Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

AMAZONAS, UM ESTADO ÍMPAR NO BRASIL

O maior estado do Brasil em termos geográficos, o Amazonas, se destaca pela grande diversidade de atrativos naturais e culturais. Com cerca de dois milhões de habitantes, o Amazonas vem crescendo, e Manaus, a capital, uma cidade onde o povo bastante acolhedor e hospitaleiro vem conquistando visitantes de todo o mundo. Antigamente poderia dizer que o Amazonas era somente procurado por estrangeiros, mas hoje, ainda ´[e procurado por coreanos, americanos e europeus, porém os brasileiros estão descobrindo este destino encantador, encravado em solo brasileiro. A presidente da Amazonastur(órgão de promoção turística do Estado), Oreni Braga, vem apostando na consolidação do destino no mercado nacional. Vários projetos estão programados para difundir mais ainda o destino no setor nacional. Em julho será deflagrado uma campanha em torno dos roteiros integrados para Salvador, Rio e Manaus. Press trips também serão montados bem como workshops e o nordeste poderá ser um grande alvo.
O turismo de selva, o ecoturismo e o turismo cultural são grandes atrativos no mercado amazonense. Resorts com campos de golfe e toda infra-estrutura para atender hóspedes especiais que querem curtir a natureza, a selva, enfim todo o potencial da região vem sendo explorado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hotéis de Foz do Iguaçu devem ter ocupação de 86% no feriado de Corpus Christi

Os hotéis de Foz do Iguaçu devem registrar alta ocupação no feriado de Corpus Christi, revela pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis). O estudo indica que 86% dos leitos estão reservados de quinta a domingo (23 a 26 de junho).
A estimativa de instalação em hotéis de cinco estrelas é de 95%. Já nos estabelecimentos de quatro estrelas, está prevista média de 86%, enquanto que os de três e duas estrelas terão ocupação de 82% e 80%, respectivamente.
O estudo do Sindhotéis também traça o perfil dos visitantes. Os brasileiros são a maioria, totalizando 65%. Já os argentinos correspondem a 16% da ocupação, enquanto que outros estrangeiros somam 19%.
“Essa grande movimentação de turistas vai envolver não somente os hotéis e atrativos turísticos, mas restaurantes, comércio e a cidade como um todo”, explica o presidente do Sindhotéis, Carlos Silva.
A pesquisa foi realizada no último dia 17, tendo uma amostragem de 28 hotéis da cidade. A designação de estrelas é figurativa, e representa uma similaridade com o padrão do Ministério do Turismo, para fins de ilustração.
Foz conta com mais de 20 mil leitos. Esse número só é inferior ao de São Paulo (40 mil), Salvador (30 mil), Rio de Janeiro (27 mil) e Florianópolis (26 mil), conforme estudo publicado no site www.exame.com. Lembrando que um leito corresponde a uma pessoa hospedada. Normalmente um apartamento pode ser individual, duplo ou triplo.

JORNALISTAS DE TURISMO VISITAM FÁBRICA DA MOTO HONDA EM MANAUS E FICAM IMPRESSIONADOS COM A INFRA ESTRUTURA DE PRODUÇÃO





JORNALISTAS DE TURISMO VISITAM A FÁBRICA DA MOTO HONDA EM MANAUS

Jornalistas de Turismo participam de uma viagem a Manaus e Parintins, a convite da Amazonastur e Abrajet de Manaus, presidida por Paulo Roberto. Esta jornalista e blogueira viajou a convite das duas entidades, e desde ontem se encontra na cidade.
Hoje pela manhã os jornalistas, presidentes das seccionais das Abrajets participaram da reunião do Conselho Nacional da Abrajet no Comfort Hotel, presidida pelo presidente Helcio Estrela. A reunião contou com a presença da presidente da Amazonastur, Oreni Braga, que também recente foi eleita vice-presidente do Fornatur, eleição ocorrida na semana passada em Foz do Iguaçu(PR).

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga saudou todos os jornalistas, agradeceu ao presidente da Abrajet-Manaus pela iniciativa em trazer jornalistas de todo o país para conhecer o potencial do Amazonas. Segundo ela, a Amazônia sempre foi visitada pelo mercado internacional, porém agora ela está fazendo um trabalho para divulgar o Estado em todo o país, valorizando mais ainda o potencial. A partir de julho começa uma campanha, em torno de um roteiro integrado, onde poderá consolidar o destino, sendo quatro dias no Rio, quatro dias em Salvador e quatro dias na Amazônia.Em relação à Parintins, ela ressaltou que se trata de uma simbiose , e um show, um espetáculo à parte.
Na reunião do conselho nacional da Abrajet nesta manhã no Comfort hotel, no distrito industrial de Manaus, foi discutida prestação de contas,proposta de anistia contributiva -período 2010 para trás e alterações necessárias no estatuto e assuntos diversos como o congresso da categoria para 2012. Neste ano o congresso acontece de 22 a 27 de setembro em Belém do Pará.

VISITA A FÁBRICA DA MOTO HONDA EM MANAUS
Após a primeira parte da reunião realizada pela manhã, os jornalistas seguiram para a fábrica da Moto Honda , onde foram todos recebidos pelo gerente de relações institucionais da empresa, Mário Okuba e por Manuel Libório, diretor de produção da fábrica há 32 anos





.

Os jornalistas inicialmente assistiram um filme institucional sobre a fábrica, depois participaram de um almoço regado a culinária amazonense e pratos diversos. Seguiram depois para visita técnica a fábrica que tem instalada desde 1976, com 10 mil e 500 funcionários, e onde são produzidas 7 mil e 500 motos por dia.

Nesta quinta-feira, os jornalistas seguem para o Amazonas river Golf & Resort, hotel de selva, onde almoçam, e em seguida seguem em vôo fretado para Parintins onde participam da abertura do evento.

SÃO JOÃO NA RODOVIA ILHÉUS/CANAVIEIRAS

O “São João É Praia e Forró”, que será realizado no Parque de Exposições, na rodovia Ilhéus/Canavieiras, no período de 23 a 28 deste mês, contará com a participação de grandes atrações do forró nacional. O evento, que integra as comemorações alusivas aos 477 anos de fundação e aos 130 anos de elevação à categoria de cidade, deverá atrair turistas de vários pontos da Bahia e do Brasil. Com o objetivo de valorizar, difundir e estimular uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste, o “São João É Praia e Forró”, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo do Estado, também contará com um animado concurso de quadrilhas.

Entre as principais atrações definidas para o São João de Ilhéus, destacam-se os grupos Fala Mansa, uma das maiores bandas de forró do Brasil, e Estakazero, que há cerca de 10 anos leva para todo o país o melhor do forró baiano. Também estarão presentes na festa junina do município atrações de grande prestígio junto ao público, como Lordão, Caviar com Rapadura, Mel de Forró, Xote Apimentado, Circuito do Forró, Zabumbahia e Cheiro de Forró.

O “São João É Praia e Forró” contará ainda com Dorgival Dantas, Adelmário Coelho, Márcio Santos, Edu e Maraial, Zelito Miranda, Forrozão Kueka de Pakito, Bebeto e Banda, Luiz Bob e os Gonzaga, Itassucy e Forrozão Balaio de Gato, Forró Mais Eu, Rodrigo & Alessandro, Acarajé com Camarão, Xote Apimentado e Forró Gonzaguiando, entre outros. A festa, que promete ser uma das mais animadas dos últimos tempos, deve começar todos os dias por volta das 22 horas e alcançar as primeiras horas do dia seguinte.

Parque de Exposições – Para transformar o Parque de Exposições num aconchegante arraial, o lugar receberá várias intervenções até o início da festa junina deste ano. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, o Parque será beneficiado, entre outros, com serviços de drenagem, limpeza do canal, reforço do sistema de iluminação e poda de árvores e da grama local. “Graças ao esforço do prefeito Newton Lima e do apoio da Bahiatursa, teremos mais uma vez um grande São João, capaz de atrair um público médio de 20 a 25 mil pessoas por noite”.
(Fonte: Prefeitura de Ilhéus).

CABARET DO ROSSI NO TEATRO RIACHUELO EM NATAL

O público pediu e a DC Produções e Trupe Promoções resolveu antecipar a venda do Cabaret mais falado do Brasil.

Mesclando o amor exagerado de um coração partido pela dor de corno, o romântico-brega Reginaldo Rossi , por muitos chamado de "Rei", lançou seu mais novo trabalho "Cabaret do Rossi" que é com certeza o seu melhor registro em vídeo. Além da releitura de sucessos populares como "Taras & Manias", "Dama de Vermelho", "Boate Azul", tem também "Amor I Love You", "Só Você", estas que ganharam roupagem no melhor estilo brega. O CD também trás as inéditas "Aceito Tudo de Você", "Senha" e "Não Dá Pra Voltar".

O show acontece no Teatro Riachuelo criando um ambiente de um verdadeiro cabaré chique. É nesse ambiente que Rossi se supera, nos presenteando ao cantar as canções com seus trocadilhos de um verdadeiro conhecedor e, como ele mesmo diz, advogado das mulheres. O show será recheado de sucessos da carreira do cantor e clássicos internacionais como a música I Will Survive que fica ainda muito melhor e divertida na roupagem do Rossi.

