Total de visualizações de página

sábado, 26 de março de 2011

Reunião Anual da ANPEd captada para Natal

A 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação acontecerá em Natal de 2 a 5 de outubro de 2011, no Centro de Convenções, e reunirá aproximadamente 3.000 participantes.
Captado pelo Natal Convention & Visitors Bureau – Natal CVB – e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, o evento vem para capital potiguar após 18 anos sendo realizado em Caxambu, Minas Gerais.
Segundo o vice-presidente da ANPEd e professor da UFRN, Antônio Cabral Neto, a Reunião Anual se destaca em duas dimensões: educacional e econômica.
“No campo educacional, o evento trará benefícios à comunidade local, em especial, a comunidade acadêmica e educacional pela reunião de grandes especialistas nacionais e internacionais, com debates de temas atuais e apresentação de resultados de pesquisas que contribuirão com o desenvolvimento educacional do município. No campo econômico, dentre outros benefícios, o evento deixa divisas importantes para o Estado e para o Município, visto que vai ocupar em torno de dois mil leitos na rede hoteleira e propiciar um incremento no comércio”, avalia.
Ele acrescenta ainda que será também uma excelente oportunidade para mostrar a existência de um programa de Pós-Graduação em Educação de qualidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, reconhecido nacionalmente e que vem sendo referência nas regiões Norte e Nordeste do País.
Com o tema Educação e Justiça, que será abordado na conferência de abertura e orientará o conjunto das atividades realizadas ao longo do evento, a Reunião contará com colóquios, apresentação de trabalhos (pesquisas), assembleia geral, exposições e apresentações culturais.
A Reunião Anual da ANPED reúne professores, pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado em Educação do Brasil e do exterior.
Notas:
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação), com sede na cidade do Rio de Janeiro.
A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil. Ao longo dos seus mais de 30 anos, a Associação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira.
A reunião anual da ANPEd é considerada pelas agências avaliadoras como o mais importante congresso de educação do Brasil, de padrão internacional.

TRYP Jesuíno Arruda aceita cachorros e gatos de pequeno porte

Para pessoas que têm animais de estimação, viajar nem sempre é uma das tarefas mais simples. É preciso encontrar alguém para tomar conta do animalzinho, ou desembolsar um dinheiro extra para cobrir despesas com hospedagens em hotéis especializados em animais.

Pensando nisso, o hotel TRYP Jesuíno Arruda, no Itaim Bibi, em São Paulo, passa a aceitar cães e gatos de pequeno porte. Os bichinhos devem ficar junto com os donos nos apartamentos. Há no hotel quartos específicos – Premium Room - com piso laminado de madeira e sacada, uma caminha de tamanho médio, dois potes para água e ração, tapete higiênico, brinquedo/mordedor e, como cortesia, um pacote com algum tipo de biscoito/bifinho de acordo com o animal. Porém, é importante lembrar que os donos devem se responsabilizar inteiramente pela mobília do apartamento.

Onde: TRYP Jesuíno Arruda.

Quanto: R$ 50 por dia/por animal.

Informações e reservas: (11) 3704-4400 / tryp.jesuino.arruda@solmelia.com
Sobre o TRYP Jesuíno Arruda

O hotel TRYP Jesuíno Arruda encontra-se em uma elegante zona da cidade de São Paulo, próximo a várias opções de lazer e lojas. Além disso, localiza-se perto a Av. Brigadeiro Faria Lima, Parque do Ibirapuera e Shopping Iguatemi. O hotel oferece 151 apartamentos confortáveis e funcionais, um restaurante especializado em cozinha internacional e uma infraestrutura completa para realização de eventos, dispondo de equipamento audiovisual de alta tecnologia. Para os momentos de lazer, o hotel oferece o espaço de sauna, fitness center e serviço de massagem.



Tryp Jesuíno Arruda

Rua Jesuino Arruda, 806 – Itaim Bibi – São Paulo Tel. (55) 11 3704-4400

e-mail: tryp.jesuino.arruda@solmelia.com

Sobre a Sol Meliá

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Sol Meliá é uma das maiores redes hoteleiras de lazer do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente dispõe de mais de 300 hotéis e 78.000 apartamentos distribuídos em 27 países em 4 continentes. Atua com as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O portfólio de produtos e serviços é complementado por Sol Meliá Vacation Club, o único Clube de Férias operado por uma empresa espanhola.

Sol Meliá Brasil

A Sol Meliá Hotels & Resorts está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra 14 empreendimentos, localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas. A Sol Meliá Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A rede tem ainda em seus planos, a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste Brasileiro, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.

FÁBRICA DA SIEMENS EM SANTA CATARINA

O governo de Santa Catarina deve garantir a instalação de uma fábrica de equipamentos médico-hospitalares da Siemens em Joinville. O processo será concluído apenas no dia 31, mas já é possível assegurar que foram tomadas as medidas necessárias para viabilizar o empreendimento em território catarinense, adianta o secretário da Fazenda, Ubiratan Rezende.
Segundo ele, a Siemens opera no Estado desde 2007 e reconhece que Santa Catarina é uma “plataforma atrativa” de acesso ao Mercosul. “A escolha é muito racional, além de optar por uma posição geográfica favorecida, leva em conta um dos maiores ativos do Estado hoje que é a infraestrutura e a logística, principalmente portuária”, acrescenta Rezende.
Há quatro anos, a Siemens realiza seu processo de importação por Santa Catarina. Agora, apresentou ao governo o propósito de instalar uma linha de montagem em condomínio empresarial multissetorial de Joinville. Para produzir três tipos de equipamentos: de ressonância magnética, de tomografia computadorizada e de raio-x digital e analógico. Sobre os quais a Federação das Indústrias de Santa Catarina terá de atestar a ausência de produção similar.
De acordo com as informações prestadas pela empresa à Secretaria da Fazenda, o investimento na fábrica será de R$ 13,7 milhões, basicamente na compra de maquinário e na adequação do prédio já ocupado pela empresa no condomínio. Mas a movimentação econômica decorrente do empreendimento, se levados em conta os custos iniciais de operação, chegará a R$ 51,8 milhões.
A empresa, que conta hoje com três colaboradores, projeta até 2015 gerar
15 empregos diretos. O faturamento deverá atingir R$ 58 milhões no primeiro semestre do ano que vem.

Governo apresenta projeto do Parque Nacional da Furna Feia à bancada potiguar

O projeto para criação do Parque Nacional da Furna Feia, localizado nos municípios de Mossoró e Baraúna, será tema de uma reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini e a bancada potiguar na próxima segunda-feira (28), às 11h, no Auditório da Governadoria. A ideia do encontro partiu da própria governadora durante reunião com os coordenadores do Instituto Chico Mendes, Darcy Santos e Diego Bento, responsáveis pelo projeto que pretende transformar a reserva ambiental em parque nacional.

Porém, para que a regulamentação aconteça, é preciso ter, além da aprovação da sociedade, a aprovação da Casa Civil do Governo Federal, o que exige união dos políticos potiguares. Assim, a reunião vai contar com a presença dos deputados federais do RN para que eles conheçam o projeto e saibam mais sobre a reserva ambiental, além de reunir secretários de Estado e representantes do Conema – Conselho Estadual de Meio Ambiente e Conetur – Conselho Estadual de Turismo em prol da causa.

O sítio espeleológico da Furna Feia é uma região de cavernas, situada em uma área de mais de 10 mil hectares. Em apenas 2% da área total da reserva, já foram encontradas 213 cavidades a partir de pesquisas feitas até o início deste ano. Além disso, é um espaço dotado de grande variedade de fauna e flora cuja vegetação típica é a caatinga. Entre as espécies detectadas estão 105 de plantas, com destaque para a Aroeira do Sertão, árvore típica da caatinga e que está em extinção, e 135 espécies animais, várias nas listas oficiais da fauna em extinção, como o gato vermelho.

De acordo com o coordenador do Instituto Chico Mendes, Diego Bento, um dos responsáveis pelo projeto e pesquisa, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais desmatou a caatinga nos últimos cinco anos. A viabilização do Parque Nacional da Furna Feia deve barrar essa ação e ajudar na recuperação da caatinga, chegando a triplicar a área preservada. Esse trabalho poderá identificar a área e dizer o que pode ser explorado, aberto à visitação, utilizado para estudos e, até mesmo, o que deve ter acesso restrito.

Além do apoio dos deputados potiguares em Brasília, a regulamentação do Parque dependerá, ainda, do apoio da população de Mossoró e Baraúna. Para isso, serão realizadas nos dias 7 e 8 de maio audiências públicas para que as populações desses municípios conheçam o projeto, aprovem e passem a colaborar com a ideia. A governadora deve participar desses debates e ajudar no fortalecimento do projeto.




TURISMO E PROTEÇÃO AMBIENTAL
O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação ambiental situada entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Ele abrange áreas preservadas de caatinga e guarda importantes cavernas do Rio Grande do Norte. A transformação da área em Parque Nacional é fundamental para a preservação e para o uso sustentável, através do turismo, desse patrimônio natural.

O projeto ocupa uma área superior a 10 mil hectares na reserva da antiga fazenda Maisa. O parque se destinará a visitas turísticas e a estudos científicos relacionados ao meio ambiente.

Rede HI Brasil participa da 5ª FISTUR

A Federação Brasileira dos Albergues da Juventude- FBAJ , participa de 28 a 30 de março da 5ª edição da FISTUR- Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo .

O evento, direcionado aos profissionais do setor, é promovido pela Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e acontece simultaneamente ao 24º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (Chiat) e pretende promover de forma efetiva a integração dos fornecedores da indústria do turismo com as empresas consumidoras associadas.

A FISTUR recebe cerca de 12.000 visitantes e abriga mais de 140 expositores. Realiza eventos paralelos como Festivais Gastronômicos, e Seminários Técnicos, que abordam os principais temas do dia-a-dia dos setores de hotelaria, gastronomia e turismo, ministrados por profissionais do setor, empresas parceiras e expositores.

No dia 29, terça-feira, vai ser realizado no auditório dois, as 18hs30min a palestra “Mochileiros Empreendedores”. O tema vai ser apresentado pela professora Maria José Giaretta, presidente da Associação Paulista de Albergues, tendo como debatedores os empreendedores da Rede HI Brasil, Déborah Cavaliere do Hostel Sampa, Ricardo Mattar, do Maresias Hostel e Dominici Merari, do Guarujá Hostel, Praça da Árvore e São Paulo Downtown.

Para Maria Giaretta, participar do 24º CIHAT e da FISTUR é uma oportunidade impar de posicionar e promover a marca HI Brasil junto a um mercado em franco crescimento.

