 de outubro e conta com atrações como bailes, apresentações de danças típicas, desfiles internos e Jornal do Almoço (RBS TV) ao vivo.

A maior festa comunitária do Brasil é momento para a diversão de crianças, jovens, adultos e idosos. Com uma diversidade de atividades na programação, a 24ª Oktoberfest de Igrejinha oferece atrações especiais para todas as idades. No dia 20 de outubro, quinta-feira, os idosos têm um dia de Oktoberfest destinado especialmente a eles. Como de costume, a diversão será garantida, das 10h às 18h, no Parque de Eventos Almiro Grings, através de bailes, apresentações de danças e desfiles internos. Também no dia 20, haverá transmissão ao vivo do Jornal do Almoço (RBS TV) diretamente da festa.
Pela primeira vez, ao longo desses 18 anos, a Oktober da terceira idade contará com sua própria rainha. Nancy Brussius, de 73 anos, é a 1ª Seniorin – Rainha da Terceira Idade - da Oktoberfest de Igrejinha. Eleita durante o Chá das Soberanas, no dia 21 de agosto, Nancy foi voluntária nas primeiras edições da festa e, embora, tenha se afastado por problemas de saúde, agora volta como a primeira Rainha da Terceira Idade. Com a responsabilidade de divulgar a Seniorentag, Nancy participou de eventos convidando os idosos de diversas cidades a participarem do dia da terceira idade na maior festa comunitária do país. “Espero uma grande participação de todos os grupos e dos visitantes que gostam de se alegrar no verdadeiro espírito de nossa Oktoberfest de Igrejinha, que cada vez mais valoriza a presença da terceira idade”, ressalta a Seniorin.
Desde 1993, a participação dos idosos recebe destaque em um dia especifico da festa. Naquele ano e no seguinte, o momento de encontro era no Baile dos Velhos Tempos. A partir de 1995, a programação passou a contar com a Oktoberfest da Terceira Idade, que continuou a acontecer no mesmo dia da semana, uma quinta-feira. Em 2003, o evento passou a se chamar Oktoberfest da Melhor Idade, até que, em 2004, recebeu o nome que permanece até hoje: Oktoberfest Seniorentag. Neste dia, até às 18h, não haverá cobrança de ingresso, sendo apenas necessária a doação de um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza. Os donativos serão destinados ao Hospital Bom Pastor. Depois das 18h, o acesso ao Parque será cobrado.
A 24ª Oktoberfest de Igrejinha ocorrerá de 14 a 23 de outubro de 2011, no Parque de Eventos Almiro Grings, no centro de Igrejinha/RS. A festa tem o patrocínio da Nova Schin. Na programação, estão confirmados os shows de Michel Teló, Lulu Santos e NXZero, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3545.1077 ou pelo site www.oktoberfest.org.br.

TRIP Linhas Aéreas realiza novo final de semana com tarifas promocionais

Feirão TRIP vai incluir Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Guarulhos, Marília, Salvador, Vitória da Conquista, Vitória, Rio de Janeiro, Cuiabá, Ji-Paraná, Goiânia, entre mais de 80 destinos

A TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, realiza nesse final de semana uma nova edição do Feirão TRIP, oferecendo passagens promocionais para mais de 80 cidades em todo o Brasil. Das 22 horas de sexta-feira, 16, até às 6 horas, de segunda-feira, dia 19, será possível encontrar tarifas a partir de R$ 59,90 para viajar pela companhia.

Entre os trechos de destaque, Belo Horizonte/ Confins (MG) – Ribeirão Preto (SP), por R$ 69,90; São Paulo/ Guarulhos (SP) – Marília (SP), por R$ 79,90; Salvador (BA) – Vitória da Conquista (BA), por R$ 79,90; Vitória (ES) – Rio de Janeiro/ Santos Dumont (RJ), por R$ 69,90; Rio de Janeiro/ Santos Dumont (RJ – Curitiba (PR), por R$ 69,90; Cuiabá (MT) – Ji-Paraná (RO), por R$ R$ 79,90; e Goiânia (GO) – Belo Horizonte/ Confins (BH), por R$ 79,90.

As passagens podem ser adquiridas pelo portal www.voetrip.com.br. Acesse o site e confira todas as promoções*.

*Embarque entre os dias 1/10 e 15/12, exceto dias 7/10 à 17/10 e 10/11 à 16/11.

Confira alguns dos trechos com tarifas promocionais no 4º Feirão TRIP:

Origem Destino Valor
Belo Horizonte (Confins) Campinas R$ 69,90
Belo Horizonte (Confins) Montes Claros R$ 69,90
Belo Horizonte (Confins) Ribeirão Preto R$ 79,90
Belo Horizonte (Confins) Rio de Janeiro R$ 79,90
Belo Horizonte (Confins) Porto Alegre R$ 89,90
Belo Horizonte (Confins) Porto Seguro R$ 99,90
Belo Horizonte (Confins) Londrina R$ 159,90
Belo Horizonte (Confins) Manaus R$ 169,90
Belo Horizonte (Confins) Palmas R$ 169,90
Belo Horizonte (Confins) Recife R$ 179,90
Belo Horizonte (Confins) Maceió R$ 199,90
São Paulo (Guarulhos) Maringá R$ 59,90
São Paulo (Guarulhos) Belo Horizonte (Pampulha) R$ 69,90
São Paulo (Guarulhos) Araxá R$ 69,90
São Paulo (Guarulhos) Marília R$ 79,90
São Paulo (Guarulhos) Criciúma R$ 89,90
São Paulo (Guarulhos) Ipatinga R$ 89,90
São Paulo (Guarulhos) Presidente Prudente R$ 89,90
São Paulo (Guarulhos) Araçatuba R$ 99,90
São Paulo (Guarulhos) Joinville R$ 99,90
São Paulo (Guarulhos) Londrina R$ 99,90
Salvador Aracaju R$ 69,90
Salvador Ilhéus R$ 79,90
Salvador Vitória da Consquista R$ 79,90
Salvador Lençois R$ 79,90
Salvador Porto Seguro R$ 89,90
Vitória Governador Valadares R$ 49,90
Vitória Porto seguro R$ 69,90
Vitória Ilhéus R$ 69,90
Vitória Rio de Janeiro R$ 69,90
Vitória Belo Horizonte (Confins) R$ 69,90
Vitória Curitiba R$ 99,90
Vitória Montes Claros R$ 129,90
Rio de Janeiro Curitiba R$ 69,90
Rio de Janeiro Juiz de Fora R$ 39,90
Rio de Janeiro São José dos Campos R$ 69,90
Rio de Janeiro Varginha R$ 69,90
Rio de Janeiro Vitória R$ 69,90
Rio de Janeiro Belo Horizonte (Confins) R$ 79,90
Rio de Janeiro Porto Seguro R$ 99,90
Cuiabá Ji Parana R$ 79,90
Cuiabá Dourados R$ 99,90
Cuiabá São Paulo (Guarulhos) R$ 99,90
Cuiabá Foz do Iguaçu R$ 99,90
Goiânia Belo Horizonte (Confins) R$ 79,90
Goiânia Palmas R$ 79,90
Goiânia Rio de Janeiro R$ 89,90

Sobre a TRIP Linhas Aéreas:

Com mais de 13 anos de atividade no Brasil, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do País e também da América do Sul por atender o maior número de cidades e contar com a maior frota de aeronaves regionais. É controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros e um histórico de resultados sólidos e crescimento sustentado. A TRIP tem como um de seus investidores a norte-americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, com mais de 700 aeronaves, e possui 20% de participação no capital da companhia. Com um faturamento bruto em 2010 de R$ 747 milhões, a empresa gera 3 mil empregos diretos, conta com 47 aeronaves e opera em mais de 80 cidades em todo o País.

Com quase três mil agentes pré-inscritos, 36º Encontro Comercial Braztoa terá 12 capacitações‏

Os agentes de viagem que ainda não se inscreveram para participar do 36º Encontro Comercial Braztoa, que acontece na semana que vem, dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, tem até amanhã, sexta-feira, para garantir a entrada gratuita. Quase três mil profissionais já fizeram sua pré-inscrição pelo site www.braztoa.com.br.

Quem deixar para os dias do evento pagará o valor de R$ 35,00. Estes visitantes também serão convidados a contribuir com outros R$ 3,00 como forma de compensar suas emissões de CO2 (pagamento não obrigatório). Em parceria com a Travelport, a BRAZTOA já plantou 2739 mil árvores em cinco edições, sendo 541 referentes ao 36ºECB.

Dois cafés do evento, ponto de encontro e também de descanso dos visitantes, têm o patrocínio de Isla Margarita e da Interface Seguros. O Chile é responsável pela ambientação da sala de imprensa e pelo Encontro de Negócios BRAZTOA. O SENAC é o apoiador educacional.

Todas as informações sobre o 36º ECB estão disponíveis no blog www.eventosbraztoa.wordpress.com.

