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sexta-feira, 1 de abril de 2011

André Elali faz palestra nos EUA em evento da American Bar Association




O advogado André Elali, Doutor em direito e professor da UFRN, foi convidado para expor o tema "Incentivos fiscais para os investimentos internacionais (COPA 2014 e Olimpíadas 2016)", em evento a ser realizado em Washington, nos próximos dias 7 e 8, organizado pela American Bar Association, a entidade representativa dos advogados norte-americanos. O advogado potiguar é especialista em incentivos fiscais, já que esse foi o tema de suas pesquisas de mestrado e doutorado. Além de André Elali, vários advogados e professores de universidades norte-americanas também vão falar durante o evento.

CARIBE TERÁ VÔO DURANTE A PÁSCOA






Após vender todos os pacotes do voo de Lisboa durante a Semana Santa, a operadora JSC Turismo, do empresário Murillo Felinto, através das agências de viagens, lança agora o voo com destino a ilha de Punta Cana, no Caribe. O charter que foi o sucesso do Carnaval volta para este período de Páscoa.

“O mercado está aquecido em Natal e a tendência do Carnaval pela procura de destinos internacionais continuou na Semana Santa. E depois que todos os pacotes de Lisboa foram vendidos estamos lançando agora para Punta Cana, que foi um destino que conseguiu atrair muitos natalenses no Carnaval.”, destacou Felinto.

O pacote para Punta Cana está sendo vendido em todas as agências de viagens de Natal no valor de R$ 2.500,00. A saída do voo será dia 18 abril com retorno previsto para dia 25. Serão sete noites no sistema all inclusive e também com direito a transfer e seguro viagem.

DIRETORA DA REVISTA LIFEIN DE PORTUGAL VIAJA HOJE PARA JOÃO PESSOA ONDE TEM AGENDA COM O TRADE PARAIBANO

A diretora da revista LifeIn de Portugal, Ana Cláudia Dionisio, estará em João Pessoa, a partir desta sexta-feira(01) para uma semana cheia de compromissos. Na capital paraibana, Ana Cláudia vai apresentar o projeto da revista LifeIN que será focada no nordeste, a ser lançada em setembro, encartada no Jornal OJE(Jornal Econômico), com maior abrangência em Lisboa e Porto, com tiragem de 30 mil exemplares dirigida ao setor empresarial.

Eis a agenda em João Pessoa-PB

5/4, 3ª feira, 9h c/ Georgina Almeida – Diretora de Marketing e Divulgação da Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa
6/4, 4ª feira, 10h c/ Ruth Avelino
7/4, 5ª feira, 10h c/ Ferdinando Lucena – Gerente Executivo do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa

CONCURSO UNIFORME CI

A filial da CI- Central de Intercâmbio em Natal que tem na gerência, Áureo Paiva avisa : "CI ganhará um uniforme! E para sugerir o modelo, ninguém melhor que o nosso maior público, os estudantes! Portanto, vem aí o concurso “Uniforme CI”! De 11 de abril a 15 de junho, estudantes de Moda, Artes, Design e Publicidade e Propaganda de todo o Brasil poderão criar modelos de uniforme para a CI. E, durante a reunião de meio de ano, num grande desfile dos três finalistas, a rede elegerá o melhor modelo, e o criador ganhará um Summer Course no Instituto Marangoni, na Itália. Regulamento será divulgado em breve".


Maiores informações acesse a CI- Natal, pelo e-mail natal@ci.com.br ou pelo telefone (84) 3222-9008

quinta-feira, 31 de março de 2011

ABIH escolhe tema do Conotel 2011

A estratégia para manter o padrão de qualidade é a base das discussões do evento, que deve receber de mil a 1.200 hoteleiros, das diversas regiões do país. A grande novidade, neste ano, é a Rodada de Negócios.

O que os meios de hospedagem devem fazer para atender às cerca de 50 milhões de pessoas que se somaram à base de consumidores, após a recuperação da economia do país, nos últimos dois anos? Como, afinal, enfrentar o iminente aquecimento da demanda, que promete explodir, por conta da realização de megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016? Essas são algumas das principais questões a serem discutidas durante o 53º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que se realiza de 8 a 10 de novembro no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. As discussões se enquadram no tema do evento – "Hora H: o momento da hotelaria brasileira", escolhido na reunião de diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), na tarde do dia (29/03).

“Resultado do esforço e do espírito de empreendedorismo do setor, a hotelaria brasileira já atingiu patamar muito alto com boas taxas de ocupação. Mas é hora de pensar na maneira de garantir o padrão de qualidade, e não, apenas, a quantidade de leitos, para atender o aumento da demanda”, justifica o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi. O empresário explica que a proposta do Conotel 2011 é refletir sobre o presente e o futuro do setor, que precisa encontrar a própria identidade no contexto da economia brasileira. “O Brasil tornou-se atraente para efeito de investimentos. Mas é preciso que, a bem da qualidade, nos preocupemos, por exemplo, com a qualificação dos nossos profissionais", propõe Fermi.

Rodada de negócios é a novidade

A programação do Conotel 2011 reflete a preocupação. No primeiro dia, prevalecem os painéis políticos, que exploram a presença das autoridades. Mas, a partir do segundo dia, a abordagem será eminentemente técnicas, respondendo ao nível de interesse das empresas. No terceiro, em parceria com a consultoria HVS, o evento promoverá o "Investment day", oportunidade para que expositores e visitantes façam contatos, encaminhem e até fechem negócios. “A Rodada de Negócios, novidade neste ano, promete ser um verdadeiro sucesso”, projeta Fermi.

A exposição, embora ocupando espaço menor em relação ao ano passado, segundo o presidente da ABIH, reúne empresas altamente representativas do setor. “Isso reflete a mudança de estratégia na organização do evento: decidimos dar preferência aos parceiros que possam estar conosco por um longo tempo, e não apenas durante o Conotel”, explica o presidente da ABIH Nacional, que, a exemplo dos anos anteriores, aposta no apoio das regionais: mediante organização de caravanas, elas prometem levar o maior número possível de visitantes ao evento. “Graças à colaboração das regionais, esperamos receber entre mil e 1.200 hoteleiros no Conotel 2011, dos quais de 600 a 800 procedentes de outros estados", prevê Fermi.

CVC ANUNCIA “UNIVERSIDADE MARÍTIMA” E “NAVIO DA MODA”

Idealizados pela CVC Estudantes, projetos para a comunidade acadêmica já têm datas definidas para a próxima temporada


A CVC Estudantes, unidade da operadora de viagens CVC especializada na formatação de viagens para estudantes e instituições acadêmicas, acaba de lançar sua programação de cruzeiros marítimos para a temporada 2011/2012, que traz de volta dois importantes projetos para alunos de nível técnico e superior.

A 7ª edição da “Universidade Marítima” e a 4ª edição do “Navio da Moda”, que juntos já formaram mais de 10 mil alunos desde suas primeiras edições, estão à disposição de universidades e estudantes de todo o Brasil interessados em adquirir experiência, nas mais diversas áreas de atuação, a bordo de navios de cruzeiros.

Posicionada como a “sala de aula com vista para o mar”, a Universidade Marítima acontecerá a bordo do transatlântico Zenith, entre 25 e 28 de janeiro de 2012, com saída programada do Porto de Santos (SP).

O roteiro passará pelas cidades de Búzios (RJ) e Praia Privativa CVC, localizada na região de Angra dos Reis, no município de Mangaratiba (RJ), e a exemplo das edições anteriores, receberá a bordo acadêmicos de mais de dez cursos diferentes, entre eles estudantes de Turismo, Hotelaria, Eventos, Gastronomia, Administração, Marketing, Comércio Exterior, Direito, Educação Física, Nutrição e Saúde, que aproveitam o conteúdo programático da viagem como oportunidade de cursar extensão acadêmica e/ou incrementar a formação acadêmica com uma especialização em cruzeiros.

Na Universidade Marítima, estudantes de nível técnico, universitário e de pós-graduação de mais de 20 instituições de ensino de todo o Brasil participarão de oficinas, palestras e workshops, que serão ministrados por mestres e doutores de diversas áreas de atuação, e ainda receberão certificado, válido como hora/atividade e reconhecido pelas escolas e universidades parceiras.

Outra novidade da CVC Estudantes para a próxima temporada é o “Navio da Moda”, que já faz sucesso há quatro anos junto a estudantes de moda, editores de revistas especializadas e estilistas de todo o Brasil. O cruzeiro foi desenvolvido especialmente para os aficionados pela alta costura e possibilita que estudantes participem a bordo, durante a viagem, de palestras, oficinas, cases de sucesso, workshops, fóruns e debates sobre o mundo da moda e empregabilidade.

O cruzeiro também acontecerá a bordo do navio Zenith, de 11 a 14 de fevereiro de 2012, com saídas de Santos (SP) e escalas em Búzios (RJ) e Praia Privativa CVC.

O navio Zenith é operado no Brasil pela companhia espanhola Pullmantur, e o navio foi escolhido pela CVC para sediar os projetos “Universidade Marítima” e “Navio da Moda”, ambos idealizados, organizados e comercializados pela CVC Estudantes.

SERVIÇO:

Detalhes sobre preços e programação estão no site www.cvc.com.br/estudantes. As informações também podem ser obtidas diretamente na CVC Estudantes, que atende no telefone (11) 2858-0599 e e-mail estudantes@cvc.com.br.

SECRETÁRIO DE TURISMO DE PERNAMBUC0, ALBERTO FEITOSA HOMENAGEADO NO CONETUR-NO AEROPORTO INTERNACIONAL DO GUARARAPES NO RECIFE

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o secretário executivo de Turismo, Hamilton Falcão, foram homenageados durante a 20ª Reunião do Conselho Estadual de Turismo, que aconteceu nesta quarta-feira (30/03), no Aeroporto Internacional do Guararapes, no Recife. Ambos receberam da Infraero o título de Personalidade Aeroportuária em reconhecimento pelos serviços prestados no período em que trabalharam na Superintendência do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

BRAZTOA participa pela primeira vez do Salão Paranaense de Turismo

A BRAZOA participa institucionalmente pela primeira vez do Salão Paranaense de Turismo, em sua 17ª edição, que acontece dias 1º e 2 de abril, em Curitiba. Em um estande cooperado, quatro associados estarão presentes: Abreutur, Flot, South Marketing e Tourlines.

Na semana que vem, dias 6 a 7, acontece o 2º Encontro Comercial Porto Alegre Braztoa, que receberá 21 associados. Evento realizado em parceria com a UGART (União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo), reúne os principais profissionais de turismo do sul do país.

Governo do RN anuncia novas ações do Prodetur na reunião do Pólo Costa das Dunas

Na tarde desta quarta (30), a Setur RN participou da 53ª reunião de trabalho do Pólo Costa das Dunas, no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal. Dentro dos assuntos debatidos na pauta do Conselho, a subsecretária de turismo do RN, Sânzia Cavalcanti, representou o secretário de turismo, Ramzi Elali, e fez uma apresentação sobre a situação do Prodetur no Estado.



“O Prodetur está em fase de transição. Estamos finalizando o Prodetur Nordeste II e também nas últimas negociações para assinar o novo contrato de empréstimo do Prodetur Nacional, no valor de U$ 75 milhões, que beneficiará três pólos de turismo do RN: Costa das Dunas, Seridó e Costa Branca”, esclarece Sânzia.