Atualmente a HI Brasil conta com 100 mil associados e mais de 90 hostels credenciados, localizados nos principais destinos turísticos do país.

Os próximos hostels a serem inaugurados ainda neste primeiro semestre são o HI Hostel de Belo Horizonte e Maceió e o de Porto Alegre, o primeiro hostel boutique do Brasil.

sexta-feira, 25 de março de 2011

MSC Cruzeiros inicia temporada América do Sul 2011/2012 em novembro e promete repetir o sucesso da última estação




Os navios MSC Armonia, MSC Musica, MSC Opera e MSC Orchestra começarão a chegar ao litoral brasileiro a partir de novembro de 2011 para percorrer destinos turísticos e repletos de beleza natural. Entre as regiões escolhidas estão cidades do Rio de Janeiro, o litoral de São Paulo, as praias do nordeste e os cenários encantadores do Sul, incluindo Porto Belo, São Francisco do Sul, Buenos Aires, Montevidéu e Punta Del Este.



O MSC Armonia adiantará o início do verão brasileiro atracando no porto de Santos em 16 de novembro. Como destinos, a embarcação terá Búzios, Ubatuba, Ilha Grande/Angra dos Reis, Salvador, Ilhéus, Buenos Aires, Punta Del Este e São Francisco do Sul. Seus roteiros variarão entre 3 e 9 noites e podem incentivar várias pessoas já que passará por diversas regiões.



Em dezembro chegarão os irmãos gêmeos da classe Musica. No dia 05, o MSC Orchestra, que tem feito muito sucesso por aqui, chega em Santos para levar os hóspedes para cidades nordestinas que são verdadeiras riquezas tropicais, como por exemplo, Salvador, com sua arte e cultura; Maceió, com suas exuberantes piscinas naturais; e Recife, com suas lindas praias.



Já o MSC Musica voltará para fazer embarques exclusivos do Rio de Janeiro, assim como na temporada 2010/2011, e passará pelo litoral paulista (Ilhabela e Ubatuba), Búzios, seguindo rumo às praias de Alagoas e Bahia e, também para Santa Catarina, Argentina e Uruguai.



E o MSC Opera, conhecido por seu requinte, ficará responsável pelos embarques exclusivos da capital argentina fazendo minicruzeiros para Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai, e viagens com maior duração (8 e 9 noites) para trazer os turistas estrangeiros ao Brasil.



Para mais informações, acesse www.msccruzeiros.com.br.



Press Area

Para facilitar a rotina dos jornalistas e equipes de fotografia, a MSC Cruzeiros possui uma Press Area com imagens de todos os navios de sua frota, fotos das muitas escalas nas quais as embarcações atracam nas temporadas nacionais e internacionais, registros dos eventos realizados pela empresa no mundo todo, além de press releases já divulgados. Os interessados podem acessar o site www.mscpressarea.com, efetuar o cadastro e entrar no portal para consultas ou fazer downloads. É possível personalizar a página de acordo com as preferências de cor e idioma, assim como manter-se informado das novidades. Qualquer dúvida, a equipe da Máquina PR, assessoria de imprensa da companhia, está à disposição.



Sobre a MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros possui uma das frotas mais modernas do mundo, composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade.

A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) promoveu hoje, pela manhã a entrega dos certificados da segunda turma, do segundo módulo, nos cursos de capacitação para a Copa de 2014

A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) promoveu hoje, pela manhã a entrega dos certificados da segunda turma, do segundo módulo, nos cursos de capacitação para a Copa de 2014, nas modalidades de “Gastronomia e Cultura”, “Produção e Gestão de eventos”, “Recepção para eventos” e “Turismo e Hotelaria para eventos”. As aulas foram realizadas, no auditório da Seturde. Durante o encerramento do evento o Secretário Adjunto, Sandro Pacheco da secretaria de Turismo, enfatizou a importância da qualificação dos profissionais e acrescentou: “Natal é uma cidade turística que precisa de qualificação e investimento no ramo para a realização da Copa de 2014 que requer a profissionalização do setor”. E acrescentou que atualmente o turismo é a maior atividade econômica do município durante os meses da alta estação, mas que nos outros nove meses, considerados de baixa estação ainda falta investimento no turismo de eventos, o que geraria maior renda para a cidade. Para os que participaram do curso, as aulas foram de fundamental importância para aprofundar os conhecimentos e promover a qualificação é o que afirma Sarah Cabral de Souza, aluna de turismo. E a pedagoga, Helena Kaline Alcaniz de Oliveira, expôs que apesar de não ser da área de turismo buscou o curso para conhecer os projetos e qualificações que estão sendo feitos no setor e acrescentou que este curso lhe incentivou a buscar novas fontes de conhecimento no ramo turístico. O encerramento do curso foi feito pelo Secretário Adjunto da Seturde, Sandro Pacheco e contou com as presenças do coordenador do curso de capacitação, Franklin Delano; a coordenadora do setor de promoções turísticas da Seturde, Ana Cristina Felinto e o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Jeferson Dantas.A Seturde já está programando novos cursos para o mês de maio, e em breve as inscrições já estarão disponíveis para os interessados em capacitação.

Unidade de Conservação da Pipa reforça turismo no RN



A governadora Rosalba Ciarlini assegurou o apoio do Governo do Estado para a implantação da Unidade de Conservação da Pipa, projeto que está sendo elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O diretor das Unidades de Conservação do ICMBio, Ricardo Soavinski, em audiência com a governadora no início da noite desta quinta-feira (24), considerou que o potencial turístico da Praia da Pipa aliado ao projeto de conservação ambiental poderá ser destaque em todo o mundo, principalmente a partir da grande visitação que o Rio Grande do Norte irá receber com a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

O interesse do ICMBio é acelerar a construção do parque – que deve ficar pronto antes da Copa de 2014. Para isso será preciso uma boa articulação política entre o Governo do Estado, o Governo Federal, através dos ministérios do Meio Ambiente e do Esporte e Turismo. A instalação da Unidade Conservação da Pipa terá reflexos no desenvolvimento ambiental, turístico e econômico do Estado, inserindo o RN no roteiro do turismo nacional e internacional.

Participaram da audiência, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), Marcelo Toscano, o Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, a Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jáder Torres.

Sony/ATV Discos Music Publishing nomeada Gravadora ASCAP da Música Latina do Ano pelo nono ano consecutivo

Compositor Tito el Bambino da Sony/ATV homenageado como Compositor do
Ano

A Sony/ATV Discos Music Publishing foi nomeada a Gravadora ASCAP (Sociedade Americana de Autores, Compositores e Gravadoras) da Música Latina do Ano pelo nono ano consecutivo e o compositor Tito El Bambino da Sony/ATV ganhou o prestigiado prêmio de Compositor do Ano no 19º prêmio ASCAP anual da Música Latina, realizado em 24 de março em Miami Beach, Flórida.

"Ser reconhecida como a Gravadora ASCAP da Musical Latina do Ano
pelos últimos nove anos é uma conquista incrível," disse Jorge Mejia,
Vice-presidente Sênior para a América Latina e EUA Latino da Sony/ATV
Music Publishing. "Parabenizamos nossos compositores da Sony/ATV,
assim como todos os compositores celebrados ontem à noite.
Agradecemos por suas canções que são os tijolos da construção da nossa
indústria da música."

A festa black tie homenageou os compositores e editores das músicas
mais executadas na Música Latina de 2010 da ASCAP. A Sony/ATV teve um
total de 29 sucessos da ASCAP em 2010 e 13 compositores da Sony/ATV
receberam o prêmio ASCAP da Música Latina, incluindo Enrique
Iglesias, Mario Domm (Camila), Cristina Barba, Emile Kojide, Eugene
Victor Doo Belley, Jean Ze Bella, Maria Bernal, Los Mambo Kingz
(Wilmer e Xavier Semper), Rafael Pina, Rafael Esparza-Ruiz, Roy
Tavare e Wise.

Sobre a Sony/ATV Music Publishing

A Sony/ATV Music Publishing foi criada em 1995 como uma joint venture
entre a Sony e as trusts formadas por Michael Jackson. Hoje, a
Sony/ATV Music Publishing é um dos maiores catálogos musicais do
mundo e possui ou administra mais de 750.000 direitos autorais de
artistas lendários como The Beatles, Beck, Brooks & Dunn, Leonard
Cohen, Ricardo Arjona, Neil Diamond, Bob Dylan, Duke Ellington,
Kraftwerk, Joni Mitchell, Graham Nash, Willie Nelson, Stevie Nicks,
Oasis, Roy Orbison, Linda Perry, Little Richard, Richie Sambora,
Savage Garden, Hank Williams, Wyclef Jean e Diane Warren, entre
outros. A sua crescente lista atual de artistas no topo das paradas
de sucesso inclui Akon, Colbie Caillat, Kenny Chesney, Sara Bareilles,
Fall Out Boy, Flo Rida, Luis Fonsi, Lady Gaga, Enrique Iglesias,
Jessie J, Maxwell, John Mayer, Mike Posner, Paulina Rubio, Shakira,
Taylor Swift, Tito El Bambino e KT Tunstall.

FONTE Sony/ATV Music Publishing

GINA ROBINSON PARTICIPA DE FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO NA SUÉCIA

A gerente de promoção internacional da Emprotur, Gina Robinson, representa o Rio Grande do Norte na 28ª edição da Feira de Turismo - Tur 2011, em Gotemburgo, Suécia, até o dia 27 deste mês.



O trabalho de promoção e divulgação dos atrativos potiguares realizado neste evento faz parte de um conjunto de ações programadas pela Emprotur para o mercado internacional. “Este é um dos principais eventos do mercado escandinavo que possibilita a apresentação de produtos e serviços do mercado sueco, europeu e mundial, com seções específicas para os setores de transporte, tecnologia e turismo”, adianta o vice-presidente, Francisco Soares Barbosa.



A Feira oferece também uma série de conferências, seminários e atividades especais para gestores de viagens, compradores de viagens de negócios e oferece oportunidade única de comercialização para destinos indutores como o RN. Em 2010, o evento registrou um total de 49.500 visitantes, 980 expositores de 12 países e 1.700 empresas, além de 530 jornalistas.

ABIH-SP LANÇA PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA HOTELEIRA

Evento aconteceu no Hotel Pergamon, em SP, com presença de lideranças do setor, profissionais de RH e proprietários de hotéis em todo o Estado

Na tarde de terça-feira, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SP apresentou no hotel Pergamon, o Programa de Qualificação da Mão de Obra Hoteleira para a Copa 2014, atividade que a entidade coordena no Estado de São Paulo.