Cabaret do Rossi, o novo show de Reginaldo Rossi já a venda na loja Elementais do Midway Mall.

CABARET DO ROSSI
Reginaldo Rossi
Dia 06 de agosto - 20h
Abertura: Grupo Acorde UFRN
Vendas: Elementais Midway
Informações: Telepesquisa 3620 5262

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=iov2c1405AM

Hotel Pipa Atlantico vai inaugurar Centro de Convenções no dia 1º de Julho DE 2011

Na sexta-feira, 1º de julho, às 17h30, a empresária paraibana Luciana Freitas, vai inaugurar o Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico recebendo jornalistas Paraibanos, de Natal, Recife e representantes do trade turístico dessas capitais vizinhas. O empreendimento luxuoso, com capacidade para 400 pessoas, é um projeto da arquiteta paraibana Bethânia Tejo, todo cercado de sistema tecnológico, com som, DVD, internet e wi-fi. O lugar é o primeiro construído em na praia de Pipa desse porte, destinado ao turismo de eventos, palestras, cursos, treinamentos, conferências etc.

--

terça-feira, 21 de junho de 2011

ARRAIÁ INARAÍ 2011

A Inaraí Turismo realiza nesta quinta-feira – Véspera de São João, o seu ARRAIÁ INARAÍ 2011. Na programação consta, Cortejo Junino com Trenzinho e Carroças pelas ruas da cidade animados por Carro de som, Barracas com comidas típicas, Show de fogos, Quadrilhas e muito Forró Pé de serra.

Os 180 clientes que aderiram ao pacote, serão conduzidos em 03 ônibus e alguns vão de carro próprio, e ficarão hospedados no Hotel Serrano e Hotel Chalé Lagoa dos Ingás, onde ocorre o Arraiá.

Ainda na programação que ocorre de 23 a 16/06, acontecerá City Tour em Martins, Passeio a Casa de Pedra, Passeio ao Lajedo da Soledade em Apodí, e programação noturna no Mirante do Canto e no São João Alegre em Portalegre.


PROGRAMAÇÃO
23/06 (Quinta-feira): Natal / Martins – 360km (5h) – Feriado de Corpus Christi
11h Previsão de chegada / Acomodação nos hotéis – Chalé, Serrano e Pousada da Lalá / Almoço
15h Tour em Martins com visita a Igreja Matriz, Museu Municipal, Igrejinha do Rosário
18h Jantar / Cortejo Junino com carroças, trenzinho e forrozeiro, pelas ruas de Martins, com o Arraiá Inaraí no Chalé Lagoa dos Ingás
Forró pé de serra, quadrilhas improvisadas e comidas típicas
24/06 (Sexta-feira): Martins / Apodí
07h Café / Manhã livre – Sugerimos: Passeio Opcional ao Lajedo da Soledade – Apodí
12h Almoço em Martins
15h Passeio ao Mirante do Canto
18h Jantar / Saída para o São João Alegre em Portalegre – Festa junina de rua: Concurso de quadrilhas e shows
25/06 (Sábado): Martins / Portalegre
07h Café da manhã / Passeio a Portalegre com visita a Igreja Matriz, Mirante Boa Vista e Terminal da Bica, retornando para o almoço em Martins
16h Passeio ao Mirante da Carranca
18h Jantar / Programação no Mirante do Canto – Música ao vivo
26/06 (Domingo): Martins / Natal
07h Café / Programação Livre - Sugerimos: Passeio a Casa de pedra (opcional)
12h Almoço / Encerramento de extras no hotel / Retorno para Natal.
19h Previsão de chegada a Natal / Paradas para desembarque na Divemo, Passarela de Neópolis, Posto Mirassol, Portão principal do IFRN e Inaraí Tour / Fim dos nossos serviços.

PLANTÃO – INARAÍ TOUR:
(84) 8835-9263 / 9134-5892

Ezequiel quer mais ênfase na divulgação do destino RN como forma de combater a queda do fluxo turístico



Na sessão desta terça-feira (21), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) protocolou requerimento solicitando que o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, invista com mais ênfase na divulgação do destino Rio Grande do Norte como forma de combater as recentes quedas no fluxo turístico potiguar. Os índices negativos vêm sendo divulgado na imprensa especializada.

“A Secretaria de Turismo precisar tomar uma medida forte para combater esses dados. A capital potiguar só conseguiu atrair cerca de R$ 6 mil visitante/dia, o que mal garante uma ocupação de 10% à nossa hotelaria. O turismo é uma das categorias que mais gera emprego no nosso Estado. Como tudo é uma bola de neve, caso continue caindo o fluxo turístico, o desemprego também tende a aumentar”, argumentou.



--
Créditos da Foto: João Gilberto

EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PERNAMBUCO

O Instituto Muito Especial, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia realizará no Recife, o ciclo de palestras gratuitas “Sucesso das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho de Recife”. Para palestrar sobre o assunto, o Instituto levará Romeu Kazumi Sassaki, consultor de inclusão da empregabilidade a pessoa com deficiência, Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e do Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva (CAT/SNPD/PR). Romeu é ativista de direitos da pessoa com deficiência desde 1960, autor do livro "Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos".

Veja o currículo completo: www.sanvillesul.com.br/conferencia/CV_Romeu.doc

A palestra precisa ter no mínimo 20 participantes e conta com o seguinte conteúdo programático: conceitos; definições; dados estatísticos; situação das pessoas com deficiência no Brasil; garantias legais de acesso ao trabalho; benefícios que a inclusão traz para a empresa; os passos a serem dados dentro da empresa; medidas para assegurar a acessibilidade; medidas para superar o preconceito; como conviver com a pessoa com deficiência; como envolver os parceiros, entre outros.

As palestras são exclusivamente para empresas e instituições, poderão ser realizadas entre os dias 27 de junho a 01 de julho, por isso temos urgência no agendamento. Caso tenha interesse, ligue para (21) 3239-1864 ou (21) 8345-9786, até o dia 27 de junho, entre 9h e 18h, tratar com Ricardo Janote.

Não percam esta chance de preparar sua equipe e garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho de Pernambuco.

Equipe Muito Especial

Jornalistas de turismo fazem reunião nesta quarta em Manaus

O Conselho Nacional da Abrajet, composto por aproximadamente 40 jornalistas especializados em turismo, estará reunido a partir das 8 horas desta quarta-feira no salão de reuniões do Confort Hotel, no Distrito Industrial.



Composto por jornalistas de todos os pontos do País, o Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) faz sua primeira reunião de trabalho do ano na cidade de Manaus. Na oportunidade, serão debatidos temas como reforma estatutária, perfil dos associados, participação da entidade em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e prestação de contas do último semestre. Esta blogueira, jornalista participa como convidada especial no evento.

Todos os jornalistas envolvidos na reunião chegaram a Manaus nesta terça-feira. Entre eles o presidente nacional da entidade, jornalista Hélcio Estrela, que se mostrou empolgado com o resultado deste primeiro encontro. “Temos muita coisa a discutir, pois teremos um evento grande como o Mundial de futebol que trará um grande número de turistas para o Brasil”, disse o presidente.

Na programação dos jornalistas, além da reunião de trabalho, está previsto também um encontro com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga. A entidade amazonense foi uma das principais incentivadoras desse encontro por acreditar na força que da entidade a nível nacional. “A Amazonastur abraçou o nosso encontro e está nos proporcionando todas as condições de trabalho”, disse o jornalista Paulo Roberto Pereira, presidente da Abrajet do Amazonas.

Após a reunião de trabalho, os jornalistas de turismo conhecerão um pouco do Pólo Industrial de Manaus, através de visita a fábrica da Moto Honda. Todos estão entusiasmados com essa possibilidade de conhecer o Distrito Industrial do Amazonas e poder se integrar um pouco mais com a rotina de uma empresa como a Moto Honda.

Na manhã de quinta-feira será a vez de conhecer as características turísticas do Amazonas. Para isso, os jornalistas visitarão o Hotel Amazônia Golf Resort, na estrada AM-010. Será uma oportunidade de conhecer empreendimentos voltados para o turismo e com grande preocupação sócio-ambiental.

Ainda na quinta-feira todos seguirão para o município de Parintins, onde conhecerão a cidade e os preparativos para o Festival Folclórico. E na noite de sexta-feira, o acontecimento mais esperado por todos: assistir a noite de abertura do Festival, no Bumbódromo. No sábado, todos retornam as cidades de origem.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

BRASIL TEM 1,17 MILHÕES DE NOVOS EMPREGOS ESTE ANO

Em maio foram gerados mais de 250 mil empregos com carteira assinada, o terceiro melhor registro da série histórica

Entre janeiro e maio foram gerados no Brasil 1.171.796 empregos formais, segundo melhor resultado na série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ficando atrás apenas do registrado em 2010, quando foram abertos 1.383.729 postos. Em maio, foram formalizados 252.067 empregos em todo o País, com variação de 0,69%, terceiro melhor resultado da série histórica Caged, superado apenas pelo resultado de maio de 2004, com 291.822 postos, e maio de 2010, com 298.041. Já o acumulado nos últimos 12 meses apresenta saldo de 2.256.765 registros de carteira assinada - variação de 6,47%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A criação de empregos em maio foi resultado, segundo o MTE, do recorde de admissões para todos os meses do Caged, com 1.912.665, e o segundo maior resultado de demissões para todos os meses da série histórica, com 1.660.598 desligamentos. Para o ministro do MTE, Carlos Lupi, isso mostra que há grande movimentação da mão de obra, e, com este dinamismo, o mercado de trabalho se mantém aquecido.