Abaixo, a programação prevista:

22/set (quinta-feira)

4º andar
Lobby
11h às 12h - Cerimônia de Abertura e Posse da Nova Diretoria
Sala de Imprensa
13h15 – Lançamento do PROGRAMA BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE (para convidados)
13h30 às 14h30 – Coletiva oficial de imprensa
14h30 às 15h30 – Coletiva de imprensa Chile
Capacitações
12h30 às 14h - Maranhão, uma grande descoberta.
12h30 às 13h30 - Braztoa - Conhecendo o Mercado de Operadoras: Números e tendências do setor.
12h30 às 14h30 - Turismo Rural - moderno e profissional sem perder a ruralidade.
14h30 às 16h - SOS Mata Atlântica - A Mata Atlântica é aqui! E daí?
14h30 às 16h - Senac - Segmentação do mercado Turístico – Faça disto o seu diferencial!
16h30 às 18h - A Jordânia leva você além.
16h30 às 18h30 - Argentina - Ushuaia, Calafate, Puerto Madryn, Bariloche, Entre Rios.
16h30 às 18h - Isla Margarita.
Auditórios
18h às 20h – Workshop Descubra o Peru

5º andar
Área de Exposição
12h às 19h – Encontro Comercial

23/set (sexta-feira)

4º andar
Auditórios
09h às 12h30 – Encontro de Negócios Braztoa
Capacitações
12h00 às 14h - Argentina - Mendonza, Buenos Aires, Neuquén.
12h30 às 14h - Meliá - Lançamento do Hotel Paradisus Playa del Carmen
14h30 às 16h - Planeta Sustentável - O melhor destino é a sustentabilidade.
14h30 às 16h - Senac - Segmentação do mercado Turístico – Faça disto o seu diferencial!
Lobby
18h às 20h30 – Coquetel de Encerramento

5º andar
Área de Exposição
12h às 18h – Encontro Comercial

CEARÁ RECEBE PROFISSIONAIS DOS PRINCIPAIS JORNAIS DA ARGENTINA

Jornalistas argentinos estão no Brasil para conhecer Fortaleza e Jericoacoara. Esta é mais uma ação da Embratur para inserir destinos turísticos brasileiros em veículos estrangeiros

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Comitê Visit Brasil na Argentina e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires realizam mais uma ação para apresentar o Brasil para jornalistas argentinos. Dessa vez, profissionais dos principais veículos da Argentina, como Diario Clarín, Diario La Lación, Diario La Voz del Interior, Diario La Capital, Diario Página 12 e Revista Lonely Planet, estarão no Ceará até o dia 19 de setembro. O roteiro inclui os principais pontos turísticos de Fortaleza e Jericoacoara.

Esta é uma das estratégias da Embratur para inserir destinos brasileiros na mídia de países considerados prioridade para a promoção turística internacional. A Argentina é o primeiro emissor de turistas para o Brasil. Em 2010, cerca de 1.399.592 milhão de argentinos visitaram o país, 15,6% a mais do que em 2009 (1.211.159 milhão). “Além da Argentina, outros países da América do Sul também registraram um aumento expressivo, o que mostra o acerto de nossa estratégia de reforçar a divulgação do Brasil nos países vizinhos, apostando em aumentar o volume destes turistas ao Brasil”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O presidente explica que o perfil do mercado emissor argentino ao país é focado nas viagens a Lazer, em busca de Sol e Praia. “Além das press trips, que são viagens que permitem que os profissionais de imprensa vivenciem experiências nos próprios destinos, nossas outras ações estão focadas na diversificação dos destinos”, explicou Dino.

Mês do Brasil na Argentina

Pela primeira vez os argentinos têm um pedaço do Brasil em seu território. É a “Mega Ação Mês do Brasil na Argentina” promovida pela Embaixada do Brasil e Comitê Visit Brasil com o apoio da Embratur (Insituto Brasileiro de Turismo) em parceria com as entidades do turismo argentino. O principal objetivo da Embratur é aumentar ainda mais a entrada de turistas argentinos no país e mostrar a diversidade cultural brasileira.

A “Mega Ação Mês do Brasil na Argentina” conta com diversas ações que apresentam o Brasil no exterior. Durante todo o mês de setembro, acontecem em vários pontos de Bueno Aires, atividades como cinema, teatro, música, gastronomia, circo, literatura e promoção turística brasileira. Além disso, o Paseo La Plaza, um conhecido complexo cultural da cidade, também receberá extensa programação cultural e estará todo enfeitado de Brasil até o fim do mês.

Ações de marketing

Ao longo de 2011, a Embratur está intensificando no mercado Argentino as ações da campanha Brasil te Llama. O plano de comunicação e mídia prevê diversos projetos que incluem algumas mídias tradicionais e outras mais ousadas, como anúncios em revistas do trade, outdoors, MUPIs (mobiliários urbanos), Digital Lights, peças em pontos de ônibus, tudo aliado a uma estratégia diferenciada de atuação nas mídias sociais.

A novidade para este ano será a instalação de diversos MUPIs TouchScreen nos principais shoppings de Buenos Aires (Alto Palermo, Patio Bullrich, Abasto, Alto Avellaneda, entre outros). No projeto, que utiliza tecnologia Bluetooth, a população poderá, através de um menu interativo e touchscreen, conhecer e descobrir as principais atrações turísticas de cidades brasileiras para as quais já foi desenvolvida a aplicação Brasil Mobile.

TT Operadora leva novidades em viagens de luxo, cruzeiros e feiras de negócios à 36ª Braztoa

Nos dias 22 e 23 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a 36ª edição do Encontro Comercial Braztoa (ECB) - um dos mais expressivos eventos do mercado profissional de Turismo. A TT Operadora Lufthansa City Center, líder nacional em vendas de passes ferroviários, e considerada uma das mais completas operadoras em vendas de tickets e passes de trens no mundo, levará ao evento, algumas novidades em produtos e serviços que chegam para compor o portfólio de 2012.

A TT Operadora está consolidada com pacotes diferenciados para destinos como Alemanha, Áustria, Suíça, Europa Central, Leste Europeu, Escandinávia, Rússia e Espanha. Entre os pacotes promocionais, o El Transcantábrico, trem espanhol de luxo, já tem saídas marcadas ainda para novembro deste ano.

Os pacotes para as feiras internacionais que agitam o mundo dos negócios também serão apresentados, como, por exemplo, a Wire & Tube na Alemanha, de 26 a 30 de março de 2012 e a CeBIT 2012 em Hannover (Alemanha), maior exposição comercial do mundo no domínio dos serviços de telecomunicações digitais e TI, que acontece de 06 a 10 de março de 2012.

O Cruzeiro Cruzeiro AIDAcara é a alternativa para o verão na América do Sul e também irá figurar entre o portfólio da operadora durante esta edição do evento. Neste navio há duas opções de rotas pelo continente, passando por destinos internacionais como Buenos Aires, na Argentina, Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai.

Serviço - Braztoa 2011
Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo - SP
Dias: 22 e 23 de setembro de 2011
Horários: de 12h às 19h (1º dia) e de 12h às 18h (2º dia)
Estande da TT Operadora: 49
Sobre a TT Operadora
No Brasil, a TT Operadora é única empresa brasileira especializada na venda de tickets e passes de trens em todo o mundo. Criada me 1994, em São Paulo, a operadora é integrante do franchise Lufthansa City Center Internacional (LCCI), uma empresa do grupo Lufthansa. Atualmente, a Lufthansa é a segunda maior rede da Alemanha e a quarta da Europa com 600 escritórios, em 77 países. Representante das ferrovias Alemãs (Deutsche Bahn) e uma das mais completas operadoras em vendas de tickets e passes de trens pela Europa desde a sua fundação. Mais informações pelo site www.lufthansac c.com ou pelo telefone (11) 5094.9494.

Fórum Legislativo sobre a Copa de 2014 será coordenado por Fábio Faria

Será realizada no próximo dia 26 de setembro, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa, a segunda edição do Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Natal. O objetivo do evento, coordenado pelo deputado federal Fábio Faria, é proporcionar a discussão do andamento das obras para o Mundial de Futebol na capital potiguar junto aos órgãos competentes e a sociedade. A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara Federal está promovendo o Fórum em todas as 12 cidades-sede brasileiras.

Para Fábio Faria, que faz parte da CTD, é essencial um acompanhamento atento e rigoroso das obras e das ações exigidas pela FIFA para a realização da Copa em Natal. “As obras para a construção da Arena das Dunas já tiveram início, mas é parte do trabalho do Legislativo fiscalizar esse processo, debater com os setores pertinentes e a sociedade as demais questões de infraestrutura que envolvem a preparação para o recebimento dos jogos”, lembra Fábio Faria.

Segundo o deputado, as mudanças trazidas pelo Mundial serão substanciais, por isso a discussão é imprescindível. “Os recursos e investimentos que serão injetados em Natal e no Rio Grande do Norte irão proporcionar transformações importantíssimas para a população. Por isso vamos acompanhar, para que tudo saia conforme o planejado, para que Natal seja uma das melhores sedes. Essas transformações vão impulsionar o crescimento econômico do nosso Estado, e esse será o maior legado da Copa para o RN”, explica o parlamentar.

Na programação do evento está prevista a abertura do Fórum às 9h, na Assembleia Legislativa; encontro da comitiva com a governadora Rosalva Ciarlini, às 12h; visita técnica à Arena das Dunas às 14h30 e, às 16h, visita às obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Estão sendo convidados para o Fórum Legislativo os chefes das pastas de Esporte, Turismo, e Cidades do governo federal; o ministro do Tribunal de Contas da União; o presidente do Comitê Organizador Local (CBF); e os presidentes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTur).

MSC LANÇA BLOG

Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com seus clientes, a MSC Cruzeiros lançou nesta semana o Diário de Bordo MSC (www.diariodebordomsc.com.br), um blog completo e interativo, com várias informações e curiosidades sobre o mundo dos cruzeiros, além de materiais institucionais da empresa. O espaço, dinâmico e descontraído, também é uma grande reunião de todas as redes sociais que a armadora participa como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube, e será o maior canal de comunicação da empresa com os internautas.

A grande novidade do Diário de Bordo MSC é o Capitão MSC, o porta-voz do blog. Ele assinará posts e tirará dúvidas dos visitantes, fazendo o papel de um verdadeiro Comandante tomando conta de seu navio digital. “O Diário de Bordo MSC é completo. Além de ser um ambiente de relacionamentos entre a empresa e os cruzeiristas, queremos que esse blog se torne um grande fórum para que os interessados em embarcar em nossos navios troquem informações entre eles e também com os agentes de viagem, que são nossos maiores vendedores”, comenta Adrian Ursilli, diretor comercial e de marketing da MSC Cruzeiros no Brasil.

De segunda a sexta, o blog será atualizado com diversos assuntos. Todas as segundas, o leitor receberá dicas de viagem na coluna “Viajando”; às terças será a vez de “Cruzeiros”, no qual o leitor terá todos os detalhes sobre os navios, a programação e atividades de bordo. As curiosidades do mundo dos cruzeiros serão postadas às quartas no “Você Sabia?”; informações sobre a MSC Cruzeiros estarão na rede todas as quintas no “Imprensa/Institucional”; e, nas sextas, o público terá dicas de passeios em “Roteiros”, voltado especialmente para dicas de lugares que os hóspedes não podem deixar de conhecer durante as escalas.