Dentre as inúmeras ações que o Prodetur Nacional irá contemplar, podemos citar como expemplo: a elaboração/revisão dos PDITS destes três pólos; cursos de capacitação; projetos de abastecimento de água; saneamento e esgotamento sanitário; reforma e ampliação do Centro de Turismo; projeto do complexo turístico do Parque do Cajueiro; urbanização da av. Baia dos Golfinhos; projeto do Centro Histórico de Natal; melhoria das rodovias e acessos as praias e lagoas e projetos de visitação dos sítios arqueológicos.



De acordo com as informações da coordenação do Prodetur, algumas ações do prodetur Nordeste II ainda estão em andamento como: cursos de capacitação profissional em Natal e Parnamirim, implantação dos sistemas de esgotamento sanitário em Pirangi, Cotovelo, Pium, Redinha e Tibau do Sul e o projeto do Museu da Rampa. “Além desses também tem o projeto de urbanização das orlas nas praias de: cotovelo, Pirangi do Norte, Pitangui, Tibau do Sul, Muriú e Jacumã com previsão de conclusão para junho deste ano”, esclarece Sânzia.



A assinatura de um convênio entre o BNB e o Cooptax, uma apresentação do superintendente do IBAMA RN, Avalmar Queiroz, sobre projetos e a legislação ambiental e uma explanação da professora da UNP, Jurema Márcia, sobre os resultados da oficina de direcionamento estratégico do Pólo.



Pólo Costa das Dunas - Formado pelos municípios de Arez, Baia Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Barra de Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Touros, Macaíba e São José do Mipibú.

Nobile Hotéis assume hoje o Beach Class Resort Muro Alto e Jan Bahr assume a administração geral

Empreendimento localizado em Porto de Galinhas passa a ser administrado pela jovem e dinâmica rede hoteleira Nobile a partir das 20h


A rede Nobile Hotéis, administradora e franqueadora hoteleira de 21 empreendimentos estrategicamente localizados pelo Brasil, ganhou a concorrência para administrar o premiado Beach Class Resort Muro Alto, localizado em Porto de Galinhas, litoral de Pernambuco. O empreendimento passa a utilizar a bandeira da rede Nobile Hotéis, a partir das 20h de hoje. Com administração geral de Jan von Bahr, Diretor de Operações da Rede, o empreendimento continuará a ofertar excelente gastronomia, entretenimento e eventos corporativos e sociais.

“Abril será dedicado para pequenos ajustes operacionais, o que sugere um novo período de soft opening”, determina Jan. “Todas as reservas e contratos de eventos fechados com a antiga administradora serão honrados e a equipe de vendas do hotel, liderada por Clovis Casemiro, está disponível em tempo integral para quaisquer esclarecimentos”, completa o Diretor de Operações, o qual possui vasta experiência a frente de grandes empreendimentos hoteleiros.

Para falar com a equipe do Beach Class Resort Muro Alto:

Tel. (81) 3081-9300 ou (61) 3962-5757
Tel. Capitais e regiões metropolitanas 4062-5323 demais localidades 0800 6035323

E-mail:
Reservas reservas@nobilehoteis.com.br
Vendas: gvendas3.nh@nobilehoteis.com.br

Site:
http://www.beachclassresort.com
HTTP://www.nobilehoteis.com.br




Sobre a Nobile Hotéis – Administradora hoteleira que possui em sua carteira 21 empreendimentos administrados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Divide suas operações em quatro categorias, entre elas, Econômica, Super Econômica, Superior e Luxo. A rede opera através do sistema de gestão compartilhada, onde os investidores participam ativamente do planejamento estratégico.

SUNLINE TURISMO CONVIDADA PELA TAM LINHAS AÉREAS PARTICIPA DO TOP TAM NORDESTE 2011

A Sunline Turismo,comandada pelas irmãs Ana Carolina Costa (presidente da ABAV-RN) e Cláudia Costa, foi convidada pela TAM LINHAS AÉREAS para o TOP TAM NORDESTE 2011 que se realizará no dia 19/5 em Salvador .O critério para a avaliação das 8 agências convidadas do RN é o crescimento das vendas de produtos TAM nos últimos 12 meses . Ana Carolina e Cláudia receberam a boa noticia e celebram a participação no evento que acontecerá em Salvador, resultado de um fruto de trabalho das duas empresárias e irmãs a frente da agência.

quarta-feira, 30 de março de 2011

PORTO PARUS NA PRAIA DE BARRA DE TABATINGA , NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE VEM DESPERTANDO A CURIOSIDADE DOS NATALENSES E TURISTAS

O Porto Parus pousada e restaurante, localizado na bela praia de Barra de Tabatinga, no litoral sul do Rio Grande do Norte ainda dispõe de vaga para a semana santa no período de 21 a 24 de abril, no valor de R$450,00 para duas pessoas com café da manhã, com frutas, bolos e muitas delicias. A pousada muito aconchegante com quartos em estilo rústico e cortinas de chita, pertence ao casal de cariocas muito simpáticos



, João Carlos e Elizabeth Cruz Lima, que apostaram no potencial do litoral sul. A pousada restaurante fica entre a lagoa do Lobo e da lagoa de Arituba. O lugar dispõe de restaurante, piscina, estacionamento e serviço de segurança. O restaurante abre das 10h até as 16h, enquanto que o café da manhã para os hóspedes é servido das 8h as 10h da manhã, e atende a todo paladar.Um prato que tem feito sucesso é o camarão Poti, que consta de camarão grelhado na manteiga da terra, purê de jerimum, queijo coalho gratinado e arroz de castanhas. O lugar é muito procurado por turistas e natalenses que buscam o sossego da praia no final de semana. Maiores informações e reservas pelos telefones: (84)3230-2090 e (84)8855-5208.

SECRETÁRIO ADJUNTO DE TURISMO DE NATAL RECEBE DIRETORA DA REVISTA DE PORTUGAL LIFEIN

O secretário adjunto de Turismo de Natal, Sandro Pacheco recebeu hoje(30 ) a diretora da revista LifeIn de Portugal, Ana Cláudia Dionisio. Desde o dia 24 , ela está em Natal onde já se reuniu com autoridades do turismo, além de empresários e presidentes de entidades do turismo. O secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco conheceu o projeto da LifeIn, revista a ser lançada em setembro, focada para o nordeste brasileiro, que será encartada no Jornal OJE(Jornal econômico), com grande abrangência em Lisboa e Porto, destinada para a classe empresarial, com a tiragem de 25 mil exemplares. Sandro Pacheco elogiou a iniciativa e se mostrou interessado em apoiar o projeto.Nesta quinta-feira(31) Ana Cláudia será recebida pela manhã pela superintendência do Banco do Nordeste e ainda pelo presidente da ABIH-RN, Habib Chalita. Na sexta embarca para João Pessoa onde cumpre agenda com o trade paraibano e pretende ter encontro com a jornalista Ruth Avelino, presidente da PBTUR.

TEMPO DE AVENTURA RECEBENDO IMPORTANTES VIAGENS DE INCENTIVO

No mês de março, após receber duas importantes viagens de incentivo da empresa Pirelli da Espanha, a Tempo de Aventura continua recebendo importantes eventos na cidade do Natal.

O laboratório Merz Biolab e a empresa Kimberly Clark, estao trazendo a Natal seus eventos anuais, contando com a participação de seus colaboradores e clientes, para dias de reunião e um pouco de relaxamento.

Contando com a logística e os produtos especializados para eventos da Tempo de Aventura Viagens, estes eventos ja estão sendo um sucesso total conforme declaraçoes das empresas organizadoras, com a realização dos transfers, passeios e de uma festa especial na praia, além de toda estrutura necessária para o pleno desenvolvimento dos objetivos reais de cada evento, reunir e debater os resultados e os rumos das empresas para os próximos anos.

TAM assina acordo para comprar 31% da Trip

A TAM informou nesta quarta-feira, 30, que assinou uma carta de intenções com a Trip, com o objetivo de fechar a compra de 31% do capital social da companhia aérea regional. Se efetuada, a aliança complementaria o acordo de codeshare que já existe entre as empresas. Apesar de ser um grande passo em direção a uma possível compra total, o acordo ainda não cria a obrigatoriedade da realização do negócio - o que significa que a TAM pode desistir da aquisição. Além do acordo de codeshare com a Trip, a TAM também concretizou, em 2010, a compra da empresa aérea Pantanal - que atua em rotas regionais.

NUNO VERISSIMO DEIXA SECRETARIA DE TURISMO DE TIBAU DO SUL E PIPA

Prezados Srs.

Informo que por razões de ordem pessoal e familiar estarei deixando a Secretaria Municipal de Turismo de Tibau do Sul no final deste mês. A todos os que comigo colaboraram ao longo deste tempo, deixo o meu especial agradecimento. O meu agradecimento ainda ao nosso Prefeito a quem agradeço toda a confiança depositada desde o primeiro momento.

Foi importante para mim ter colaborado para o desenvolvimento do turismo no nosso município e estou certo que esse trabalho continuará com a nova Secretária, a quem deixo os meus sinceros votos de sucesso.

A pedido da comissão organizadora da participação do nosso destino na BNTM, informo que está agendada nova reunião no próximo dia 3 de Abril pelas 10h no Hotel Eurosol. Nesta reunião estará sendo finalizado o plano de divulgação de todos os hotéis e demais empresas de turismo que desejam participar desta ação. É fundamental a participação de todo o trade turístico, tendo em conta a grande importância desta feira, enquanto alavanca de promoção do nosso destino. O sucesso da presença do município neste evento depende da participação e envolvimento de todo o trade local.


Atenciosamente,
Nuno Veríssimo

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS BATEM RECORDES HISTÓRICOS

Com o total de 689.938 desembarques internacionais de passageiros em aeroportos brasileiros em fevereiro, o Brasil quebrou de uma só vez dois recordes históricos: foram o melhor fevereiro e o melhor primeiro bimestre já registrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Em fevereiro, foi registrado um total de 689.838 desembarques internacionais, 8,5% a mais que o mesmo período de 2010, dados que incluem os estrangeiros que entraram no país e os brasileiros residentes que retornaram. No acumulado do primeiro bimestre, 1.558.478 pessoas vindas do exterior chegaram ao Brasil, total 11,82% superior que o registrado em igual período de 2010 (1.393.765 passageiros).

Para o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Mário Moysés, é gratificante ver que os desembarques estão em alta. “A promoção internacional do Brasil tem seguido as diretrizes do plano estratégico (‘Plano Aquarela’) de forma firme e constante, um trabalho que temos realizado com muito afinco e entusiasmo”, afirma. Moysés acrescentou ainda que o trabalho de articulação que vem sendo realizado poderá contribuir para que a entrada se mantenha em alta. “Os números indicam que estamos no caminho correto”, conclui.

O crescimento atingido no período dá continuidade aos resultados positivos verificados em 2010, quando a chegada de passageiros vindos do exterior já havia aumentado 16% em relação a 2009.

Sebrae/RS leva missão para a Feira Internacional de Hannover

As 23 MPEs selecionadas já se preparam para usufruir das melhores oportunidades e possibilidades que a Feira oferece

De 4 a 8 de abril, 23 micro e pequenas empresas (MPEs) gaúchas terão a oportunidade de acessar novos mercados, encontrar novidades tecnológicas, descobrir concorrentes internacionais e conhecer novas oportunidades de aquisição de maquinas e equipamentos, na maior feira internacional do setor. Trata-se da missão à Hannover Messe - Feira Industrial de Hannover 2011, na Alemanha. Ela faz parte do Calendário de Missões Internacionais da rede Centro Internacional de Negócios (CIN) da CNI e é coordenada pela Fiergs, em parceria com o Sebrae/RS, que viabiliza e coordena a participação das MPEs.