Nascida do convênio entre o Ministério de Turismo com a ABIH Nacional e o IBH, o projeto EVMH Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, nesta edição de 2011 pretende qualificar 1.500 profissionais do setor.

“O objetivo é capacitar até a Copa do Mundo o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços oferecidos, focando em pessoas, empresas e destinos”, garante Bruno Omori, presidente da ABIH-SP.

O evento foi prestigiado por toda diretoria da entidade e ainda por executivos do FOHB, diretores de RH e proprietários de hotéis de todo o Estado de São Paulo.Mostrando que a Hotelaria esta unida em prol da qualificação da mão de obra no setor.
As 1.500 bolsas oferecidas este ano são 100% gratuitas para colaboradores dos hotéis no Estado de São Paulo, nas funções de recepcionistas, capitães-porteiros, mensageiros e governança.
Após o evento a ABIH-SP realizou reunião de dua Diretoria Executiva para avaliar entre outras questões, os 60 dias da nova gestão.
Sobre o EVMH
Em abril de 2010, o Governo Federal, por intermédio do Ministro de Estado do Turismo -MTur/Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, lançou o Programa Bem Receber Copa 2014, projeto voltado para a qualificação dos 306.000 trabalhadores do turismo em todo o País, em parceria com as entidades do Conselho Nacional do Turismo, em 65 destinos turísticos e 12 cidades-sede da Copa.
Um dos objetivos do Programa é preparar e qualificar os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, resorts e demais meios de hospedagem, e por isso foi criada a A Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, por meio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, a Associação Brasileira de Campismo – ABRACAMP, a Associação Brasileira de Resorts – ABR, dentre outras parceiras.
A meta da Escola é qualificar 4.115 profissionais até o final de 2010, e mais 14.885 até 2012, perfazendo 19.000 profissionais qualificados de linha de frente e gerência média dos meios de hospedagem.

Sesc RN comemora 62 anos

Na próxima segunda-feira, 28, o Sesc Rio Grande do Norte, braço de ações
sociais, de saúde, lazer e cultura do Sistema Fecomercio RN completa 62
anos de atuação. No dia 28 de março de 1949, a Federação do Comércio do
Rio Grande do Norte obteve do Ministério dos Negócios do Trabalho,
Indústria e Comércio, sediado no Rio de Janeiro, sua Carta Sindical e,
respectivamente foram criados os Conselhos do Sesc e do Senac,
desligando-os da Federação do Comércio Varejista Oriental.

Em 04 de maio, em cerimônia realizada em Natal, presidida por João Daudt
d’Oliveira, Presidente da Confederação Nacional do Comércio, foram
instalados os Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Rio Grande do
Norte. Nesse período, a sede do Sesc passou a funcionar em Natal, no
bairro da Ribeira, à Avenida Duque de Caxias, 1.158, área onde se
concentrava a parte mais intensa da atividade do comércio na capital.’

A expansão comercial dos bairros da Cidade Alta e Alecrim, a partir de
1951, influenciou o retorno do Sesc, em 1952, para a Cidade Alta.
Instalada em um prédio alugado na Praça André de Albuquerque, n.572, a
entidade deu continuidade junto à classe comerciária.

O crescimento e expansão dos serviços do Sesc logo tornaram evidente a
necessidade de um espaço maior e adequadamente planejado para suas
atividades. A busca de um local para a construção de sua futura sede
própria indicou um enorme terreno pertencente à municipalidade natalense:
uma área de 4.275m², tendo uma frente de 75m para Avenida Junqueira Aires
e laterais para a Praça João Tibúrcio, com 65m, e sua Rua São Tomé, com
55m.

O crescimento de Natal e a expansão dos seus bairros na direção sul
levaram os dirigentes do Sesc a planejar uma política de descentralização
que, além de desafogar os serviços centrais, pudesse atender com mais
comodidade os moradores daquele lado da cidade.

Deste modo, em 1966, o Sesc concretizou mais um projeto, ao inaugurar na
Av. Senador Salgado Filho, o Centro de Atividades de Potilândia. A nova
unidade passou a atuar com trabalho comunitário e ação grupal,
desenvolvendo atividades esportivas, recreativas e campanhas na área de
saúde.

Assim como ocorreria em Natal, o crescimento do movimento comercial na
cidade de Mossoró, no Oeste potiguar, atraiu a atenção das autoridades do
Sesc, resultando, em 1949, na instalação da entidade no município para
atender à classe comerciária.

No dia 30 de outubro de 1970, foi inaugurado o Balneário do Sesc em Ponta
Negra, que passou a ser mais um espaço de lazer para os comerciários
natalenses, oferecendo uma infra-estrutura destinada à prática de esporte,
recreação, cultura, turismo, repouso e serviços de restaurante.

A preocupação do Departamento Regional em atender às necessidades
alimentares do comerciário natalense levou, em 19 de novembro de 1965, a
entidade a iniciar o processo de instalação do primeiro restaurante para o
comerciário no Rio Grande do Norte, no edifício-sede do Sesc. Concluído em
1968, o restaurante foi inaugurado no dia 21 de setembro.

Em contínua expansão, o Sesc RN inaugurou, em 1981, o Centro de Atividades
Silvio Tavares, com biblioteca, áreas de lazer, recreação infantil e jogos
de salão, beneficiando a classe comerciária. Em 1993, foi a vez da cidade
de Macaíba receber uma unidade do Sesc, onde onde são desenvolvidas ações
votadas às áreas de educação, saúde, cultura e lazer.

Em 02 de Julho de 1999, o sonho do comerciário seridoense começou a
tornar-se realidade com a inauguração do Sesc Seridó no município de
Caicó. Com uma infra-estrutura moderna a unidade passou a beneficiar os
comerciário e a comunidade da região do Seridó.

O Sesc RN, fortalecendo seu compromisso com a comunidade da Zona Norte de
Natal, inaugurou em 08 de dezembro de 2000 sua quinta unidade na capital
potiguar. Esse empreendimento veio com a consolidação de um trabalho
comercial já desenvolvido pela entedidade desde 1996, nessa região, com o
Projeto Presença.

Em função do crescimento da atividade turística, o Sesc RN incorporou ao
seu patrimônio, no ano de 1997, no bairro de Ponta Negra, uma pousada, que
conta com 22 apartamentos, restaurante, piscina, quadras de esporte, área
de lazer, lanchonete e estacionamento.

No ano em que completa 62 anos, o Sesc RN continua investindo em educação,
lazer, cultura e saúde, com os projetos: Mesa Brasil, OdontoSesc, Cine
Sesc, Janela Aberta e Café Literário, além de palestras, oficinas e
exposições ao longo do ano.

35º Encontro Comercial Braztoa tem público recorde

“O maior evento BRAZTOA de todos os tempos”. Assim o presidente da BRAZTOA, José Eduardo Barbosa, definiu o 35º Encontro Comercial da associação, encerrado nesta tarde, com cerca de 5,8 mil visitantes, sendo 3.460 agentes de viagens. O número de agentes participantes é 63% maior daqueles que estiveram na edição realizada em março do ano passado, enquanto o total de visitantes desta edição foi 70% superior ao público que visitou o encontro do primeiro semestre de 2010. “Isso é o reflexo da BRAZTOA ocupando seu espaço como líder na distribuição de turismo de lazer no País”, acredita Barbosa.

Com o tema “Parcerias: unir estratégias para multiplicar resultados”, o sucesso do 35º ECB também pode ser atribuído, segundo o presidente da BRAZTOA, às parcerias realizadas pela entidade com fornecedores e, principalmente, com os agentes de viagens, seu principal cliente. “O agente está valorizando aquele produto no qual encontra a melhor remuneração, com qualidade na prestação do serviço. Isso é parceria”, diz. Patrocinadora-anfitrião do 35º ECB, a Argentina destacada participação no evento, ocupando grande parte do 4º andar. “A Argentina mostrou-se um exemplo de sucesso de parcerias. Os setores público e privado do turismo argentino participaram juntos deste evento, ampliando as possibilidades de negócios para todos”, diz Barbosa. Composta por 180 pessoas, a delegação argentina teve 110 representantes do poder público e 70 empresários do setor privado.

O 35º Encontro Comercial BRAZTOA tem a Argentina como patricinadora-anfitriã; São Luís (MA), Equador e Minas Gerais como patrocinadores máster; Isla Margarita e Editora Abril como patrocinadores sênior; e o Senac como apoiador. São parceiros do evento: Bem Receber Copa e o Ministério do Turismo. A Gol Linhas Aéreas é a transportadora oficial. Por um trade mais verde: Travelport.

República Dominicana recebeu 11.671 brasileiros no primeiro bimestre de 2011



Número representa um crescimento de 94,2% em relação ao mesmo período de 2010

No primeiro bimestre de 2011, a República Dominicana já recebeu 11.671 viajantes brasileiros, número que representa um surpreendente aumento de 94,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o destino registrou 6.007 turistas do Brasil. A maioria dos brasileiros que chegaram à bela ilha caribenha entre janeiro e fevereiro deste ano (10.099 visitantes) desembarcaram no Aeroporto Internacional de Punta Cana, o destino mais famoso do país.

Iniciamos o ano de 2011 com resultados muito positivos. Cada vez mais o brasileiro tem se encantado com as muitas opções da República Dominicana, que vão das paradisíacas praias e história ao turismo corporativo e muito mais”, observa Mauricio Vianna, diretor do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil.

No ano de 2010, o país recebeu 37.153 turistas brasileiros, dado que aponta um aumento de 89,8% em relação a 2009, que registrou 19.570 visitantes do Brasil. De acordo com Vianna, o número revela uma rápida evolução no aumento do total de turistas do Brasil no país. “O Brasil foi o país que teve o maior índice de crescimento, seguido da Argentina, que registrou aumento de 60,4%, em comparação ao número de turistas de 2009”, enfatizou.

A expectativa para 2011 é de que 62,5 mil brasileiros visitem o país. “Vamos trabalhar muito para alcançar a meta deste ano, mostrando a qualidade de serviços e as novidades turísticas do país”, completou.

RECEBENDO CONVITE PARA A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONETUR NO DIA 28 DE MARÇO COM A PRESENÇA DA GOVERNADORA DO RN, ROSALBA CIARLINI

XXXV Reunião Extraordinária do CONETUR, a se realizar:
Data: 28 de março de 2011 (segunda-feira)
Hora: 11h00
Local: Auditório da Governadoria - Centro Administrativo
Pauta: Apresentação do processo de criação do Parque Nacional da Furna Feia, municípios de Mossoró e Baraúna.
A reunião contará com a presença da Excelentissíma Senhora Governadora do RN, Rosalba Ciarlini.