E quem tiver interesse em receber diretamente o conteúdo do Diário de Bordo MSC pode cadastrar seu e-mail no blog.

Serviço
Site: www.msccruzeiros.com.br
Twitter: @MSCCruzeiros
Facebook: MSC Cruzeiros do Brasil
Youtube: MSC Cruzeiros do Brasil

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros possui uma das frotas mais modernas do mundo, composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma armadora europeia), MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica e MSC Melody. A empresa, líder de mercado no Brasil, América do Sul e no Mediterrâneo, opera durante o ano inteiro com uma ampla variedade de itinerários sazonais na América do Sul, no Norte da Europa, no Mediterrâneo, no Caribe, na América do Norte, no Oceano Índico, no Sul e Oeste da África e no Golfo Árabe. É a única companhia no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls", do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental e possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade.

CARLOS MADSON E ROMÁRIO DE SOUZA AVANÇAM NO KITESURF WIND RIDERS WORLD CUP 2011



Youri Zoon (HOL), campeão mundial por antecipação, foi o destaque do dia. Competição acontece até domingo (18.9), em Barra do Cunhaú, RN

Campeão mundial por antecipação, Youri Zoon foi o grande destaque do segundo dia do Kitesurf Wind Riders World Cup 2011, etapa de Freestyle do Circuito da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), que acontece em Barra do Cunhaú, RN. Em uma bateria disputada contra Eudázio da Silva, líder do ranking nacional, o holandês não errou nenhuma manobra e mostrou por que está invicto na temporada. Os cearenses Carlos Madson, campeão brasileiro de 2010, e Romário de Souza também fizeram bonito e, como Youri, carimbaram vaga na próxima fase da competição.

“Os brasileiros estão andando muito e merecem representar o país em cima do pódio. Só espero que não no primeiro lugar. Tenho treinado bastante e quero continuar invicto na temporada”, disse Youri, após sua bateria.

Com este resultado, Eudázio da Silva, que também fez uma belíssima apresentação, se junta aos outros competidores que não avançaram na competição, em busca de uma nova chance na repescagem.

Estreante no circuito mundial, Carlos Madson não escondia a alegria em ter garantido uma vaga nas quartas-de-final. Com facilidade, o cearense derrotou o dominicano Ariel Corniel e mostrou por que é o atual campeão brasileiro.

“Estou muito feliz em estar entre os oito melhores do mundo ”, disse Madson, que enfrenta Youri Zoon na próxima fase.

“Vou fazer de tudo para conseguir parar o Youri nesta fase.Quero muito vencê-lo”, completou.

Seu conterrâneo Romário de Souza também carimbou o passaporte para a próxima vaga após derrotar o alemão Mario Rodwald.

Nesta quinta-feira, também foi realizada a primeira fase da categoria feminina
Favorita ao título da etapa, Bruna Kajiya ainda não entrou na água. A paulista estreia nas quartas-de-final da chave principal contra a francesa Clementine Bonzom

O evento, que recomeça nesta sexta-feira, às 11h, pode ser acompanhado ao vivo no site http://www.prokitetour.com/pkra-brazil2011-trials.php


Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da PKRA, o Kitesurf Wind Riders tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Emprotur.

Rede Pontes hotéis e resorts disponibiliza cardápios em braile

Atento às questões referentes à acessibilidade, a rede pernambucana Pontes Hotéis & Resorts agora disponibiliza cardápios em braile no Mar Hotel e Atlante Plaza, em Recife, e, no Summerville Beach Resort, situado em Muro Alto – Porto de Galinhas. Os menus especiais estão disponíveis para atendimento em Room Service e nos principais restaurantes dos três empreendimentos hoteleiros

Festival de Turismo de João Pessoa terá participação de cinco estados com órgãos públicos em espaços de destaque.

Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina vão mostrar seus atrativos turísticos, em lounges próprios, durante o Festival de Turismo de João Pessoa nos dias 23, 24 e 25 de setembro, na Estação Ciência, em João Pessoa (PB). As prefeituras de João Pessoa e do Conde também vão ocupar lugares de destaque no evento.

O Festival de Turismo de João Pessoa estima reunir cerca de seis mil pessoas em torno da programação que contempla o 2º WorkShop Classe A, o 1º Fórum de João Pessoa e a 1ª Feira do Turismo. Mais que uma excelente oportunidade de capacitação para agentes de viagens e geração de negócios com a participação de destinos, profissionais, agências de viagens, operadoras, hotéis e outras empresas nacionais e internacionais, o evento amplia a oferta de destinos e serviços para o público consumidor nordestino e coloca a Paraíba na vitrine do mercado do turismo nacional.



SOBRE O FESTIVAL DO TURISMO DE JOÃO PESSOA:

Com o objetivo de promover a integração e atualização do setor e oferecer novos destinos ao público da Paraíba e do Nordeste, o Festival do Turismo de João Pessoa pretende reunir cerca de 6 mil pessoas nas atividades do 2º WorkShop Classe A, do 1º Fórum de João Pessoa e da 1ª Feira do Turismo. Em torno de 500 agentes de viagens, convidados, palestrantes, autoridade, empresários e executivos do segmento turístico nacional e internacional estão sendo convidados para o workshop. O evento espera receber mais de 6.000 visitantes na feira, aberta ao público, onde serão divulgados e comercializados destinos e produtos turísticos. Secretarias de estados, empresas, executivos e profissionais de seis dos nove estados do nordeste já confirmaram presença e vão mostrar seus potencias ligados ao turismo, ao lado de operadoras internacionais e marcas do sul e do sudeste Brasil.


EVENTOS PARALELOS:

2º WORKSHOP CLASSE A (23 | SET | 18h – 22h) Segunda edição do evento realizado com sucesso em setembro de 2010 que reuniu centenas de agentes de viagens, mais de 60 hotéis e dezenas de expositores nacionais e internacionais. O evento vai fomentar negócios entre empresas do turismo beneficiando o consumidor, em especial da região nordeste. Exclusivo para convidados terá a participação de agentes de viagem de seis estados nordestinos e representantes de hotéis, secretarias de turismo e outros fornecedores em 20 Lounges e mais de 60 Mesas de apresentação. Já foram comercializados em torno de 70% dos espaços.

1ª FEIRA DO TURISMO (24 e 25 | SET 15h – 21h) Vai divulgar potencialidades turísticas, produtos e serviços de destinos nacionais e internacionais para o mercado do turismo e público em geral numa área de 1.500 m2. Comercialização promocional de pacotes e produtos turísticos por agência de viagens da Paraíba durante os dois dias do evento.

1º FÓRUM DO TURISMO DE JOÃO PESSOA (24 | SET 15h – 17h) Criado para disseminar iniciativas de sucesso e estimular o debate que contemple as áreas privadas e públicas do turismo. O fórum reunirá até 500 participantes entre profissionais e estudantes de turismo da PB e do NE nas apresentações de profissionais e Cases do mercado de turismo.

EXPOSITORES CONFIRMADOS: ABAV-PB, Verde Green-PB, DoriSol-PE, Grupo Bourbon, Serhs-RN, Mussulo-PB, Nannai-PE, Costa do Atlântico-PB, Grupo Pontes-PE, Summerville-PE, Atlante Plaza-PE, Mar Hotel-PE, Quality Sol & Mar-PB, Fantasia-BA, Fecomércio-PB, Rede Vila Galé, Rede IberoStar-BA, Amoaras-PE, Hardman-PB, Grupo Caju, LocarX, AquaLife Hidromassagem-SP, Serra Gaúcha, Rede Laguetto-RS, Continental-RS, Recanto-RS, BeachPark-CE, Sebrae-PB, Sesc-PB, Senac-PB, Governo da Paraíba, Governo do Rio Grande do Norte, Governo de Pernambuco, Governo de Santa Catarina, Governo da Bahia, Prefeitura de João Pessoa, Xingo-SE, Hotel da Costa-SE, Pousada Fulô da Pedra-RN, VillaOeste-RN, Costa Cruzeiros, Ibero Cruzeiros, Nord, Administração hoteleira, Salinas de Maragogi-AL, Beach Class-PE, ABRANET, Rede Intercity e Travel Ace.

Feira de Livros do Sistema Fecomercio chega a Mossoró

Depois de passar por Natal, a 30ª edição da Feira de Livros do Sistema Fecomercio chega a Mossoró. A temática deste ano é voltada a discussão sobre “Um pensar literário sobre a natureza”. O projeto de incentivo à leitura do Sistema Fecomercio, realizado através do SESC, acontece anualmente e tem como proposta incentivar o gosto pela leitura nos estudantes, comerciários e público em geral. “Além de proporcionar verdadeira inclusão social, através do acesso à educação e cultura, por intermédio do acesso ao livro, à leitura e a manifestações artísticas, ainda nos levam à reflexão sobre tema de relevante interesse para a sociedade, como o meio ambiente”, enfatiza o diretor regional do SESC RN, Laumir Barrêto.
A temática reforça o posicionamento da instituição em contribuir e valorizar práticas de preservação do meio ambiente. “A adoção da coleta seletiva em unidades operacionais do SESC em todo país, bem como a implantação do Ecos – Programa de Sustentabilidade do SESC-SENAC, adotado no Departamento Nacional das duas instituições. O programa consiste em ações planejadas e aperfeiçoadas para a mitigação dos impactos e controle dos aspectos do condomínio que representem riscos ao meio ambiente e à sociedade” (trecho do livro Meio Ambiente, Propriedade e Agronegócio. 2011, IP Editora).
A abertura do evento em Mossoró acontece na próxima terça-feira (20/09), às 19h, no SESC Mossoró, com a apresentação de um recital com Antônio Francisco, mesa redonda sobre estratégias para salvar o planeta, apresentação cultural com o grupo EcoArte e o lançamento do livro”A Noite de Luvas Brancas”, do escritor e jornalista Mário Gerson de Oliveira. A programação da feira contempla oficinas de leitura e produção textual; contação de histórias; danças folclóricas; oficina sobre a arte de cuidar dos livros; exposição de artesanato; troca de livros, apresentações teatrais; musicais; recreativas, entre outras atividades.
O evento literário este ano homenageia o sindicalista Chico Mendes e o professor de geografia e ambientalista Elias Nunes. Depois de Mossoró, a Feira de Livros segue para Macaíba (04 a 06/10) e SESC Seridó (27 e 28/10). O evento é aberto ao público com entrada gratuita.