Foram selecionadas dez empresas para participarem da missão deste ano, através da Chamada Pública 01 de 2011. Elas receberam 70% do pacote de viagem, treinamento em Comércio Exterior do Banco do Brasil e consultoria focada em mercado internacional. As empresas se somarão às 13 selecionadas no ano passado, que não puderam realizar a viagem. Em 2010, a missão foi cancelada devido à erupção de um vulcão na Islândia, que impediu o tráfego aéreo para a Europa.

“Para as MPEs preparadas, o mercado externo representa oportunidade de negócios e crescimento”, assinala o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS e da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. Por isso, segundo ele, o Sebrae prepara os empreendedores gaúchos para competir no Brasil e no mundo.

Por isso, além do treinamento pré-missão, os participantes receberão acompanhamento técnico do Sebrae/RS, que também realizará avaliações diárias com o grupo. Sheila Soilbelman Wainer, da Gerência Setorial da Indústria do Sebrae/RS, explica que “esta feira é uma excelente oportunidade para as MEPs iniciarem suas atividades de internacionalização, pois é um evento que concentra a participação de empresas de todos os continentes”.

Hannover Messe - Feira Industrial de Hannover 2011

A Feira é realizada anualmente em Hannover, Alemanha, desde 2006. Este ano, apresentará as principais tendências para o mercado industrial sob o conceito da “Smart Efficiency”, mostrando a interação inteligente do processo, custo e eficiência dos recursos na cadeia produtiva. Para tanto, serão desenvolvidos congressos, palestras, fóruns e workshops também centrados neste tema. Também contará com 13 feiras líderes: Industrial Automation, Motion, Drive & Automation, Energy, Power Plant Technology, Wind, MobiliTec, Digital Factory, ComVac, Industrial Supply, CoilTechnica, SurfaceTechnology, MicroNanoTec e Research & Technology.

Empresas selecionadas

- Bormat Ind. e Com de Matrizes e Dispositivos Ltda. M.E.
- Metais Konrath Ltd.a
- Tecnorodas Industrial Agrícola Ltda.
- Mercobor Ind e Com de Artefatos de Borracha
- Sultech Sistemas Eletrônicos Ltda.
- Soder e Cia Ltda.
- Metalurgica Ricefer Ltda.
- Bellinox Equip. Ind. Ltda. – M.E.
- Singular do Brasil
- Bremdler Steel Ltda.
- Tecnoindustrial Indústrias e Comércio de Equipamentos Ltda.*
- Qhb Automation And Devices Ltda.*
- Sebras Industrias e Comércio Ltda.*
- Tecnilange Usinagem Industrial Ltda.*
- Tecfresa Metalúrgica.*
- Master Equipamentos Ind. Ltda.*
- Rodatec Tecnologia Em Transportes Ltda.*
- New-Teck Equipamentos e Sistemas Ltda.*
- Germany Rolamentos.*
- Leuck Inteligência Hidro-Pneumática.*
- MKS Serviços Especiais de Engenharia.*
- Para Raios Hinndeletc LTDA.*
- Sicex Desembaraços Aduaneiros Ltda.*


* MPEs selecionadas na edição passada.

Argentina em notas

Depois da Semana Argentina – Depois de corridos sete dias (de 21 a 27 de abril), presente na capital paulista, o turismo oficial de diversas localidades da Argentina, liderado pelo Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur, demarcou território ainda maior entre os brasileiros. No saldo das novidades apresentadas, o segmento de Turismo Aventura mostrou otimismo ao cativar os viajantes que deixam o Brasil rumo ao país vizinho. O dado animador é o de que 82% dos visitantes que chegam à Argentina buscam destinos que proporcionem maior contato com a natureza e todas as atividades ao ar livre. Bariloche lançou, durante o evento da Semana, o Manual de Turismo Jovem & Aventura, editado em português, para atrair os turistas teens, que somam 120 mil/ano na cidade, ou seja, 14% do total de visitantes que a localidade recebe. Para o público brasileiro com esse perfil, o foco são as viagens de formatura, cursos de idiomas e o turismo aventura. Outra boa nova em produto apresentada na Semana Argentina foi o excepcional momento do turismo de saúde que se vale do fato de tratamentos na área médica (estética, cirurgias plásticas, procedimentos odontológios etc.) custarem, no território que faz fronteira com o Brasil, 90% a menos do que nos Estados Unidos. O segmento de eventos é um dos mais promissores e o anúncio de que experimentou, nos últimos dois anos, uma evolução de 140% na Argentina foi motivo de comemoração durante a mostra em São Paulo. Marca que surpreendeu também foi o grande interesse pelo turismo de golfe entre os visitantes daquele país, o que começa a despertar a atenção dos brasileiros. A Argentina possui 318 campos de golfe, dos quais 150 se localizam na Província de Buenos Aires.



Feira do livro – De 20 de abril a 9 de maio deste ano acontece, em Buenos Aires, a Feira Internacional do Livro. O evento se reverte em intensa programação cultural, educativa e profissional, com a presença de escritores renomados da Argentina e do exterior. Organizada pela Fundación El Libro, a Feira se propõe a ser uma verdadeira cidade literária para a qual convergem, além de especialistas ligados ao mundo editorial, 1 milhão de leitores de todo o mundo.



Na rota do Dakar – Será o quarto ano consecutivo que a Argentina recebe o Rally Dakar. Entre 1 e 15 de janeiro de 2012, a concorrida competição esportiva que já atravessava, além de parte do território argentino, também localidades do Chile, agora chega ao Peru. No dia 19 de abril próximo será divulgado o percurso que vai do Atlântico (largada em Mar del Plata - Argentina) ao Pacífico (Lima, capital do Peru). O novo traçado da 33ª edição do Dakar é um evento que, segundo o ministro do Turismo da Argentina, Carlos Enrique Meyer “consolidará o país como destino turístico internacional de primeiro nível”. Ressalta, ainda, que o Dakar tem contribuído para mostrar as paisagens e a gente da Argentina para todo o mundo. No ano passado, 80 pilotos argentinos participaram da disputa, sendo o país com maior número deles na história do Dakar. Números do Dakar 2011: 5 milhões de espectadores (sendo 3,5 milhões na Argentina e 1,5 milhão no Chile). Foram inscritos 434 pilotos que pilotaram 730 veículos.

Torneio de pesca – Paso de la Patria, na Província de Corrientes, sediará, entre os dias 22 e 24 de abril, o XVII Torneio de Abertura da Pesca do Dourado. Os rios Corrientes e Paraná são o atrativo local todos os anos em busca do peixe tão sonhado. Trata-se de uma atividade ecologicamente correta, já que o peixe é capturado e imediatamente devolvido a seu habitat. O dourado chega a pesar 25 quilos e o desafio é tirá-lo da água especialmente porque a espécie resiste bravamente à captura. Informações sobre o destino: www.corrientes.gov.ar

Força ao turismo – O objetivo é dar um novo pulso ao crescimento do turismo interno e externo na Argentina, a partir da colaboração com os governos federal, das províncias e muncipais. Para isso a Federación Empresaria Hotelera Gastronómica de la República Argentina (FEHGRA) acaba de reorganizar seu Departamento de Turismo, ampliado com as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos. A meta da entidade passa a ser a de processar e pesquisar informações sobre a atividade hoteleira/gastronômica, de forma mais sistemática. Entre as ações está a adoção de novas tecnologias, reformulação do Guia de estabelecimentos hoteleiros e gastronômicos da entidade, entre outras providências. Para saber mais: www.fehgra.org.ar








Mais informações sobre o destino: www.argentina.travel

Natal terá voo charter para Nova Iorque

A agência de viagens Aerotur, com sede em Natal e filiais em Recife e Fortaleza, terá em julho um vôo fretado exclusivo (charter) na rota Natal-Nova Iorque. É a primeira vez que a capital potiguar terá um vôo direto para a Big Apple. O Airbus 330 da Tam comporta 230 lugares (30 na classe executiva e 200 na classe econômica).



A maioria dos passageiros, segundo a diretoria da Aerotur, Maria Amélia Carvalho, fará roteiros conjugados com o Canadá (Quebec e Montreal). Muitos também irão para Orlando, destino sempre muito procurado em julho.



Vale lembrar que a Aerotur, pelo décimo-primeiro ano, também terá voo charter exclusivo em julho na rota Natal-Miami. A maioria dos passageiros é composta por adolescentes que terão os parques de Orlando como destino.



A Aerotur está comemorando 25 anos de pacotes para a Disney e deverá bater recorde no número de passageiros para os EUA. Vai levar cerca de 600 passageiros nos dois voos fretados (Nova Iorque e Miami) e em alguns voos regulares.



O voo Natal-Nova Iorque decolará do Aeroporto Internacional Augusto Severo no dia 1 de julho. O charter Natal-Miami sairá no dia 5 de julho. Dois grupos de passageiros Aerotur embarcarão no voo da Delta Airlines no dia 1 de julho.

CÔNSUL DE PORTUGAL NO RN RECEBE DIRETORA DA REVISTA LIFEIN DE PORTUGAL

O cônsul de Portugal para o RN, Franciso Lamy recebeu ontem(29), a diretora da revista portuguesa LifeIn, Ana Cláudia Dionisio. A revista LifeIn será lançada em setembro voltada para o Nordeste brasileiro e encartada no JOrnal OJE (jornal Econômico de Portugal), que tem sua maior abrangência em Lisboa e Porto dirigido para o público empresarial classe A, com uma tiragem de 25 mil exemplares. Desde o dia 24, a diretora assessorada no Brasil pela jornalista potiguar , Cristina Lira, está em Natal, onde visitou o secretário de turismo do Estado, Ramzi Elali,o presidente Natal Convention, George Costa, o secretário de turismo de Tibau do Sul e Pipa, Nuno Verissimo, o presidente da Associação dos hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa(Asthep), Jean Claude, a diretora de vendas do grupo SERHS, Mariana Mello, com o coordenador regional do projeto TAMAR no RN e Fernando de Noronha (PE), além de empresários do trade. Ainda nesta semana terá encontro com o secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco, com o presidente da Associação da Indústria Hoteleira do RN, Habib Chalita e com a superintendência do Banco do Nordeste.Ana Cláudia conversou com o cônsul de Portugal sobre o projeto da LifeIn, projeto inédito para o público empresarial português que visa investir no Brasil. Em sua primeira edição terá matéria especial sobre turismo de eventos em Natal. Francisco Lamy elogiou a iniciativa e disponibilizou total apoio a iniciativa, inclusive também apoio da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do RN.Na próxima semana Ana Claúdia segue para João Pessoa(PB) onde mantém encontros com o trade da Paraíba.

INSCRIÇÕES PARA O "THERMAS OPEN DE VÔLEI" PODEM SER FEITAS ATÉ AMANHÃ







Encerra-se nesta quinta-feira, dia 31 de março, as inscrições para a etapa final do torneio “THERMAS OPENS – Vôlei de Praia Misto”, que será realizado no próximo domingo, dia 3 de Abril, nas dependências do Hotel.

O valor da inscrição é R$ 50,00 e o evento prevê premiações de R$ 400,00 mais troféus para o 1º lugar e R$ 200,00 e medalhas para o 2º lugar.

Quem quiser participar ainda pode se inscrever no próprio hotel ou na loja Relativa. Informações pelos fones (84) 3422-1200 ou (84) 3317-2624.

terça-feira, 29 de março de 2011

GOL tem passagens gratuitas no aniversário de Brasília

A GOL colocou no ar a promoção “Você Faz a Festa” para comemorar o 51° aniversário de Brasília (DF), que acontece no dia 21 de abril. Por meio da ação, clientes dos quatro cantos do País terão a oportunidade de viajar para a Capital Federal pagando apenas a passagem de volta, em voos realizados entre os dias 26 e 27 de abril.

A promoção contempla viagens com origem em Salvador (BA), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Belém (PA), Belo Horizonte/Confins (MG), Vitória (ES), Campinas (SP), Imperatriz (MA), Marabá (PA), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Teresina (PI) , São Paulo (SP) , Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro/Santos Dumont, Florianópolis (SC) e São Luis (MA).

Uma viagem entre Brasília e Salvador ou Curitiba, por exemplo, adquirida com 28 dias de antecedência, pode ser encontrada a partir de R$ 129,45, ou para São Paulo/Guarulhos por R$ 99,45. Na compra antecipada em 14 dias, é possível adquirir bilhetes para Rio Branco e Rio de Janeiro a partir de R$ 289,45 e R$ 114,45, respectivamente. Já voos para Teresina comprados com 21 dias de antecedência, podem ser encontrados a partir de R$ 219,45 e para Boa Vista por R$ 349,45.

As passagens da “Você Faz a Festa” podem ser compradas até o dia 12 de abril pelo site da GOL, em: http://www.voegol.com.br. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves. Mais informações e o regulamento da promoção podem ser obtidos no site da Companhia ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.

Sobre a GOL

A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL — oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

Voe GOL por apenas R$ 59

Companhia aérea oferece bilhetes promocionaispara viagens realizadas até 21 de junho

A companhia aérea GOL está oferecendo passagens a partir de R$ 59 em voos de e para Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte/Confins (MG), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro / Galeão (RJ), Recife (PE), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e São Paulo / Guarulhos (SP). Os preços promocionais valem para compras realizadas até domingo 3 e as viagens precisam ser realizadas até o dia 21 de junho.

Pela promoção, uma passagem de Campinas para Porto Alegre, por exemplo, pode ser encontrada por R$ 59 ou, decolando do Rio de Janeiro, por R$ 79. Bilhetes de Belo Horizonte para Fortaleza e Recife podem ser adquiridos a partir de R$ 69 e R$ 109, respectivamente. Para participar, os clientes devem comprar as passagens de ida e de volta e permanecer, no mínimo, duas noites no destino. As tarifas promocionais estão sujeitas à disponibilidade de assentos nas aeronaves.

Mais informações podem ser encontradas no site da GOL (http://www.voegol.com.br), via agentes de viagens, ou Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone: 0300-115-2121.

Sobre a GOL

A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL — oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

MICARLA CONCLAMA EMPRESÁRIOS A SE ENGAJAR NO ESFORÇO PARA A COPA 2014 “Não se pode fazer um decreto para que o povo de Natal se engaje no esforço para fazermos de Natal a melhor sede da Copa de 2014. Mas podemos pedir às nossas lideranças empresariais, tão bem representadas aqui, para participarem desse movimento. Para agirem de forma a dar, cada um, sua contribuição no processo”. Com estas palavras a prefeita de Natal, Micarla de Souza, saudou o grupo de cerca de 150 empresários, de vários segmentos mas sobretudo do Comércio Serviços e Turismo, que participaram nesta terça-feira de mais uma edição do projeto “RN em Foco”, do Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac. Na reunião-almoço, que aconteceu no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, a prefeita fez questão de destacar os benefícios que a Copa do mundo de futebol trará para a capital potiguar. “Além de tudo o que virá antes e durante o evento, tem o que ficará depois. Ninguém vai tirar os viadutos, as estradas, as obras e levar embora porque acabou a copa. Mais que isso, ninguém vai tirar da cabeça do natalense que aprendeu uma nova profissão ou um novo idioma, o que ele aprendeu, o que ele evoluiu e que, certamente, vai contribuir para a melhoria da sua vida”, afirmou a prefeita. Para uma plateia que reuniu algumas das mais importantes lideranças empresariais do estado, a prefeita falou com otimismo das conquistas já obtidas, como os “mais de R$ 800 milhões em obras, já garantidos para Natal”. Escalado pela própria prefeita para encerrar sua palestra dando detalhes mais técnicos sobre o tema, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude e Especial da Copa, Rodrigo Cintra, apresentou alguns dados sobre os impactos econômico do mundial na cidade de Natal e no país. Ele explicou, por exemplo, que somente na hotelaria do RN, estima-se que a Copa de 2014, movimente algo em torno de US$ 1,2 bilhão. “Esta é apenas uma das vertentes. Há ainda projeções de gastos com allimentação (US$ 480 milhões) e compras (US$ 320 milhões). Isso tudo apenas em recursos diretos”, disse o secretário. Cintra também pontuou que dentro do legado da Copa 2014 para Natal já há pelo menos um ponto praticamente definido que é o do reflexo para 2016, quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos. “Com a cidade pronta, Natal poderá servir de ponto de aclimatação para delegações olímpicas, como por exemplo a do Canadá. Estas delegações, com cerca de 500 pessoas, chegam a passar um ano inteiro antes da competição no país em que ela vai ocorrer, para se acostumar com clima, comida, enfim. Mais do que estas 500 pessoas, sera um país inteiro que vai conhecer nossa cidade, são pessoas que virão como atletas e, se gostarem do que vão ver, voltarão como turistas, trazendo mais e mais gente. É um efeito bola de neve. Só depende de nós”, afirmou Cintra. O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, fez questão de ratificar que o Sistema sempre apostou e se engajou no projeto de Natal para a Copa. “Bancamos uma campanha de envolvimento à qual demos o nome de ‘Copa 2014 em Natal, Eu Quero’. Implantamos, desde 2010, o programa “Senac na Copa, RN no Mundo”, através do qual o Sistema Fecomercio está investindo – nos quatro anos - cerca de R$ 39 milhões na oferta de cursos de qualificação e capacitação de mão-de-obra em áreas como Turismo e Hospitalidade e Idiomas. Muitas das vagas para estes cursos são, inclusive, gratuitas, para pessoas de baixa renda, dentro do nosso Programa Senac de Gratuidade, o que amplia e democratiza ainda mais o seu alcance”, afirmou Queiroz, que foi bastante parabenizado pela prefeita pela “qualidade e quantidade de lideranças que conseguiu reunir para discutir o assunto nesta edição do RN em Foco".



“Não se pode fazer um decreto para que o povo de Natal se engaje no
esforço para fazermos de Natal a melhor sede da Copa de 2014. Mas podemos
pedir às nossas lideranças empresariais, tão bem representadas aqui, para
participarem desse movimento. Para agirem de forma a dar, cada um, sua
contribuição no processo”. Com estas palavras a prefeita de Natal, Micarla
de Souza, saudou o grupo de cerca de 150 empresários, de vários segmentos
mas sobretudo do Comércio Serviços e Turismo, que participaram nesta
terça-feira de mais uma edição do projeto “RN em Foco”, do Sistema
Fecomercio RN, Sesc e Senac.
Na reunião-almoço, que aconteceu no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, a
prefeita fez questão de destacar os benefícios que a Copa do mundo de
futebol trará para a capital potiguar. “Além de tudo o que virá antes e
durante o evento, tem o que ficará depois. Ninguém vai tirar os viadutos,
as estradas, as obras e levar embora porque acabou a copa. Mais que isso,
ninguém vai tirar da cabeça do natalense que aprendeu uma nova profissão
ou um novo idioma, o que ele aprendeu, o que ele evoluiu e que,
certamente, vai contribuir para a melhoria da sua vida”, afirmou a
prefeita.
Para uma plateia que reuniu algumas das mais importantes lideranças
empresariais do estado, a prefeita falou com otimismo das conquistas já
obtidas, como os “mais de R$ 800 milhões em obras, já garantidos para
Natal”.
Escalado pela própria prefeita para encerrar sua palestra dando detalhes
mais técnicos sobre o tema, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude e
Especial da Copa, Rodrigo Cintra, apresentou alguns dados sobre os
impactos econômico do mundial na cidade de Natal e no país.
Ele explicou, por exemplo, que somente na hotelaria do RN, estima-se que a
Copa de 2014, movimente algo em torno de US$ 1,2 bilhão. “Esta é apenas
uma das vertentes. Há ainda projeções de gastos com allimentação (US$ 480
milhões) e compras (US$ 320 milhões). Isso tudo apenas em recursos
diretos”, disse o secretário.
Cintra também pontuou que dentro do legado da Copa 2014 para Natal já há
pelo menos um ponto praticamente definido que é o do reflexo para 2016,
quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos. “Com a cidade pronta,
Natal poderá servir de ponto de aclimatação para delegações olímpicas,
como por exemplo a do Canadá. Estas delegações, com cerca de 500 pessoas,
chegam a passar um ano inteiro antes da competição no país em que ela vai
ocorrer, para se acostumar com clima, comida, enfim. Mais do que estas 500
pessoas, sera um país inteiro que vai conhecer nossa cidade, são pessoas
que virão como atletas e, se gostarem do que vão ver, voltarão como
turistas, trazendo mais e mais gente. É um efeito bola de neve. Só depende
de nós”, afirmou Cintra.
O presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, fez questão de
ratificar que o Sistema sempre apostou e se engajou no projeto de Natal
para a Copa. “Bancamos uma campanha de envolvimento à qual demos o nome de
‘Copa 2014 em Natal, Eu Quero’. Implantamos, desde 2010, o programa “Senac
na Copa, RN no Mundo”, através do qual o Sistema Fecomercio está
investindo – nos quatro anos - cerca de R$ 39 milhões na oferta de cursos
de qualificação e capacitação de mão-de-obra em áreas como Turismo e
Hospitalidade e Idiomas. Muitas das vagas para estes cursos são,
inclusive, gratuitas, para pessoas de baixa renda, dentro do nosso
Programa Senac de Gratuidade, o que amplia e democratiza ainda mais o seu
alcance”, afirmou Queiroz, que foi bastante parabenizado pela prefeita
pela “qualidade e quantidade de lideranças que conseguiu reunir para
discutir o assunto nesta edição do RN em Foco".

SOFITEL INAUGURA NOVO HOTEL EM MARROCOS

A rede de hotéis de luxo francesa Sofitel, pertencente ao Grupo Accor, abre sua sétima unidade no Marrocos. Localizado ao sul de Essaouira, na nova estância balneária de Mogador, o Sofitel Essaouira Mogador Golf & Spa está cercado por 600 hectares de área arborizada, protegido por uma duna de areia natural e rodeado por uma praia virgem. Projetado por Didier Gomez (designer de interiores), Rachid El Andaloussi (arquiteto) e Isabelle Linski (paisagista), o empreendimento tem um cenário no qual a natureza serve como uma fonte de relaxamento e inspiração, estando presente em todos os detalhes. Criado como uma homenagem ao Marrocos, o Sofitel Essaouira Mogador Golf & Spa prima pela harmonia entre os ambientes internos e os espaços externos, notada principalmente no salão de entrada, cujo design combina a elegância e autenticidade da marca às pedras de Mashrabiyas e Essaouira, típicas de Mogador



A partir do salão de entrada, decorado com enormes lanternas marroquinas e uma parede de plantas, os hóspedes podem acessar diretamente duas das principais atrações do hotel: o Salão de Chá, que perpetua rituais históricos de chá, e o surpreendente Tiki So, cujo bar é feito por não menos que 50.000 peças de vidro e que oferece um amplo cardápio de coquetéis em homenagem às primeiras rotas de rum que começavam em Mogador. Já no Café Kasbah é possível provar pratos deliciosos de wok e tajine enquanto assiste a um espetáculo de arte da culinária, ao passo que o Atlantic é um santuário da gastronomia de frutos do mar de Essaouira.

No restaurante Atelier aux Arômes (Oficina de Sabores), a dupla de chefs Philippe Bourdon e Fátima Targa uniu seus dons para trazer o melhor das cozinhas francesa e marroquina. Já o So Lounge é o local “obrigatório” para aproveitar as quentes noites marroquinas.

O hotel tem um total de 147 apartamentos, além de 28 vilas com piscinas privadas, harmonizando-se perfeitamente à paisagem. A decoração dos quartos forma uma extensão natural do projeto que preza a ligação entre as duas culturas. Desta forma, a sofisticação francesa é combinada a mashrabiyas (delicadas redes bordadas que permitem a passagem da brisa, mas filtram a luz do sol), madeiras rústicas, pedras e padronagens marroquinas estampadas em almofadas… Didier Gomez fez um tributo à cidade, onde cores vivas e variedades de madeiras exóticas combinam sutilmente com o design da mobília contemporânea. Este estilo de bem-estar acompanha os hóspedes até o momento em que vão dormir nos enxovais exclusivos MyBed™ da marca Sofitel. As camas, por sua vez, estão sempre voltadas para o oceano para uma sensação de relaxamento até o momento de despertar.

O hotel conta também com duas vilas projetadas pela grife francesa Lacoste, que ampliou sua criatividade para além de sua linha de roupas. Um design incomum que marca a primeira sinergia entre os hotéis de luxo Sofitel e o famoso ‘Crocodilo’, símbolo da Lacoste.

Uma instalação exclusiva para saúde e bem-estar abriga os 1.300 m2 do So SPA e do So FIT em uma decoração colorida e relaxante. Esta área, cuidadosamente projetada para recuperar a harmonia de corpo e mente, oferece oito tendas exclusivas de tratamento, um chuveiro a vapor oriental com três banheiras, uma piscina de ondas, além de uma sala de estar do SPA com uma cachoeira perfeita para o relaxamento. Para o So SPA, o hotel reuniu duas marcas de cosméticos francesas reconhecidas mundialmente: Clarins e Cinq Mondes.

Outro destaque é o golfe, que emergiu como uma atração para turistas no Marrocos, onde inúmeros campos surgiram recentemente. O Sofitel Essaouira Mogador Golf & Spa oferece aos amantes desta modalidade o campo de golfe de 36 buracos projetado por Gary Player, um dos melhores jogadores do mundo. Como um embaixador da “art de vivre”, o golfe compartilha com a marca os mesmos princípios: precisão e busca pela perfeição. Além do Sofitel Essaouira Mogador Golf & Spa, a rede conta com outros empreendimentos no Marrocos localizados em destinos famosos por seus campos de golfe, incluindo Marrakech, Agadir, Fez e Rabat.



Sofitel, Hotéis de Classe Mundial & Elegância Francesa
Sofitel é a única marca de hotéis de luxo presente em cinco continentes, com 120 endereços em quase 40 países (mais de 30.000 apartamentos). A rede oferece hotéis e resorts contemporâneos adaptados às expectativas dos diversos clientes da hotelaria de luxo em busca de estética, qualidade e excelência. Localizado no coração de uma grande cidade – como Paris, Londres, Nova Iorque, Xangai ou Beijing – ou aninhado em uma paisagem paradisíaca do Marrocos, Egito, Polinésia Francesa ou Tailândia, cada Sofitel oferece uma experiência genuína da “art de vivre” francesa.

Descubra a Sofitel no endereço www.sofitel.com.

Descubra o A|Club de Sofitel, o novo programa mundial de fidelidade da Accor no endereço www.a-club.com.

Copa abrirá 98 oportunidades para pequenas empresas de turismo

Número faz parte de levantamento do Sebrae encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV)



O turismo será um dos setores mais beneficiados com realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com o ‘Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede’, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), 98 atividades do setor são promissoras para as pequenas empresas. São oportunidades que vão surgir a partir da oferta de produtos e serviços para turistas, out ras empresas e organizações responsáveis pelo evento. O turismo é um dos nove setores da economia em que o Sebrae trabalha para identificar possibilidades de negócios e capacitar pequenas empresas.
As 98 atividades destacadas serão impulsionadas pelo incremento substancial do fluxo turístico no país. De acordo com o Ministério do Turismo, o número de visitantes estrangeiros tende a crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber 8 milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do Mundial. O número de brasileiros que devem viajar internamente durante o evento pode chegar a 3 milhões.
Para o gerente de Serviços do Sebrae, Vinícius Lages, a Copa do Mundo é um catalisador de dinâmicas de inovação, gestão e novos modelos de negócios. “Quando eventos desse porte chegam a um país promovendo uma série de oportunidades de negócios e estabelecendo requisitos técnicos e gerenciais a serem cumpridos, temos a chance de trazer o futuro para o presente, acelerando processos que ocorreriam mais lentamente”, ressalta.
O evento apresenta boas oportunidades para as agências de viagem, tanto emissivas quanto as de receptivo. No caso das primeiras, é preciso destacar a relevância do fluxo de turistas domésticos durante o evento. Jogos não somente da seleção brasileira, como também de outros países tradicionais do futebol, podem despertar o interesse dos brasileiros e motivar viagens internas, proporcionando uma demanda extra no período dos jogos para as empresas.
Pacotes oficiais
No turismo receptivo, há duas maneiras distintas de as agências se beneficiarem das oportunidades da Copa. Em primeiro lugar, elas devem se credenciar nas operadoras internacionais que, por sua vez, são agentes credenciados do Tour Operator Programme (TOP) da Match/Fifa. Os participantes desse programa têm o direito de vender, em seus países de origem, pacotes oficiais com ingressos para os jogos da Copa do Mundo 2014. A Match, empresa responsável por assegurar acomodações à Federação Internacional de Futebol (Fifa), também contrata e reserva unidades habitacionais nos meios de hospedagem das cidades-sede.
As oportunidades também podem ser aproveitadas pelas pequenas empresas que fornecem serviços técnicos ou operacionais a outros empreendimentos do setor, como limpeza e manutenção, terceirização de mão de obra e lavanderia. Outras atividades rentáveis são as de apoio ao turismo, mais direcionadas aos próprios turistas, na promoção de passeios diversos, assim como aqueles serviços que colaboram para a competitividade de destinos turísticos, como as lan houses e as casas de câmbio.
Outra análise que o mapeamento traz é em relação ao nível de presença das pequenas empresas nas atividades analisadas, dando escala de densidade de 0 a 1. Nesse contexto, destacam-se os restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas como lojas de conveniência, cafeterias, sorveterias, padarias e confeitarias (0,98), serviços de aluguel de imóveis por temporada (1,00), serviços de barco-hotel (1,00), serviços de recreação para crianças (1,0), serviços de aluguel de câmeras fotográficas (0,99) e aluguel de equipamentos recreativos e esportivos (1,0).
Regras
As empresas do setor do turismo terão que atender a 139 requisitos entre eliminatórios e classificatórios. Os requisitos eliminatórios são aqueles, geralmente, de caráter obrigatório, como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal, alvará de funcionamento e participação no Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo). Segundo análise da FGV, no caso do turismo, os requisitos eliminatórios possuem uma incidência maior e são mais relevantes nas negociações envolvendo empresas do setor e outros atores ligados à organização do evento.
Os requisitos classificatórios são os que agregam valor à empresa. São de três tipos: documentação específica, gestão e sustentabilidade. Na documentação específica, destacam-se o licenciamento junto à autoridade sanitária competente e o Certificado Aventura Segura da Abeta. Nos requisitos de gestão está o benchmarking (busca de melhores práticas) e realização de treinamento interno e externo. Nos requisitos de sustentabilidade, destacam-se o apoio da empresa no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo e a contratação prioritária de mão de obra e de fornecedores locais.

Logística e infraestrutura esportiva serão os setores com mais investimentos

Na próxima terça-feira (05), às 16h30, o mercado brasileiro de logística, comércio exterior e transporte mundial conhecerá as estratégias de negócios da região de Flandres, na Bélgica.

O anúncio de oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e de Flanders, que deve movimentar a economia como um todo, será feito pelo Ministro Presidente do Governo de Flanders, Kris Peeters, em coletiva de impresa durante a Intermodal, no Transamérica ExpoCenter.

A delegação de Flanders inclui também os presidentes dos portos de Antuérpia, Ghent e Zeebruges, bem como 23 empresas que atuam em logística e transporte, entre elas Katoen Natie, Manuport, Jan De Nul e Deme.

Estará presente, ainda, o Belgian Sports Technology Club, o grupo empresas que operam em tecnologia e infraestruturas esportivas, que são internacionalmente reconhecidas por grandes eventos, desde copa do mundo da África do Sul e os Jogos Olímpicos, em Londres e Atenas.

Kris Peeters também terá reuniões com os governadores Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral .

Setur participa da reunião do Pólo Seridó

Na manhã de hoje, foi realizada, em Currais Novos, a 1ª reunião do Pólo Seridó de 2011. Pensar, planejar e discutir ações que possam desenvolver a atividade turística na região são os objetivos dos integrantes deste grupo formado por associações, entidades, instituições, gestores e representantes dos dezessete municípios participantes.



O secretario adjunto de Turismo do RN, Eduardo Bulhões e a subsecretaria de Turismo do RN, Sânzia Cavalcanti, representaram o secretario de Turismo Ramzi Elali. Na abertura da reunião, Sânzia destacou os investimentos previstos no orçamento do Prodetur para a região este ano. “A Setur tem priorizado a diversificação do produto turístico e a interiorização do turismo. Seguindo este pensamento, este ano, a região do Seridó receberá muitos investimentos do Prodetur. O Governo do Estado investirá, por exemplo, em um diagnostico da demanda e oferta da capacitação turística da área e na implantação de vinte cursos profissionalizantes”, afirmou.



Outra novidade da reunião foi a validação pelo Conselho do Pólo Seridó da listagem dos sítios arqueológicos que serão contemplados pelo projeto conveniado entre a Setur e o Ministério do Turismo. O convênio para visitação dos sítios arqueológicos do pólo contemplará 10 sítios distribuídos em Carnaúbas dos Dantas, Acari e Parelhas (Casa Santa, Xique Xique III, Mão Redonda, Pedra do Alexandre, Furna dos Caboclos, Furna do Mateus, Poço do Artur, Pedra do Chinelo, Pedra do Vem Vem e Olho d’agua das Gatas).



Dentre os assuntos discutidos os destaques foram para uma apresentação da ADESE como realizador do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Seridó; a apresentação do relatório preliminar do Inventário Turístico do Seridó, produzido pela UFRN; a apresentação do estudo preliminar da Indicação Geográfica do Bordado do Seridó e a apresentação do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre drogas e Messoregião do Seridó e a apresentação da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).



Em todas as discussões, a preocupação com o estudo e o planejamento da atividade turística foi destaque. Na apresentação dos resultados preliminares da pesquisa do inventário do potencial turístico da região do Seridó Potiguar, por exemplo, a equipe da UFRN destacou a importância de conhecer melhor a região, seus potenciais e fragilidades, para poder contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento. De acordo com o professor Francisco Fransualdo, este será o primeiro pólo turístico do Brasil a ter o seu inventário turístico. “Este material será de grande importância para a região, pois temos que antes de tudo, conhecer nosso potencial arqueológico, histórico, ecológico e cultural para poder oferecer o melhor para o nosso turista e para a nossa população. Temos que desenvolver nosso fluxo turístico ordenadamente”, afirmou Francisco.



A coordenadora técnica do Prodetur/Setur, Carmem Vera, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da participação do Pólo no Salão do Turismo, que será realizado em julho, em São Paulo. “Estamos convidando mais uma vez o Seridó para mostrar todos seus atrativos a nível nacional”, enfatizou Carmem. O diretor do Banco do Nordeste/RN, José Maria Vilar, também falou sobre os projetos aprovados pelo BNB no RN, onde mais de 44 municípios foram beneficiados, só em 2010. Ele ressaltou a importância da produção de novos projetos e a disponibilidade do banco em contribuir para o desenvolvimento do turismo.



A inauguração dos Sítios Arqueológicos Xique Xique I e II, realizada na segunda (28), em Carnaúba dos Dantas, também foi um dos destaques do encontro.

ANAC assina acordos para ampliar voos com Canadá, México e Rússia

Além dos recentes acordos de céus abertos (open skies) com Estados Unidos e União Europeia, foram fechados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acordos do mesmo tipo com Canadá e México. Isso significa eliminar o limite à quantidade de voos semanais que podem ser operados entre o Brasil e aqueles países. A Agência também fechou acordo ampliando a frequência de voos com a Rússia.

No caso do Canadá, os termos acordados introduzem o regime de liberdade tarifária para voos entre os dois países, além de eliminar as limitações quanto ao número de voos (frequência) permitido de parte a parte. O novo entendimento entre os países ainda permite o compartilhamento de voos entre empresas dos dois países e ainda com empresas de terceiros países. Pelo acordo anterior, a capacidade de voos era de sete frequências mistas (passageiros e carga) e mais três de cargueiros semanais e já estava sendo totalmente utilizada pela parte canadense.

Com o México, o acordo exclui aumento de capacidade nos aeroportos de Guarulhos e da Cidade do México, por razões de infraestrutura, mas libera totalmente o número de voos entre as demais cidades brasileiras e mexicanas. O acordo ainda inclui a possibilidade de arrendamento e intercâmbio de aeronaves entre empresas aéreas de ambas as partes.

Já o acordo Brasil-Rússia ampliou a capacidade de freqüências semanais de no máximo três, para sete mistas e outras sete frequências exclusivamente cargueiras, além de incluir o regime de liberdade tarifária. O acordo permitirá o incremento das ligações aéreas entre Brasil e Rússia, que recentemente concluíram negociações para a eliminação da necessidade de vistos temporários de turismo.

O Brasil tem acordos na modalidade céus abertos, além de EUA e UE, com Bahrein, Canadá, Catar, Chile, Cingapura, Coreia do Sul, Costa Rica, Emirados Árabes, Etiópia, Gana, Hong Kong, Islândia, Jamaica, México, Oman, Quênia e Zimbabue.

Diretores de escolas vão conhecer funcionamento do Proerd e Ronda Escolar

A Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas (Cipred) promoverá nesta quarta-feira, 30, reunião com diretores que desejem ver as escolas que dirigem contempladas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e com a Ronda Escolar.

A Cipred é uma unidade da Polícia Militar criada para promover um policiamento proativo junto à comunidade escolar.

O Proerd teve sua origem nos Estados Unidos, em 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, contando com seis currículos que vão da pré-escola ao currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.

No Brasil, o Proerd foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Norte, chegou em 2002 e já beneficiou cerca de 130 mil jovens de escolas públicas e privadas. Atualmente, o efetivo de policiais militares instrutores fazem parte da Cipred, criada no final de 2008 através do Decreto 21.002 de 31 de dezembro, sendo a primeira unidade do país que trabalha exclusivamente na prevenção ao uso de drogas.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, educadores, estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

A Cipred solicita aos diretores das escolas interessadas que enviem e-mail com o nome do representante do estabelecimento que participará do encontro, para o cipredpm@yahoo.com.br, além de levar ao evento ofício que traduza os anseios e expectativas sobre a Cipred e, consequentemente, o Proerd e a Ronda Escolar.

A reunião da Cipred com representantes de estabelecimentos de ensino será às 9 horas, no auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, com presenças do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

PROAGÊNCIA II oferece vagas para novos cursos de EaD amanhã

Em abril, o PROAGÊNCIA II, fruto da parceria entre ABAV e SEBRAE Nacional, estará oferecendo novas vagas para os cursos de Educação à Distância, contribuindo para a profissionalização do setor. Serão 320 novas vagas, divididas em três cursos: “Gestão de empresas de agenciamento e operações turísticas”, “Gestão de Produtos e Serviços Turísticos” e “De agente a consultor de viagens”.

“Essas são as últimas vagas no âmbito do PROAGÊNCIA II, iniciado em 2009, fechando nossa meta de 30 turmas. Até então já foram oferecidas 2.340 vagas para agentes de viagens de todo o Brasil”, explica o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA Antonio Azevedo. “A ABAV orgulha-se de poder cumprir mais esta meta do PROAGÊNCIA principalmente porque, através das ferramentas de ensino à distância, pudemos levar a capacitação a alunos dos locais mais recônditos deste país o que, através de cursos presenciais, nem sempre é possível”, complementa.

“A Educação à Distância – EaD-, é uma excelente ferramenta de qualificação profissional, sendo extremamente democrática, pois consegue atingir espaços geográficos ilimitados, no qual a força de vontade e perseverança de cada indivíduo é que determinará seu êxito”, declara a ex-aluna do curso Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas, ministrado pelo consultor Victor Lamas, Andrea Nakane, também coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.

Além disso, os cursos vêm acompanhados de uma grande satisfação por parte dos alunos, a exemplo do que comenta Andrea Miki, aluna no curso Gestão de Pessoas, ministrado pela tutora Eliana Maia: “Minha equipe tem recebido treinamento continuo, elogios, bônus, e a relação interpessoal para todos melhorou bastante. Os clientes estão mais satisfeitos”.

“Com mais essas turmas, estamos disponibilizando oportunidades para que o empreendedor entenda sobre gestão de empresas de agenciamento e operações turísticas, gestão de produtos e serviços turísticos e sobre o papel de uma atividade que cresce bastante: a de consultor de viagens. Com a chegada da Copa e das Olimpíadas de 2016, a questão da capacitação profissional será bastante requisitada. O SEBRAE e a ABAV estão investindo em educação, contribuindo para o Brasil deixar sua marca de destaque na formação de milhares de empreendedores”, afirma a coordenadora nacional de projetos de turismo do SEBRAE Nacional, Valéria Barros.
As inscrições para as turmas de abril serão disponibilizadas ao público através do Portal da ABAV (www.abav.com.br) a partir de 30 de março até 13 de abril, com vagas limitadas. Cada empresa poderá indicar um participante em cada turma oferecida, sendo 50% das vagas reservadas para as agências filiadas à ABAV.

Para participar do método de Educação à Distância, é necessário que o aluno possua disponibilidade de dedicação diária de uma a duas horas e tenha internet banda larga. As atividades são disponibilizadas através de plataformas de estudos onde o aluno acessa o conteúdo programático e pode participar de chats e bate-papo com o professor e outros alunos.

Após a inscrição, os alunos serão selecionados de acordo com o critério acima expresso e receberão a confirmação entre os dias 14 e 20 de abril. Os cursos serão iniciados no dia 26 de abril e duram de três a cinco semanas.

Brasileiros elegem Buenos Aires como principal destino turístico

O site de hospedagem Hoteis.com apresenta pesquisa que aponta o aumento da popularidade do destino, deixando Orlando na segunda posição

A capital da Argentina, mundialmente conhecida por seu charme e diversidade de opções culturais, tornou-se o destino favorito dos brasileiros no exterior. Segundo o índice HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês) do site de hospedagem Hoteis.com, Buenos Aires superou Orlando, nos Estados Unidos, na preferência dos turistas nacionais e lidera o ranking das top 20 cidades no exterior para os turistas brasileiros.

A capital portenha oferece boas opções de hospedagem. “Com R$ 300 é possível se hospedar em um hotel de até 4 estrelas em Buenos Aires, enquanto no Rio de Janeiro, com a mesma quantia, o turista somente encontrará diárias em 2 estrelas e em Nova York em até 1,5 estrela”, analisa Yara Ohashi, gerente de marketing do Hoteis.com. Os brasileiros gastaram em média R$ 253 em hospedagens no exterior, enquanto o preço médio por noite nas cidades brasileiras foi R$ 252.

Outro fator importante que impulsionou a busca dos brasileiros por Buenos Aires foi a facilidade de chegada ao país, que não exige passaporte nem visto de entrada. As companhias aéreas oferecem, em todas as épocas do ano, diversos voos e tarifas promocionais para esse destino. O início da operação de voos de companhias brasileiras para o Aeroporto Aeroparque de Buenos Aires, também colaborou para a popularidade do destino, já que permitiu aumento na frequencia de voos e redução do tempo e do custo da viagem.

COPA DO MUNDO 2014: 17ª BNT MERCOSUL PROMOVERÁ COLETIVA INÉDITA À IMPRENSA NACIONAL E INTERNACIONAL

Durante a 17ª edição da BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos) que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio no Beto Carrero World, em Penha, SC, a organização do evento reunirá representantes de pelo menos 10 das cidades e estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 para realizar uma coletiva inédita com a imprensa nacional e internacional.

A coletiva de imprensa será realizada no dia 27 de maio, às 17h, dentro do Beto Carrero World (o 5º maior parque temático do mundo), no teatro Acqua.

Além disso, estão sendo convidados representantes do governo federal, dos ministérios do turismo e dos esportes, além de representantes do Comitê Organizador da Copa, CBF e FIFA que estarão à disposição dos jornalistas.

COPA DO MUNDO 2014: O QUE ESPERAR DAS CIDADES E DO BRASIL?

Este será o principal tema tratado na coletiva de imprensa que abordará assuntos como: o impacto que a Copa trará para o turismo nacional; estratégias e ações para atender a demanda de torcedores/visitantes; investimentos e benefícios que ficarão de legados à população em função do evento; gestão dos estádios que serão ou estão sendo reformados ou construídos; qualificação turística e divulgação internacional.

“Sabemos que o impacto desse megaevento será extremamente importante para a atividade turística que atende aos mais diversos segmentos sociais, por isso, essa iniciativa da BNT MERCOSUL tem como objetivo apresentar às pessoas, através de importantes profissionais da imprensa, o que as cidades esperam oferecer para quem vier para a Copa”, explicam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini.

Além disso, segundo os organizadores, a coletiva será realizada em Santa Catarina que – apesar de estar na rota da Copa – não será sede dos jogos. “É uma vantagem por ser território neutro e, dessa forma, não privilegiamos nenhum dos municípios sede”, dizem.

ESPORTES E TURISMO

“O Brasil, além de ser o país do futebol, tem no esporte um imenso potencial como é o caso: do vôlei, do basquete, da ginástica olímpica e de inúmeras outras modalidades, e esses campeonatos esportivos são responsáveis por grande movimentação turística, tanto nacional quanto internacional”, afirmam Geninho e Jair exemplificando o campeonato brasileiro de futebol que reúne milhares de pessoas durante os jogos.

“È uma maneira de valorizar o esporte dentro do contexto turístico, sensibilizando os responsáveis pelos destinos e atrativos para a importância desse setor no desenvolvimento da economia”, completam.
SOBRE A BNT MERCOSUL
Em sua 17ª edição, a BNT Mercosul é reconhecida como um dos mais qualificados eventos do gênero do país. As atividades são realizadas nos municípios de Balneário Camboriú e em Penha (Beto Carrero World), SC, distantes entre si, 30 minutos de viagem.

A Feira de Negócios Turísticos acontece no Beto Carrero World nos dias 27 e 28 de maio e reunirá mais de 400 empresas expositoras do Brasil e exterior, divididas em 117 estantes, recebendo cerca de 5 mil profissionais do turismo, entre agentes, operadores e imprensa.

CREDENCIAMENTO IMPRENSA
Credenciamento e informações aos jornalistas sobre a coletiva podem ser obtidos com a assessoria de imprensa do evento através do e-mail: larissa@rotascomunicacao.com.br ou fabio@rotascomunicacao.com.br ou pelos telefones: (47) 3363-6845/ 9233-9577.

SERVIÇO
Evento: 17ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul 2011)
Data: 27 e 28 de maio de 2011
Locais de realização:
- Em Balneário Camboriú, SC, serão realizadas atividades sociais, visitas técnicas e a hospedagem dos participantes.
- No parque Beto Carrero World, no município de Penha (distante 30 minutos de Balneário Camboriú), será realizada a Feira de Negócios Turísticos, coletiva de imprensa, palestras e a festa de encerramento.
Inscrições de participantes e expositores: informações podem ser obtidas pelo site: www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.
Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br ou jair@gwg.com.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais de 3 mil agentes de viagem visitam estande do RN na Braztoa

De acordo com informações do vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa de Albuquerque, o estande do Rio Grande do Norte no 35º Encontro Comercial Braztoa, realizado dias 24 e 25, em São Paulo, foi um dos mais visitados do evento onde mais de 3.360 agentes de viagem puderam conferir os atrativos do Estado.



Barbosa explicou a importância dessas ações de promoção do Estado junto a públicos como esses. “Temos que promover constantemente o RN junto a esta classe de profissionais do turismo, pois assim estaremos sempre na prateleira dessas agências. Com todos os nossos atrativos na mão, os agentes podem “vender” o nosso produto com maior eficiência para os seus clientes. E isto resulta diretamente em um aumento no número de visitantes para o Estado”, explicou.



A Feira, organizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, e realizada nos dias 24 e 25, em São Paulo, teve recorde de participantes. Segundo o presidente da entidade, José Eduardo Barbosa, esta edição recebeu a visita de 5,8 mil profissionais, sendo 3.360 agentes de viagem.

Turismo da Argentina prevê crescimento de 30% nos próximos 5 anos






O Brasil figura como o mais importante mercado emissivo para o destino vizinho, que recebeu mais de 1 milhão de visitantes brasileiros em 2010



Em evento dirigido ao trade que atua no segmento de viagens no País, realizado hoje (28/3), na capital paulista – Fórum Panrotas – o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur, da Argentina, Leonardo Boto, esbanjou otimismo. Ao apresentar o potencial do turismo de seu país, no contexto mundial de chegadas e partidas, ele antecipou que, a se medir pela evolução no fluxo de viajantes internacionais, o setor deverá apresentar crescimento de 30% nos próximos cinco anos. Ao todo, 5,2 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram, no ano passado, na Argentina, dos quais mais de 1 milhão de brasileiros.

Ainda de acordo com o representante do Inprotur – participante do painel Estratégias para preparo e promoção de destinos “é significativa a evolução do turismo em toda a Região da América do Sul”, ao mesmo tempo em que relacionou o turismo de eventos como um grande impulsionador das chegadas, especialmente para a cidade de Buenos Aires. A capital argentina figura, hoje, na 11ª posição em destino de eventos no mundo, tendo se transformado na líder em todo o Continente Americano.

Na seara dos grandes acontecimentos – que serão sediados na Argentina neste ano – Boto destacou dois importantes eventos esportivos como o Rally Dakar, que será realizado pelo quarto ano consecutivo no país e a 43ª Copa América de Futebol, que acontece em julho próximo em diversas localidades argentinas.



Conhecer o turista



O secretário executivo do Inprotur falou, para a platéia de dirigentes e profissionais que atuam em toda a cadeia do turismo nacional, que o órgão tem recorrido a pesquisas, auxiliadas por psicólogos e sociólogos, forma de conhecer mais a fundo o perfil do turista nos diferentes mercados emissivos. “Assim, poderemos traçar uma estratégia mais fundamentada para atrair e atender melhor o visitante”, antecipou. De acordo com Boto, a nova ordem na promoção do destino é de que “a Argentina vende emoções, sensações e a possibilidade de experimentar os locais visitados, muito mais do que pacotes e boa hotelaria”.







Leonardo Boto, secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística – Inprotur – da Argentina

ABIH e Sebrae lançam programa que investe na qualificação de pequenos meios de hospedagem nesta terça-feira

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da ABIH-RN, lançam o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem para o Rio Grande do Norte nesta terça-feira (29), às 14h30, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.

Com investimentos na ordem de R$ 3,3 milhões, o SEBRAE Nacional e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional estão apostando na qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem de olho na qualidade dos serviços que serão oferecidos aos turistas que visitarão o país – antes e depois - da Copa do Mundo de 2014. O programa pretende atuar nas 12 cidades-sede da copa e em outros 20 destinos indutores, que receberão hóspedes em função do maior evento esportivo do planeta.

O programa de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem foi desenvolvido em função dos grandes desafios que a indústria do turismo, especialmente a hotelaria, terá diante de um turismo cada vez mais competitivo, e tem como objetivos principais mobilizar e articular empresários, empreendedores, dirigentes do segmento dos meios de hospedagem para a necessidade de se promover um forte movimento de modernização empresarial, visando à melhoria da qualidade e do aumento da produtividade setorial.

Segundo as estimativas do Ministério do Turismo, o Brasil receberá cerca de 500 mil turistas estrangeiros para o Mundial de 2014. Em vista disso, uma das prioridades do Sebrae e da ABIH é a capacitação profissional, visando à eficiência da gestão e ao posicionamento competitivo do setor durante e depois da Copa do Mundo.

No programa, gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras serão capacitados em marketing, competitividade, sustentabilidade e temas ligados à inovação da gestão. A iniciativa visa fornecer aos pequenos meios de hospedagem diversos mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável e promover a utilização de ferramentas de gestão a partir das 32 oficinas que serão realizadas.

As metas principais do programa são melhorar a qualidade da gestão e da competitividade no setor, oferecendo novas ferramentas de comercialização aos “Pequenos Meios de Hospedagem” como uma central de negócios e incentivos, previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; promoção de treinamentos especializados, melhorando qualitativamente a oferta de serviços, além de mostrar as vantagens da formalização das empresas atuantes no mercado informal.

Entre os temas de capacitação mais atraentes, apontados pelas mais de dez mil pessoas que visitaram o blog do projeto Pequenos & Notáveis (http://www.abihbrasil.blogspot.com/), ocupam o primeiro lugar as estratégias de atração e de atendimento aos turistas, seguidas pelo atendimento ao turista em meios de hospedagem. Procedimentos para obtenção de linhas de crédito para o turismo, estratégias de comunicação e relacionamento com o turista e gestão de hotéis e pousadas também estão entre os principais temas de interesse dos empresários e profissionais gestores da hotelaria.

PRESIDENTE DO NATAL CONVENTION RECEBE DIRETORA DA REVISTA LIFEIN DE PORTUGAL

O presidente do Natal Convention Bureau, empresário George Costa, recebeu hoje (28) na sede do NCVB, a diretora da revista LifeIn de Portugal, Ana Cláudia Dionisio. Na ocasião, a diretora da revista apresentou o projeto LifeIn, onde o Nordeste será divulgado no mercado português. A LifeIn é a primeira e única revista em Portugal cujo conteúdo é exclusivamente dedicado ao Nordeste Brasileiro. Com lançamento previsto para setembro, a revista terá a tiragem de 30.000 exemplares e terá distribuição gratuita encartada no Jornal OJE ( O Jornal Econômico) que tem uma circulação diária perto de 25.000 exemplares, nos grandes centros urbanos em Portugal (Lisboa e Porto). O leitor do Jornal OJE é essencialmente constituído por quadros médios e superiores, do sexo masculino, com idade compreendida entre os 25 e os 54 anos. George Costa elogiou a iniciativa e frisou o interesse em apoiar o projeto. A reunião contou também com a presença de Alessandra Torres, gerente executiva do NCVB. Nesta terça, Ana Claúdia tem encontro com o cônsul de Portugal, Francisco Lamy.
A Diretora da revista LifeIn, a portuguesa Ana Claudia Esteves está em Natal desde o dia 24, assessorada pela jornalista Cristina Lira, que também faz parte da equipe LifeIn e fará visita a empresários . Segundo Ana Claudia, a revista tem o intuito de contribuir para a visibilidade e desenvolvi


mento turísticos da região chegando a um público com disponibilidade econômica para consumir e viajar. Sendo uma revista que propicia espaços à divulgação de vários setores económicos, vai além da simples perspectiva turística. Sugere também ao leitor as melhores oportunidades de investimento, nomeadamente imobiliário, naquela que é considerada uma das área com maior potencial de crescimento, enquanto destino de segunda residência. Mais que uma revista, a LifeIn é a mostra privilegiada para dar a conhecer às classes média-alta e alta os produtos e serviços que as empresas nordestinas têm para oferecer, frisou Ana Claúdia.

David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, ministra palestra no Fórum Panrotas 2011

Encontro reunirá líderes, formadores de opinião e profissionais do setor, que falarão sobre as tendências do turismo para 2011

O fundador e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, David Neeleman, participa do Fórum Panrotas amanhã (29/03) às 15h, na Fecomércio, em São Paulo. Lá, ele fará uma palestra com o tema “Excelência na Prestação de Serviço” para líderes, formadores de opinião e profissionais do setor.
David é reconhecido mundialmente por seu empreendedorismo. Começou sua vida profissional vendendo pacotes turísticos para o Havaí entre seus colegas de faculdade. Devido ao sucesso, logo foi convidado para trabalhar na Morris Travel, uma agência de viagens local. Pouco depois, passou a operar aeronaves, fundando sua primeira companhia aérea, a Morris Air – comprada pela Southwest na seqüencia. Ainda nesta época, Neeleman e sua equipe implantaram pela primeira vez o sistema de E-Tkts, uma idéia revolucionária para a aviação.
David criou a Live TV, empresa que produz e opera um sistema de TV ao vivo especialmente desenhado para aviões, e teve participação direta na Open Skies, companhia voltada para a administração de receita, recursos e reservas com base na internet.
Suas idéias atravessaram a fronteira e, no Canadá, o executivo transformou a WestJet na segunda maior empresa aérea do País. Em 1999, criou a JetBlue, eleita desde 2001, a “Melhor Companhia Aérea em Vôos Domésticos” nos Estados Unidos.
Com toda sua experiência e paixão setor, David Neeleman fundou a Azul Linhas Aéreas Brasileiras em dezembro de 2008. Em menos de dois anos, se tornou a terceira empresa em vôos domésticos no país, com mais de 8 milhões de clientes transportados e 33 destinos atendidos.

Sobre a Azul
Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 33 destinos com 230 voos diários. Somando-se às 8 linhas de ônibus, são 39 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 31 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 18 Embraer 195, e três ATR 72-200. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Portos da Bahia vão receber cerca de 1 bilhão de reais em investimentos até 2014

Modernização dos Portos de Aratu, Salvador e Ilhéus é destaque da primeira participação da Codeba na Intermodal South America


Até 2014, os Portos de Aratu, Salvador e Ilhéus, administrados pela Companhia Docas do Estado da Bahia – Codeba, vão receber aproximadamente 1 bilhão de reais em investimentos compartilhados entre Governo Federal, iniciativa privada e recursos próprios da Companhia.

Os projetos de modernização e ampliação dos três portos são os destaques da presença da Codeba na Intermodal South America 2011, que acontece 5 a 7 de abril, em São Paulo. É a primeira vez que a Companhia participa da feira, a mais importante do setor de logística na América Latina.

De acordo com o diretor-presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, os portos baianos registraram em 2010 o melhor resultado da série histórica: R$ 97 milhões em faturamento e 9,27 milhões de toneladas de movimentação total. “Os investimentos programados alimentam nossas expectativas de crescimento futuro, pois vão aprimorar ainda mais os serviços disponibilizados e atrair novos armadores e outros clientes potenciais.”, afirma.

Entre as melhorias que serão destacadas durante a Intermodal 2011 estão: ampliação do terminal de contêineres do Porto de Salvador, as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, a implantação de moderno terminal de passageiros no Porto de Salvador, a modernização do terminal de granéis sólidos do Porto de Aratu, a ampliação do píer e tanques do terminal de granéis líquidos, a dragagem e modernização do Porto de Ilhéus.

Além do detalhamento dos investimentos, a participação na feira tem objetivo de mostrar as potencialidades e diferencias dos portos públicos da Bahia. “Os portos possuem localização geográfica privilegiada, estando na metade do caminho entre a ligação Sul/Norte da costa leste das Américas, bem como a curta distância de África e Europa”, afirma José Muniz Rebouças. “Somado a isso estão as águas abrigadas e profundas da Baía de Todos os Santos, condição ideal para atividade portuária”, acrescenta o executivo.

A Codeba
A Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba é uma empresa de economia mista, criada em 17 de março de 1977, com o objetivo de administrar e explorar a atividade dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. Ela tem a missão de fomentar a atividade portuária, promovendo, controlando e disponibilizando infraestrutura com eficiência, de forma econômica e sócio ambientalmente sustentável.

Desde sua criação, a Codeba vem fazendo constantes investimentos com o intuito de modernizar e promover a evolução de seu complexo portuário para consolidar a Bahia como um estado estratégico e fundamental no mapa dos negócios mundiais.
Serviço
Intermodal South America 2011
Transamerica Expo Center - São Paulo (SP) - 5 a 7 de abril, das 13 às 21h

CI-CENTRAL DE INTERCÂMBIO EM NATAL COM NOVIDADES

A CI-Central de Intercâmbio em Natal, gerenciada por Áureo Paiva, informa que está com grupos de adolescentes para Estados Unidos e Inglaterra. Segundo Áureo Paiva, um deles, em especial, o grupo Premium, os estudantes vão estudar em escolas com excelente padrão, voando para Inglaterra na classe executiva. Outra novidade, é que acontecerá em Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, a terceira edição da feira de Intercâmbio aberta ao público. E Áureo avisa que os interessados do Rio Grande do Norte em visitar a feira, podem solicitar informações a CI-Central de intercâmbio em .Maiores informações pelo telefone (84)3222-9008.

Bancada federal declara apoio ao projeto do Parque Nacional da Furna Feia

A deputada federal e coordenadora da bancada federal do Estado, Sandra Rosado, afirmou na manhã desta segunda-feira, 28, que o projeto para criação do Parque Nacional da Furna Feia pode contar com total apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília. O anúncio foi feito na reunião convocada pela governadora Rosalba Ciarlini, que aconteceu no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo.

A reunião foi solicitada, pois para que a regulamentação do Parque aconteça, é preciso ter, além da aprovação da sociedade, a aprovação da Casa Civil do Governo Federal, o que exige união dos políticos potiguares. “Precisamos do apoio de todos para que o projeto ande com agilidade, pois é um sonho possível. Até os acessos para o Parque já estão prontos, já que fica às margens da BR-304. Podemos ser referência nesse tipo de turismo como a Chapada Diamantina já é”, disse Rosalba.

Na ocasião um dos responsáveis pelo projeto e chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – Cecav – Diego Bento, apresentou os dados relacionados à área do futuro Parque, localizado nos municípios de Mossoró e Baraúna.

O parque irá englobar uma área superior a 10 mil hectares. Até agora, em apenas 2% da área total da reserva, já foram encontradas 213 cavidades a partir de pesquisas feitas até o início deste ano. Além disso, é um espaço dotado de grande variedade de fauna e flora cuja vegetação típica é a caatinga. Entre as espécies detectadas estão 105 de plantas, com destaque para a Aroeira do Sertão, árvore típica da caatinga e que está em extinção, e 135 espécies animais, várias nas listas oficiais da fauna em extinção, como o gato vermelho.

Para Diego Bento, além de conservar um bioma exclusivo do Brasil, a criação do Parque poderia impulsionar roteiros de turismo de aventura e ecológico na região do Oeste. O secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, revelou que há uma grande preocupação em interiorizar as ações do turismo no estado e que uma unidade de conservação com planejamento sustentável seria um bom atrativo. “Queremos trabalhar outras opções de turismo no estado além de apenas praias”, disse Ramzi Elali.

Segundo Carla Guaitanele, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, a mudança da atual Área de Preservação Permanente, APP, em Parque Nacional iria prover, além de uma fiscalização mais atuante, um sistema de gerenciamento do manancial ecológico da área. “A fiscalização atual funciona mais no âmbito da denúncia ao Ibama; com a mudança para Parque Nacional seria criada uma unidade de conservação, com uma estrutura de gerência e equipe para um monitoramento constante”, explicou Guaitanele. A analista também atentou para o fato de que a mudança de APP para Unidade de Conservação também proporcionará a criação de um plano de gestão para o turismo no local.

A reunião contou ainda com a presença do vice-governador Robinson Faria; o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; o deputado federal Fábio Faria; a deputada federal Fátima Bezerra; o deputado estadual Raimundo Fernandes; a deputada estadual Larissa Rosado; o deputado estadual Ricardo Motta; o diretor do Idema, Marcelo Toscano; e a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga.

APOIO
O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação ambiental situada entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Ele abrange áreas preservadas de caatinga e guarda importantes cavernas do Rio Grande do Norte. A transformação da área em Parque Nacional é fundamental para a preservação e para o uso sustentável, através do turismo, desse patrimônio natural.

Além da força dos deputados potiguares em Brasília, a regulamentação do Parque dependerá, ainda, do apoio da população de Mossoró e Baraúna. Para isso, serão realizadas em maio audiências públicas para que as populações desses municípios conheçam o projeto, aprovem e passem a colaborar com a ideia. A governadora deve participar desses debates e ajudar no fortalecimento do projeto.

O projeto ocupa uma área superior a 10 mil hectares na reserva da antiga fazenda Maisa e será destinado a visitas turísticas e estudos científicos relacionados ao meio ambiente.

De acordo com o coordenador do Instituto Chico Mendes, Diego Bento, um dos responsáveis pelo projeto e pesquisa, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais desmatou a caatinga nos últimos cinco anos. A viabilização do Parque Nacional da Furna Feia deve barrar essa ação e ajudar na recuperação da caatinga, chegando a triplicar a área preservada. Esse trabalho poderá identificar a área e dizer o que pode ser explorado, aberto à visitação, utilizado para estudos e, até mesmo, o que deve ter acesso restrito.

EMBRATUR PARTICIPA DO FÓRUM PANROTAS

Evento acontece nos dias 28 e 29 de março, em São Paulo

Começa hoje, dia 28, a 9ª edição do "Fórum Panrotas", considerado um dos maiores eventos de tendências e debates do turismo brasileiro. O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, é um dos palestrantes do painel “Estratégias para preparo e promoção de destinos”, que vai abordar as experiências e recomendações de outros destinos turísticos ao Brasil. Também participam da palestra o ministro do turismo de Portugal, Bernardo Trindade; o CEO do Visit Orlando, Gary Sain; e o secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina, Leonardo Boto.

Segundo Moysés, os dados que serão apresentados no Fórum comprovam que a promoção turística realizada no exterior tem sido efetiva. “Foi verificado o aumento de turistas em diversos mercados e a entrada de divisas cresceu 139% de 2003 a 2010, um resultado bastante expressivo”, afirma. As ações de promoção internacional previstas para esse ano também serão destaque na apresentação do presidente. “São mais de 260 ações de promoção em 40 países, incluindo feiras, workshops, roadshows, projetos para TV e campanhas publicitárias, tudo com foco na atração do turista.”

O "Fórum Panrotas" reúne líderes, formadores de opinião e profissionais do setor para compartilharem seus conhecimentos e experiências sobre a indústria de viagens no Brasil. No ano passado, o evento teve 1,2 mil profissionais inscritos, originários de 24 estados, sendo 597 presidentes e diretores de empresas.

MICARLA VAI DETALHAR AÇÕES DA COPA 2014 EM REUNIÃO-ALMOÇO COM EMPRESÁRIOS

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Amanhã, terça-feira (29), ao meio dia, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, será a convidada do projeto “RN em Foco”, do Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac. No encontro com os empresários, a chefe do Executivo vai detalhar as ações e projetos que vêm sendo tocados no sentido de operacionalizar a capital potiguar como sede do mundial de futebol de 2014, além de conclamar a todos para se unirem aos esforços neste sentido.
“Convidamos a prefeita por entender que este é um assunto de extrema importância para a economia da nossa cidade e do nosso estado e no qual o envolvimento do empresariado é fundamental. Nós mesmos, do Sistema Fecomercio, sempre defendemos e nos empenhamos neste sentido, tendo, inclusive, deflagrado uma campanha de envolvimento à qual demos o nome de ‘Copa 2014 em Natal, Eu Quero’”, afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.
O presidente ressalta ainda a implamtação, desde 2010, do programa “Senac na Copa, RN no Mundo”, através do qual o Sistema Fecomercio está investindo – nos quatro anos - cerca de R$ 39 milhões na oferta de cursos de qualificação e capacitação de mão-de-obra em áreas como Turismo e Hospitalidade e Idiomas. “Muitas das vagas para estes cursos são, inclusive, gratuitas, para pessoas de baixa renda, dentro do nosso Programa Senac de Gratuidade, o que amplia e democratiza ainda mais o seu alcance”, diz Queiroz.