SÃO LUíS TERÁ O PRIMEIRO VOO DIRETO PARA ITÁLIA

O prefeito de São Luís, João Castelo, assinou, no dia 22 de março, protocolo de intenções que garante o primeiro voo internacional regular da capital maranhense para a Itália, na rota São Luís-Milão. A iniciativa faz parte das comemorações dos 400 anos da cidade e será viabilizada graças a parceria com a Blue Panorama Airlines e Puma Air.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, o voo inaugural está previsto para junho e, a partir de então, a prefeitura local pretende elevar a captação de turistas europeus e italianos na Cidade e em Barreirinhas. Na avaliação da secretaria, o vôo regular facilitará também a realização de press trips e famtours nos dois destinos e o estabelecimento de missões comerciais entre o Brasil e a Itália.

Devido a seu grande potencial turístico, São Luís é um dos destinos trabalhados pela Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo para divulgação do Brasil no exterior. A cidade oferece diversidade cultural e natural associada à infraestrutura para a realização de eventos, além do clima apropriado, natureza, povo acolhedor e praias. Os produtos trabalhados pela Embratur são: conjunto arquitetônico de Alcântara, Bumba-meu-boi e Tambor de Crioula, São Luís Patrimônio da Humanidade e negócios e eventos.

GASTO DE TURISTAS ESTRANGEIROS NO BRASIL CRESCE 12,46

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira, 25 de março, as despesas de turistas estrangeiros registradas no segundo mês de 2011 aumentaram 12,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em fevereiro de 2010 foram gastos US$ 509 milhões, este ano o valor chegou a US$ 572 milhões.

O gasto de turistas estrangeiros no Brasil, de janeiro a fevereiro deste ano, foi de US$ 1,16 milhão superando em 8,58% o mesmo período de 2010 quando US$ 1,07 milhão entraram no país por meio de viagens internacionais.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, os números estão atrelados ao trabalho de promoção internacional desenvolvido e a constante melhoria na qualidade dos serviços turísticos oferecidos no nosso país. “Este aumento demonstra que o Brasil tem se destacado no turismo mundial e está cada vez mais qualificado e competitivo em relação a outros destinos turísticos”, disse. O cálculo feito pelo Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.

DESTINO IGUAÇU ASSINA ACORDO COM A LAN AIRLINES

Setor de turismo de Foz assina acordo com LAN Airlines
O acordo foi assinado durante jantar oferecido no Bourbon Cataratas Convention Resort para os operadores internacionais que vieram a Foz do Iguaçu para participar do famtour (viagem de conhecimento) Discovery South America, que aconteceu entre os dias 23 a 25 de março. O acordo visa a promoção do Destino Iguaçu onde a LAN Airlines faz conexão. Ainda terá publicação no site da companhia, na revista de bordo e sobre a campanha

que as Cataratas do Iguaçu concorre no concurso para eleger uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza.

A parceria foi feita para potencializar a divulgação do Destino Iguaçu, principalmente nos mercado dos Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia e Peru. O grupo de operadores de turismo dos EUA, Europa e Austrália chegou a Foz do Iguaçu no dia 23 e participaram de uma capacitação sobre a infraestrutura turística coordenada pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau realizada no Hotel das Cataratas e fizeram visitas técnicas em hotéis e conheceram os principais passeios,. Na manhã de hoje, 25, o grupo participou de um workshop com operadores da região das Três Fronteiras, no Bristol Viale Cataratas Hotel. Ambos os hotéis são mantenedores do ICVB.

A ação conjunta faz parte da estratégia de marketing Foz do Iguaçu Destino do Mundo, desenvolvida pela Gestão Integrada composta pela Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, COMTUR, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e Itaipu Binacional.

O objetivo da ação é viabilizar os 4 voos semanais da LAN entre Lima/Peru e Foz do Iguaçu, já existente e criar uma perspectiva positiva e tornar a rota diária em breve. O acordo também prevê a promoção de mais famtour para a promoção e capacitação de operadores de turismo locais, publicidades do Destino Iguaçu nas aeronaves e press trips com meios de imprensa dos países que conexão da LAN Airlines

TAP lança tarifa promocional de Porto Alegre para Lisboa conectando com toda a Europa

Na semana de Porto Alegre, o presente de aniversário da TAP:


A TAP, companhia aérea com maior número de vôos do Brasil para a Europa, iniciou a venda de passagens para o vôo direto de Porto Alegre para 50 destinos na Europa com tarifas promocionais a partir de US$ 799 (ida e volta, excluindo taxas).

A partir do dia 12 de junho operará 4 voos semanais entre Porto Alegre e Lisboa, com conexões imediatas para 50 cidades Européias, garantindo maior conforto e conveniência aos gaúchos que só voos diretos podem oferecer.

Confira os destinos da TAP:

Europa – 50 destinos:

Portugal – 9 destinos: Lisboa, Porto e Faro. Na Ilha da Madeira, Funchal e Porto Santo. Nos Açores, Horta, Terceira, Pico e Ponta Delgada.

Demais paises – 36 destinos: Frankfurt, Hamburgo, Munique e Dusseldorf - em 2011 - (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Zagreb (Croácia), Copenhagen (Dinamarca), Madri, Barcelona, Málaga, Bilbao, La Coruña, Pamplona, Sevilha e Valência (Espanha), Paris, Lyon, Marselha, Nice, Toulouse e Bordeaux - em 2011 - (França), Amsterdã (Holanda), Budapeste (Hungria), Roma, Milão, Veneza e Bolonha (Itália), Luxemburgo (Luxemburgo), Oslo (Noruega), Londres e Manchester – em 2011 - (Reino Unido), Praga (República Tcheca), Estocolmo (Suécia), Genebra e Zurique (Suíça), Moscou (Rússia) Varsóvia (Polônia), Helsinque (Finlândia), Atenas (Grécia), Viena (Áustria) e Dubrovnik (Croácia) – em 2011.

África – 13 destinos: Joanesburgo (África do Sul), Dakar (Senegal), Maputo (Moçambique), Bissau (Guiné-Bissau), São Tomé (São Tomé & Príncipe), Luanda (Angola), Sal; S. Vicente – em 2011 e Praia (Cabo Verde), Casablanca e Marrakech (Marrocos), Argel (Argélia), Bamako – em 2011 (Mali). Além destes destinos, a Companhia também voa de Lisboa para Caracas (Venezuela) e Nova Iorque.

Nas Asas da TAP

A companhia aérea TAP aciona trem de pouso em mais um estado brasileiro: Porto Alegre. A partir de 12 de Junho passa operar quatro voos semanais diretos entre a capital gaúcha e Lisboa. E já iniciou as vendas de bilhetes com tarifas promocionais a partir de US$ 799 para 50 destinos em toda a Europa.

TAP com promoção especial para destinos Europeus

A nova rota da TAP de Porto Alegre para Lisboa começa dia 12 de junho, com decolagens às segundas, quartas, sábados e domingos.

Com duração de cerca de 11h30min, o voo direto de Porto Alegre com a Europa será feito em um confortável Airbus A330, na configuração 24 lugares na classe executiva e 239 na econômica.

Os gaúchos poderão conhecer a belissima Itália, a charmosa França ou a exuberante Espanha a partir de US$ 799. Entre outros destinos em toda a Europa.

NATAL SEDIA II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MUAY THAI

Neste final de semana, Natal irá sediar o II Seminário Internacional de Muay Thai. O evento faz parte das comemorações da semana do esporte no Brasil. Durante o sábado e o domingo o ex-lutador profissional, Bem Berghman, reconhecido internacionalmente, irá ministrar palestras tanto para iniciantes na modalidade como graduados. No evento serão abordandos os princípios da modalidade, carreira internacional e troca de experiências. Além disso haverá aulas práticas junto aos alunos.

Sobre Ben Berghman:

Bem Berghman é faixa preta de Karate Kyokushin e pratica Muay Thai há 28 anos. É ex-lutador profissional com 34 lutas no seu cartel, reconhecido internacionalmente. Em seu currículo Berghman acumula 29 vitorias, 2 empates e 3 derrotas. Além de Muay Thai, competiu no Karatê Kyokushin, Kickboxing, WKA-kickboxing e Savate (boxe francês). São 122 lutas no total.

Nascido em Java na Indonésia, imigrou com a família para a Holanda no início dos anos 60. Aos 15 anos começou a praticar Karatê Kyokushin na academia Dojo Kokoro de seu tio, o mestre Harry Couzijn. Shihan Harry Couzijn, 5 Dan, foi o primeiro aluno estrangeiro de Mas Oyama, o fundador do Karatê Kyokushin, de quem foi grande amigo. Shihan Harry Couzijn também foi técnico da vitoriosa seleção holandesa de Kyokushin dos anos 80.

Serviço:

II Seminário Internacional de Muay Thai
Dias: Sábado e Domingo (26 e 27 de março)
Horário: 9h às 11h30 / 14h às 16h30
Local: Academia Extreme Combat. Av. Antônio Basílio, 4135, Morro Branco.

ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL DE MARÇO FOI UM SUCESSO,AGORA O ENCONTRO SOMENTE EM ABRIL





ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO JÁ FAZ PARTE DO CALENDÁRIO TURÍSTICO DA CIDADE





SECRETÁRIO ADJUNTO DE TURISMO DE NATAL PRESTIGIA ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO DE MARÇO

O encontro das Belas do Turismo de Natal já se tornou tradição no calendário turístico. Nesta quinta-feira(24), o encontro aconteceu no Cascudo Bistrô, com a convidada bela, a empresária sócia gerente da Dromedunas(empresa que administra os dromedários da praia de Genipabu, no litoral norte do RN), Cleide Batista que contou a estória da chegada dos dromedários no litoral e que virou ícone do turismo potiguar. A empresária começou investindo com seis dromedários e hoje são 20 que todo dia leva turistas a um passeio nas dunas. O evento contou com a presença do secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco, do ex secretário de turismo de Natal, Francisco Soares Junior, que também colabora hoje junto ao Prodetur Estadual e a Agencia de Fomento do RN junto a investimentos e como convidado,o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN (Sindipan), Evandro Felipe Galdino. As belas do turismo foram contempladas com um brinde da Dromedunas




pela empresária Cleide Batista.O evento contou com a estreiante bela, a empresária do turismo, Zilene Cristiane da locadora Classe A viagens e turismo . O próximo encontro acontece em abril

quinta-feira, 24 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO DO FORUM PANROTAS 28 E 29 DE MARÇO EM SÃO PAULO

28 de março segunda-feira


Destino Patrono:
ORLANDO
Visit Orlando, Sea World, Disney e Universal

7h30 ABERTURA DO CREDENCIAMENTO

08h-9h00 CAFÉ DA MANHÃ DE BOAS-VINDAS

09h15-9h45 ABERTURA
Guillermo Alcorta – presidente da PANROTAS
Maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana Filarmônica

9h50-10h20 PALESTRA
O NOVO MINISTÉRIO DO TURISMO
Apresentação de estratégias e da nova equipe

PALESTRANTE
Pedro Novais – ministro do Turismo
10h25-11h00 INTERVALO

11h05-12h35 PAINEL - ESTRATÉGIAS PARA PREPARO E PROMOÇÃO DE DESTINOS
As experiências e recomendações para o Brasil de destinos consagrados. Como se preparar para atrair e hospedar eventos e demanda de turistas de oportunidade. O que temos a aprender com quem lidera os segmentos de convenções, lazer, incentivos e viagens corporativas?