Setores - Na distribuição por atividade econômica, todos registraram aumento no saldo de empregos em maio. O setor agropecuário foi o que mais cresceu, registrando 79.584 novos postos de trabalho, com alta de 5,11% — a maior taxa de crescimento entre todos os setores. O MTE considera que a alta verificada no setor agrícola se deve a fatores sazonais na região Sudeste, com o início da lavoura de café, cana-de-açúcar e laranja. O setor de serviços, com a geração de 71.246 empregos celetistas, e a construção civil, com 28.922, tiveram o segundo melhor saldo para o mês. O setor de indústria também apresentou bom desempenho com a criação de 42.301 empregos formais. Entre os 25 subsetores, somente a Indústria de Calçados e a Indústria Têxtil fecharam vagas no período.

Regiões - A região sudeste foi a que mais obteve registros com carteira assinada, totalizando 174.836 novos empregos, terceiro melhor resultado para o período. Os estados de São Paulo, com 86.737 registros, Minas Gerais, com 56.977, e Rio de Janeiro, com 18.603, lideram a lista. O Centro-Oeste registrou saldo recorde para maio, com a geração de 21.829, um aumento de 0,80% em relação ao estoque de trabalhadores com carteira assinada no mês anterior, segundo melhor resultado entre as regiões. O Sul criou 25.741 postos, terceiro melhor saldo para o mês, o Nordeste 25.094 e o Norte 4.567.

Áreas Metropolitanas – O emprego no conjunto das nove áreas metropolitanas (BA, CE, MG, PA, PE, PR, RJ, RS e SP) cresceu 0,42%, representando a geração de 65.070 postos de trabalho, o terceiro melhor desempenho da série histórica do Caged. No interior desses aglomerados urbanos, o emprego cresceu 1,08%, o que corresponde ao incremento de 143.823 postos de trabalho, devido, primordialmente, ao desempenho do setor agrícola.
FONTE:SECOM PRESIDENCIA DA REPÚBLICA

LAN VOA PARA PERU COM ÓTIMOS PREÇOS SAINDO DE FOZ DO IGUAÇU(PR) E PARA OUTROS DESTINOS, CONFIRAM

Tarifas, a partir de:

Foz do Iguaçu – Lima = usd 339
Foz do Iguaçu – Cusco = usd 389
Foz do Iguaçu – Los Angeles = usd 890
Foz do Iguaçu – Miami = usd 872
Foz do Iguaçu – Nova York = usd 996

MGM Operadora inaugura filial em Foz do Iguaçu (PR)

A MGM Operadora inaugurou uma filial em Foz do Iguaçu (PR). Comandada pelo profissional Ben Hur Angeli, a filial será responsável por abranger cerca de 4 milhões de pessoas residentes em Foz do Iguaçu, cidades do sudoeste do Paraná, região leste do Paraguai e norte da Argentina. “O objetivo da MGM é levar a este consumidor toda a gama de produtos da Operadora, entrando em novos nichos de mercado. Com este público, pretendemos aumentar em mais de 10% nossas vendas”, avalia o diretor comercial da MGM, Arnaldo Levandowski.

Já para o supervisor da nova filial, a sua vasta experiência em conjunto com a credibilidade da MGM, terá uma grande importância na recepção de novos clientes para a Operadora. “Quero repassar para a MGM todo o meu conhecimento, adquirido por mais de 25 anos de trabalho na área. Além disso, o público também sairá ganhando, pois terá a oportunidade de adquirir os excelentes produtos da MGM”, revela Ben Hur.

Com a abertura da filial em Foz do Iguaçu, a MGM Operadora dá continuidade a seu plano de expansão que, em 2011, ainda engloba a abertura de mais uma filial em Blumenau (SC). “Em 2010, a MGM cresceu cerca de 32% com relação ao ano de 2009. E, para 2011, a nossa meta é um crescimento em torno de 45%. Além das novas filiais, estamos investindo nos nossos departamentos de grupos e eventos”, finaliza Arnaldo Levandowski.

A nova filial terá sua sede em uma região bem localizada: no centro da cidade, na rua Almirante Barrozo, 1817. Mais informações: (45) 3029-0102 e www.mgmoperadora.com.br.

SECRETÁRIO DE TURISMO DO ESTADO DO PARANÁ, FAISAL SALEH TRABALHA COM CINCO EIXOS ESTRATÉGICOS

Em conversa aberta com esta jornalista, que também é blogueira, o secretário de Turismo do Estado do Paraná, o simpático Faisal Saleh, natural de Foz do Iguaçu e que há seis meses está no cargo, conversou abertamente falou dos seus planos á frente da Setur-PR. O Paraná tem três destinos indutores : Curitiba, Paranaguá/Ilha do Mel e Foz do Iguaçu, todos três turísticos de bastante importância no cenário econômico do país . É um estado rico em história, cultura, gastronomia e atrativos turísticos, enfatizou.

O secretário Faisal Saleh, que participou da sexta edição do festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu,representou o governador Beto Richa na abertura do evento, ressaltou que está trabalhando com cinco eixos estratégicos e com 25 programas.Segundo ele,o turismo será muito bem trabalhado e para isso está buscando inicialmente uma integração e está chamando todas entidades, seja Fecomércio, Sebrae, ABIH,Faep, Ocepar, entre outras para criar um Centro Internacional de Inteligência do Turismo para as regiões turísticas do Estado. "Queremos criar uma dinâmica de influência em cada região. Ele salientou que não basta ter infra-estrutura, mas o valor agregado, as raízes e cultura de cada região deve ser valorizado e preservado



Mesmo no momento sem orçamento para promoção e marketing, Saleh está buscando apoio de toda cadeia turistica e empresarial em torno do turismo. Aplaudiu o evento em Foz, salientando a importância do turismo sustentável e suas bases comunitárias,além da produção associada .
Na foto, com esta jornalista blogueira na sexta edição do festival de turismo das Cataratas realizado de 16 a 18 de junho no Rafain Palace hotel & Convention. Esta jornalista viajou a convite do festival de Turismo das Cataratas.


SOBRE O PARANÁ
Localizado na Região Sul do país, o Paraná ocupa uma área de 199.554 km2, que corresponde a 2,3% da superfície total do Brasil e conta atualmente com 399 municípios instalados (2009).

São cincos as zonas naturais do estado, ou seja: o Litoral, a Serra do Mar, O Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos, todos reservando agradáveis surpresas, nos diversos segmentos do turismo.

O Paraná é subdividido em duas principais bacias hidrográficas: os do Rio Paraná e o complexo de rios da bacia de drenagem do Atlântico.

No litoral, com 98 km de extensão, está localizada a baía de Paranaguá com 300 km2 de área, uma das mais importantes do Sul do Brasil, onde destacam-se os portos de Paranaguá e Antonina.

A temperatura média do Estado é de 18,5ºC, sendo que o clima é dividido em dois regimes: o tropical que domina o Norte, Oeste e Litoral com temperaturas médias de 22° C, e o subtropical ou temperado nas regiões do Centro-Sul, com temperaturas médias entre 10° C e 22ºC.

Seus indicadores econômicos o credenciam entre os maiores produtores do Brasil, participando com cerca de 23% da produção brasileira de grãos, com destaque para: trigo, milho, feijão, algodão, soja, café, mandioca, cana-de-açucar e a erva-mate, além da avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite e de corte. No setor industrial, sobressaem a agroindústria, a alimentícia, fertilizantes, cimento, eletroeletrônica e a metalmecânica, sendo um dos principais estados exportadores do país, com um PIB de R$ 150.712 bilhões (IPARDES - 2007).

Atualmente, a malha rodoviária do Estado do Paraná possui 15.818,18 km de rodovias, sendo que destes, 13.507,81 km são de rodovias pavimentadas. No setor energético, a potencia instalada é de aproximadamente 18.000 MW, gerados em 118 empreendimentos.

Com uma população de 10.284 milhões de habitantes (IBGE - 2007), o estado é formado predominantemente por descendentes de diversas etnias como: poloneses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, espanhóis e japoneses que aqui se fixaram, juntando-se ao índio, ao português e ao negro, os três elementos básicos que formaram o povo e a cultura paranaense, fazendo com que o Paraná seja conhecido como a "Terra de Todas as Gentes".