Arituba comemora grande procura para Disney 2012




Após o sucesso dos grupos da Arituba Turismo para a Disney no último mês de julho, a agência já comemora a excelente aceitação dos pacotes Disney 2012. De acordo com o empresário Abdon Gosson, já foram inscritos mais de 350 passageiros e a expectativa é fretar três aviões exclusivos, com opções de escolha entre Disney com New York e Disney com Miami.
Em se tratando de New York, segundo a NYC & Company, corporação privada sem fins lucrativos, responsável oficialmente pelo marketing de turismo para a cidade americana, o Brasil tornou-se o mercado de longa distância (overseas) que mais deixa dinheiro para a indústria de viagens de New York. São cerca de US$ 1,6 bilhão em 2010, com 589 mil visitantes, o que representa 50% de share para a cidade sobre os brasileiros que visitam os Estados Unidos. Desta forma, a “Big Apple” é o destino número um no país para nossos turistas.
Ainda de acordo com a corporação, 81% dos turista brasileiros que visitaram a cidade no ano passado foram a lazer e as projeções para 2011 indicam que o Brasil chegará a segundo ou terceiro maior mercado internacional. Historicamente, os cinco maiores emissores para a New York são países europeus.

EMBRATUR PODE APOIAR FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA

Flávio Dino recebeu pedido de parceria da Superintendente da Suframa, Flávia Grosso, para a realização da Feira Internacional da Amazônia- FIAM 2011

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu na última quarta-feira (14), a Superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Flávia Grosso, e a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB – AM). Na pauta do encontro estava o pedido de apoio à sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que contará com ações voltadas à promoção das potencialidades turísticas do Amazonas, tanto para turistas nacionais quanto estrangeiros. “Todas as iniciativas que estejam alinhadas ao objetivo da Embratur, de mostrar ao mundo as belezas e a modernidade de nosso país e de nossos estados, são bem vindas”, disse Dino.

De acordo com a Superintendente da Suframa, a Feira será uma grande vitrine das potencialidades do Amazonas. “Teremos a oportunidade de mostrar a outros países as nossas belezas naturais, a biodiversidade e a tecnologia de nosso Pólo Industrial”, ressaltou.

A senadora Vanessa Grazziotin acrescentou que o evento não é apenas do estado, mas também do Governo Federal. “A Suframa é um órgão federal, portanto é importante contar com o apoio de todas as esferas de governo para que a FIAM 2001 seja bem sucedida no Brasil e no exterior”. Para ela, além de divulgar os produtos e a cultura amazonense é fundamental mostrar que a Amazônia tem um Pólo Industrial de destaque.

Prefeitura de Natal inaugura contagem regressiva para a Copa de 2014




Entre as ações que marcam a Agenda dos 1000 dias para a Copa do Mundo de 2014, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, irá inaugurar, às 8 horas desta sexta-feira (16), o Relógio da Copa, cronômetro regressivo que marca o milésimo dia de antecedência para o Mundial da Fifa previsto para iniciar em 12 de junho de 2014. O painel de LED que trará o cronômetro regressivo e, ainda, informações sobre a Copa de 2014 será instalado no viaduto de Ponta Negra, localizado no cruzamento da BR-101 com a Avenida Roberto Freire.

A prefeita de Natal ressalta que a instalação do relógio é uma forma de envolver a capital potiguar no evento. “Faltam 1000 dias e a nossa cidade já respira a Copa do Mundo. Além das obras de mobilidade urbana que vão ser iniciadas, o início das obras da Arena das Dunas, a instalação do Relógio da Copa é uma maneira de envolver a todos os natalenses nos preparativos para este grande evento esportivo”, enfatizou Micarla de Sousa.

O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Rodrigo Cintra, enfatiza a importância do cronômetro. “Este relógio fará a contagem regressiva dos dias que faltam para a competição e, por isso, entrará em funcionamento na sexta-feira quando faltará exatos 1000 dias para o início da Copa do Mundo”, pontuou o secretário.

GRUPO DE EMPRESÁRIOS BRASILEIROS E ITALIANOS DISCUTEM ASSUNTOS BILATERAIS NO 16º MEETING INTERNACIONAL, EM ROMA

Desenvolvimento tecnológico e investimentos industriais também estão entre os assuntos debatidos durante o evento realizado pelo LIDE na Itália

Organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., o 16º Meeting Internacional é a primeira iniciativa brasileira a reunir um número expressivo de empresários para fortalecer relacionamentos e debater importantes questões entre corporações e governos de diferentes países. O evento acontece de 05 a 11 de outubro, em Roma (Itália) e contará com a presença de 160 empresários.
A política e a economia europeia estarão na pauta do próximo encontro, que abordará dentro do tema principal “Relações Econômicas e Integração Brasil/Itália”, assuntos essenciais para as nações, tais como:
• Oportunidades de investimentos Itália-Brasil;
• Investimentos industriais entre Itália e Brasil;
• Desenvolvimento tecnológico e oportunidades geradas pelos programas de inovação no Brasil.
Além da participação dos maiores CEOs brasileiros e empresários italianos, também estarão presentes autoridades dos dois governos, inclusive o ministro da Fazenda Guido Mantega, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e Robson Andrade, presidente da CNI – Confederação Nacional da Indústria do Brasil. Outros convidados especiais como Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil, José Viegas, embaixador do Brasil na Itália, o presidente da Câmara, o deputado Marco Maia, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também prestigiarão o evento.
O primeiro tema a ser debatido durante o 16º Meeting será sobre fontes sustentáveis de energia, pois o atual cenário reforça ser esse um item prioritário na agenda política de todos os países. Além do aquecimento global, desafios como a demanda crescente de energia e a volatilidade dos preços do petróleo e do gás, ameaçam a economia mundial. Para se preparar, o Brasil necessitará de investimentos externos, de empresas que possuem know-how em energias alternativas e a Itália é um dos países que já possui esse conhecimento, além de negócios no Brasil voltados para energias renováveis.
Infraestrutura também estará na pauta, uma vez que o Brasil receberá, em breve, dois megaeventos esportivos - Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. Ambos criarão oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico para o país, mas também demandarão uma infraestrutura bem planejada e altos investimentos para suprir deficiências existentes, especialmente nas áreas de transportes, hotelaria e telecomunicação. Por isso, o governo, empresas privadas e entidades não-governamentais devem trabalhar juntos para criar um legado que permanecerá e beneficiará os vários setores da economia brasileira.
Outro tema importante que estará em discussão é a oportunidade de ampliação das relações bilaterais entre Brasil e Itália. Atualmente, o país europeu mantém uma participação modesta nos investimentos estrangeiros no Brasil e, por isso, é visto como grande aliado nos próximos anos. O Brasil já conta com importantes empresas italianas instaladas no país como Fiat, TIM, Parmalat, Ferrero, Pirelli, Barilla, entre outras. É importante lembrar que Brasil e Itália assinaram recentemente um acordo de parceria estratégica que prevê compromissos recíprocos sobre grandes questões mundiais e possíveis áreas de colaboração, como o turismo e a infraestrutura.
SOBRE O MEETING INTERNACIONAL - É uma iniciativa brasileira de reunir empresários, grandes corporações e governos de diferentes países com o objetivo de fortalecer relacionamentos e debater importantes questões, com temas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Meeting Internacional é realizado anualmente e é o maior evento brasileiro fora do país. A programação é composta por seminários, palestras, atividades de relacionamento, estimulando negócios e networking entre os CEOs e convidados. O evento já foi realizado na República Dominicana, Argentina, México, África do Sul, Aruba, Chile, Uruguai, Portugal e Colômbia.
SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são mil empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Rodada de Negócios Sebrae no Festuris abre inscrições na segunda-feira



Com a ideia de incentivar a geração de negócios para as micro e pequenas empresas e, dessa forma, o fortalecimento de destinos turísticos, pela primeira vez em 23 anos o Festival do Turismo de Gramado (Festuris) coloca à disposição do trade a Rodada de Negócios Sebrae. Os segmentos escolhidos são Enoturismo, Turismo de Pesca, Turismo Religioso e E-Commerce. As inscrições para participar da Rodada são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Festuris (www.festivaldoturismogramado.com.br) a partir de segunda-feira (19 de setembro), até 7 de novembro.
Parceria inédita com o Sebrae Nacional, a Rodada de Negócios será realizada no espaço Destinos em Destaque, nos dias 18 e 19 de novembro, entre 14 horas e 18h30. Serão duas rodadas por dia, com duração de 1h30 cada. A organizadora da Rodada de Negócios Sebrae, Luciana Thomé, da empresa Decide Projetos, explica que, na ocasião, os agentes poderão se atualizar em relação a alguns dos destinos que estão em evidência no mercado turístico, além de concretizar negócios. “A proposta é incentivar as micro e pequenas empresas, para que se fortaleçam”, afirma.
Para a diretora do Festuris Marta Rossi, esta é uma oportunidade de estreitar laços comerciais e colocar a empresa diretamente em contato com potenciais compradores e vendedores. “É uma forma de estabelecer associações como joint-ventures, transferência de tecnologia e franchising, além do contato entre os próprios agentes de viagens”, comenta.
Segmentos
O Enoturismo tem se destacado, pois é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida.
Também eleito para as Rodadas de Negócios Sebrae, o Turismo de Pesca compreende as viagens de lazer realizadas com a finalidade da pescaria amadora.
O Turismo Religioso, diferente de todos os outros segmentos de mercado, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar de peregrinação cada uma dessas viagens.
E-commerce, ou comércio eletrônico, é a forma on-line de compra e venda. Ou seja, pela Internet, é possível adquirir os mais diversos produtos e serviços disponíveis na grande rede por meio das lojas virtuais. “Este instrumento proporciona que as pessoas escolham, pesquisem — modelo, tamanho, cor, periodicidade — e a forma de pagamento. Depois, recebem, dentro de um prazo determinado, o produto ou serviço diretamente em sua casa.” Segundo Luciana, é uma ferramenta que está em plena utilização por pessoas que muitas vezes querem adquirir um produto e não têm o tempo necessário para ir a uma loja.