PAINELISTAS
Bernardo Trindade – ministro do Turismo de Portugal
Gary Sain – CEO do Visit Orlando
George Fertitta –CEO NYC & Company/vice-presidente de Marketing para Promoção de Viagens
Leonardo Boto – secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina
Mário Augusto Lopes Moysés – presidente da Embratur

MODERAÇÃO
Márcio Favilla – diretor executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT)

12h40-14h40 ALMOÇO

14h50-16h00 PALESTRA E DEBATE
A TRANSFORMAÇÃO DO MERCADO DE VIAGENS E OS MERCADOS EMERGENTES
Novos canais de distribuição, novas plataformas e dispositivos estão transformando a indústria de viagens. Todas as companhias dentro da cadeia devem responder com novos produtos, serviços e modelos de negócios. Um roteiro é necessário para “navegar no novo”: incluindo uma nova competição e, (felizmente), milhões de novos viajantes.

PALESTRANTE
Philip Wolf – presidente e fundador da Phocuswright, “futurólogo” da indústria de viagens, especializado em distribuição

DEBATEDORES
Nelson de Oliveira – diretor geral para a América do Sul da South African Airways (SAA)
Ricardo Ferreira – vice-presidente da Alatur Turismo

16h05-16h15 APRESENTAÇÃO DE UM ESTUDO INÉDITO DO DATA POPULAR
16h20-17h50 PAINEL - CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Vantagens, limitações e conflitos entre os diferentes canais de distribuição. Vendas diretas ou indiretas? Redes próprias ou agências de viagens? Vendas online ou offline? Quando utilizar cada canal para melhor atingir os resultados desejados.


PALESTRANTE
Andreas Huettner– diretor de Vendas do Google Brasil

PAINELISTAS
André Monegaglia – diretor presidente da Rede Allia Hotels e vice-presidente administrativo-financeiro do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)
Bob Rossato – sócio fundador e diretor da Viajanet.com.br
Cláudia Pagnano – vice-presidente de Mercado da Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Guilherme Paulus – presidente do Conselho de Administração da CVC
Paulo Castello Branco – vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam Linhas Aéreas

MODERAÇÃO DE PALCO
Luiz da Gama Mór – vice-presidente executivo da Tap Portugal

MODERAÇÃO DE PLATEIA
Paulo Salvador – diretor mundial de Vendas e Marketing da Worldhotels

17h30-17h40 ENCERRAMENTO

29 de março terça-feira


Destino Patrono:
PORTUGAL
Turismo de Portugal, Turismo da Madeira,
Pestana Hotels, Porto Bay Hotels e Resorts e Tap Portugal

7h30 ABERTURA DO CREDENCIAMENTO

08h-8h50 CAFÉ DA MANHÃ DE BOAS-VINDAS

09h00-09h10 ABERTURA
Guillermo Alcorta – presidente da PANROTAS

09h10-09h50 PALESTRA
FRAGMENTAÇÃO DE SERVIÇOS NO TURISMO E O IMPACTO NAS RESERVAS E VENDAS
Uma tendência iniciada por companhias aéreas americanas abrange outros tipos de serviços relacionados a viagens. Produtos estão sendo fragmentados e com preços separados.

PALESTRANTE
Kyle Moore – vice-presidente de Marketing da Sabre Holdings
Este especialista em distribuição vem ao Brasil pela primeira vez para analisar este novo momento.
9h50-10h10 DEBATE
Kyle Moore dialoga com:
Paulo Salvador - diretor de Vendas e Marketing da Worldhotels
Augusto Rocha - diretor de Novos Negócios da PMWeb

10h10-10h50 PALESTRA E DEBATE
A REVOLUÇÃO DOS SITES DE VENDAS COLETIVAS E AS OPORTUNIDADES EM VIAGENS
O que são os sites de vendas coletivas? Por que conquistaram viajantes de oportunidade? Como participar (ou não) e vislumbrar novas estratégias neste canal de vendas revolucionário.

PALESTRANTE
Luiz Vieira – presidente do portal de compras coletivas Viajar Barato

DEBATEDORES
Julio Vasconcellos – sócio fundador do Peixe Urbano
Florian Otto – presidente do GroupOn no Brasil

MODERAÇÃO
Gustavo Syllos – diretor de Vendas e Marketing dos Hotéis Slavieiro
10h50-11h20 INTERVALO

11h25-12h35 PAINEL
OS DESAFIOS E O CRESCIMENTO INVEJÁVEL DO MERCADO CORPORATIVO NO BRASIL
O Brasil entra na mira das grandes empresas de viagens corporativas globais. Estamos assistindo a fusões, compras, e crescimento de empresas brasileiras que exibem acelerado desenvolvimento. Quais suas estratégias? Quem são os principais “players”? Qual o tamanho e política deste novo segmento? O encontro inédito entre os grandes.

PAINELISTAS
Alceu Vezozzo Filho – vice-presidente da Bourbon Hotéis & Resorts
Elói D’Avila de Oliveira – presidente da Flytour
Faustino Pereira – presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp)
Gilsinei Hansen – diretor de softwares da TOTVS
Janaína Araújo – gestora de viagens do Grupo Camargo Corrêa
Luis Paulo Luppa – presidente do Grupo Trend
Ricardo Ferreira – vice-presidente da Alatur Turismo

MODERADOR
Sidney Alonso – diretor da Avant Garde

12h35-14h35 ALMOÇO

14h40-15h20 PALESTRA
O QUE O BRASIL E O TURISMO PODEM ESPERAR DA ECONOMIA BRASILEIRA EM 2011

PALESTRANTE
Ilan Goldfajn – economista-chefe do Itaú Unibanco e sócio do Itaú BBA
15h20-16h00 PALESTRA
GESTÃO DE SUCESSO
A personalidade e estilo de um empreendedor especial.

PALESTRANTE
David Neeleman – fundador e presidente do Conselho Administrativo da Azul Linhas Aéreas, fala como incentiva, motiva, delega. Qual o perfil do profissional ideal? Quais os ciclos de carreira?

16h00-17h15 PAINEL
AVIAÇÃO CIVIL – ENCONTRO ENTRE OS MAIORES DO PAÍS
Uma discussão sobre os rumos da aviação comercial no Brasil

PAINELISTAS
Constantino de Oliveira Jr. – presidente da Gol Linhas Aéreas Inteligentes
Líbano Barroso – presidente da Tam Linhas Aéreas
Rubens Carlos Vieira – diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

PERGUNTADORES
Cláudio Jorge Pinto Alves – professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Respício do Espirito Santo – professor da UFRJ e presidente do Instituto CEPTA



17h15-17h30 ENCERRAMENTO

Padrão Imóveis e Moura Dubeux lançam show room

Dando continuidade ao Salão Imobiliário do RN, o empresário Jailson Dantas, diretor da Padrão Imóveis, em parceria com a Moura Dubeux Engenharia, lançam na próxima sexta-feira (25), a partir das 18h, o "Best Imóveis". Trata-se de um show room situado na Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado do TRT, no bairro de Lagoa Nova, na área onde vai ser construído o edifício Jerônimo Costa. Na ocasião, será oferecido coquetel Renata Motta a clientes e convidados.



No espaço serão expostos empreendimentos urbanos da construtora, entre eles o sofisticado International Trade Center (ITC), primeiro empreendimento empresarial da Moura Dubeux em Natal. A iniciativa do show room foi idealizada pela Ama Comunicação.



Além do prédio empresarial, International Trade Center (ITC), o "Best Imóveis" terá exposto, através de maquetes, empreendimentos residenciais da construtora, como o Jardins de Lagoa Nova e o Alice Grilo (Lagoa Nova), José de Almeida (Tirol) e Bossa Nova (Capim Macio). De acordo com o empresário Jailson Dantas, além dos grandes lançamentos da Moura Dubeux serão oferecidas condições diferenciadas e brindes para os que comprarem imóveis. O show room permanece até o dia 10 de abril, com horário de funcionamento entre 08h e 20h.

TRYP Campinas oferece pacote especial para noite de núpcias

A noite de núpcias é um dos momentos mais esperados pelo casal. A ocasião merece um lugar realmente especial, um local agradável, aconchegante e sofisticado para celebrar o amor, com todos os detalhes para transformar a noite inesquecível. Esta é a proposta que o hotel TRYP Campinas, considerado um dos melhores hotéis da cidade, oferece pacotes diferenciados para uma noite de núpcias romântica e sofisticada na cidade.

O pacote consiste em hospedagem no exclusivo apartamento Premium Room, decoração diferenciada, amenities especiais, café da manhã completo servido no apartamento, chocolate, flores, frutas, chinelos como presente para o casal, roupões para uso durante a estada, duas mini champanhe nacional para um brinde especial do casal. Todos os detalhes são cuidadosamente tratados para que a noite de núpcias seja simplesmente inesquecível.

Onde: TRYP Campinas

Quando: até 31 de julho de 2011.

Quanto: R$ 379 a diária para o casal + 5% de ISS e R$ 2,00 taxa de turismo (opcional). Necessário efetuar reserva com 72 horas de antecedência. Early check-in às 10h. Late check-out cortesia até as 17h sujeito à disponibilidade no período e com cartão mas. Aceita todos os cartões de crédito. Não aceita cheques.