Apresentado o maior avanço no IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, entre os 6 primeiros estados colocados no ranking nacional, o Paraná tem como principais cidades: Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava e Foz do Iguaçu.
Postado por TURISMO POR CRISTINA LIRA DE NATAL às 18:09

Hotéis Sheraton celebram lançamento do conceito Sheraton Fitness na América latina com evento exclusivo no Brasil

Márcio Atalla comanda bate-papo sobre saúde e qualidade de vida no
lançamento do programa de condicionamento físico 'Sheraton Fitness'
no Sheraton Rio Hotel & Resort

A marca de hotéis Sheraton Hotels & Resorts Worldwide anuncia o lançamento
oficial do inovador programa de saúde e condicionamento físico nos
seus hotéis da América Latina, o "Sheraton Fitness Programmed by Core
Performance®". A Sheraton Hotels e seus proprietários estão
investindo US$ 120 milhões para lançarem no mundo todo o conceito
Sheraton Fitness que oferece aos hóspedes estratégias desenvolvidas
pela Core Performance, especialistas líderes no treinamento de
atletas profissionais. Para celebrar o lançamento dessa iniciativa, o
Líder Global da Marca Sheraton, Hoyt Harper, veio ao Brasil para
comandar na última sexta-feira (17) um evento de lançamento no
Sheraton Rio Hotel & Resort, na Zona Sul do Rio de Janeiro, um café
da manhã para aproximadamente 50 convidados seguido de um bate-papo
sobre saúde e qualidade de vida com o professor de educação física
Márcio Atalla, apresentador do quadro 'Medida Certa' do programa
Fantástico na TV Globo, e o Dr. Alexandre Carvalho, especialista em
medicina esportiva.

A marca Sheraton tem orgulho em se aliar à Core Performance,
desenvolvida pela empresa americana Athletes' Performance e fundada
por Mark Verstegen, ela é líder mundial em treinamento de desempenho,
nutrição e terapia física. Esta aliança marca a primeira vez em que a
Core Performance forma parceria com uma rede hoteleira para criar
programas de treinamento e nutrição personalizados para os viajantes.
Como parte do projeto de revitalização global da marca Sheraton no
valor de US$ 6 bilhões, mais de 130 hotéis Sheraton já contam com o
'Sheraton Fitness' e todos os hotéis Sheraton pelo mundo irão
oferecer o programa até o final de 2011.

"Estamos emocionados com o lançamento desse nosso novo programa de
condicionamento físico pela a América Latina", disse Hoyt Harper.
"Condicionamento físico e viagens seguem lado a lado e temos ouvido
de nossos hóspedes que o exercício físico é uma prioridade quando
estão na estrada. Nossa colaboração com Mark Verstegen oferece uma
diversidade de programas e serviços para ajudar nossos hóspedes a
melhorarem seu regime de condicionamento físico geral e seu
desempenho antes, durante e após sua estadia".

Novo programa atende às necessidades de condicionamento físico dos
viajantes

As estatísticas são conclusivas. Os viajantes precisam de programas
especificamente elaborados para suas necessidades de saúde e
condicionamento físico durante as viagens:

• 25% dos executivos que viajam a negócios experimentam estresse
físico durante os voos
• 40% dos executivos que viajam a negócios não têm tempo para tomar
café da manhã
• A falta de sono já foi o motivo pelo qual 23% dos viajantes
adormeceram durante uma reunião e com que 14% perdessem uma reunião
ou um voo
• Os viajantes que se exercitam ficam mais alertas e têm um nível de
desempenho mais alto

Pensando nestas estatísticas, Mark Verstegen, Fundador da Core
Performance, elaborou um programa holístico exclusivamente para os
hóspedes dos hotéis Sheraton, o qual se origina da mesma metodologia
de treinamento usada pelos atletas profissionais. O programa ajuda
aos viajantes a treinarem e fazerem uma alimentação saudável durante
as viagens, bem como refrescar, recarregar e reorientar suas mentes e
corpos. Se você se exercita todos os dias ou se quer somente
aproveitar os programas de nutrição e as dicas de saúde, o programa
"Sheraton Fitness Programmed by Core Performance" irá ajudar aos
hóspedes a se sentirem melhor e a melhorarem seu desempenho.

O novo programa de condicionamento físico vai além da academia

Os hóspedes poderão experimentar o programa Sheraton Fitness várias
vezes durante sua estadia, incorporando quatro fundamentos para um
desempenho mais adequado: mentalidade, nutrição, movimento e
recuperação:

• Academias de primeira linha projetadas para um melhor desempenho na
vida: A Core Performance desenvolveu uma avançada experiência de
treinamento especificamente para adequar-se às diferente necessidades
dos viajantes e frequente falta de tempo, apresentando eficientes
programas de ginástica "temáticos" de 20 a 30 minutos que se adaptam
às ocupadas agendas de quem viaja regularmente.
• Alimentação saudável: Os nutricionistas da Core Performance
trabalharam juntos com ao hotéis para criarem opções de alimentação
mais saudáveis tanto nos menus das refeições servidas nos quartos
quanto nos restaurantes do hotel.
• Exercícios no quarto do hóspede: Os hóspedes podem também treinar
na privacidade de seus quartos, solicitando gratuitamente uma
"Academia à Tiracolo" – uma bolsa de ginástica contendo cartões com
dicas de exercícios, colchonete para ginástica, rolo de espuma,
elástico extensor e um massageador de madeira.
• Treinamento on-line, depois do check-out: Os hóspedes podem
acessar o programa Sheraton Fitness on-line no site
sheratonfitness.com, que apresenta programas de treinamento on-line
criados pela Core Performance e dicas de saúde e nutrição. Isto
permite que os hóspedes façam download gratuitamente dos treinamentos
e sigam os programas tanto em casa ou quando estiverem em viagem –
eliminando qualquer interrupção do seu regime de condicionamento
físico.

Sobre a Starwood Hotels na América Latina - O portfólio da Starwood
na América Latina agora inclui 65 dos melhores hotéis de sua classe –
tornando-a a maior companhia hoteleira internacional nos segmentos
mais elegantes e luxuosos na América Latina, incluindo 28 hotéis com
a marca Sheraton.

Sobre a Sheraton Hotels & Resorts

A Sheraton ajuda seus hóspedes a fazerem conexões em mais de 400
hotéis em 70 países em todo o mundo e recentemente completou uma
revitalização de US$6 bilhões e está agora no meio de uma expansão
global de US$5 bilhões durante os próximos três anos. A Sheraton é de
propriedade e é a maior e a mais global marca da Starwood Hotels &
Resorts Worldwide, Inc., é uma das mais importantes empresas de
hotelaria e lazer do mundo com 1051 propriedades em 100 países e
145.000 empregados em suas unidades próprias e administradas. A
Starwood Hotels é proprietária, operadora e franqueadora de hotéis,
resorts, e residências com as seguintes renomadas marcas
internacionais: St. Regis®, The Luxury Collection®, W®, Westin®, Le
Meridien®, Sheraton®, Four Points® by Sheraton, e as recém-lançadas
Aloft® e Element(SM). A companhia oferece um dos programas de
fidelidade líderes na indústria do turismo, o Starwood Preferred
Guest (SPG), que permite aos seus membros ganharem pontos e trocarem
por estadias, upgrades e milhas aéreas sem nenhuma restrição de
datas. A Starwood Hotels também é proprietária da Starwood Vacation
Ownership, Inc., uma das mais importantes desenvolvedoras e
operadoras de resorts de férias de propriedade alternada de alta
qualidade. Para mais informações, visite www.starwoodhotels.com .

Sobre Mark Verstegen e a Core Performance

Mark Verstegen é o Fundador da Core Performance e da Athletes'
Performance, a líder global em treinamento de desempenho, nutrição e
terapia física para atletas e equipes de elite. Além de suas funções
na Athletes' Performance e na Core Performance, Mark é o Diretor de
Desempenho da Associação dos Jogadores da NFL e o autor de cinco
livros Core Performance incluindo o Core Performance Essentials e o
Core Performance Golf. Mark participa regularmente das revistas Men's
Health e Outside Magazine e faz regularmente palestras internacionais
sobre como ajudar tanto executivos, atletas e consumidores a
alcançarem seus objetivos de desempenho.

Para mais informações, visite www.sheratonfitness.com .

ICMBio conclui avaliação preliminar do estado de conservação de tubarões e arraias

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de concluir a avaliação preliminar dos riscos de extinção de todas as 169 espécies de elasmobrânquios (tubarões e arraias) registradas no Brasil. Foram compiladas informações sobre taxonomia, distribuição, dados populacionais, principais ameaças e ações de conservação, conforme os critérios e categorias da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

O trabalho, realizado pela Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (Coabio), do ICMBio, subordinada à Coordenação Geral de Espécies Ameaças, foi iniciado em 2009 e envolveu mais de 50 especialistas de todo o País, sob a coordenação científica de Ricardo Rosa (UFPB), Rosangela Lessa (UFRPE), Patricia Charvet (Senai-PR), Carolus Vooren (Furg) e Monica Brick Peres (ICMBio), que coordena o processo de avaliação da fauna brasileira.