Foto – Rodada de Negócios do Sebrae – Divulgação Sebrae

TRIP oferece tarifas promocionais para o trecho Cabo Frio e BH

A TRIP Linhas Aéreas disponibiliza tarifa promocional a partir de hoje para o trecho Cabo Frio (RJ) e Belo Horizonte (MG) para voos exclusivamente neste final de semana. Para os voos realizados no sábado, 17, as passagens de ida Cabo Frio – BH (Pampulha), serão encontradas por valores a partir de R$ 89,90. Para os voos no domingo, 18, é possível comprar as passagens para a rota inversa, da capital mineira para a cidade fluminense, pelo mesmo preço.

Veja os horários disponíveis:

Cabo Frio/ RJ (9h50 e 17h45) – Belo Horizonte/MG (11h10 e 9h03)
Belo Horizonte/MG (8h15 e 16h10) – Cabo Frio/ RJ (9h30 e 17h25)

As passagens podem ser adquiridas pelo portal www.voetrip.com.br. Acesse o site e confira todas as promoções.

Sobre a TRIP Linhas Aéreas:

Com mais de 13 anos de atividade no Brasil, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do País e também da América do Sul por atender o maior número de cidades e contar com a maior frota de aeronaves regionais. É controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros e um histórico de resultados sólidos e crescimento sustentado. A TRIP tem como um de seus investidores a norte-americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, com mais de 700 aeronaves, e possui 20% de participação no capital da companhia. Com um faturamento bruto em 2010 de R$ 747 milhões, a empresa gera 3 mil empregos diretos, conta com 47 aeronaves e opera em mais de 80 cidades em todo o País.

Gestão Integrada estimula investimentos de R$ 200 milhões em Foz




A estratégia conjunta “Foz do Iguaçu Destino do Mundo” completa quatro anos com o triplo de voos, previsão de novas obras de infraestrutura e a expectativa de atingir a marca de 1,4 milhão de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu.
Em 2006, após uma crise na economia mundial, os representantes da iniciativa privada e o setor público se uniram para fortalecer o turismo na cidade. Da parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade/ Parque Nacional do Iguaçu surgiu a estratégia Foz do Iguaçu Destino do Mundo.
O trabalho, após quatro anos de gestão integrada, garantiu a estabilidade da visitação em números superiores a 1 milhão de turistas nos últimos anos. Entre os fatores que influenciaram neste cenário positivo está o aumento da malha aérea, que triplicou o número de voos de 9 para 27 voos. Além da Gol e TAM, Webjet, TRIP, Azul, LAN e Pluna começaram a operar no terminal iguaçuense nos últimos 24 meses.
O resultado desta iniciativa conjunta incentivou investimentos do setor privado. Foram realizadas obras de reforma e ampliação nos médios e grandes hotéis. Também foram aplicados recursos na infraestrutura do Parque Nacional do Iguaçu, Complexo Turístico de Itaipu, ampliação da frota receptiva e na gastronomia local.
De acordo com dados levantados pela Secretaria Municipal de Turismo, até o momento, ocorreram investimentos próximos a R$ 200 milhões. “O Destino Iguaçu vem sendo beneficiado por ações permanentes da Gestão Integrada no mercado brasileiro e exterior, nas áreas de estruturação, promoção e fomento do turismo. Os empresários da rede hoteleira, gastronômica e de receptivo, apostaram nas reformas e ampliações para comportar a demanda de eventos e de turistas a lazer, sem se descuidar da qualificação da mão-de-obra”, explica o secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, que assumiu o cargo em 2007 após recomendação do trade turístico.
Também estão previstos investimentos públicos na cidade. As obras contabilizam mais de R$ 800 milhões. Na lista constam as construções do campus da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e da Segunda Ponte ligando Brasil e Paraguai, revitalização da Avenida Tancredo Neves, obras de ampliação do aeroporto Internacional, além da reforma do Centro de Recepção de Visitantes e a edificação de um Novo Mirante, ambos na Itaipu Binacional.

Estratégia – A promoção do destino, por meio da estratégia integrada de marketing e gestão do turismo possibilitou a realização de 234 ações de mercado para promoção do destino, entre feiras, eventos, road shows e workshops nos últimos dois anos.
A marca Foz do Iguaçu Destino do Mundo esteve presente em 28 países e ficou conhecida através da visita de 648 agentes de viagens através do Programa de Famtour “Conheça o Destino do Mundo”.
“Os resultados já são visíveis e palpáveis. O Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos, sem passar mais por oscilações como ocorreu em anos anteriores. A cada ano cresce as chances dos recordes de visitação e com isso os projetos na área estruturantes passaram a ser prioritários no setor público e na iniciativa privada”, comemora o secretário.
Para se ter uma ideia, em 2011, o aeroporto está perto de atingir 1 milhão de embarques e desembarques. A marca será conquistada já no levantamento da Infraero referente ao mês de agosto.
Até julho, o Parque Nacional recebeu 800.710 visitantes. Neste mês pouco mais 132 mil pessoas visitaram o atrativo. Foi o maior índice registrado em um único mês desde que se iniciaram as estatísticas do Instituto Chico Mendes.
As entidades públicas e privadas têm papel fundamental dentro desta estratégia. Cada uma é responsável, dentro da sua área de atuação, em realizar as ações de promoção e divulgação definidas como prioritárias dentro da estratégia de narketing, unindo esforços e agregando orçamentos, sempre em consenso com o COMTUR. (Assessoria Secretaria Municipal de Turismo)

Legenda:
Foto 01: Representantes da Gestão Integrada e Setor Privado participam da divulgação da estratégia de marketing Foz do Iguaçu Destino do Mundo em feiras pelo país

BEXS marca presença na Feira das Américas - ABAV 2011, que acontecerá de 19 a 21 de Outubro, das 11h às 18h, no Riocentro | Rio de Janeiro.

Confira a entrevista eletrônica concedida à Feira das Américas - ABAV pelo Sr. Eduardo Avena Pires, Diretor de Negócios e Marketing.






Qual a importância da FEIRA DAS AMÉRICAS - ABAV para a indústria?

A Feira das Américas - ABAV é a feira mais importante para o turismo nacional e internacional. Na Feira das Américas - ABAV é possível aproximar todas as empresas envolvidas na indústria do turismo de forma direta e prática. Uma grande oportunidade de negócios para todas as partes.


O que o BEXS obtém participando de um evento como a FEIRA DAS AMÉRICAS - ABAV e qual o resultado esperado nesta ação?

Ao participarmos pela 1ª vez da Feira das Américas - ABAV, nós do Grupo Didier Levy, uma empresa com décadas de experiência no mercado de Câmbio, esperamos dois benefícios:
1º - Fazer o lançamento de nossas novas Marcas – BEXS Corretora de Câmbio e BEXS Banco de Câmbio, para todo o mercado de turismo no principal evento do segmento;
2º - Aproximarmos definitivamente desse mercado, mostrando que somente conosco, o próprio mercado e seus viajantes tem o que nós chamamos de STC – Solução Total em Câmbio, uma visão estruturada de produtos e serviços modulares que atendem de forma personalizada qualquer necessidade proposta.


Qual o diferencial do BEXS e dos seus produtos/serviços/destinos?

Além da BEXS Corretora de Câmbio, o Grupo Didier Levy também possui o BEXS Banco de Câmbio, o que nos torna um grupo especializado em câmbio. As duas empresas juntas possibilitam um variedade ainda maior de soluções de câmbio e comércio exterior para nossos clientes. Sendo assim, conseguimos atender demandas do dia-a-dia e também demandas específicas.

Quais os produtos, serviços e destinos que o BEXS irá apresentar na FEIRA DAS AMÉRICAS - ABAV 2011?

Na Feira das Américas - ABAV 2011, a BEXS apresentará as soluções de câmbio mais procuradas pelas empresas do segmento de turismo: cartão pré-pago e pagamentos e recebimentos do /para o exterior, distribuição de papel moeda, além de nossa área especializada em soluções estruturadas de trânsito internacional de capitais.


Tudo isso e muito mais esperam por você na FEIRA DAS AMÉRICAS - ABAV 2011, o maior e mais esperado evento do setor.

Saia na frente da concorrência!
Faça agora mesmo seu credenciamento!

1. Acesse o site do evento e clique no link credenciamento
2. Digite seu e.mail e crie uma senha
3. Responda as perguntas e finalize o cadastro
4. Imprima e guarde com você o código de identificação recebido por e.mail
5. Na entrada principal do evento, dirija-se ao autoatendimento e digite o código de identificação
6. Em apenas 3 segundos você retira a sua credencial e tem sua entrada liberada

Lembre-se! Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados. Evento exclusivo para profissionais do setor. Agentes de Viagens que realizarem o pré-credenciamento terão acesso gratuito ao evento, porém as inscrições são limitadas (ver regulamento no site do evento). O visitante ou profissional que comparecer ao evento sem convite ou sem o pré-credenciamento feito, deverão fazer sua inscrição no local. A entrada custará R$150,00.




Transporte Gratuito:



Como em todos os anos, os participantes do 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2011 contarão com um roteiro de transporte oficial (ônibus com ar-condicionado) que circulará entre os aeroportos do Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, hotéis e o Riocentro.