Estacionamento: Cortesia para um automóvel

Informações e reservas: (19) 3753-8000 ou e-mail: campinas@tryphotels.com.br

Sobre o TRYP Campinas

O hotel TRYP Campinas, está localizado no Cambuí, um dos bairros mais charmosos da cidade. O estilo segue uma arquitetura clássica que somada ao bem-estar e requinte, cria uma agradável atmosfera para seus hóspedes. O hotel dispõe de 308 apartamentos, todos equipados com TVs de tela plana, cama Queen Size, acesso a internet, mini bar e cofre eletrônico. Para eventos empresariais e festas, o TRYP Campinas conta com seis salas que comportam até 380 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos audiovisuais de alta tecnologia, business center, bar/lounge e restaurante com serviço de buffet no café da manhã. Para os momentos de lazer, o hotel dispõe de uma academia bem-montada e uma bela piscina ao ar livre.

TRYP Campinas

Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí - Campinas – SP - Tel. (19) 3753-8000

e-mail: reservas.campinas@tryphotels.com.br

Mapie divulga novo projeto turístico no Rio Grande do Norte

A Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços está à frente de um novo projeto no Rio Grande do Norte: o Monte Alegre Resort, situado em uma ampla área na cidade de Touros. Com projeto turístico da empresa CoastoCoast, o Monte Alegre Resort é um complexo hoteleiro com 388 unidades, entre casas e apartamentos, em fase de execução a ser inaugurado dentro de 3 anos. A Mapie atuará no negócio desde sua concepção até o início da operação. Cada etapa dos projetos pode ser acompanhada em www.mapie.com.br.







Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços



A Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços oferece as melhores soluções no mercado de hospitalidade, atuando nas áreas de Desenvolvimento de Negócios e Modelos de Gestão de Hospitalidade. Sempre alinhada à estratégia do negócio, a Mapie assessora seus clientes de forma completa e implanta ferramentas de gestão para garantir a excelência da prestação de serviços, a imagem de marca positiva e a maximização dos resultados de cada empreendimento. Mais informações em www.mapie.com.br

Governadora do RN recebe presidente da Fenaj

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu, nesta quarta-feira, 23, no escritório de representação em Brasília, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas(FENAJ), Celso Schröder. Na pauta, o Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação que será realizado em Natal, em outubro. O evento reunirá cerca de 500 profissionais.
Rosalba traçou um rápido perfil econômico e turístico do Estado e disse que o RN sente-se honrado por ter sido escohido para sediar o evento e reafirmou apoio à PEC do diploma que determina a contratação de jornalistas apenas graduados em Comunicação Social.
Celso Schröder se reuniu com a governadora pouco depois de ter sido recebido pelo presidente do Senado, José Sarney, que se comprometeu a incluir a PEC do diploma na pauta de votação. O presidente da Fenaj estava acompanhado do diretor José Carlos Torves.

Promoção Temporada Boa e Festival da Cultura Guarani




Depois de bater recordes de ocupação durante o feriado de Carnaval, o Bourbon Cataratas Convention Resort oferece a promoção Temporada Boa 4 x 3 e uma programação especial para encantar os hóspedes com o “Festival da Cultura Guarani”, nos finais de semana de abril. O resort é um dos participantes da campanha Temporada Boa 2011 organizada e promovida pelas entidades Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu CVB, SindHotéis, Comtur, ABIH, ABAV, Sindetur, Singtur. No período de 14 de março a 30 de junho, exceto feriados no Brasil, o pacote de hospedagem oferece a promoção 4x3, ou seja, o hóspede compra o pacote de 4 noites consecutivas e paga por apenas 3.



Já para comemorar o dia do índio (19 de abril), os finais de semana de abril serão recheados de diversas atividades envolvendo a cultura Guarani, destacando suas lendas e rituais. Estão programadas oficinas e exposições de artesanato indígena para todas as idades, vídeos e histórias a respeito da cultura Guarani, muita diversão com os tios da recreação, além de gincanas educativas e brincadeiras sobre folclore brasileiro.



Para o período de 14 de março até 30 de junho, exceto feriados, o valor do pacote de 4 dias, de R$ 2.552,00, é oferecido promocionalmente por R$ 1.914,00. A diária por apartamento em acomodação dupla, categoria superior, inclui drinque de boas vindas, tradicional café da manhã com cozinha show, jantar temático com bebidas (água, sucos e refrigerantes), completa programação de lazer e cortesia de uma criança até 11 anos, desde que hospedada no mesmo apartamento de dois adultos pagantes. Mais informações pelo telefone 45 3521 3900 ou site www.bourbon.com.br.

Colômbia lança produto inspirado em Gabriel García Márquez

“A Cartagena de García Márquez – Histórias reais e imaginárias”, lançado em janeiro, é um emocionante percurso que revela as misteriosas facetas de Cartagena de Índias e também proporciona uma deliciosa vivência dos espaços urbanos e suas histórias, que foram reinterpretadas por Gabo num misto de realidade e ficção. O produto foi desenvolvido pela Escuela de Verano Cartagena de Indias de la Universidad Tecnológica de Bolívar e a Empresa Administradora de Recursos Turísticos Patrimoniales - EART.


No percurso, é possível apreciar locais ícones de Cartagena, como a Plaza Santo Domingo, onde há o Templo de Santo Domingo, com sua torre de campanário no alto; e lugares por onde o Nobel de Literatura teria passado ao chegar à cidade, além de espaços que serviram de cenário para livros seus: como a Plaza de los Coches, citada nos trechos iniciais de Do Amor e Outros Demônios; ou o Portal de los Escribanos; onde se encontraram os protagonistas do emocionante O Amor nos Tempos do Cólera.


Em todas as paradas, além da explicação cultural e histórica, é possível conhecer a relação daquele espaço com Gabo por meio de citações gravadas por estudiosos de García Márquez, por passagens de seus livros e informações prestadas pelo próprio escritor. “Cartagena respira Gabriel García Márquez e esse passeio vai ao encontro de muitos admiradores do escritor, mas também daqueles ávidos por história e cultura”, ressaltou Carlos Rodríguez, cônsul comercial e diretor da Proexport Colômbia no Brasil.


Ao todo são percorridas 12 praças e 12 ruas. Áudios com efeitos especiais de ambientação deixam o roteiro ainda mais interessante. O percurso tem 2 horas e 30 minutos a pé, mas também pode ser realizado em charretes. São 35 paradas estratégicas ao longo da rota com áudio explicativo em cinco idiomas (espanhol, inglês, alemão, italiano e francês). O passeio pode ser contratado nos escritórios da Tierra Magna no Templo Santo Domingo (telefone: 6551916 ou 6640600 – Cartagena – www.tierramagna.com). O valor é de US$ 39.

RÚSSIA MAIS FÁCIL

Flot lança pacote exclusivo para o destino, que

deixou de exigir visto para os viajantes brasileiros



Há seis meses a Rússia não exige mais visto dos brasileiros que visitam o país para uma viagem de curta duração. A mudança contribuiu para colocar o destino no mapa de viagens dos brasileiros. De olho nesta tendência, a Flot Operadora Turística realiza a partir de maio o programa O Melhor da Rússia.



O rico roteiro tem início em São Petersburgo, onde serão visitados o Museu do Ermitage, espaço que representa uma das mais importantes pinacotecas do mundo, e a Fortaleza de São Pedro e São Paulo. Depois do passeio será fácil entender as razões pela qual a cidade é hoje uma das mais visitadas da Europa.



A próxima parada é a incrível Moscou. Na visita pelas grandes ruas e avenidas serão contempladas a imponente Catedral de São Basílio e o famoso complexo amuralhado do Kremlin, antiga residência dos czares russos. O local proporciona uma viagem pela história do país por meio de obras de arte e uma valiosa coleção de ouriversaria.



Os bosques e campos de Vladmir e Suzdal, que serviram de inspiração para Dostoievski e Tolstoi, integram também a programação. Além das duas cidades, Kostroma e Zagorsk também entram no roteiro para mostrar o valor cultural da arquitetura russa. O último destino é Yaroslav, uma das mais antigas e famosas pelo conjunto arquitetônico de Trindade, onde está a catedral da Assunção, famosa por suas cúpulas azuis-celestes.



O programa da Flot sai a partir de US$ 4.150 por pessoa, com saídas em 23 de maio. A operadora possui saídas para este destino até outubro. O valor inclui passagem aérea, hospedagem com café da manhã e guia que fala espanhol.



Sobre a Flot



Fundada em 1984, a Flot Operadora Turística é referência no turismo nacional e internacional, atendendo uma média de 20 mil passageiros por ano por meio de uma rede de 2 mil agências de viagem. Foi pioneira em roteiros para Cuba e hoje disseminou sua oferta por todas as partes do globo – incluindo destinos domésticos e também da Europa, Oriente Médio, Américas, Ásia e norte da África, sempre com uma programação exclusiva. Destaca-se ainda pela organização de viagens em grupos para empresas, roteiros enogastronômicos, religiosos e para a terceira idade. A operadora está baseada em São Paulo e conta com representantes em outras 11 cidades.



Informações e reservas: (11) 4504-4544
Acesse: www.flot.com.br

Hotéis Paradisus preparam passeata à luz de velas na Hora do Planeta

Os hotéis Paradisus participam da Hora do Planeta no dia 26 de março apagando as luzes de diversos pontos dos resorts e convidando os hóspedes a participarem deste ato que começou em 2007, em Sidney, na Austrália.

O Paradisus Punta Cana apagará às 20h30 as luzes do lobby principal, de corredores, jardins, YHI SPA, lobby Hall Ciel, luzes da praia, lobby & lounge The Reserve, além do Gabi Club e área Royal Service. Antes do apagão voluntário, no lobby principal, será exibido um vídeo oficial sobre a Hora do Planeta. Depois das 20h30, colaboradores de todos os departamentos farão uma passeata com velas nas mãos em algumas áreas do hotel.

No Paradisus Palma Real haverá ambientação especial com velas em todas as áreas de hóspedes, especialmente na Plaza Colonial e áreas de lobby. Também serão entregues colares e pulseiras de neón. Os colaboradores estarão durante todo o dia com a camisa promocional em alusão à ação.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que propõe o apagão voluntário por uma hora (20h30 às 21h30) para expressar a preocupação com o aquecimento global. Em 2009, o Brasil passou a fazer parte do movimento, ano em que centenas de milhões de pessoas em 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu, a Times Square, o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. No ano passado, registrou-se a participação de mais de um bilhão de pessoas em 128 países, segundo site oficial da Hora do Planeta.