O estudo foi consolidado em duas oficinas (Brasília, 2010, e João Pessoa, 2011) sob organização de Rosana Subirá, da Coabio, e contou com o apoio da Gerência de Biodiversidade Aquática, da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (GBA/SBF/MMA), da Sociedade Brasileira para o Estudos dos Elasmobrânquios (SBEEL) e da IUCN (Escritório Regional da América do Sul e Global Marine Species Assessment Unit).

RESULTADOS – Das 169 espécies, duas estão “Regionalmente Extintas” (RE) e 60 encontram-se em alguma categoria de ameaça, sendo 29 “Criticamente em Perigo” (CR), sete “Em Perigo” (EN) e 20 “Vulnerável” (VU). Apenas 31, foram avaliadas como "Menor Preocupação" (LC) e 16 como "Quase Ameaçada" (NT).

O número de espécies com "Dado Insuficiente" (DD) foi considerado especialmente alto (59), indicando que as incertezas taxonômicas e a falta de informações populacionais são um grande problema de conservação para esse grupo. Uma única espécie foi tida como não elegível para avaliação nacional (NA).

Para o ICMBio, responsável no Brasil pela atualização dos dados da lista de espécies ameaçadas de fauna, esses resultados são considerados preliminares, já que as avaliações passarão ainda por uma etapa de revisão cientifica, chamada “Validação”, antes de serem publicadas na revista eletrônica “Biodiversidade Brasileira”.

Essa etapa de validação é extremamente importante já que a clareza da informação e da argumentação serão revisadas por outros especialistas. Eles poderão apontar dúvidas ou inconsistências que serão, então, esclarecidas antes de serem encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela elaboração da Lista Oficial de Espécies Ameaçadas.

PESCA – Os tubarões, arraias e quimeras, também conhecidos como Chondrichthyes, elasmobrânquios ou “peixes-de-couro”, são peixes com esqueleto cartilaginoso. Muitas dessas espécies têm vida longa, fecundidade e mortalidade natural extremamente baixas e, por isso, sua capacidade de reposição populacional é bastante reduzida.

Além disso, muitas espécies formam grandes agregações em épocas e locais definidos para a cópula, parto ou alimentação e têm seus berçários em águas rasas. Segundo Monica Peres da Coabio, "tudo isso torna esse grupo muito vulnerável à pesca".

“As avaliações confirmaram o que já sabíamos", diz Mônica Peres. “A pesca excessiva e não regulamentada foi, e continua sendo, a maior ameaça para esse grupo nas águas brasileiras. Pescarias importantes no passado estão hoje colapsadas, como a pesca de cação-anjo, do cação-bico-doce, entre outras. Apesar de muitas espécies já constarem em listas oficiais de espécies ameaçadas, elas continuam sendo ameaçadas pela captura acidental em diversas pescarias ao longo da costa brasileira.”

Preocupados, os especialistas elaboraram uma carta ao ICMBio, solicitando atenção especial aos tubarões e arraias no ordenamento das pescarias e também proteção das áreas críticas de agregação e berçários das espécies mais vulneráveis.

Natal sediará Campeonato Mundial de Basquetebol Master a partir desta sexta-feira

Com apoio da Prefeitura do Natal, o XI Campeonato Mundial de Basquetebol Master terá início na próxima sexta-feira (24) e prossegue até o próximo dia 02 de julho. Durante dez dias, a capital potiguar vai receber cerca de 4,5 mil pessoas, dentre os quais estão atletas de 30 a 75 anos que representam cerca de 200 equipes de 40 países.



Para o evento, foram selecionados 15 estádios da cidade de Natal com todas as medidas e condições oficiais, equipamentos e materiais técnicos para a prática do basquetebol e o conforto dos expectadores. O Ginásio Nélio Dias, localizado na zona Norte de Natal e com capacidade para 10 mil espectadores, será o principal palco onde estarão presentes estrelas do basquete mundial do passado.



No Mundial de 2007, realizado em Porto Rico, a Federação Brasileira de Basquetebol Master (FBBM) levou o pleito solicitando a realização do evento em Natal. Em 2009, com o trabalho da Prefeitura do Natal que enviou vídeos com as belezas da capital potiguar e com a prefeita Micarla de Sousa defendendo a vinda do Campeonato Mundial de Basquetebol Master para Natal, a cidade foi escolhida como sede do Mundial deste ano durante solenidade em Praga/República Tcheca, em 2009.



Na oportunidade, Natal concorreu com Natal concorreu com 24 cidades do mundo e foi escolhida, entre outros motivos, pela sua rede hoteleira, pelos bons ginásios e pela hospitalidade de seu povo. Durante o evento, a economia deve receber um incremento na ordem de R$ 21 milhões.



Para a prefeita Micarla de Sousa, o Mundial de Basquetebol Master será uma oportunidade para a capital potiguar fazer um ‘treinamento’ para a Copa do Mundo de 2014. “Tenho a certeza absoluta que este Mundial de Basquetebol Master vai nos dar a oportunidade de fazer um ‘esquenta’ para o que será a Copa do Mundo de 2014. Teremos atletas de vários países e vamos ter a chance, inclusive, de trabalhar a receptividade da própria população”, pontuou a prefeita.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU : UM ATRATIVO A PARTE NESTE PÁIS QUE É O BRASIL

Sem dúvida, o Parque Nacional do Iguaçu, além de patrimônio natural da Humanidade é uma das mais importantes relíquias do Brasil. Criado em 1939, pelo decreto lei numero 1.035, abriga o maior remanescente da floresta atlântica.. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileira, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça pintada, puma, jacará-de-papo- amarelo,entre outras espécies.Além da floresta a beleza inigualável das cataratas do Iguaçu, fazem do Parque Nacional do Iguaçu,a primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, no ano de 1986



Mutirão coletivo de limpeza em Bariloche


O tradicional destino de inverno da Argentina que atrai número crescente de turistas brasileiros, teve um dia de muito trabalho hoje, em pleno feriado nacional dedicado ao Dia da Bandeira. Uma frente formada por voluntários da comunidade local, entidades públicas e do setor privado ligadas ao turismo e comércio, entre outros, realizaram uma verdadeira faxina para livrar a cidade das cinzas remanescentes do vulcão. Cerca de 2,5 mil pessoas se concentraram no Centro Cívico – cartão postal da cidade – para levar adiante a empreitada que foi batizada de “Bariloche Mi Casa”.

LANÇAMENTO DO SEXTO SALÃO DO TURISMO -ROTEIROS DO BRASIL SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA(21) PARA A IMPRENSA EM SÃO PAULO

O lançamento do 6º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil para a imprensa será amanhã, 21 de junho, às 10 horas, em São Paulo. A coletiva será no restaurante Brasil a Gosto (R. Prof. Azevedo Amaral, 70 - Jardim Paulista) exclusivamente para a grande imprensa e veículos especializados. Os secretários de Estado de Turismo serão representados pelo presidente do Fornatur, secretário Domingos Leonelli.

GALERIA DAS FOTOS DE QUEM ESTEVE E PASSOU NO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS EM SUA SEXTA EDIÇÃO










Processo seletivo da Universidade do Estado de Santa Catarina contratará 45 professores substitutos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu, nesta segunda-feira (20), as inscrições para o processo seletivo nº 06/2011 que irá contratar 45 professores substitutos, em caráter temporário, em 11 centros da universidade instalados em nove cidades.



Os professores substitutos são admitidos pelo prazo máximo de quatro anos, na falta de um professor efetivo, podendo ser exonerado a qualquer tempo.
As inscrições vão até o dia 30 de junho e devem ser feitas no centro que oferta a vaga para qual o candidato disputará o cargo.



Em Florianópolis, são sete vagas para o Centro de Artes (Ceart); sete para o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed); seis para o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag); e duas para o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).



Em Joinville, são oferecidas cinco vagas. As unidades de Lages, Ibirama e do Oeste Catarinense oferecem mais quatro vagas cada uma. Os centros de São Bento do Sul, Laguna e Balneário Camboriú estão, cada um, com duas vagas previstas no edital, que completam as 45 ofertadas. As vagas são para um regime de trabalho que varia de 2 a 20 horas/atividade.



O processo seletivo terá avaliação de títulos e prova de conhecimentos (escrita e didática), que pode ser complementada com prática experimental e/ou com defesa de produção intelectual. As provas acontecem de 6 a 8 de julho.



O edital completo o processo seletivo nº 06/2011 da Udesc pode ser lido no www.udesc.br/arquivos/id_submenu/857/edital_de_processo_seletivo_n_06_2011_1.pdf

Entidades projetam qualificação do setor de eventos através do Programa Bem Receber Copa

Qualificar seis mil profissionais vinculados às entidades do setor e mais 19 mil matrículas do trade turístico em geral é o objetivo do Projeto Nacional de Qualificação Profissional da Categoria Turística de Negócios e Eventos Para a Copa do Mundo de Futebol – Bem Receber Copa.

O Projeto prevê uma significativa melhoria na competitividade turística de negócios e eventos através da qualificação profissional. A mais recente reunião de trabalho foi realizada no último dia 7, em Brasília, com a presença do diretor da ABEOC, Nehemias Ramos. Nos próximos dias 20 e 21 ocorrerão novos encontros em Brasília para definir como será feita a operacionalização do Programa, com lançamento previsto para o segundo semestre.

O Programa Bem Receber Copa vinculado ao segmento de negócios e eventos é uma parceria do Ministério do Turismo com a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), CBCVB (Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureau), ABRACCEF (Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras ) e AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

O Projeto vai abranger prioritariamente as 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e os 65 destinos indutores e terá vigência de 18 meses. Serão oferecidos 10 cursos específicos para os profissionais da área, visando a “expertise” do segmento e as peculiaridades de megaeventos internacionais.

Entre as principais vantagens do projeto estão a de oferecer a qualificação via Ensino a Distância (EAD), oferecendo incentivos aos profissionais como flexibilidade do horário de aprendizado, interatividade com o aluno, maior quantidade e qualidade das ferramentas e recursos utilizados no aprendizado.

Atualmente, a indústria de eventos no Brasil é responsável por 727.624 empregos diretos e terceirizados e, conforme os padrões deste setor que considera três empregos indiretos para cada direto e terceirizado, pode-se afirmar que o setor de eventos no país gera 2.910.496 empregos.

Para atingir o salto de qualidade profissional e atender os mais de 870 mil visitantes estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014, é preciso ter foco no planejamento, criatividade e inteligência no segmento de eventos, atribuições altamente exigidas do profissional de eventos.

O público-alvo abrange os profissionais de linha de frente, como cerimonialistas, recepcionistas, atendentes, motoristas, coordenador de eventos, especialistas em divulgação e promoção de eventos, fornecedores de marketing de eventos e empresários e profissionais autônomos. Após as atividades de qualificação, será feita pesquisa de aferição dos resultados com o objetivo de avaliar o impacto do projeto, que visa também ampliar as possibilidades de captação de eventos internacionais no Brasil por meio de experiências turísticas bem sucedidas no país.

Com o slogan “O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos”, o Programa Bem Receber Copa abrange também outras áreas além de Negócios e Eventos, como os segmentos de Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem e Entretenimento. O programa está sendo implementado em parceria com entidades integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT) e pretende qualificar ao todo 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursos presenciais e a distância.

LUFTHANSA VAI VOAR CINCO VEZES POR SEMANA ENTRE RIO DE JANEIRO E FRANKFURT

A partir de final de outubro deste ano, a Lufthansa vai passar a voar cinco vezes por semana entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, oferecendo do centro de distribuição na Alemanha conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.

Para celebrar a retomada dos voos a partir do Rio de Janeiro, a companhia está com tarifas promocionais para várias cidades na Europa. A passagem aérea de ida e volta, na classe econômica, para destinos como Barcelona, Berlim, Bolonha, Genebra, Lisboa, Madri e outras varia a partir de US$ 799. Destinos como Varsóvia, Praga e Helsinque variam a partir de US$ 849 e Moscou sai por US$ 899. Sempre com conexão em Frankfurt.

Os novos voos serão feitos a bordo do Airbus 340-300, equipado com três classes, First Class, Business Class e Economy Class. O Grupo Lufthansa, incluindo SWISS, já opera 21 voos semanais de São Paulo para os três centros de distribuição na Europa, Frankfurt, Munique e Zurique (SWISS). Recentemente, a Lufthansa anunciou o aumento de 5 para 7 voos semanais de São Paulo para Munique. Com os novos de Munique e os do Rio para Frankfurt, o aumento de capacidade para o Brasil é de 37%, passando de 19 para 26 voos semanais.

Internamente no Brasil, a Lufthansa também possibilita excelentes conexões a partir do Rio de Janeiro para Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Foz do Iguaçu, facilitando o embarque de e para a Europa de quem mora nestas cidades.

Os valores são válidos para reservas efetuadas até 30 de junho e viagens realizadas entre 30 de outubro e 30 de dezembro. Mais informações www.lufthansa.com

Amanhã (21), às 9h30min, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, o presidente do Sistema Fecomercio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz

Amanhã (21), às 9h30min, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, o presidente do Sistema Fecomercio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e a Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, lançam o edital de licitação para contratar a empresa responsável pela reforma e ampliação do referido hotel e a construção da Escola de Hotelaria de Turismo, uma obra orçada em cerca de R$ 22 milhões, recursos oriundos do Departamento Nacional do Senac.

O fator determinante para a elaboração do projeto deste empreendimento foi a concessão do prédio feita pelo governo estadual, em agosto de 2008, por meio de um Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa do RN. Com esta autorização, foi repassado para o Senac o direito de uso do Hotel Escola Barreira Roxa para o Senac/RN pelos durante 30 anos.



O Hotel

Batizado pelo nome de Barreira Roxa, devido à sua proximidade com uma formação rochosa de coloração roxa, o hotel tem está localizado na Via Costeira, área que detém o maior parque hoteleiro do Estado do Rio Grande do Norte.
A Escola de Turismo e Hotelaria do Rio Grande do Norte foi inaugurada pelo Governo do Estado no dia 3 de novembro de 1985. Inicialmente idealizada para ser a residência oficial do governador, posteriormente teve a sua destinação alterada.
Em abril de 2004, o Hotel passou a ser administrado pelo Senac/RN, resultante de um contrato celebrado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).
Com taxas de ocupação atuais compatíveis com o mercado, aliadas à realização de eventos, noites temáticas e projetos diversos, o Hotel Escola Senac Barreira Roxa, hoje sinônimo de qualidade, tem se destacado nas atividades que desenvolve, tanto pelos cursos ministrados quanto pelos serviços prestados.





A Escola

No período de 2008 a 2010, o Hotel Escola formou mais de nove mil profissionais em cursos da área de turismo e hospitalidade, uma média de três mil pessoas qualificadas por ano. Com a construção da escola de hotelaria a instituição terá capacidade seis mil profissionais anualmente.
A construção da Escola de Hotelaria e Turismo contemplará três cozinhas didáticas, totalmente equipadas com os utensílios mais modernos; sala teórica de gastronomia; laboratórios de informática, garçom, camareira, recepcionista e enologia; e mais sete salas de aula.
Além disso, aumentará o portfólio de cursos oferecidos pelo Senac, como, por exemplo, cursos de aperfeiçoamento para gerentes de bares e restaurantes, bartender flair, técnicas de vendas para bares e restaurantes, pratos flambados em rechaud e práticas de somelier; capacitações em organização de eventos, recepcionistas de eventos e monitor de recreação; cursos técnicos em hospedagem, hotelaria hospitalar, capacitação de gestores de pequenos hotéis e pousadas e aperfeiçoamento para recepcionistas e camareiras dos hotéis e hospitais; cursos de aperfeiçoamentos para guias de turismos e agentes de viagens.
Atento ao enorme potencial do turismo potiguar, a Escola já oferece programas de educação profissional para o setor. São realizados cursos de capacitação nas áreas de Alimentos e Bebidas, Hospedagem, Eventos e Operacionalização de Serviços Turísticos. O Senac utiliza um modelo pedagógico que busca garantir ao aluno uma formação sólida e permanente.
Um modelo que envolve conhecimentos, habilidades técnicas e valores. Além da prática realizada em ambientes pedagógicos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos em ambiente real de trabalho, em contato direto com o cliente. O Hotel Escola atrai para os cursos e oficina um público diversificado tanto de profissionais experientes, dos que simplesmente apreciam a boa culinária, como também os que desejam ingressar no setor. E em todos os cursos e atividades ligadas à gastronomia é reforçada a preocupação com as boas práticas na manipulação e preparo dos alimentos.




Dados sobre a obra

A obra será executada com critérios e recomendações quanto à acessibilidade, sustentabilidade e redução do impacto com o meio ambiente serão atendidos itens como, o reaproveitamento da água da chuva em usos onde não se exige potabilidade, tais como: descarga de vaso sanitário e rega de jardim.
A cobertura é feita com Telhado Verde, também conhecido como jardim suspenso, a fim de minimizar as necessidades teóricas de resfriamento dos ambientes internos por meio de ar condicionado. Serão substituídas cisternas e caixas de água de concreto por reservatórios pré-fabricados de polietileno pelos mesmos motivos acima citados. A energia solar será utilizada para aquecimento da água dos boilers das cozinhas didáticas, bem como da iluminação externa. Além disso, a estrutura atenderá plenamente ao disposto na Norma de Acessibilidade (ABNT/NBR 9050) de modo que os portadores de necessidades especiais possam acessar todos os ambientes pedagógicos e públicos por meio de piso podotátil e sinalização específica.

A sexta edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu superou as expectativas do público




e foi considerada um sucesso por parte dos organizadores. Promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e De Angeli Feiras e Eventos, o evento realizado entre os dias 16 e 18 de junho contou com a participação de 6.032 pessoas em Foz do Iguaçu.
Ao todo, 14 eventos paralelos foram realizados durante os três dias do Festival. Na Feira de Turismo, mais de 400 marcas estiveram representadas nos 240 estandes comercializados, com a exposição de produtos e serviços de destinos de todo o País. De acordo com Paulo Angeli, organizador e um dos idealizadores do evento, "esta é uma feira que já está consolidada. O nosso grande trunfo é o foco no agente de viagens. Sabemos que se há presença dos profissionais, os expositores vêm e neste ano, mesmo com o aumento da área de exposição, tivemos fila de espera para os estandes", comemorou.
Com o tema central, “Tendências do Turismo Regional diante do Novo Perfil Consumidor”, o 5º Fórum Internacional do Turismo de Iguassu – considerado um dos maiores eventos técnico-científicos da área de turismo do Brasil - reuniu 569 participantes, com 60 trabalhos apresentados. O evento possibilitou a troca e cooperação entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do turismo.
O Fórum finalizou com o anúncio dos trabalhos vencedores. Na categoria graduação, Andressa Szekut, com o trabalho "Turismo como valorização da memória e do patrimônio cultural dos gaúchos na cidade de Foz do Iguaçu"; na pós graduação, "Planejamento e sustentabilidade: uma análise da gestão do turismo 2006-2008 a partir das representações dos termos dendê, cvi e maricultura no município de Valença (BA)", de Fernanda Meneses de Miranda Castro, Moema Maria Badaro Cartibani Midlej; e '"randes projetos turísticos no cerrado goiano: o modelo Disney no Rio Quente Resorts", dos autores Vcarim Melgaço Barbosa, Humberto Miranda do Nascimento e Mayra Caiado Paranhos foi o melhor entre os estudos de caso.
Outro registro favorável do Festival foi a Rodada de Negócios - coordenada pelo Sebrae - que contou com 10 operadores nacionais e 7 internacionais realizando agenda e contatos com 60 fornecedores inscritos.

2ª Mostra de Turismo Sustentável
A 2ª Mostra de Turismo Sustentável também apresentou resultado positivo. Foram 58 estandes, que transformaram o espaço em uma vitrine viva de iniciativas de turismo de base comunitária, artesanato e gastronomia.
A Mostra também contou com a apresentação de 18 iniciativas nacionais de turismo sustentável e de base comunitária. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado.
Durante uma entrevista coletiva, a Mostra foi avaliada positivamente. Para a presidente do Instituto Polo Internacional Iguaçu, Fernanda Fedrigo, "a iniciativa ajudou no fortalecimento do turismo de base comunitária. Por isso, a necessidade de trazer pessoas sérias e preocupadas para este debate".
Representando a Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, destacou que “o turismo de base comunitária tem um caráter local, mas tem dimensões globais e está seguindo o caminho certo. O setor pode e vai crescer muito no Brasil”, destacou.

Autoridades otimistas com o turismo
Na solenidade de abertura, várias autoridades do setor estiveram presentes, como o ministro do Turismo, Pedro Novais; o secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald.
Em seu discurso, o ministro Pedro Novais mostrou-se otimista e fez um breve balanço do setor no País: “Atualmente, o turismo corresponde a 3,6% de nosso PIB nacional e temos a expectativa de que até o final da década esta contribuição aumente para 6%, já que em breve receberemos dois importantes eventos no Brasil (a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016)”.
Novais também ressaltou a importância dos países latino-americanos no desenvolvimento turístico nacional, já que entre 2009 e 2010, o número de turistas argentinos no país aumentou aproximadamente 15%, enquanto os uruguaios 20%. “A política de apostar em nossos ‘vizinhos’ está dando certo. Tem um grande potencial a ser explorado e o Ministério do Turismo está atento a isto”, complementou.
Já a ministra de Turismo do Paraguai, Liz Cramer, elogiou o Brasil pelo trabalho realizado no setor. “Estamos aprendendo rápido o caminho do desenvolvimento turístico de nosso país. E o Brasil tem uma colaboração importante nesse processo”.

Fornatur elege nova presidência durante o Festival
O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) elegeu, durante o Festival, a sua nova diretoria para o próximo biênio. Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, foi eleito o novo presidente. A chapa única foi formada, também, pelo secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, e o presidente da Amazonastur, Oreni Braga.
Durante a reunião foi anunciado, também, os secretários estaduais de Turismo escolhidos como líderes regionais da Fornatur. No Sul, Faisal Saleh (PR); no Nordeste, Ramzi Elali (RN); no Sudeste, no primeiro ano da atual diretoria, Alexandre Passos (ES) e, no segundo ano, Agustinho Patrus (MG); no Centro-Oeste, Luiz Otávio (DF); e no Norte, Adenauer Goes (PA).
Festival de Turismo “ecologicamente correto”
Trabalhando com o conceito de evento sustentável, os organizadores do Festival simbolicamente plantaram algumas mudas de árvores no Rafain Palace Hotel. Em 2010, o evento gerou 46 toneladas de Dióxido de Carbono (CO²) – referentes ao combustível gasto pelos participantes para se deslocar até o evento, impressão de material gráfico, resíduos sólidos gerados, energia elétrica, entre outros - e, para compensar a emissão foram plantadas 311 mudas de árvores.

Embraer apresenta Sistema Integrado de Gestão em webcast da FNQ

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realiza, no dia 30 de junho, um webcast gratuito com o tema “A integração do Modelo de Excelência da Gestão com os conceitos Lean”. A apresentação, que terá transmissão ao vivo pela internet, será feita por Eduardo Lorenzo Castro, responsável pela Qualidade Corporativa da Embraer e coordenador do Sistema Integrado de Gestão nas unidades do Brasil e do exterior, incluindo as auditorias internas, as certificações e a implementação de boas práticas de gestão.

Durante a palestra, Castro abordará de que forma a Embraer conseguiu integrar os fundamentos de excelência do MEG aos conceitos Lean, a fim de aprimorar o Sistema de Gestão da Embraer e tornar a empresa mais competitiva, com a redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da satisfação do cliente e eliminação de desperdícios em toda a empresa, desde o processo de compra até o faturamento.

O executivo também vai apresentar como a empresa incorporou os princípios Lean ao Sistema Integrado de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Qualidade da empresa. “A integração potencializou as melhorias nos resultados dos processos e dos negócios de forma abrangente”, destaca.

O evento acontece na sede da FNQ, das 9h às 11h. Para acompanhar a palestra, acesse http://fnq.isat.com.br/Home.aspx

Sobre a FNQ

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das empresas e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência de gestão das empresas brasileiras.

I ALAVAN-TUR SERÁ REALIZADO EM JULHO.

O trade turístico do RN está se mobilizando para a organização do primeiro evento agregando todos os segmentos do setor. Operadoras, agências de turismo, companhias aéreas e outras entidades estão promovendo o I Alavan-tur. O evento será realizado no dia 09 de julho a partir das 18 horas, na Fazenda Real (Estrada de Macaíba logo após o Posto da PRF). A variedade de empresas na organização mostra a intenção do evento: reunir todos aqueles responsáveis pelo nosso Turismo, e que representam tão bem o trade. Todas as agências de viagens estão sendo convidadas a participar e podem também estender esse convite a parentes e amigos. A senha custará R$ 15,00 dando direito a comidas típicas, cachorro quente e refrigerante. O evento contará com a participação de um grupo musical que animará aos participantes

I ALAVAN-TUR
DIA 15/07/2011 a partir das 18 horas.
Local: Fazenda Real (Estrada de Macaíba)
Senhas: R$ 15,00
Informações: 84 3235-1000 (International Tours Operadora)
marketing@internationaltours.com.br

NOVOS EXPOSITORES CONFIRMAM PRESENÇA NA QUARTA EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO DA BAHIA

Novos expositores confirmam presença na quarta edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia(ENTUR) que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Entre os novos confirmados, estão:Governo de Alagoas, SEMPTUR Maceió, ABIH ALAGOAS, SEBRAE ALAGOAS e Aerop Operadora. O presidente do ENTUR, Sérgio Gordilho esteve presente na sexta edição do festival de Turismo das Cataratas, realizado de 16 a 18 em Foz do Iguaçu(PR), onde foi conhecer o evento, manteve vários contatos e prospectou vários negócios. Esteve conversando com diretor de relações nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, trocou idéias com o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Sameck, e com o idealizador do projeto do festival de turismo das cataratas, Paulo Angeli, entre outros. O ENTUR tem apoio da Bahiatursa e Setur-BA, Sindetur-BA, Abla-BA, Salvador Convention, ABIH-BA, ABEOC-B





A, Sindloc e Saltur.

Aeroporto de Guarulhos será o primeiro do Brasil a receber Certificado Operacional

ANAC realizará solenidade de entrega amanhã (21/06) em sua sede, em Brasília

Amanhã, dia 21 de junho, às 10h, na sede da ANAC, em Brasília, será realizada a solenidade de entrega do Certificado Operacional de Aeroporto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O evento contará com a presença do Diretor de Infraestrutura da ANAC, Rubens Carlos Vieira, que entregará ao Diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, o certificado. O Aeroporto de Guarulhos será o primeiro aeródromo do Brasil a conseguir esse nível de certificação operacional e, conforme regulamentação nacional, até o final do ano de 2013, todos os aeroportos brasileiros com movimento superior à um milhão de passageiros por ano terão que obter essa certificação. O processo de Certificação Operacional de Aeroportos dispõe sobre requisitos e procedimentos a serem observados pelos operadores de aeródromos para garantir que as operações na pista de pouso e decolagem, no taxiamento e nos pátios ocorram com segurança.

Durante o processo de Certificação Operacional, o aeródromo passa por inspeções especiais onde são verificadas, dentre outras, documentos de planejamento do aeródromo, estrutura administrativa, instalações de abastecimento de combustível, área de movimento (pistas e pátio), bem como os procedimentos estabelecidos para atendimento às eventuais emergências aeroportuárias, em especial aos condicionantes operacionais do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios, e outras facilidades do aeródromo. Todos os detalhes do processo de certificação estão previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) n° 139 disponível no link: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC_139.pdf

Serviço:
Data: 21/06/2011 (terça-feira)
Horário: às 10h
Local: Auditório da Sede da ANAC
End.: Setor Comercial Sul • Quadra 09 • Lote C • Ed. Parque Cidade Corporate – Torre A

Manaus começa a receber jornalistas de turismo nesta terça

Os 40 membros do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) chegam a Manaus nesta terça-feira, dia 2. Eles fazem reunião do Conselho no dia 22 e seguem no dia seguinte para Parintins.

Através de parceria firmada entre a Amazonastur e a Abrajet do Amazonas, cerca de 40 jornalistas de turismo chegarão a Manaus nesta terça-feira, dia 21, para a reunião do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). Esta reunião acontece duas vezes por ano, sendo Manaus a escolhida em 2011 para sediar o evento do segundo semestre, e vai acontecer na manhã de quarta-feira, no Hotel Confort.

O Conselho Executivo da Abrajet é composto por todos os membros com mandato eletivo na entidade, além dos conselhos de ética e fiscal. Fazem parte deste grupo ainda todos os presidentes das entidades estaduais, desde que com mandato em vigor.

Com isso, Manaus terá um grupo expressivo de jornalistas reunido neste período. Este evento, no entanto, somente pode ser confirmado devido a participação efetiva da Amazonastur. Desde que soube da intenção da Abrajet Amazonas em sediar o encontro, a presidente Oreni Braga confirmou sua participação e vem dando todo apoio possível à iniciativa. “Ter um grupo de jornalistas deste porte em nosso Estado é muito importante. Não poderíamos ficar fora dessa atividade”, disse ela.

Além de promover o encontro, a Amazonastur e a Abrajet Amazonas levarão todos os jornalistas para conhecer o Festival Folclórico de Parintins, um dos principais produtos culturais e turísticos do Amazonas.

A programação do evento é a seguinte:

21/6 – Chegada dos participantes;

22/6 – Reunião da Executiva pela manhã, no Hotel Confort, visita a fábrica da Moto Honda, no Pólo Industrial de Manaus;

23/6 – Visita a Hotel Amazônia Golfe pela manhã e embarque para Parintins às 15h30.

24/6 – City tour por Parintins e Noite de abertura do Festival Folclórico de Parintins.

25/6 – Retorno a Manaus às 16h30 e embarque para os destinos de origem.

EXPOSITORES SATISFEITOS COM A SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

EXPOSITORES SATISFEITOS COM A SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS

A sexta edição do Festival de Turismo das Cataratas foi um sucesso. Agradou aos participantes e expositores. A Lan foi um deles. Segundo o gerente de vendas da Lan para São Paulo, Belo Horizonte e região sul, Rodrigo Vaz Ribeiro,o stand da Lan, foi estreiante no festival e na comemoração do primeiro ano do vôo, que começou em 16 de janeiro, saindo de Foz do Iguaçu para Lima, no Peru ligando mais 14 destinos no Peru, além de Miami, Los Angeles , Nova York, São Francisco no Estados Unidos, e Punta Cana e Cancun no Caribe. O vôo tem sido um sucesso.

Para Armando José e Silva, executivo da Emprotur- Empresa de Promoção Potiguar do Rio Grande do Norte, o RN apostou muito no evento, e participou pela terceira vez. “É um evento muito interessante, onde pode encontrar pessoas interessadas em fazer negócios. Algumas ações já deixamos acertadas para o segundo semestre com o mercado paraguaio, e também conversamos com Heitor Ben Hur, franqueado da operadora MGM, em Foz do Iguaçu, para promovermos um evento em Foz. Sentimos um grande potencial de mercado na região para trabalharmos”, finalizou Armando.Além do órgão do governo, o secretário de turismo do Estado, Ramzi Elali foi eleito vice presidente regional do Nordeste na nova diretoria do Fornatur. Na sexta edição do festival , o RN ainda levou hoteleiros que participaram de ações na região. Estiveram presentes, representantes do SERHS Natal Grand hotel(Carmem Mascia- gerente de contas Tour e Travel), Ocean Palace resort(Carla Tavares-gerente de contas), Residence Park hotel(Reinaldo Constantino), Natal Mar hotel, Parque da Costeira hotel





e Potiguar Turismo(Aninha ). A gerente para assuntos internacionais da Emprotur, Gina Robinson também esteve presente.

A feira de turismo da sexta edição do festival de Turismo das Cataratas foi aberta no dia 18, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, com 400 expositores de diversos países.Vários eventos paralelos foram realizados durante os três dias do Festival das Cataratas, como a II Mostra de Turismo, Rodada de Negócios coordenada pelo SEBRAE, Arena da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Hotel Show, a reunião da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná palestras e visitas técnicas. Também foi realizado o 1º Workshop Internacional de Certificação para o Turismo, promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A promoção do festival das Cataratas é do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Instituto Polo Internacional Iguassu e De Angeli Feiras & Eventos. Itaipu é a patrocinadora oficial do evento, que conta com apoio do Ministério do Turismo, TAM, Fundo Iguaçu, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sebrae Nacional, Itamed, Sistema Fecomércio, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria de Estado do Turismo.

Abertas inscrições para palestras do Salão do Turismo

Interessados em participar do Núcleo de Conhecimento terão até 11 de julho para se inscrever

Se você tem interesse em conhecer e debater casos práticos, novas ferramentas e mecanismos para incentivar a inovação dos roteiros e destinos brasileiros, participe das palestras do Núcleo do Conhecimento, durante a 6ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontece de 13 a 17 de julho de 2011, no Anhembi, em São Paulo (SP). Neste ano, as palestras terão como tema "Experiências e Inovações no Turismo". Os interessados em participar terão até 11 de julho para se inscrever. As inscrições são gratuitas.

No espaço, serão realizadas 50 apresentações, entre palestras, oficinas, minicursos e mesas de debates, além de exposições e lançamentos de livros. O evento contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentarão aos visitantes casos de sucesso, políticas públicas, iniciativas inovadoras e as tendências do setor no Brasil e no mundo. A ideia é, por meio do conhecimento, aumentar a competitividade do mercado turístico nacional e contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos, serviços e equipamentos turísticos brasileiros.

Quem se inscrever antecipadamente tem preferência de entrada nos auditórios em relação aos inscritos no local do evento. No entanto, é importante ressaltar que o cadastro prévio não garante vaga nas atividades do Núcleo de Conhecimento. A entrada é por ordem de chegada, conforme a capacidade máxima da sala.

Clique aqui e faça a sua pré-inscrição no Núcleo de Conhecimento. Para conferir a programação das palestras e demais atividades, acesse www.salao.turismo.gov.br

Em caso de dúvidas e informações, entre em contato pelo email nucleo.conhecimento@turismo.gov.br.

Resultados 2010 - Durante a 5° Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, o Núcleo do Conhecimento reuniu mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, docentes, empresários, gestores e público em geral. Para debater as tendências e os casos de sucesso do setor, foram convidados 163 especialistas, sendo dez internacionais. Durante os quatro dias de atividades, foram realizadas 45 apresentações, divididas em 38 mesas de debates, quatro palestras e três minicursos. No espaço, foram lançadas, ainda, 16 obras com temas relacionados ao turismo.

domingo, 19 de junho de 2011

GALERIA DE FOTOS DO BLOG CRISTINA LIRA NA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS EM FOZ DO IGUAÇU(PR)





SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS DO IGUAÇU

A sexta edição do festival de turismo das Cataratas foi uma promoção do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Instituto para Desenvolvimento da Região Trinacional (Polo Iguassu) e De Angeli Feiras & Eventos. Itaipu foi a patrocinadora oficial do evento, juntamente com o Ministério do Turismo, o Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – o Fundo Iguaçu e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Vejam fotos do evento!. A abertura foi no novo espaço para eventos do Recanto Park hotel, com a presença do ministro do Turismo, Pedro Novais, entre outras autoridades,





seguida do jantar arroz amigo. O idealizador do evento, Paulo Angeli falou para os presentes, emocionado agradeceu sua familia pelo apoio na realização, bem como ressaltou o crescimento do evento, tornando-se hoje referência no sul do país.