Mais informações, acesse:
www.feiradasamericas.com.br


Blog - www.blogfeiradasamericas.com.br
Facebook - www.facebook.com/FeiraDasAmericas
Twitter - @feiraAmericas

8º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA PIPA AINDA NÃO TEM DATA DEFINIDA

Desde 2004 o Festival Gastronômico da Pipa, que acontece todo mês de outubro, mobilizando centenas de pessoas, que trabalham para a realização deste evento.
Coordenado por Cláudio F. S. Freitas, o Festival Gastronômico da Pipa é um projeto de sucesso, que envolve toda a comunidade e o trade turístico, promovendo e divulgando o destino turístico Pipa, o Rio Grande do Norte e o Nordeste do Brasil.
Esse evento vem, ao longo dos anos, se consolidando e passando a fazer parte dos calendários da EMBRATUR, EMPROTUR-RN e do município de Tibau do Sul. Marcando, pontuando e afirmando o destino como um PÓLO GASTRONÔMICO de excelência.
Em busca de suporte financeiro para a realização do FGP, no ano de 2010, em parceria com a EDUCAPIPA (entidade que desde o primeiro FGP participa e apóia este projeto) respondemos a um edital do Ministério do Turismo, Chamada de Projetos Geradores de Fluxo Turístico.
Fomos, entre milhares de propostas, uns dos 33 projetos selecionados, motivo de grande regozijo de todos nós que batalhamos por este evento. Atendemos a toda burocracia imposta, provemos o SICONV – Sistema Nacional de Convênios com nada menos do que uma centena de documentos, entre declarações, orçamentos, certidões etc.
Desafortunadamente o Governo Municipal, não prestou o apoio tão necessário. O Governo Estadual, não reeleito, se esquivou e não concluiu o Convenio da EDUCAPIPA com a EMPROTUR, convênio este acordado e assinado. Por último, o convênio 749548/2010 entre o Ministério do Turismo e a Associação Educacional Comunitária de Tibau do Sul (EDUCAPIPA) fruto da chamada de projetos da qual falamos anteriormente e fomos selecionados, assinado em 16 de outubro de 2010, “ainda não foi repassado”.
Inúmeros foram os contatos feitos junto à EMPROTUR e ao Ministério do Turismo, buscando aos motivos pelos quais estes repasses não estarem sendo realizados. Todos infrutíferos.
Continuamos aguardando a finalização deste processo com o Ministério do Turismo, para saldarmos dividas contraídas com nossos parceiros e prestadores de serviços para o evento de 2010.
Enquanto não quitarmos com nossos parceiros, não poderemos contratar novamente a prestação dos seus serviços para que possamos realizar o 8° Festival Gastronômico da Pipa.
Pelo exposto acima é que viemos a público justificar o porquê do 8° Festival Gastronômico da Pipa, ficar ADIADO para data não definida.
Pedimos a compreensão de todos, no sentido de aguardarem conosco o desenrolar dos fatos e a remarcação de data para o próximo evento.
COMUNICADO POR CLÁUDIO FREITAS

Prefeitura concede licenças para obras da Copa




A Prefeitura do Natal acatou com agilidade a solicitação do Governo do Estado e concedeu todas as licenças ambientais para a construção do estádio Arena das Dunas. Parte delas já foram liberadas e, ainda esta semana, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Bosco Afonso, irá se reunir com o secretário extraordinário da Copa 2014 do Estado, Demétrio Torres, para discutir o cronograma de liberação das licenças restantes.

O secretário da Semurb informou, ainda, que a Prefeitura do Natal tem cumprido todas as etapas que são de sua responsabilidade com relação às licenças ambientais. As licenças para demolição do estádio Machadão, a instalação do canteiro de obras e a terraplenagem da área do entorno do Machadão e Machadinho já foram liberadas pelo Executivo Municipal. “É importante definir o cronograma para que não haja atraso e o andamento do projeto não atrase. Por isso vamos nos reunir com o Estado”, esclareceu Bosco Afonso.

De acordo com o secretário titular da Semurb, este cronograma se refere à entrega de documentação e projetos relativo ao Arena das Dunas, que serão analisados pelos técnicos da Semurb para que as licenças sejam liberadas. Dentre os projetos analisados está o arquitetônico que visa avaliar os impactos ambientais previstos. “Analisaremos, ainda, o local onde será colocado o material utilizado na obra, como estruturas de concreto e de ferro, para que não existam danos ao meio ambiente”, informou o secretário Bosco Afons

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FALTAM 22 DIAS PARA O INÍCIO DA MAIOR FESTA ALEMÃ DAS AMÉRICAS, A 28ª OKTOBERFEST 2011 DE BLUMENAU(SC)

Quando faltam apenas 22 dias para o início da maior festa alemã das Américas, os preparativos para a 28ª Oktoberfest de Blumenau estão a todo vapor. Depois da enchente que causou estragos na cidade e região, os blumenauenses deram a volta por cima e se preparam para realizar uma grande festa.

Com a ajuda de voluntários, todos os pavilhões do Parque Vila Germânica foram limpos e os trabalhos agora se concentram na construção dos pontos de alimentação e bebidas e na decoração aérea dos setores. "Estamos trabalhando em ritmo acelerado e vamos deixar tudo pronto até o dia 06, quando acontece a sangria do primeiro barril de chope", conta o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette. "Vamos fazer uma festa bonita para levantar os ânimos dos blumenauenses e para todos aqueles que nos visitam", disse.

Bandas européias

A Festa de Outubro vai contar com a presença das bandas alemãs Trachtenkapelle D' Rauschberger-Zell, Musikkapelle Chieming, Die Dorf Oxn, Grombacher e Akkordeonorchester Fröhliche Eichsfelde (esta última da Turíngia, que fará apresentação especial nos três dias finais da festa). "Alguns destes grupos retornam este ano, por terem feito sucesso e conquistado a simpatia do público", explica Norberto Mette.

Os desfiles

Os desfiles contam a história da colonização alemã e exaltam a cultura e os costumes dos descendentes germânicos. Contam com mais de 2.500 figurantes e 15 carros alegóricos, mais charretes, carroções, carros de mola e Bierwagens (carros da cerveja) motorizados e a tração animal.
Os desfiles oficiais serão realizados na Rua XV de Novembro, no centro da cidade (confira programação geral abaixo).

Os ingressos

Os ingressos para a 28ª Oktoberfest foram definidos antecipadamente, facilitando o trabalho das operadoras de turismo e agências de viagens e o público em geral, que pode adquiri-los desde já pela internet, bastando acessar o site www.zetks.com

Preços:
Sábados, domingos e dia 12, os ingressos serão cobrados a partir das 15h;
Sextas e sábados e dia 11, o ingresso custa R$ 17,00;
De domingo a quinta, custa R$ 6,00 (exceto dia 11).
Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada.
Obs: estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada, mediante documento comprobatório com foto e data de validade.


Programação geral

Abertura oficial da festa
Será no dia 06 de outubro, às 22h, logo após o desfile na rua XV de Novembro, às 19h30min. Entrada gratuita.

Bandas
Domingos, música ao vivo a partir das 12h. Nos demais dias as bandas tocam a partir das 19h.

Grupos Folclóricos
Apresentações diárias nos setores durante o intervalo das trocas de bandas.


Desfiles Oficiais na rua XV de Novembro
Dia 06, quinta-feira, desfile de abertura - às 19h30min
Dia 08, sábado - às 16h
Dia 12, quarta-feira - às 16h
Dia 15, sábado - às 16h
Dia 19, quarta-feira - às 19h30min
Dia 22, sábado, às 16h

Desfiles internos
Minidesfiles na área interna do Parque Vila Germânica nas terças-feiras, dias 11 e 18, às 19h30min.


Cervejas
Cervejarias artesanais;
Cervejas importadas;
Chope oficial Brahma;
Mais de 25 variedades de chope ou cerveja.

Bierwagen
Desfile diário com distribuição gratuita de chope no centro da cidade, no período vespertino. Este ano, a distribuição será feita pela Alfapeia, brinquedo do Planetapeia, atração dos desfiles da festa.

Retretas e danças típicas
Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.

Rei do Tiro
O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade.

Concurso nacional de Chope em metro
Ocorre diariamente, às 22h, no setor 3. Exceto dias 16, 17, 18 e 23. Participação gratuita.

Rainha da Oktoberfest 2012
O concurso para eleger a Realeza da 29ª Oktoberfest, ocorre no último domingo da festa, dia 23, às 20h. Entrada gratuita.

Encontro de grupos de Stammtisch
Dia 18, terça-feira, a partir das 19h, no setor 2.

Festa da Melhor Idade
Dia 20, das 12h às 17h. Entrada gratuita.


Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica e da Comissão Organizadora da 28ª Oktoberfest - 47 3326-6901 / 9968-9895.

Painel “Ética no Poder e Gestão no Turismo” abre 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens da Feira das Américas - ABAV 2011!







O painel de debates “Ética no Poder e Gestão no Turismo” com a presença do antropólogo Roberto DaMatta promete dar uma pequena mostra de como será o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que acontece de 19 a 21 de outubro no Rio de Janeiro. O debate acontece logo no primeiro dia, 19 de outubro, quarta-feira, das 12h30 às 13h15.

A próxima edição do 39º Congresso Brasileiro da Abav está sendo desenhada com muitas novidades que focam a necessidade de transformar o encontro e elevá-lo para ser um centro de discussões provocativo, atual e sintonizado com as necessidades e urgências dos Agentes de Viagens. A Abav quer tirar benefícios dos cenários e oportunidades do presente e não tirar os olhos e o planejamento do futuro.

Para isso a Associação está trazendo profissionais conceituados do mercado que vão inaugurar uma nova era no Congresso com Rodadas de Oficinas inéditas abordando os mais modernos assuntos de gestão voltados ao Turismo.

Pesquisa norteia temário
O temário foi estruturado a partir de uma pesquisa de mercado com representantes de vários segmentos, que sinalizaram algumas das principais demandas do setor. Com base nos dados apurados, definiu-se a programação e o tema central: “Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”.

Durante os três dias do Congresso serão mais de 50 oficinas percorrendo um mix de gestão e marketing de forma criativa e diversa. Quem participar terá uma valiosa oportunidade de ouvir as recomendações de experts da academia e de profissionais do mercado sobre promoção, distribuição e desenvolvimento de produtos; tecnologia; estratégia; comunicação, marketing, vendas; direitos do consumidor; entre outros assuntos inéditos no Congresso.
O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011, será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro (RJ).

Em breve a programação completa do 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens no site da Feira das Américas - ABAV 2011!

Confira alguns palestrantes que já confirmaram presença:
Benjamin Gleason | Diretor Geral e CFO | Groupon Brasil
Bob Rossato | Sócio-fundador | Viajanet
Caco de Paula | Editor-chefe | Abril - Pesquisa realizada por IBOPE e CNC
Flávio Dino | Presidente | Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo
Gianfranco Beting | Diretor de Comunicação e Marcas | Azul Linhas Aéreas
Luis Paulo Lupa | Presidente | Trend Operadora
Maíra Barcellos |Gerente Geral de Viagens | Peixe Urbano
Mílvia Santos | Executiva de Contas | TAM
E muito mais!