Mais informações em http://www.horadoplaneta.org.br

Frota da Costa Cruzeiros apagará simbolicamente as luzes no Dia da Hora da Terra

Parceiro da WWF, o grupo participa de movimento global em 26 de março; data alerta o mundo sobre as mudanças climáticas. Além da frota em navegação no escuro, hóspedes terão jantar à luz de velas
São Paulo, março de 2011 - No dia 26 de março, para celebrar o Dia da Hora da Terra, evento mundial organizado pela WWF, organização não-governamental dedicada à conservação da natureza, todos os navios da Costa Cruzeiros e a sede da empresa em Gênova, na Itália, terão suas luzes apagadas às 20h30. Para complementar a ação e marcar a data que mostra o comprometimento do grupo com o planeta e as mudanças climáticas, os hóspedes irão apreciar ainda um jantar a luz de velas.

O Dia da Hora da Terra começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando 2.2 milhões de pessoas e mais de 200 empresas apagaram suas luzes por uma hora para alertar sobre as mudanças climáticas. Um ano depois, a data se transformou num movimento global em prol da sustentabilidade com mais de 50 milhões de participantes de 35 países. Símbolos globais como a famosa ponte da cidade de Sydney (Austrália), a Torre CN em Toronto (Canadá), a ponte Golden Gate em São Francisco (Estados Unidos) e o Coliseu em Roma (Itália) ficaram no escuro como representantes da esperança para uma causa que se grava a cada momento.

Em março de 2009, centenas de milhões de pessoas participaram do Dia da Hora da Terra. Cerca de 4.000 cidades em 88 países oficialmente desligaram suas luzes para demonstrar apoio ao planeta, tornando assim o Dia da Hora da Terra daquele ano uma das maiores iniciativas globais. Já a edição de 2010 superou o ano anterior, contabilizando maior número de participantes no mundo, com um recorde de 128 países e territórios. Monumentos e construções importantes, do Pacífico à Europa, da África à América se engajaram. Pessoas de todo o mundo, dos mais diferentes estilos de vida, desligaram as luzes e se uniram para celebrar e contemplar algo que todos têm em comum: o planeta.

Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008).
Parceira oficial da instituição WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Cruzeiros foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Elaborado pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países. Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p.A é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Pousadas de Portugal é tema de exposição fotográfica na capital paulista

A tradicional rede Pousadas de Portugal, uma das marcas ícones que melhor representam toda história e cultura portuguesa, que é composta por hotéis de charme abrigados em edifícios do patrimônio histórico português como castelos, fortalezas, mosteiros e conventos, e que desde 2003 faz parte do Grupo Pestana, terão suas imagens reveladas em uma grande mostra em São Paulo. No dia 28 de junho será aberta a ‘Exposição Fotográfica Pousadas de Portugal’, na sede do Consulado do país nesta cidade. A mostra reunirá 12 imagens de fotógrafos profissionais portugueses renomados, todas com uma visão artística das expressões e experiências de estar e viajar por estes monumentos.

Em galeria anexa haverá uma exposição de retratos, de fotógrafos amadores, maioritariamente hóspedes. Num concurso cultural organizado pelo Instituto de Comércio Exterior de Portugal, os visitantes da mostra serão convidados a votar na melhor imagem e o vencedor terá como prêmio uma viagem para Portugal, com hospedagem em uma Pousada de Portugal, além de aéreo oferecido pelas parceiros TAP Portugal e a Avis Rent a Car.

O coquetel de inauguração da mostra para convidados acontece no dia 28 de março, tendo como ponto alto a presentaça do Secretário de Estado do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, que estará em visita ao Brasil. Já a abertura ao público será no dia 29 de março.

“É uma grande honra termos as Pousadas de Portugal exaltadas como símbolo de Portugal nesta mostra fotográfica. As Pousadas guardam muitas histórias e momentos especiais que os brasileiros precisam experimentar. São estadas únicas.” Comenta Luigi Valle, Vice-Presidente Mundial do Grupo Pestana.

O Grupo Pestana estará representado por seu Diretor de Vendas Paulo Dias, além de Paulo Gustavo, Gerente de Marketing e Maria Paula Comaru, nova Gerente Geral de Vendas para América do Sul. De Portugal desembarca Nuno Pina, Gerente de Vendas Internacionais de Pousadas de Portugal.

GOL inaugura novo ponto de venda em centro popular, com passagens aéreas a R$ 10

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, inaugurou em São Paulo mais uma loja física na região de Santo Amaro. A unidade, que funciona dentro do Shopping Mais, começou as atividades com uma promoção especial.



Até o dia 31 de março de 2011, clientes que efetuarem compras de ida e volta para trechos domésticos com origem em São Paulo poderão pagar apenas R$ 10 na passagem de retorno. Além disso, cada passageiro será presenteado com uma franquia extra de 10 kg de bagagem.



A promoção é válida para compras feitas apenas no novo canal de venda, incluindo os quiosques nas estações de metrô da Luz, Sé e Shopping Itaquera, e os voos devem acontecer até o dia 15 de maio de 2011. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.



Essa é a segunda loja que a companhia abre em Santo Amaro. “Em dezembro de 2009, inauguramos a primeira no Largo 13 de Maio”, lembra Eduardo Bernardes, diretor Comercial da GOL. “Essas lojas físicas fazem parte da estratégia da companhia para atender a nova classe média brasileira. Nos últimos anos, lançamos produtos, serviços e canais inovadores, como o VOE FÁCIL, primeiro programa de parcelamento de passagens aéreas em até 36 vezes, e, mais recentemente, os quiosques no metrô”.



Na nova unidade em Santo Amaro será possível efetuar compras de bilhetes, alterações, cancelamentos de reservas e esclarecer todo tipo de dúvida que o consumidor tenha sobre a viagem de avião. A companhia treinou as equipes de forma diferenciada, com uma consultoria especializada.

Sobre GOL

A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL — oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

PEDRASSOLI TURISMO INFORMA TARIFAS PROMOCIONAIS TAP

TARIFAS PROMOCIONAIS
1º Embarque até 24 JUN 2011

Saídas de Campinas/Recife/Fortaleza = 799 USD

Saídas de São Paulo/Rio/Belo Horizonte/Brasilia/Salvador/Natal = 843 USD

Classe de reserva: “S”
Destinos: Madri/Barcelona/Bilbao/Londres/Roma/Milano/Frankfurt/Amsterdam/Bolonha/ Paris


--------------------------------------------------------------------------------


Saídas de Campinas = 843 USD
Classe de reserva: “S”
Destinos: Lisboa/Porto/Faro

Saídas de São Paulo/Rio/Belo Horizonte/Brasilia/Salvador/Natal/Recife/Fortaleza = 944 USD
Classe de reserva: “W”
Destinos: Lisboa/Porto/Faro

MILHAS STAR ALLIANCE
100% NOS VOOS DE LONGO CURSO
50% NOS VOOS DE MÉDIO CURSO


Demais condições:
- Viagens: 1º embarque até 24JUN11
- Vendas: até 30APR2011
- Estadia mínima: 7 dias
- Estadia máxima: 3 meses
- Paradas: 2 permitidas, sendo 1 gratuita em Lisboa ou Porto e adicional 75 USD
- Combinações: permitidas com todo o pacote público a partir do Brasil
- Remarcações: permitidas a qualquer momento 150 USD/cada

MICARLA VAI DETALHAR AÇÕES DA COPA 2014 EM REUNIÃO-ALMOÇO COM EMPRESÁRIOS

Na próxima terça-feira (29), ao meio dia, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, a prefeita de Natal, Micarla de Souza, será a convidada do projeto “RN em Foco”, do Sistema Fecomercio RN, Sesc e Senac. No encontro com os empresários, a chefe do Executivo vai detalhar as ações e projetos que vêm sendo tocados no sentido de operacionalizar a capital potiguar como sede do mundial de futebol de 2014, além de conclamar a todos para se unirem aos esforços neste sentido.

“Convidamos a prefeita por entender que este é um assunto de extrema importância para a economia da nossa cidade e do nosso estado e no qual o envolvimento do empresariado é fundamental. Nós mesmos, do Sistema Fecomercio, sempre defendemos e nos empenhamos neste sentido, tendo, inclusive, deflagrado uma campanha de envolvimento à qual demos o nome de ‘Copa 2014 em Natal, Eu Quero’”, afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O presidente ressalta ainda a implamtação, desde 2010, do programa “Senac na Copa, RN no Mundo”, através do qual o Sistema Fecomercio está investindo – nos quatro anos - cerca de R$ 39 milhões na oferta de cursos de qualificação e capacitação de mão-de-obra em áreas como Turismo e Hospitalidade e Idiomas. “Muitas das vagas para estes cursos são, inclusive, gratuitas, para pessoas de baixa renda, dentro do nosso Programa Senac de Gratuidade, o que amplia e democratiza ainda mais o seu alcance”, diz Queiroz.

EMBRATUR DIVULGA O BRASIL NA SUÉCIA

Participação em feira de turismo mostra a diversidade dos destinos do Brasil aos suecos



O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promove mais uma ação de promoção do Brasil na Europa. O Instituto participa da 28° edição da "TUR 2011", que começa hoje, 24, e vai até o dia 27 de março, em Gotemburgo, na Suécia, país trabalhado como "novo mercado" nas estratégias de divulgação dos destinos turísticos brasileiros.



A TUR é um dos principais eventos do mercado escandinavo e a participação da Embratur na feira tem como objetivo dar continuidade à ação de promoção do Brasil como destino turístico nos países da região, alem de fornecer ao público sueco informações sobre os destinos brasileiros e seus produtos. A estimativa de público para este ano é de 50 mil visitantes. Em 2010, a feira registrou um número total de 49.500 visitantes.



Segundo o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, a Suécia é um mercado importante para o Brasil pois possui um grande potencial emissivo. “Em 2009, o Brasil foi o país que mais recebeu suecos de toda a America Latina", informa. "Por sermos líderes neste mercado, a nossa participação na TUR fortalece o relacionamento com os profissionais de turismo e com o público final aumentando o numero de operadores e agências que comercializam o Brasil.” Em 2009, o Brasil recebeu 38 mil turistas suecos. Deste número, 76,4 % visitaram o país a lazer (sol/praia).

BHG comunica resultados do quarto trimestre e do ano de 2010

Em 2010 a Companhia alcança Receita Líquida recorde de R$ 123,7
milhões, com crescimento de 60,8% em relação a 2009. EBITDA Hoteleiro
de R$34,8 milhões é o maior já alcançado pela BHG, com crescimento de
80,3% em relação ao de 2009.

A BHG S.A. - BrazilHospitality Group divulga os resultados das atividades do quarto trimestre e do ano de 2010. A Receita Operacional Líquida (ROL) atingiu R$ 123,7 milhões em 2010, com um crescimento de 60,8% em relação a 2009. No 4T10, a ROL atingiu R$ 37,2 milhões, com um
crescimento de 74,5% sobre o 4T09. Este aumento expressivo na receita
da BHG é resultado da forte estratégia de crescimento da Companhia
através da aquisição e administração de hotéis, e da adoção de uma
política comercial agressiva com aumento sustentável do RevPar e foco
no cliente corporativo.

O EBITDA Hoteleiro é o maior já alcançado pela Companhia e atingiu R$
34,8 milhões em 2010, representando um crescimento de 80,3% em
relação ao de 2009. A margem EBITDA Hoteleiro em 2010 atingiu 28,2%, o
que significa 3,1 p.ps acima que a margem de 25,1% obtida em 2009.
Este aumento significativo da margem EBITDA Hoteleiro é decorrente
das ações de controle de custos, busca por sinergias e economias de
escala com o crescimento da base de ativos hoteleiros operados pela
BHG.

O EBITDA Consolidado da BHG, após as despesas Corporativas e as
despesas com a manutenção e desenvolvimento do banco de terrenos de
praia (antes da GR Capital), teve uma reversão de 180 graus passando
de um resultado negativo de R$10,9 milhões em 2009 para um resultado
positivo de R$10,7 milhões em 2010.

Com a entrada de vários hotéis adquiridos ao longo de 2010 que não
estavam operando de forma otimizada, a ocupação média da Companhia
sofreu pequena queda saindo de 65,1% em 2009 para 64,2% em 2010
enquanto que a diária média caiu de R$200,2 em 2009 para 194,5 em
2010.

No entanto, considerando como base de comparação os mesmos hotéis que
já estavam na rede em 2009, num total de 1.611 quartos próprios
(conceito de Same Store Sales), notamos um aumento de 20,4% no EBITDA
Hoteleiro, que pulou de R$22,0 milhões em 2009 para R$26,5 milhões em
2010. A ocupação destes mesmos hotéis (Same Store Sales) saltou de
65,1% em 2009 para 69,7% em 2010.

A BHG surgiu após a operação societária de incorporação envolvendo
Invest Tur Brasil e Latin America Hotels (LAHotels), realizada em
fevereiro de 2009. Em 2010, a denominação social da companhia foi
alterada após aprovação de acionistas em Assembléia Geral
Extraordinária, que também autorizou o desdobramento das ações da
BHG, na proporção de 20 (vinte) ações para cada ação existente. Com a
alteração, as ações da Companhia passaram a ser negociadas com o
ticker code BHGR3, no segmento do Novo Mercado da BM&Fbovespa.

Ainda em 2010, a Companhia passou para uma nova etapa de seu projeto
de crescimento e agregou à sua estratégia o negócio de construção de
hotéis econômicos, chamados de 'limited services'. Esse projeto faz
parte de um plano ambicioso de desenvolvimento e construção nos
próximos 5 anos de mais de 4.000 quartos em 40 cidades que apresentam
forte demanda e potencial de crescimento do turismo de negócios. Os
dois primeiros projetos foram anunciados no último trimestre do ano e
serão desenvolvidos em Itaguaí e Campos dos Goytacazes, no Rio de
Janeiro.

Além da carteira hoteleira, a BHG possui um banco com 16 terrenos
herdados da Invest Tur, que serão monetizados. Em 2010, assinamos a
permuta financeira do terreno localizado na região da Avenida Faria
Lima, em São Paulo. A negociação resultou em um contrato de
adiantamento dos recebíveis relacionados ao terreno, concluída em
Janeiro de 2011 e que rendeu à Companhia R$ 52,4 milhões, que estão
sendo pagos em 5 parcelas mensais, iguais e consecutivas.

Em novembro, a BHG anunciou o lançamento do Projeto do Txai Ganchos,
em sociedade com a Lindencorp Desenvolvimento Imobiliário S.A. e
Cipasa Desenvolvimento Urbano S.A. O empreendimento será composto por
132 unidades hoteleiras implantadas em um terreno de 530.000 m²,
ocupando apenas 6,6% da área e preservando todo o restante, sendo que
cerca de 30% da primeira fase já foi vendido.

Prosseguindo com o plano de investir em hotéis urbanos com foco no
turismo de negócios, a BHG anunciou, no início de 2011, a assinatura
de memorando de entendimento para venda de ações do Txai Itacaré e da
marca Txai. A Companhia continuará administrando o hotel pelos
próximos 10 anos, e mantém o direito de utilizar a marca para o
desenvolvimento de futuros lançamentos do landbank, se necessário.

Recentemente, em reunião realizada em 04 de fevereiro de 2011, o
Conselho de Administração aprovou o aumento do capital social da
Companhia em aproximadamente R$ 85 milhões, através da emissão de
4.594.594 ações ordinárias, elevando o capital social da BHG para R$
725.774.759,16.

Em 2010 anunciamos a aquisição de hotéis e empresas proprietárias de
ativos hoteleiros e administração de hotéis que adicionaram 1.505
quartos a nossa rede, considerando inclusive assinatura de promessa
irrevogável e irretratável de aquisição das ações representativas do
capital social da Brascan Imobiliária Hotelaria e Turismo S.A.,
denominado "Hotel Intercontinental", em São Conrado – Rio de Janeiro,
com 418 apartamentos (a negociação foi finalizada em Março de 2011).

Também em 2010 anunciamos a aquisição de participação minoritária na
Rede Everest Hotéis (dois hotéis no Rio de Janeiro e 1 hotel em Porto
Alegre) e assinatura de promessa irrevogável e irretratável para
compra do Hotel Rio Palace (Sofitel Copacabana), empreendimento com
388 quartos, entre a orla de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro,
que aguarda decisão judicial.

A BHG encerra o ano com R$ 174,1 milhões em caixa e dívida de R$128,0
milhões, sendo, portanto uma Companhia com caixa líquido de R$46,1
milhões. A Companhia prosseguirá com o mesmo ritmo em 2011, buscando
o crescimento de forma sustentável e robusta, através da aquisição,
administração e desenvolvimento de hotéis pelo Brasil.

BHG S.A. - Brazil Hospitality Group é uma das principais empresas de
hotelaria do país, com hotéis próprios e administrados divididos nas
categorias 3, 4 e 5 estrelas. A companhia é a responsável pela marca
Golden Tulip na América do Sul.

A BHG é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas no Novo
Mercado da Bovespa.

Deputados aprovam por unanimidade projeto de Lei do Governo que define Fundo Garantidor para Estádio das Dunas – Novo Machadão

O projeto de Lei de autoria do Governo do Estado, que autoriza a utilização de recursos dos royalties do petróleo para constituir o Fundo Garantidor da construção do Estádio das Dunas – Novo Machadão para Natal sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no início da noite desta quarta-feira, 23. O projeto prevê que o Governo poderá utilizar o montante de R$ 70 milhões da arrecadação dos royalties como garantia ao empréstimo junto ao BNDES, no valor de R$ 300 milhões, e dos R$ 100 milhões que serão investidos em recursos próprios pela construtora OAS, vencedora da licitação.



De Brasília, onde cumpria agenda administrativa junto ao Ministério das Minas e Energia e à Secretária de Portos da Presidência a República, a governadora Rosalba Ciarlini disse que a aprovação do Projeto de Lei por unanimidade “demonstra a união de todos em benefício do Estado. Demonstra clareza, maturidade e consciência em relação aos benefícios que a Copa irá trazer para o Rio Grande do Norte”. A governadora ainda considerou que “a Assembleia Legislativa é mais que parceira desse projeto, é participante, desde já, do seu êxito”.



Os 24 deputados estaduais compareceram à sessão que aprovou o Projeto de Lei. Na semana passada, a governadora Rosalba Ciarlini compareceu à Assembleia para, pessoalmente, apresentar o projeto e dar explicações aos parlamentares. Foi a primeira vez que um governante estadual tomou tal iniciativa.



A votação aconteceu em regime de urgência após um acordo de líderes partidários que concordaram em dispensar a tramitação normal nas comissões do Legislativo para dar agilidade à apreciação da matéria e oferecer ao Governo do Estado condições para cumprir, e até se antecipar, aos prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol – FIFA. Pelo cronograma da FIFA a ordem de serviço para início da construção do estádio deve ser assinada até o final do mês de abril próximo. A governadora Rosalba Ciarlini quer ganhar tempo e pretende assinar ainda este mês a ordem de serviço.



A agilidade nas ações e o esforço do Governo do Estado para consolidar Natal e o Rio Grande do Norte como uma das sedes da Copa do Mundo foi reconhecida pelo deputado Gustavo Carvalho (PSB). Ele disse que a Copa é importante porque é uma oportunidade do Estado receber investimentos e crescer, gerar emprego e renda para a população. A líder do PSB, deputada Márcia Maia ressaltou os investimentos em infraestrutura, segurança e mobilidade urbana que serão feitos e reconheceu a importância da aprovação da matéria.



O deputado Luiz Antonio (Tomba) Farias, PSB, destacou que além dos investimentos em infraestrutura, segurança e mobilidade urbana a realização da Copa no RN favorece a conclusão das obras do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, da ampliação do Porto de Natal, do prolongamento da Avenida Prudente de Morais, além de outras vias.



Vivaldo Costa, deputado do PR, registrou que a governadora Rosalba Ciarlini demonstrou competência e capacidade de gestão ao procurar os caminhos para viabilizar a realização da Copa no RN, “e deve ser aplaudida por todos os norte-rio-grandenses”. Vivaldo Costa também ressaltou a competência jurídica e técnica da equipe do Governo Estadual. O deputado Gilson Moura, do PV, disse que a aprovação do projeto do Governo “é a materialização do sonho da Copa em Natal. Evento que será visto por bilhões de telespectadores e de importância inegável para Natal e para o RN. Nós, deputados, somos parceiros e estamos dando nossa contribuição”.



O deputado Getúlio Rego, DEM, considerou que a realização da Copa extrapola o debate político-partidário “porque proporciona ao Estado investimentos para o desenvolvimento sustentável. Vamos ter melhorias na infraestrutura urbana, na mobilidade e na ampliação da rede hospitalar, além da expansão da empregabilidade”. O presidente do Legislativo estadual, deputado Ricardo Motta, PMN, que está no exercício do quinto mandato, disse que pela primeira vez viu um governante do Estado se dirigir à Assembleia para apresentar um projeto de Lei e dar explicações aos parlamentares como fez a governadora Rosalba Ciarlini. “Somos todos favoráveis ao projeto apresentado pelo Governo. Aprovamos por unanimidade. Todos nós somos o Rio Grande do Norte”, declarou ao encerrar o processo de votação.