Tudo isso e muito mais esperam por você no 39º Congresso Brasileiro de Agência de Viagens e na FEIRA DAS AMÉRICAS - ABAV 2011! O maior e mais esperado evento do setor.

Saia na frente da concorrência!
Faça agora mesmo seu credenciamento!
1. Acesse o site do evento e clique no link credenciamento
2. Digite seu e.mail e crie uma senha
3. Responda as perguntas e finalize o cadastro
4. Imprima e guarde com você o código de identificação recebido por e.mail
5. Na entrada principal do evento, dirija-se ao autoatendimento e digite o código de identificação
6. Em apenas 3 segundos você retira a sua credencial e tem sua entrada liberada

Lembre-se! Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados. Evento exclusivo para profissionais do setor. Agentes de Viagens que realizarem o pré-credenciamento terão acesso gratuito ao evento, porém as inscrições são limitadas (ver regulamento no site do evento). O visitante ou profissional que comparecer ao evento sem convite ou sem o pré-credenciamento feito, deverão fazer sua inscrição no local. A entrada custará R$150,00.


Clique aqui para fazer sua credencial





Transporte Gratuito



Como em todos os anos, os participantes do 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV 2011 contarão com um roteiro de transporte oficial (ônibus com ar-condicionado) que circulará entre os aeroportos do Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont, hotéis e o Riocentro.

EMBRATUR APÓIA VINDA DE JORNALISTAS PORTUGUESES AO BRASIL

Profissionais de canal de televisão de Portugal visitarão 8 estados brasileiros em 100 dias

Com o objetivo de estimular a divulgação dos destinos turísticos brasileiros em Portugal, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apóia a realização de uma press trip para cinco jornalistas portugueses do canal de TV pública de Portugal, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP). Os profissionais já estão no Brasil e permanecerão aqui até 13 de outubro, quando completam 100 dias de visitas a oito estados brasileiros: Rio Grande do sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão.

A equipe da RTP 2, segundo programa mais visto do canal, vai registrar imagens que ilustram os 5 segmentos turísticos existentes no Brasil, que são Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Cultura, Negócios e Eventos e Esportes . “Além de promover os destinos de acordo com seus atrativos mais marcantes, a iniciativa representa a chance de intensificar a promoção turística de algumas das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O resultado da visita desses profissionais poderá ser apreciado pelos portugueses durante a exibição do programa “Destinos Desconhecidos”, uma série de 12 episódios, com duração de 30 minutos cada. Esses capítulos vão mostrar, além dos destinos mais conhecidos, alguns pontos turísticos do interior dos estados. “A promoção de destinos turísticos que estejam nos arredores das cidades-sede está alinhada ao objetivo da Embratur”, diz Dino. Para ele, o trabalho de promoção para a Copa tem foco não somente na atração do turista internacional para os jogos, como também no estímulo à visitação de outras localidades e no aumento da permanência desse visitante no Brasil.


Portugal: um mercado prioritário
Portugal é considerado mercado prioritário de acordo com a classificação do Plano Aquarela 2020, publicação que direciona as ações da Embratur. Só no ano passado 189,065 mil turistas portugueses visitaram nosso país, número que rendeu o nono lugar no ranking dos maiores emissores de turistas.

Devido a essa importância, a Embratur desenvolve diversas ações de promoção turística nesse país. Atualmente, além da Press Trip da RTP, o Instituto customizou 10 paradas de ônibus de Lisboa com imagens de alguns dos mais belos destinos turísticos brasileiros. Além de admirar a “paisagem”, o pedestre também pode ouvir músicas brasileiras enquanto espera pelo transporte.

A ação faz parte da Campanha Publicitária “Brasil te chama, celebre a vida aqui”, desenvolvida pela Embratur para auxiliar a promoção dos destinos brasileiros no exterior.

BRASILEIROS DOMINAM PRIMEIRO DIA DO KITESURF WIND RIDERS WORLD CUP 2011

Etapa do Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) acontece até domingo (18.9), em Barra do Cunhaú (RN)

Sol, ventos fortes e belas disputas marcaram o início do Kitesurf Wind Riders, etapa brasileira do Mundial de Freestyle da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), que acontece até domingo, dia 18.9, em Barra do Cunhaú (RN). A quarta-feira, dia 14.9, foi dedicada à fase de qualyfing (classificatória). Dos 14 atletas que garantiram vaga no evento principal, 8 são brasileiros. Com muita disposição e bastante radicalidade, o time canarinho, representado basicamente por cearenses, mostrou que, se depender deles, o caneco da competição fica em casa.

“Fiquei feliz com a minha bateria. Foi um ótimo começo. Treinei bastante para este campeonato e espero conseguir um bom resultado, de preferência no pódio”, disse o cearense Evandro Silva, que participa pela terceira vez de uma etapa de Mundial.

Além de Evandro, também garantiram vaga na chave principal: os cearenses Tomás Teixeira, Rafael Souza, Romário de Souza, Set Teixeira, Emanuel Sousa e Ivanildo Ferreira, Júnior Hercules (RN), Stefan Spiessberger (AUS), Kevin Langerre (HOL), Sebastian Garat (FRA), Christophe Tack (BEL), Michael Schitzhofer (AUS) e Alex Bournay (ESP).

Os também cearenses Eudázio da Silva, líder do ranking brasileiro deste ano, e Carlos Madson, campeão brasileiro de 2010, receberam wild card e já estão garantidos na chave principal da competição.

“É a primeira vez que participo do Mundial e espero ir bem. Vi os gringos velejando e acho que dá pra brigar pelo título”, disse Eudázio.

Entre os adversários dos brasileiros estão o holandês Youri Zoon, campeão mundial por antecipação, Alex Pastor (ESP), Alberto Rondina (ITA) e Marc Jacobs (NZL), segundo, terceiro e quarto colocados do ranking, respectivamente. O carioca Reno Romeu, sétimo colocado, também está na disputa.

“Meu objetivo é terminar a temporada em quinto lugar. Pra isso, preciso ficar na frente do francês Tom Hebert. Este é meu objetivo principal”, disse Reno.

No feminino, a brasileira Bruna Kajiya é a grande favorita para esta etapa.
A paulista, que briga pelo vice-campeonato mundial, terá como adversárias Clemente Bonzon (FRA), Helena Brochocka (POL), Agustina Cerruti (ARG), Sofia Lennartsson (SUE), Joanna Litwin (POL) e a cearense Martina D’ Eustáquio, destaque do Volskwagen Kite Tour.

“Tenho treinado bastante e seria maravilhoso ganhar no Brasil e conquistar o segundo lugar do ranking”, disse Bruna.

Os desfalques na competição ficam por conta da espanhola Gisela Pulido, que como Youri, conquistou o título por antecipação, e da polonesa Karolina Winkowska, segunda colocada do ranking, que se machucou esta semana e também está fora da disputa.

O Kitesurf Wind Riders recomeça nesta quinta-feira (15.9), às 11h , com as primeiras baterias da chave principal. O evento poderá ser acompanhado ao vivo no site http://www.prokitetour.com/pkra-brazil2011-trials.php


Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da PKRA, o Kitesurf Wind Riders tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Emprotur.O presidente da Associação de Kitesurf e surf do RN, Gaspar N.Silva muito satisfeito com o evento.

RN receberá Convenção Nacional das CDLs em 2012

Foi anunciado durante a Convenção Nacional das Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL em Fortaleza, que Natal será a sede do próximo Congresso dessa Federação em novembro de 2012. A notícia foi muito bem recebida por todos que fazem o segmento do comércio assim como por todo trade turístico potiguar que reforça a importância do turismo de eventos para um destino como o RN.



"O apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da equipe da EMPROTUR, num trabalho de convencimento aos congressistas, foi de fundamental importância para mostrar as condições que o nosso Estado possui de sediar o nosso próximo evento; representando parte da nossa cultura regional, traz também para Fortaleza o Show da Orquestra Sanfônica Potiguar juntamente com os cantores Isaac Galvão e Kristal que participam do show de encerramento com o cantor cearense Fagner, oportunidade em que reforçarão o convite a todos para estarem em Natal em 2012. É com muita alegria que anunciamos que no primeiro período das inscrições, já contabilizamos mais de três mil e 500 inscritos para Natal. A intenção é levar para nossa cidade cerca de cinco mil congressistas", afirma o presidente da FCDL, Marcelo Rosado.



O presidente da Emprotur Ramzi Elali ressaltou a importância da captação de eventos deste porte para o Estado. "Este tipo de turista é selecionado e movimenta bastante toda a cadeia econômica da atividade turística. Hotéis, restaurantes, centros de artesanato, taxistas, todos acabam ganhando. O nosso trabalho é mostrar que o nosso destino tem todos os atrativos e estrutura para receber eventos deste nível", finalizou Ramzi.

Cathay Pacific e Dragonair confirmam participação na Feira das Américas

Setor hoteleiro também comparece em peso ao evento que será realizado em outubro


Mais duas companhias aéreas internacionais confirmaram participação na Feira das Américas – Abav 2011: a Cathay Pacific e a Dragonair, ambas de Hong Kong. O evento, que será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro (RJ), contará ainda com a presença das empresas estrangeiras TAP, TAAG, Alitalia, Emirates, Ibéria e Turkish.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão, cada ano maior, das empresas aéreas internacionais. Isso reforça a importância do evento no mercado externo”, declarou o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

No mercado nacional, já confirmaram presença as companhias aéreas Passaredo, Webjet, Gol, Azul, TAM, TRIP e Whitejets.

Outro segmento que irá comparecer em peso, utilizando a oportunidade para a aproximação com a rede de distribuição e a realização de negócios é o setor hoteleiro. Já estão confirmados mais de 30 empreendimentos, dentre eles, Aquiraz, Golden Tulip, Ouro Minas, Vila Galé, Iberostar, Grand Palladium, Tivoli, Transamérica, Paradise, Meliá, Hilton e Accor.

E quem estará fazendo sua estreia este ano, ao lado dos hotéis Allia, Real Resorts Cancun, Breezes Búzios, Intercity e Riviera Nayarit, dentre outros, é a administradora de empreendimentos hoteleiros Vert Hotéis, que vai investir no Brasil cerca de R$ 1 bilhão nos próximos três anos.

Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br, pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas, pelo Facebook www.facebook.com/FeiraDasAmericas ou pelo site www.feiradasamericas.com.br.

Painel “Ética no Poder e Gestão no Turismo”abre 39º Congresso da ABAV

O painel de debates “Ética no Poder e Gestão no Turismo” com a presença do antropólogo Roberto DaMatta promete dar uma pequena mostra de como será o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que acontece de 19 a 21 de outubro no Rio de Janeiro. O debate acontece logo no primeiro dia, 19 de outubro, quarta-feira, das 12h30 às 13h15.



A próxima edição do 39º Congresso Brasileiro da Abav está sendo desenhada com muitas novidades que focam a necessidade de transformar o encontro e elevá-lo para ser um centro de discussões provocativo, atual e sintonizado com as necessidades e urgências dos Agentes de Viagens. A Abav quer tirar benefícios dos cenários e oportunidades do presente e não tirar os olhos e o planejamento do futuro.

Para isso a Associação está trazendo profissionais conceituados do mercado que vão inaugurar uma nova era no Congresso com Rodadas de Oficinas inéditas abordando os mais modernos assuntos de gestão voltados ao Turismo. Gabriela Otto, diretora da GO Consultoria, por exemplo, vai falar sobre como a implantação do conceito de hospitalidade na empresa pode beneficiar o atendimento; Luiz Carlos Martins, Diretor Estratégico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vai liderar a oficina “Olimpíadas 2016 : Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos”; Benjamin Gleason, diretor geral do Groupon Brasil e Maira Barcellos, gerente geral de viagens Peixe Urbano, estarão juntos na palestra “Sites de Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o Agente de Viagens”; e a palestra “O Poder do Boca-a-boca Virtual” com Alessandro Lima, CEO da E-Life Inteligência de Mercado, promete ser concorrida.

Essa expectativa de mudança e a vontade de trazer mais criatividade, levou a Abav a contratar a Imaginadora Marketing e Inteligência em Eventos para pensar o Congresso com novo formato e novo enfoque. O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká, afirma: “A Imaginadora, liderada por Ana Donato, assina alguns dos mais inovadores e estratégicos eventos que a Indústria de Viagens vem realizando nos últimos anos. Essa qualificação nos levou a acreditar no potencial criativo para chegar ao resultado que esperamos.” A Imaginadora é responsável pela produção de todo o conteúdo do Congresso e da dinâmica da abertura, oficinas e plenárias.

O diretor do Instituto de Capacitação da Abav Nacional (ICCABAV), Antonio Azevedo, afirma que quando os cenários mudam, temos que mudar também nossos instrumentos de trabalho e de ação: “O momento é de investir em capacitação, preparar pessoas e contribuir para que os líderes entendam o lado positivo das mudanças. É isso que estamos fazendo e certamente teremos um dos melhores congressos da ABAV”

PESQUISA NORTEIA TEMÁRIO

O temário foi estruturado a partir de uma pesquisa de mercado com representantes de vários segmentos, que sinalizaram algumas das principais demandas do setor. Com base nos dados apurados, definiu-se a programação e o tema central: “Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo”.

Durante os três dias do Congresso serão mais de 50 oficinas percorrendo um mix de gestão e marketing de forma criativa e diversa. Quem participar terá uma valiosa oportunidade de ouvir as recomendações de experts da academia e de profissionais do mercado sobre promoção, distribuição e desenvolvimento de produtos; tecnologia; estratégia; comunicação, marketing, vendas; direitos do consumidor; entre outros assuntos inéditos no Congresso.

E como já aconteceu em outras edições do Congresso, a Reserve comprou mais uma vez um espaço exclusivo para a realização do 6º Workshop de Tecnologia Reserve que será no dia 20 de outubro, quinta-feira, das 10h00h às 17h00, dirigido para Agências Reservistas (usuários do sistema Reserve) e não-reservistas.

Quem quiser inspirar-se ou orientar-se de forma objetiva seus negócios com Turismo, terá à disposição um show de conhecimento. É só comparecer.

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011, será realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, no Riocentro (RJ).

Acompanhe o evento pelo blog www.blogfeiradasamericas.com.br, pelo Twitter www.twitter.com/feiraAmericas, pelo site www.feiradasamericas.com.br ou pelo Facebook www.facebook.com/FeiraDasAmericas.


Confira a programação preliminar:

19 de outubro – das 13h30 às 16h30:

O impacto e as tendências das fusões no Turismo
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora

Copa do Mundo 2014 – Como ganhar esse campeonato de oportunidades
Dival Schmidt, Coordenador Nacional do Programa Sebrae 2014
O lucrativo e exigente segmento de Viagens de Incentivo: Aprenda com o Manual dos experts
Jorge Medauar, Vice Presidente de Desenvolvimento Setorial Incentivo da Ampro
Painel: O Segredo dos melhores promotores do Brasil
Moderador: Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo
Claudia Brazil, Executiva de Contas - Esferatur
Mílvia Santos, Executiva de Contas - TAM
Ivan Mauro, Executivo de Contas - Costa Cruzeiros
Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens ?
Benjamin Gleason, Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Maíra Barcellos, Gerente Geral de Viagens - Peixe Urbano
Agências online: como entender e também participar deste canal de distribuição?
Bob Rossato, Sócio-fundador - Viajanet

Olimpíadas 2016 : Estratégias e Recomendações para Destinos e Distribuidores de Viagens durante Mega Eventos
Luiz Carlos Martins, Diretor Estratégico do Comitê Olímpico Brasileiro – COB
Agência de viagens home based: isto é bom para seu negócio?
Filipe Fortunato, Diretor Tia Augusta

Os aprendizados das Grandes Operadoras de Turismo e o Aproveitamento para as Pequenas Agências
Ricardo Souto Ferreira, Vice-presidente Executivo – Alatur

A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro?
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora

Gente Jovem na sua Empresa: Como Engajar Novos Talentos!
Sergio Pais, Gerente Engajamento e Consultor - Gallup Consulting
A Economia está com vento a favor: como aproveitar?
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora

Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria, entrevista Copacabana Palace

Relação Fornecedores e Distribuidores de viagens: você sabe negociar?
Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo

Viagens de Experiência –Seu passageiro quer ser o James Bond? No problem!
Pedro Ópice e Guilherme Freitas, Sócios- fundadores – Jazzside

Nova classe média: conheça técnicas e recomendações incríveis
Gianfranco Beting, Diretor de Comunicação e Marcas - Azul Linhas Aéreas


20 de outubro – das 13h30 às 16h30:

Estratégia e Promoção do Brasil - Os Novos Rumos e Planos do Ministério do Turismo para os Próximos Dois Anos
Flavio Dino, presidente da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo

Painel: O Segredo dos melhores promotores do Brasil
Moderador: Gustavo Syllos, Diretor - Forma & Conteúdo
Claudia Brazil, Executiva de Contas - Esferatur
Mílvia Santos, Executiva de Contas - TAM
Ivan Mauro Executivo de Contas - Costa Cruzeiros

O poder do boca-a-boca virtual
Alessandro Lima, CEO - E-Life - Inteligência de Mercado
Produtos para Operadoras e Agentes de Viagens: Alternativas e Práticas no Turismo de Luxo
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria

Sites Vendas Coletivas: oportunidade ou ameaça para o agente de viagens?
Benjamin Gleason, Diretor Geral e CFO do Groupon Brasil
Maíra Barcellos, Gerente Geral de Viagens - Peixe Urbano

A nova atitude do agente de viagens: vendedor ou conselheiro?
Luis Paulo Luppa, Presidente - Trend Operadora

Comunicação: As Estratégias que Vieram para Ficar
Gabriela Otto, Diretora - GO Consultoria

Como Tornar as Inovações Rentáveis
Luiz Carlos Barbosa, Ex-Diretor SEBRAE Nacional Especializado em Gestão e LCB Consultoria

Segmentação: Eles Estão Dando Certo – Produtos para Adolescentes
Fabio Depret, Sócios-diretor da FormaTurismo

Traga o conceito de Hospitalidade para sua Agência
Gabriela Otto, - GO Consultoria, entrevista Copacabana Palace

O poder do boca-a-boca virtual
Alessandro Lima, CEO - E-Life - Inteligência de Mercado

Relações de Consumo: Atitudes que afetam as Agências de Viagens
Marcelo Oliveira, CMO Advogados

Mercado GLS : Como Atender este segmento?
Oswaldo Valinote, Vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS

Painel: Quem é o viajante Brasileiro?
Caco de Paula, Editor-chefe da Abril - Pesquisa realizada por IBOPE e CNC

Estratégias bem-sucedidas na Mídia Digital
André Porto Alegre, Diretor Comercial da Circuito Digital e Blogueiro do Meio&Mensagem

Seguro de Responsabilidade Civil: até onde vai a responsabilidade da agência de viagens para com seu passageiro?
Mario Gasparini, Diretor da Interface Seguros

Boas Práticas: Hotelaria Adaptada, Ocupação 100%!
José Fernandes Franco, Proprietário do Hotel Campo dos Sonhos


21 de outubro – das 13h30 às 16h30:

Adaptabilidade: Um Viajante Diferenciado. Recomendações Práticas para Hotéis, Atrações e Companhias Aéreas
Ricardo Shimosakai, Autor - Blog Turismo Adaptado

Alternativas e Práticas no Turismo Rural
Andreia Arantes, Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Turismo Rural - IDESTUR

Mercado GLS : Como Atender este segmento
Clóvis Casemiro, Embaixador da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA)

Oportunidades em Cruzeiros Marítimos : como promover e atrair diferentes tipos de passageiros
Francisco Ancona Lopez, Publicitário Especializado no Segmento Marítimo

Turismo de Saúde - Um Segmento que cresce cada vez mais no Brasil
Mariana Palha, Fundadora da Agência Primal Medical Travel e idealizadora da Brazil Health

Você sabe vender Turismo de Aventura e Ecoturismo?
Jean Claude Razel, Presidente da Associacão Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA)