Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Vai Brasil capacita agentes na ABAV/RJ

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) vai receber, no próximo dia 21, às 14h, o treinamento para a segunda fase do Vai Brasil, plataforma de comércio eletrônico desenvolvido pelo Ministério do Turismo e BRAZTOA. O objetivo é apresentar as facilidades da nova ferramenta para as agências de viagens.

Com o intuito de estimular a participação de todos os elos da cadeia de turismo para a formatação de produtos, a plataforma de comércio eletrônico disponibiliza a montagem e reserva de pacotes turísticos, de forma totalmente online, oferendo ao usuário a oportunidade de montar sua viagem como desejar. Para assegurar a compra e entrega do produto, todas as transações realizadas contam com a participação de uma agência de viagens, que é comissionada em até 10% pela venda.

A plataforma online não possui custo de participação, exceto para as operadoras brasileiras que investiram na nova ferramenta eletrônica.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site http://novovb.vaibrasil.com.br/treinamento/. Mais informações no telefone (11) 3259.9500 ou pelo e-mail contato@vaibrasil.com.br.

PUNTA CANA É TUDO NA VIDA QUE UMA PESSOA QUER NAS FÉRIAS

Imagine um paraiso, com um mar azul turquesa lindo, um céu azul, sem uma nuvem.. um mar lindo, povo hospitaleiro, resorts com all inclusive, uma turma ótima. E imagine viajar para uma lua de mel, ou com grupos de amigas, paqueras mil.. dos mais diferentes continentes...e quem sabe curtir um amor!...Punta Cana é o lugar. Um lugar mágico onde muitos escolhem como cenário de casamento... no paraiso.

A minha viagem foi dez. Fui com amigas, todas solteiras, curtimos o hotel NH Real Arena, a quem agradeço a todos os funcionários, da recepção, as camareiras, ao maitre, aos garçons, gerentes,etc por toda atenção e simpatia que nos atenderam.. Eu adorei, não tenho palavras para dizer..A gastronomia de primeira, os restaurantes temáticos excelentes, os shows inesqueciveis... Tudo mil!...E antes de eu embarcar as pessoas me diziam, Punta Cana só dá para ir a dois, em lua de mel, pois eu fui solteira, conheci muitos gatos de diferentes países, e curtir muito...E quando puder voltarei, com mais dinheiro para fazer mais passeios.. Tudo em dólar!..


algumas dicas antes de viajar:
não esqueça seu passaporte. Vacina contra febre amarela não é obrigatória, mas o governo recomenda. Eu tomei, e tive reação por dois dias..Leve cartão de crédito internacional, e claro dólar em espécie e até trocado. No hotel resort não paga nada, tudo está incluido, menos a internet, que dependendo do hotel custa 25 dólares por seis dias, e voce pode até dividir com alguma amiga para usar.. pode conversar com os taxistas para ir dar uma volta nos arredores,alguns cobram 30 dólares, outros 15 dólares depende para onde vai. Tome bastante água, lá é seco, mesmo no inverno que fui nao choveu durante uma semana.. E atenção a água do mar é linda mas fria, para quem mora no nordeste acostumado com a água quentinha..

PUNTA CANA PARA TODOS OS BOLSOS, UM CLIMA AGRADÁVEL, UM POVO HOSPITALEIRO E ALEGRE

Imagine estar em Punta Cana, quem foi no pacote adorou.. Musicas latinas, salsa ,merengue onde quer que esteja...povo hospitaleiro...resorts maravilhosos

Papel reciclado transforma-se em arte na exposição Origens Nordeste Brasil”

Já está quase tudo pronto para a exposição “Origens Nordeste Brasil”, que aportará na Capitania das Artes com 80 obras de arte assinadas pela artista plástica Ana Selma Galvão. A abertura está marcada para a próxima terça-feira (15), às 19h, quando a galeria Newton Navarro estará preparada para receber os visitantes dessa exposição que promete movimentar a cidade. A artista tem como matéria-prima a reutilização papel, doado por instituições, empresas e escolas.



Buscando a sustentabilidade, Ana Selma reutiliza o papel por meio de técnicas como o papier mâché, que significa papel amassado, picado e esmagado, uma técnica milenar feita com papel picado embebido em água, coado e misturado com cola. Com esta massa, é possível moldar objetos em diferentes formatos. Ana Selma também utiliza nas suas obras a técnica da papietagem, em que usa o balão, folhas de papel e goma de mandioca.

Para a exposição “Origens Nordeste Brasil”, a ideia foi aliar arte e sustentabilidade, transformando-as em ícones que representam a cultura nordestina, como Lampião e Maria Bonita, a Baiana, o Bumba-meu-Boi, o Pescador, entre outros. A exposição ficará na Capitania das Artes durante um mês – até o dia 15 de abril, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.



A exposição é integrante do projeto “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas”, que tem como concepção artística a reciclagem do papel por meio da transformação dessa matéria-prima tão simples - o papel maché - em ricas peças de arte, além de outras técnicas. As peças para essa exposição começaram a ser elaboradas em maio de 2010 e têm como inspiração a cultura nordestina, que é um patrimônio nacional. As rendeiras, vaqueiros, cangaceiros e outros personagens foram recriados a partir do papel. O projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.



Despertar o interesse pela reciclagem, sustentabilidade e aproximar as crianças das questões ambientais são os objetivos da artista. Durante a exposição, serão ministradas quatro aulas, onde o visitante irá aprender as técnicas, além de ter a possibilidade de criar sua própria obra pintando máscaras de papier mâché.


Após esse período na capital potiguar, a exposição se

NH REAL ARENA RESORT EM PUNTA CANA. UM RESORT COM SISTEMA ALL INCLUSIVE, DESDE O CAFÉ DA MANHÃ COM CHAMPAGNE

PUNTA CANA UM DESTINO INIGUALÁVEL NA REPÚBLICA DOMINICANA


Na praia do Bávaro, em frente ao NH Real Arena resort, em Punta Cana, vejam que mar! o resort maravilhoso com sistema All inclusive...

CONVOCAÇÃO SINGTUR-RN

O Presidente do SINGTUR-RN em uma de suas atribuições convoca os Guias de Turismo do RN para ASSEMBLÉIA GERAL.

Após a assembléia os Guias estão convidados a um rodízio de pizza e pastel.

Data: 16/03/11 (quarta feira)

Local: Hotel Delphias Paradise (Ponta Negra, por trás do antigo Bar Sargent Peper`s na Av. Engenheiro Roberto Freire)

Hora: 19:00 h

sexta-feira, 11 de março de 2011

TURISMO VAI REPRESENTAR 3,3% DO PIB BRASILEIRO, EM 2011, E GERAR 2,8 MILHÕES DE EMPREGOS

Tomadas outras atividades que impactam no turismo, a participação do setor deve chegar a R$ 356,7 bilhões, o que corresponde a 9,1% do PIB

O impacto direto das atividades de turismo (hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e serviços de transporte terrestre) deve representar 3,3% (R$ 129,6 bilhões) do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011. A informação consta do relatório entregue nesta manhã ao presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, pelo CEO do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (World Travel & Tourism Council), David Scowsill, durante a ITB (sigla em alemão para “bolsa de turismo internacional”), que termina hoje em Berlim.

Segundo Moysés, que recebeu o documento do executivo da WTTC no próprio estande da Embratur – que participa pela 33ª vez consecutiva do evento –, os dados do estudo traduzem o momento especial vivido pelo turismo brasileiro. “Além da atração natural de visitantes que será provocada pelos grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a estabilidade econômica e a nova realidade social do Brasil nos dão um cenário favorável para projetar a evolução do turismo na próxima década.”

Neste sentido, a estratégia da Embratur é mostrar que o Brasil é um destino muito rico pela sua diversidade diversidade natural, cultural e pela modernidade de suas cidades e serviços. “Um país onde os estrangeiros encontram gastronomia, cultura, esportes, natureza, tecnologia, comunicação e, claro, um povo muito receptivo e alegre, realmente especial.”

O relatório – “Impacto Econômico de Viagens e Turismo 2011” – realizado pelo Conselho em parceria com a Universidade de Oxford, mostra que a indústria do turismo deve crescer na ordem de 4,8% por ano até 2021, quando deverá representar 3,6% do PIB (R$ 206,9 bilhões). O estudo analisa o impacto das atividades do setor no PIB dos países e o seu desenvolvimento no mundo.

Quando tomadas outras atividades que impactam no turismo, como infra-estrutura e outros serviços, a participação do setor no PIB brasileiro deverá ser, em 2011, da ordem de R$ 356,7 bilhões (9,1% do PIB), com projeção de crescimento de 4,5% ao ano até 2021, quando deverá alcançar a soma de R$ 555,1 bilhões (9,5% do PIB).

Geração de emprego e aumento de divisas – Ainda de acordo com o relatório, as atividades diretas de turismo devem ser responsáveis, no Brasil, por 2,8 milhões de empregos em 2011 (2,9% dos empregos totais) e, em 2021, por um total de 3,5 milhões, um aumento de 26,1% em dez anos. A contribuição total do turismo para a empregabilidade do país, considerando outras áreas impactadas, deverá ser de 8,1 milhões de empregos em 2011 e 9,7 milhões em 2021 (8,9% de todos os empregos do país).

Segundo o relatório, o Brasil deve atrair 5 milhões de turistas estrangeiros em 2011, que deverão gastar no país R$ 12,5 bilhões e a previsão para 2021 é de que o país atraia 10,6 milhões de estrangeiros, gerando R$ 38,7 bilhões, um aumento de 7,8% de gastos por ano no país na próxima década.

O relatório aponta ainda que o turismo no Brasil atrairá investimentos na ordem de R$ 4,7 bilhões, crescendo 6,5% ao ano e chegando a investimentos de R$ 89,3 bilhões em 2021. Isso significa que do total de investimentos na economia do país, o turismo saltará de 5,8% em 2011 para 6,3% em 2021.

Esses dados colocam o Brasil em quinto lugar no ranking mundial quando os assuntos são Contribuição Total do Turismo para os Empregos (incluindo outras atividades impactadas) e Investimentos em Viagens e Turismo. Quando os assuntos são a Contribuição Direta do Turismo para o PIB, Contribuição Total do Turismo para o PIB (incluindo outras atividades impactadas) e Contribuição Direta para os Empregos (em hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e serviços de transporte terrestre), o Brasil ocupa a sexta posição.

PUNTA CANA UM LUGAR MÁGICO LINDO QUE EU VOU VOLTAR

O NHReal Arena resort em Punta Cana, é tudo que alguém pode querer.Quartos amplos com jacuzzi,com seis restaurantes,club privado, 05 piscinas, centro de spa..é maravilhoso, e se voce não foi, tem que ir e curtir.Punta Cana é um para todas as idades, para todas as gerações, solteiros, casados, descolados... tem tantos homens lindos...a viagem valeu, foi dez !...O mar azul transparente com uma água turquesa linda, e o ceú azul sem uma nuvem..

O DESTINO MARAVILHOSO DE PUNTA CANA, NA REPÚBLICA DOMINICANA

Pensava em viajar para um destino no carnaval. Apesar de morar já numa cidade turística como Natal, no Brasil,com belas praias, queria conhecer algo diferente. E então surgiou o pacote da JSC Turismo, saindo de Natal para Punta Cana e vendido em todas as agencias. Então fui a Sunline turismo, e comprei o pacote junto com amigas. E ai começaram os preparativos, primeiro o que levar: shorts, saias, biquini,protetor solar, oleo bronzeador, e tudo que uma viagem pode propicionar... E chegou o dia do embarque para Punta Cana, na República Dominicana, um paraiso... O vôo pela Whitejet, com serviço de bordo impecável, serviço de bordo satisfatório, porém poltronas pouco reclinável,mas as seis horas passaram rápido, era uma animação só para chegar a PUnta Cana. O aeroporto muito lindo, diferente, cheio de ventiladores enormes e aberto, na entrada pagamos 10 dólares e no retorno pagamos 20 dólares. Mas, a viagem foi dez. maravilhosa, inesquecível.. O NH real Arena resort excelente com sistema all inclusive,com uma semana regada a muito rum Brugal( típico da região) e todos os drinks do Caribe. O mar um sonho, na cor azul turquesa, o céu azul sem uma nuvem.. O mar com a água fria, mas linda, um sonho....lindo, um lugar que vale a pena conhecer e voltar. Povo dominicano simpático, hospitaleiro, alegre, animado, com toda ginga..Salsa, merengue..

Um lugar para se ir a dois, em lua de mel, para um casamento lindo e para conhecer gente e quem sabe um amor na vida..Em uma semana conheci gente do mundo, fui considerada a musa da discoteca do NH real Arena, na praia de Bávaro.. Conheci solteiros da Rússia, Alemanha,Canadá´, Portugal, Equador,Estados Unidos...
Voce quer curtir o mar, fazer passeios, mergulho, ver os golfinhos, curtir o hotel com muita comida, com restaurantes temáticos, como o americano(Shore Grill), o francês(Senses Gourmet), o italiano(Cinque Terre), o de comida típica da República Dominicana (las Olas) de comida asiática(Tepanyaki), vale a pena... Os shows diários no NH real Arena.. As noites sempre alegres...A viagem foi maravilhosa e eu indico Punta Cana como paraiso... Recebi uma atenção especial da gerente de vendas internacional da NH real Arena, Melissa Alvarado e do gerente de alimentos e bebidas , Miguel...Agradeço a todos que fazem o NH Real Arena pelo excelente atendimento, pela simpatia com que nos receberam...Ao lado do NH tem também o NH Royal, um resort top..que não recebem crianças.
Uma dica, compre rum Brugal, tipico da região, bem como não deixe de curtir e conhecer a discoteca Imagine, numa caverna, vale a pena pelas fotos e a discoteca do NH real Arena vale a pena curtir todos os dias.
Viajei num grupo otimo. Vejam as fotos.!.. Um passeio que recomendo a Isla Salona de luxe + altos de chavon, que custa 160 dólares. O passeio de um dia todo, é feito pela operadora ClubVip.




Resultado da licitação da Copa 2014 será divulgado na tarde desta sexta-feira

Será divulgado nesta sexta-feira (11), às 16h30, em coletiva de imprensa, o resultado da licitação da Copa 2014. Participarão da entrevista a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 Demetrio Torres. A coletiva será no auditório da Governadoria.

AZUL lança promoção de passagens de volta por R$ 9,00

Promoção é válida somente com a compra entre os dias 11 e 14 de março

A Azul começa hoje a vender passagens promocionais por apenas R$ 9,00 o trecho. A tarifa especial está disponível em voos da companhia nos seguintes trechos: Goiânia - Campinas, Joinville - Campinas, Navegantes - Campinas, Porto Alegre - Campinas, Belo Horizonte - Salvador, Belo Horizonte - Vitória, Curitiba - Porto Alegre, São José dos Campos - Belo Horizonte e São José dos Campos – Curitiba.

Os clientes poderão usufruir da tarifa promocional desde que adquiram a passagem de ida e volta, para viagens realizadas entre 15 de março e 19 de abril, com permanência mínima de dois dias no destino. O período de vendas da promoção é válido até às 6h00 do dia 14 de março. A Azul ressalta que a tarifa promocional é válida apenas para o trecho de volta, combinável com qualquer outra tarifa, exceto com ela mesma, para os voos acima citados.

As passagens já estão disponíveis por meio do site www.voeazul.com.br, pelo Azul Center (4003-1118 de todo o Brasil) ou diretamente nas lojas da Azul.

quinta-feira, 10 de março de 2011

SOL MELIÁ SE ALIA COM A MAIOR HOTELEIRA DA CHINA PARA ACOLHER A CRESCENTE DEMANDA DO TURISMO CHINÊS À EUROPA

A China envia atualmente 49 milhões de viajantes para destinos internacionais, em 2020 serão mais de 100 milhões

A Sol Meliá Hotels & Resorts, maior cadeia de resorts do mundo, e a corporação Jin Jiang International Hotel Company, maior hoteleira e segundo grupo de agências de viagens da China, acabam de assinar uma aliança estratégica em matéria de marketing, vendas, operações e desenvolvimento que deve permitir a ambas empresas o crescimento de suas marcas nos mercados que ostentam vantagens competitivas, a partir de uma estratégia cruzada de expansão na China e na Europa.
Para ambas as companhias, a crescente influência do turismo asiático condiciona a necessidade de aprofundar no intercâmbio cultural e na aproximação em matéria de gestão hoteleira entre China e Europa. A Sol Meliá iniciou sua expansão internacional em Bali no ano de 1985, e desde então, tem vivido o auge crescente do turismo europeu em direção a Ásia. Desde 2010, ano em que inaugurou o hotel Gran Meliá Shanghai, a hoteleira Sol Meliá desenvolveu um plano para potencializar sua expansão na China e estimular o turismo emissor chinês a seus hotéis na Espanha e no resto da Europa.
A colaboração é valorizada pelas hoteleiras como uma irmandade entre pares, já que ambas as empresas são líderes em seus respectivos mercados, e têm uma dimensão parecida, assim como os hotéis incluídos no acordo mantém estandares de qualidade equiparáveis.
Em sua primeira fase, a aliança focaliza este intercâmbio em 6 hotéis gestionados por Jin Jiang nas principais cidades chinesas, e 6 hotéis gestionados pela Sol Meliá nas primeiras capitais européias; os hotéis selecionados serão, na China, o Jin Jiang Tower e o Marvel hotel em Shanghai, o Xinai Jin Jiang hotel em Beijing, e Jin Jiang Sanya Royal Garden Resort em Sanya, o Wuhan Jin Jiang Internacional Hotel em Wuhan, e o West Capital Internacional Hotel em Xian.
Na Europa, o acordo se aplicará nos hotéis Meliá Barcelona e Meliá Madrid na Espanha, o Meliá White House em Londres, o Meliá Berlim, e os hotéis Meliá Royal Alma e o Tryp François em Paris. Em todos os casos, os hotéis selecionados oferecem níveis similares de qualidade e apresentação para o viajante.

GOL venderá passagens aéreas em quiosques no Metrô de São Paulo

Novo canal de vendas faz parte da estratégia para a classe média brasileira

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, anuncia que inaugurou um inovador modelo de venda de passagens aéreas, destinado, principalmente, à nova classe média brasileira. A empresa está abrindo quiosques chamados VOE GOL nas estações de metrô Itaquera, Sé e Luz da cidade de São Paulo.

Localizados em posições estratégicas, os novos pontos de vendas terão colaboradores da GOL treinados especialmente para atender o perfil de público que transita pelo local. Neles, será possível efetuar compras de bilhetes, alterações, cancelamentos de reservas e esclarecer todo tipo de dúvida que o consumidor tenha sobre a viagem de avião.

“Os quiosques vêm complementar nossa estratégia bem-sucedida para as classes C e D, que começou no Brasil de forma pioneira, quando a própria GOL foi lançada no mercado”, diz Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia. “Somos a empresa aérea mais inovadora do país, com promoções e produtos criativos. Já em 2005, lançamos o VOE FÁCIL, primeiro programa de parcelamento de passagens aéreas em até 36 vezes. Os quiosques representam mais um passo nessa trajetória de inovação”.

Com o novo canal, a GOL prevê transportar ainda mais passageiros da nova classe média. “A nova identidade terá itens que remetem aos aeroportos e faremos ações de comunicação com forte apelo visual”, aponta Claudia. “Nosso objetivo é fazer um trabalho de imersão das classes C e D no universo da aviação”.

A GOL treinou as equipes dos quiosques de forma diferenciada, com uma consultoria especializada em consumo popular. Durante 20 dias, os colaboradores passaram por cursos sobre a nova classe média, em que estudaram hábitos desse público, técnicas de vendas e linguagem. Com base em estudos aprofundados, a companhia acredita no sucesso do novo canal de vendas e já estuda ampliar a sua rede para outros pontos.

Promoção

Para o lançamento dos quiosques, a GOL preparou uma promoção especial. Até o dia 19 de março de 2011, clientes que efetuarem compras de ida e volta para trechos domésticos com origem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, pagarão R$10 na passagem de retorno. Além disso, cada passageiro será presenteado com uma franquia extra de 10kg de bagagem. A promoção é válida para compras feitas apenas no novo canal de venda e os voos devem acontecer entre os dias 15 de março e 30 de abril de 2011.

Sobre GOL

A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL ? oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

GOL faz promoção de passagens a R$ 10

Companhia vai oferecer 100.000 bilhetes com desconto, que poderão ser adquiridos entre as 20h de hoje e as 6h do dia 14/03


A GOL vai realizar uma grande promoção de passagens aéreas das 20h de hoje até as 6h da segunda-feira 14. Por meio da ação, clientes poderão comprar bilhetes de ida a R$ 10, em voos realizados entre 15/03 e 19/04 para qualquer destino operado pelas marcas GOL e VARIG*, exceto os da região do Caribe.



“A promoção sustenta nossas ações pelo aniversário de 10 anos da GOL. Quem comemora é o cliente”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia. “Vamos oferecer 100.000 bilhetes promocionais. Será uma ótima oportunidade de viajar ainda mais barato com toda a família”.



Os clientes da GOL poderão comprar os bilhetes promocionais pelo site: http://www.voegol.com.br ou agentes de viagem. As tarifas serão válidas para viagens com permanência mínima de duas noites e com compra obrigatória do trecho de volta. A promoção permitirá o acúmulo de 30% de milhas SMILES.

Mais informações e o regulamento completo da promoção podem ser acessados no site da Companhia.



* Sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves.



Sobre a GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL — oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

MAIS DE DEZ MIL PESSOAS JÁ SE INSCREVERAM PARA CURSOS GRATUITOS NO SENAC RN

Prazo para inscrições acaba nesta sexta-feira, 11 de março. São 2.943 vagas no total.



Até a tarde desta quinta-feira, 10.03, véspera do prazo final, mais de 10 mil pessoas já haviam se inscrito para tentar uma das 2.943 vagas disponibilizadas este ano dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no RN. As vagas são ofertadas à população de baixa renda e o Senac está investindo este ano no PSG mais de R$ 6 milhões. O número de vagas oferecidas cresceu 22% em relação a 2010 (as 2.943 se dividem entre 1.788 em cursos de qualificação e 1.155 vagas em cursos de aprendizagem). Elas contemplam seis municípios do estado (ver quadro abaixo), ampliando para população o alcance do nível de excelência dos cursos realizados pelo Senac, e por meio dessa oportunidade de qualificação gratuita, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Há oferta de gratuidade em 28 cursos nas diversas áreas em que o Senac atua comocursos para Agente de Viagem, Almoxarife, Operador de Telemarketing, Técnico em Enfermagem, Operadora de Caixa, Cozinheiro Básico, Frentista, Camareira, Garçon e Guia de Turismo Regional.

“O PSG é o maior programa de democratização da qualificação profissional do estado. Com ele, levamos toda a expertise do Senac; em áreas como turismo e hospitalidade, saúde e higiene e beleza, entre outras; àquela parcela da população que não teria condições de arcar com o investimento necessário para fazer estes cursos. O PSG é o cumprimento do compromisso do Senac com a universalização da qualificação, contribuindo para um Brasil melhor e mais igualitário”, afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O presidente ressalta ainda que a aposta em ampliar o alcance da qualificação profissional através do Senac é mais um dos orgulhos do Sistema Fecomercio. “A deficiência, ou até a falta de qualificação de mão-de-obra ,é hoje um dos grandes problemas da nossa economia, em todos os setores. Apostar nela, principalmente num estado que está unindo esforços para sediar uma copa do mundo de futebol, é mais uma prova de que estamos fazendo a nossa parte no fomento do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, diz Queiroz.



O PROGRAMA

Iniciado em 2009, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), do Senac RN já matriculou um total de 4.164 alunos. Somente no ano passado mais de 12 mil pessoas se inscreveram para tentar uma destas vagas. Para este ano, as inscrições seguem até o próximo dia 11 de março e espera-se um aumento de mais de 10% da procura em relação ao ano passado.

Desde 2010, o PSG está inserido no programa “Senac na Copa, RN no mundo”, que prioriza a destinação dos recursos de gratuidade para as atividades ou ocupações do comércio, serviços e turismo voltadas para a Copa 2014.

Entre 2010 e 2014, serão investidos pelo Senac RN na oferta de vagas gratuitas para estes cursos R$ 39 milhões da sua receita compulsória.

Critérios

Para ser selecionado no PSG, o candidato precisa, além de ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, preencher os requisitos do índice PSG, que estabelece uma pontuação para priorizar o preenchimento das vagas oferecidas. Os critérios levam em consideração a condição de trabalho do aluno (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego); a escolaridade (se é egresso ou está matriculado na educação básica); a quantidade de membros da família; e, por fim, se o mesmo já foi beneficiado pelo Programa de Aprendizagem ou por outro programa gratuito oferecido pelo Senac. A seleção é totalmente automática, feita pelo sistema sem nenhuma interferência humana. Mais informações e inscrições no site www.rn.senac.br.





SERVIÇO

Programa Senac de Gratuidade

* Inscrições ates às 23h59 de 11 de março de 2011 no site www.rn.senac.br

* Vagas por cidade (qualificação)

Natal: 780 vagas

Parnamirim: 180 vagas

Macaíba: 230 vagas

Assú: 165 vagas

Mossoró: 303 vagas

Seridó/Caicó: 130 vagas

- As vagas de aprendizagem por município (no total de 1.155) na são predefinidas. Elas seguem a demanda de cada local.



* O resultado da seleção será divulgado no site no dia 15 de março

6ºedição do Festival de Turismo em Foz tem 60% dos estandes negociados

Na sexta edição do festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece de 16 a 18 de junho, no Rafain Palace hotel & Convention Center,em Foz do Iguaçu

já tem 60% dos estandes negociados, afirmou Paulo Angeli, idealizador do evento.Estima um crescimento de 33% no espaço da feira em relação ao ano passado. Mais de quatro mil metros quadrados abrigarão cerca de 400 expositores. Entre os expositores, já estão confirmados o Ministério do Turismo, a TAM, a GOL, a Pluna, a CVC, além das Secretarias de Turismo dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

NOVIDADES:
Paralelamente serão realizados o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu; a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu; a Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae; o 1º Workshop Internacional de Turismo; além do Festival Gastronômico, com comidas típicas regionais, em parceria com a Abrasel.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7104 ou pelo site www.festivaldeturismodascataratas.com.

O Festival de Turismo é promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu e pela De Angeli Feiras & Eventos, o Festival de Turismo das Cataratas está na sexta edição. O evento reunirá agentes de viagens, operadores de turismo, hoteleiros, guias de turismo, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

A Itaipu Binacional, o Ministério do Turismo e Sebrae confirmaram apoio a próxima edição. Entre os objetivos do Festival de Turismo está o desenvolvimento de negócios por meio da promoção e comercialização de produtos turísticos.

MAIS DE DEZ MIL PESSOAS JÁ SE INSCREVERAM PARA CURSOS GRATUITOS NO SENAC RN

Prazo para inscrições acaba nesta sexta-feira, 11 de março. São 2.943 vagas no total.



Até a tarde desta quinta-feira, 10.03, véspera do prazo final, mais de 10 mil pessoas já haviam se inscrito para tentar uma das 2.943 vagas disponibilizadas este ano dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no RN. As vagas são ofertadas à população de baixa renda e o Senac está investindo este ano no PSG mais de R$ 6 milhões. O número de vagas oferecidas cresceu 22% em relação a 2010 (as 2.943 se dividem entre 1.788 em cursos de qualificação e 1.155 vagas em cursos de aprendizagem). Elas contemplam seis municípios do estado (ver quadro abaixo), ampliando para população o alcance do nível de excelência dos cursos realizados pelo Senac, e por meio dessa oportunidade de qualificação gratuita, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

Há oferta de gratuidade em 28 cursos nas diversas áreas em que o Senac atua comocursos para Agente de Viagem, Almoxarife, Operador de Telemarketing, Técnico em Enfermagem, Operadora de Caixa, Cozinheiro Básico, Frentista, Camareira, Garçon e Guia de Turismo Regional.

“O PSG é o maior programa de democratização da qualificação profissional do estado. Com ele, levamos toda a expertise do Senac; em áreas como turismo e hospitalidade, saúde e higiene e beleza, entre outras; àquela parcela da população que não teria condições de arcar com o investimento necessário para fazer estes cursos. O PSG é o cumprimento do compromisso do Senac com a universalização da qualificação, contribuindo para um Brasil melhor e mais igualitário”, afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

O presidente ressalta ainda que a aposta em ampliar o alcance da qualificação profissional através do Senac é mais um dos orgulhos do Sistema Fecomercio. “A deficiência, ou até a falta de qualificação de mão-de-obra ,é hoje um dos grandes problemas da nossa economia, em todos os setores. Apostar nela, principalmente num estado que está unindo esforços para sediar uma copa do mundo de futebol, é mais uma prova de que estamos fazendo a nossa parte no fomento do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, diz Queiroz.



O PROGRAMA

Iniciado em 2009, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), do Senac RN já matriculou um total de 4.164 alunos. Somente no ano passado mais de 12 mil pessoas se inscreveram para tentar uma destas vagas. Para este ano, as inscrições seguem até o próximo dia 11 de março e espera-se um aumento de mais de 10% da procura em relação ao ano passado.

Desde 2010, o PSG está inserido no programa “Senac na Copa, RN no mundo”, que prioriza a destinação dos recursos de gratuidade para as atividades ou ocupações do comércio, serviços e turismo voltadas para a Copa 2014.

Entre 2010 e 2014, serão investidos pelo Senac RN na oferta de vagas gratuitas para estes cursos R$ 39 milhões da sua receita compulsória.

Critérios

Para ser selecionado no PSG, o candidato precisa, além de ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, preencher os requisitos do índice PSG, que estabelece uma pontuação para priorizar o preenchimento das vagas oferecidas. Os critérios levam em consideração a condição de trabalho do aluno (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego); a escolaridade (se é egresso ou está matriculado na educação básica); a quantidade de membros da família; e, por fim, se o mesmo já foi beneficiado pelo Programa de Aprendizagem ou por outro programa gratuito oferecido pelo Senac. A seleção é totalmente automática, feita pelo sistema sem nenhuma interferência humana. Mais informações e inscrições no site www.rn.senac.br.





SERVIÇO

Programa Senac de Gratuidade

* Inscrições ates às 23h59 de 11 de março de 2011 no site www.rn.senac.br

* Vagas por cidade (qualificação)

Natal: 780 vagas

Parnamirim: 180 vagas

Macaíba: 230 vagas

Assú: 165 vagas

Mossoró: 303 vagas

Seridó/Caicó: 130 vagas

- As vagas de aprendizagem por município (no total de 1.155) na são predefinidas. Elas seguem a demanda de cada local.



* O resultado da seleção será divulgado no site no dia 15 de março

GESTÃO INTEGRADA IGUAÇU FAZ WORKSHOP EM BELO HORIZONTE

Visando promover os atrativos turísticos, a infraestrutura hoteleira, gastronômica, de eventos e negócios, o Destino Iguaçu vai realizar um workshop, em Belo Horizonte/MG, no dia 15 de março, às 19h30, no Belo Horizonte Othon Palace Hotel. O evento é direcionado aos agentes de viagem, operadores de Turismo e imprensa local. A ação é coordenada pela Gestão Integrada Foz do Iguaçu Destino do Mundo, composta pelo, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Binacional, COMTUR e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, em parceria com a Companhia Aérea Webjet.

A data do workshop foi escolhida estrategicamente, por ser pré-evento 6º Minastur, que acontece no dia 17, também em Belo Horizonte. Esta ação ainda conta com o apoio da ABAV-MG, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e BELOTUR - Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte.

O formato do workshop será com mesas de trabalho para os agentes de mercado de Foz do Iguaçu, quando terão oportunidade de trocar informações e realizar negócios com os convidados. Depois dos trabalhos será realizado um coquetel com apresentação institucional do Destino Iguaçu. Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo, telefone: 45 3521-1456 com Maira Dalcin.

CAESAR BUSINESS SALVADOR BAHIA INICIOU OPERAÇÃO NO DIA 3/3

Construído em parceria com a Fator Realty e com investimentos de R$ 75 milhões, hotel conta com 154 apartamentos






Sol, calor, praia, diversidade cultural, patrimônio histórico e belezas naturais. Estes são alguns dos atributos que fazem de Salvador um dos principais destinos da América do Sul, respondendo por quase 30% do fluxo turístico doméstico no estado e a primeira cidade da Bahia na preferência do visitante estrangeiro.



Para atender este mercado – atual e potencial –, a Hotelera Posadas iniciou,

dia 3 de março, a operação do Caesar Business Salvador Bahia. Construído em parceria com a Fator Realty, demandou investimentos de R$ 75 milhões, conta com 154 apartamentos e marca a chegada da operadora hoteleira à região Nordeste do Brasil, dando continuidade, desse modo, a mais uma etapa do plano de desenvolvimento recentemente anunciado.



Localizado no bairro de Pituba, em Salvador, bem ao lado da avenida Tancredo Neves e distante apenas 30min do Aeroporto Internacional, cinco minutos do Centro de Convenções e 20min do Centro Histórico, o Caesar Business Salvador Bahia inicia sua operação em meio a uma das maiores festas de rua do mundo e com tarifas especiais. Durante o Carnaval, entre 4 e 9 de março, a tarifa será de R$ 552,00, incluindo café da manhã e welcome drinque para duas pessoas no mesmo apartamento. Sócios do programa de fidelidade Fiesta Rewards têm o dobro de pontos para desfrutar dos benefícios oferecidos.



“A capital baiana é uma referência no turismo da região Nordeste, do Brasil e da América do Sul. Estamos preparados para atender a uma parcela significativa da demanda hoteleira da cidade, tanto no segmento de negócios, nosso target prioritário, como no de lazer”, diz Francisco Gutiérrez, diretor-geral da Hotelera Posadas para a América do Sul. O executivo complementa, ainda, que “para nós, a abertura desta unidade é muito estratégica, pois marca a chegada do grupo na região com um hotel de categoria Business Class, moderno, bem-estruturado e com um conceito inovador”.



No total, o empreendimento é composto por 154 apartamentos comercializados no pool hoteleiro, do térreo ao 9º andar. São 94 apartamentos Superiores, 56 Luxo, duas suítes Junior e dois adaptados para pessoas com necessidades especiais, todos equipados com ar-condicionado central, TV a cabo, isolamento acústico e cofres digitais individuais. Todo o edifício, incluindo os apartamentos, conta com internet wi-fi gratuita para os hóspedes.



Uma área residencial com apartamentos de sala e suíte (32 lofts e 40 lineares) integra a construção do prédio por meio de locação em pool. Neste sistema, todos os investidores compartilham o valor do aluguel da estrutura e dos serviços. As residências não estão ligadas ao hotel, mas os moradores poderão usufruir do conforto dos serviços de um Caesar Business por meio do pay-per-use. “Mesmo que um apartamento não esteja ocupado, os outros apartamentos em operação gerarão renda para todos os investidores do pool e ainda assim nossa expectativa é que tenhamos uma ótima ocupação”, comenta Marco Chompanidis, diretor da Fator Realty.



Para eventos, convenções e reuniões, o Caesar Business Salvador Bahia oferece três salões moduláveis com capacidade para até 250 pessoas em auditório, além de duas salas para pequenas reuniões, com capacidade para oito pessoas.



O hotel também disponibiliza Business Center totalmente equipado, completa infraestrutura tecnológica com internet banda larga, serviço de VPN e vídeo conferência, além de lazer com piscina e Fitness Center. Um restaurante, o Amaranto, com 76 lugares, deck com 32 lugares e lobby bar com 26 lugares, complementam o Caesar Business Salvador Bahia.

ABAV encaminha carta à autoridades solicitando fim da obrigatoriedade de vistos para EUA.

A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) encaminhou correspondência para as principais autoridades que estarão presentes ao encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nos dias 19 e 20, solicitando apoio à isenção da obrigatoriedade de vistos para brasileiros que viajam aos Estados Unidos.

A correspondência foi encaminhada à Presidência da Republica, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo e EMBRATUR.

“Precisamos fortalecer ainda mais o turismo bilateral com os EUA. Estima-se em 2011, 1.4 milhão de turistas brasileiros nos Estados Unidos, 17% a mais que em 2010, sendo que este crescimento poderia até dobrar se o visto viesse a ser abolido”, explica o presidente da ABAV, Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká.

Balanço: Carnaval de recordes e tranquilo em Macau

B
Maior produto turístico do município, o carnaval de Macau em 2011, consagrou-se como o maior reinado de momo já realizado na cidade nos últimos dez anos. Segundo dados coletados pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento bateu recordes de público, registrando a presença de mais de 250 mil foliões, entre nativos, turistas e o público flutuante que participou da festa, a cada dia.

De acordo com o major Fernandes, comandante da 1ª Cia. Independente de Polícia Militar de Macau, apesar da grandiosidade da festa, foi registrado apenas 14 prisões, na maioria em decorrência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Houve ainda uma agressão por arma branca e pequenos furtos. Cerca de 400 homens entre policiais civis e militares e ainda seguranças particulares contratados pela prefeitura foram responsáveis pela segurança do folião.

Outro balanço que atesta a tranquilidade da folia momesca em Macau vem com o resultado da operação montada pela Secretaria de Saúde do município. Segundo Francisco de Assis-Diá, Secretário de Saúde, a média de atendimentos nos postos móveis montados na praia de Camapum e no corredor da folia caíram em torno de 20%, se comparado a 2010. No Pronto Socorro do Hospital Ant ônio Ferraz, foram registradas apenas casos em decorrência de embriaguez e lesões leves.

Alegria em orvedose

Um dos grandes atrativos da festa continuou sendo o mela-mela, onde se viu nas ruas e avenidas muita animação num clima de paz e alegria. A cada início de tarde, três trios elétricos, duas bandas e uma multidão lambuzada de mel invadia as ruas da cidade, percorrendo um percurso de seis quilômetros. Essa incansável maratona se repetiu do sábado (05) até o início da noite desta terça-feira (08).

Azul pinta de rosa seu novo ATR para promover a conscientização sobre o câncer de mama

Aeronave rosa entra na malha da companhia com roadshow em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a ATR, fabricante franco-italiana de aviões turboélice, anunciaram ontem em Toulouse, na França, a entrega de um ATR 72-200 pintado de rosa, simbolizando a prevenção ao câncer de mama. O turboélice passará pelas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília, com o intuito de mobilizar as mulheres no combate ao câncer de mama.



Em parceria com a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), uma organização sem fins lucrativos dedicada a combater a doença, a Azul irá realizar durante uma semana, iniciativas de orientação sobre os procedimentos do autoexame e da identificação do câncer de mama nos aeroportos brasileiros onde os ATR operam. Essas ações incluem conferências proferidas por voluntários da FEMAMA e distribuição de informativos que também estarão disponíveis a bordo da aeronave.



Batizada de “La ville rose”, ou “A cidade rosa”, o turboélice leva a cor característica de sua cidade de origem, Toulouse, que é também o berço do centro de excelência na pesquisa do câncer. O turboélice deve começar a operar na malha da companhia na primeira quinzena de abril.



David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras declara: “Para a Azul, é muito importante somarmos o desenvolvimento de iniciativas sociais à nossa história de crescimento. Nossas novas aeronaves ATR, e a parceria com a FEMAMA, irá nos trazer a oportunidade de disseminarmos aos brasileiros a importância da prevenção ao câncer de mama. Um ATR rosa é definitivamente uma ótima forma de levar esta mensagem por todo o país".



Filippo Bagnato, CEO da ATR, declara: "Estamos orgulhosos de nosso envolvimento com Azul a e FEMAMA neste programa de conscientização em uma luta tão importante e, sobretudo, de ver uma aeronave ATR promovendo a sensibilização do câncer de mama no Brasil”.



Sobre a Azul

Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 33 destinos com mais 200 voos diários. Somando-se às linhas de ônibus, são 35 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 28 jatos composta por dez EMBRAER 190 e 18 EMBRAER 195, além de três aeronaves turboélice ATR 72-200. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.



Sobre ATR

Fabricante de aviões turboélice, a ATR está localizada em Toulouse e é a líder mundial no segmento de aeronaves de 50 a 70 lugares. Seus dois modelos, o ATR 42 e o ATR 72, são operadas por 165 empresas aéreas em 90 países. Eles somaram mais de 21 milhões de voos desde o inicio da companhia, precisamente há 30 anos. ATR já vendeu mais de 1.000 aeronaves. Elas são famosos por seu baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2 (até 50% inferiores às de jatos regionais com a mesma capacidade). Os ATRs também são os aviões para trasnporte regional que oferece o menor custo operacional. A série 600, a última geração da família ATR, será comissionado no curso de 2011. ATR é uma parceria meio a meio entre o grupo aeronáutico europeu, A EADS e a italiana Alenia Aeronautica aeronáutica grupo (a Finmeccanica).


Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, FEMAMA, é uma associação civil, sem fins econômicos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Pluna atinge 90% de ocupação nos voos para o Carnaval

Durante o feriado do Carnaval, a Pluna, linhas aéreas uruguaias, planeja transportar mais de 5 mil passageiros para as principais capitais da América do Sul. A ocupação dos voos já está em 90% e o crescimento em relação ao ano passado será de 80%. Os principais destinos dos brasileiros são Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), nessa ordem.

LAN Airlines e JetBlue firmam acordo internacional

A LAN Airlines firmou acordo bilateral internacional com a companhia norte-americana low cost JetBlue Airways, que permite aos seus passageiros a utilização de maior número de rotas e conexões. São 55 cidades dentro dos Estados Unidos atendidas pela JetBlue, além de suas rotas internacionais de curto alcance. Entre outros destinos, estão: República Dominicana, Bermuda, Jamaica, Aruba, Barbados, Saint Lucía e Bahamas, que se somam agora aos mais de 70 destinos internacionais que a LAN e suas afiliadas já oferecem.

Outro benefício deste convênio para os passageiros da LAN é a possibilidade de estender seus itinerários a mais destinos, tudo com um ticket único e um só check-in, para todos os voos.

Desta forma, os passageiros provenientes da América do Norte e do Caribe terão maior flexibilidade para fazer o maior circuito turístico da América do Sul, operado pela LAN e suas afiliadas. Este circuito inclui atrativos destinos como Cusco, Ilha de Páscoa, Foz de Iguaçu e Patagônia chilena e argentina.

“Este acordo – que amplia nossa rede de destinos na América do Norte e no Caribe – permite conexões diárias a mais de 100 destinos internacionais, desde Nova York. E mais: inclui pontos importantes como Boston, Chicago, Washington e outras cidades nas regiões central e oeste dos Estados Unidos” – destaca Armando Valdivieso, gerente geral de Passageiros da LAN.

Com 11 anos de funcionamento, a JetBlue é reconhecida por sua excelência no serviço ao cliente e seu exitoso modelo de negócios low cost. A companhia opera uma frota em constante expansão de modernas aeronaves das famílias Airbus e Embraer, incluindo 117 modelos A320 e 45 modelos E190.

Quanto ao serviço de bordo da JetBlue, comidas e bebidas são gratuitas e sem limite e há mais de 100 canais de rádio satélite. A LAN e suas afiliadas oferecem una experiência similar com um sistema on demand, com variada programação de 43 filmes mensais, 50 séries de TV e 800 álbuns de música.

Mais informações: www.lan.com / www.oneworld.com



LAN registra crescimento de 15,6%

no tráfego de passageiros, em fevereiro





A LAN – companhia que integra um dos principais grupos do setor aéreo da América Latina – registrou maior movimento de passageiros no mês de fevereiro, conforme o último relatório estatístico divulgado pela empresa. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o tráfego de passageiros aumentou 15,6% e a capacidade cresceu em 15,2%. Como resultado, o fator de ocupação subiu 0,2 ponto percentual, atingindo 82,3%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 67% do total. Deste o mês de janeiro último, as cifras também incluem as operações domésticas e internacionais da companhia Aires.

O movimento nos voos internacionais aumentou 12,1% e a capacidade 9,4%. Consequentemente, o fator de ocupação cresceu 2 pontos percentuais, alcançando 83,5%. A capacidade nas rotas de longa distância cresceu impulsionada principalmente pelo aumento de certas rotas regionais, assim como nas operações para os Estados Unidos.

Já o tráfego doméstico de passageiros no Chile, Argentina, Peru, Equador e Colômbia teve aumento de 23,3% e a capacidade cresceu 28,2%, o que levou a uma diminuição no fator de ocupação de 3,2 pontos percentuais, chegando aos 79,9%.

Durante o mês de fevereiro, o tráfego de carga aumentou 16,2%. Este incremento se deve principalmente ao crescimento dos mercados de importação na América Latina em geral e, em particular, no Brasil. Em junho de 2010, tiveram início as operações de carga domésticas para Recife e Fortaleza, através da filial da LAN Cargo no Brasil: ABSA. No segundo mês do ano, a capacidade aumentou 18,2%, com a chegada de três Boeing 767 cargueiros, entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, gerando uma diminuição de 1,2 pontos percentuais no fator de ocupação, atingindo 67,2%.

Mais informações: www.lan.com / www.oneworld.com



Sobre a LAN



LAN Airlines é uma das companhias aéreas líderes da América Latina no transporte de passageiros e carga. A empresa serve cerca de 70 destinos no mundo, através de uma extensa rede que oferece ampla conectividade dentro da região, unindo a América Latina com os Estados Unidos, Europa e o Pacífico Sul. Através de diversos acordos de códigos compartilhados, a LAN Airlines e suas afiliadas servem, adicionalmente, outros 70 pontos internacionais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

RN na ITB de Berlim





O Rio Grande do Norte marca presença na 45ª edição da ITB, que começou hoje e vai até dia 13 de março, em Berlim/Alemanha, representado pelo secretário estadual de turismo, Ramzi Elali, e a Gerente de Promoção Internacional, Gina Robinson.



“Além de fazer contatos novos e diferenciados, estaremos fechando novas parcerias e aproveitando a oportunidade para convidar pessoalmente todos os operadores locais para participar da BNTM em Natal”, informou o secretário Ramzi Elali.



Reconhecidamente um dos mais importantes eventos de turismo do mundo, a ITB 2011 reúne profissionais de alta qualidade dos mais variados segmentos turísticos para fazerem negócios, apresentarem novos produtos, participarem de seminários, congressos entre outras atividades.



Natal será uma das cidades destacadas no estande do Brasil juntamente com imagens de outros destinos turísticos brasileiros como: Bonito, Brasília, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Flexeiras, Florianópolis, Iguassu Falls, Lençóis Maranhenses, Pantanal, Salvador, São Miguel das Missões, São Paulo, Manaus e Tiradentes.



A ITB Berlim em números - Em 2010, participaram 11.127 expositores de 187 países e regiões. Foram recebidos 179.351 visitantes, destes, 111.133 foram profissionais e os demais 68.218 foram público final. Além disso, foi registrada a presença de mais de 7.200 jornalistas de 89 países distintos.



NA FOTO: RAMZI ELALI, GINA ROBINSON E MINISTRO PEDRO NOVAIS

Inglês on line para viajantes

Viajar pelo mundo sem falar inglês parece impossível e é, muitas vezes, um empecilho a quem deseja andar livremente, sem grupos e guias. Pensando nesse público quer ganhar segurança seja na hora de se apresentar na imigração, ser entendido no hotel, loja ou restaurante, foi criado o site www.thebookisnotonthetable.com.br que dá acesso a aulas de conversação em inglês, online, via Skype. As aulas têm 30 minutos de duração com frequência e horários decididos conforme a necessidade de cada um. As inscrições são feitas no próprio site que também traz informações de como tudo funciona .



O site www.thebookisnotonthetable.com.br é todo “falado” e os textos são em português e inglês para entusiasmar e familiarizar o aluno com o idioma. O professor é o britânico de Manchester, Richard Sugden, formado pelo King’s College de Londres e que desde 2005 vive no Brasil onde passou a dar aulas de conversação em inglês para profissionais de diferentes carreiras: direito, turismo, jornalismo, informática para atender a essas pessoas que desejam treinar inglês mas que, por dificuldade de agenda, trânsito e horário, não conseguem freqüentar uma aula regular.

Inglês on line para viajantes

Viajar pelo mundo sem falar inglês parece impossível e é, muitas vezes, um empecilho a quem deseja andar livremente, sem grupos e guias. Pensando nesse público quer ganhar segurança seja na hora de se apresentar na imigração, ser entendido no hotel, loja ou restaurante, foi criado o site www.thebookisnotonthetable.com.br que dá acesso a aulas de conversação em inglês, online, via Skype. As aulas têm 30 minutos de duração com frequência e horários decididos conforme a necessidade de cada um. As inscrições são feitas no próprio site que também traz informações de como tudo funciona .



O site www.thebookisnotonthetable.com.br é todo “falado” e os textos são em português e inglês para entusiasmar e familiarizar o aluno com o idioma. O professor é o britânico de Manchester, Richard Sugden, formado pelo King’s College de Londres e que desde 2005 vive no Brasil onde passou a dar aulas de conversação em inglês para profissionais de diferentes carreiras: direito, turismo, jornalismo, informática para atender a essas pessoas que desejam treinar inglês mas que, por dificuldade de agenda, trânsito e horário, não conseguem freqüentar uma aula regular.

Inglês on line para viajantes

Viajar pelo mundo sem falar inglês parece impossível e é, muitas vezes, um empecilho a quem deseja andar livremente, sem grupos e guias. Pensando nesse público quer ganhar segurança seja na hora de se apresentar na imigração, ser entendido no hotel, loja ou restaurante, foi criado o site www.thebookisnotonthetable.com.br que dá acesso a aulas de conversação em inglês, online, via Skype. As aulas têm 30 minutos de duração com frequência e horários decididos conforme a necessidade de cada um. As inscrições são feitas no próprio site que também traz informações de como tudo funciona .



O site www.thebookisnotonthetable.com.br é todo “falado” e os textos são em português e inglês para entusiasmar e familiarizar o aluno com o idioma. O professor é o britânico de Manchester, Richard Sugden, formado pelo King’s College de Londres e que desde 2005 vive no Brasil onde passou a dar aulas de conversação em inglês para profissionais de diferentes carreiras: direito, turismo, jornalismo, informática para atender a essas pessoas que desejam treinar inglês mas que, por dificuldade de agenda, trânsito e horário, não conseguem freqüentar uma aula regular.

Prefeitura do Natal intensificará ações para a Copa 2014

Prefeita de Natal, Micarla comemora sucesso da licitação para construção da Arena das Dunas.

Um importante passo foi dado, na manhã de quarta-feira (2), para realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal, com a abertura dos envelopes das empresas que participaram do processo de licitação para construção do Estádio Arena das Dunas. A prefeita de Natal Micarla de Sousa comemorou a concretização de mais esta etapa para execução do mundial na cidade e destacou que o executivo municipal intensificará suas ações para a efetivação do evento.

“O sucesso da licitação em curso para a construção da Arena das Dunas é mais uma etapa vencida. Vamos continuar trabalhando muito para honrar os prazos. Para isso, vamos estabelecer um contato permanente com o Governo do Estado e o Governo Federal integrando e acelerando as ações e informando à Fifa”, concluiu Micarla de Sousa.

A prefeita relembrou de todas as tarefas cumpridas até a etapa da licitação da Arena. “A Prefeitura já cumpriu as etapas de sua responsabilidade para a realização da copa e continuaremos dando celeridade ao que nos cabe, para a implementação do evento”, garantiu Micarla de Sousa. Na abertura dos envelopes, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Natal que cedeu o terreno para a realização da licitação, a empresa OAS, da Bahia, compareceu como interessada para execução das obras do novo estádio.

De acordo com as determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa), todas as cidades sedes deveriam apresentar os nomes da empresas ou consórcios responsáveis pela construção dos equipamentos até o dia 4 de abril. Com relação aos prazos da obra, a previsão é de que a construção seja iniciada no final do primeiro semestre deste ano, com encerramento estipulado para 30 de dezembro de 2013.



Projeto executivo

Entre as etapas do cronograma cumpridas pelo executivo municipal, a Prefeitura licenciou a área para a demolição do Machadão e construção da Arena; Executou e aprovou 11 projetos de mobilidade urbana junto ao Governo Federal (R$ 330 milhões em obras); Executou e aprovou junto ao Governo Federal projeto para construção do túnel de drenagem do entorno da Arena das Dunas (R$ 180 milhões); Quitou mais de R$ 1 milhão de dívidas trabalhistas da antiga Fenat; Realizou a cessão do terreno da Arena das Dunas para o Governo do Estado para a realização do processo de concorrência da Arena das Dunas.

Além disso, a prefeita Micarla de Sousa, durante a visita do ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Natal, no último dia 17 de fevereiro, assinou contrato de consolidação dos projetos executivos das intervenções do programa de mobilidade urbana da cidade de Natal para a Copa de 2014. O contrato foi celebrado entre Prefeitura de Natal e o consórcio EBEI (Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda) e MWH Brasil (MWH Brasil Engenharia e Projetos Ltda).

Com a assinatura do contrato para elaboração dos projetos executivos, a prefeita autoriza a conclusão para os 12 projetos de mobilidade urbana, o que representa um investimento de R$ 338 milhões, sendo R$ 293 milhões de financiamentos e R$ 45 milhões de recursos próprios. A licitação para as obras do lote I foi finalizada em dezembro de 2010 e a empresa vencedora do processo licitatório foi a Empresa Industrial Técnica (EIT). O contrato referente ao lote I já foi elaborado e licitado e o início das obras está previsto para o início do mês de maio, um mês antes do primeiro desembolso da Caixa Econômica Federal.

Durante sua visita a capital potiguar, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, reafirmou Natal como sede da Copa de 2014. “A cidade do Natal está confirmadíssima como uma das sedes da copa de 2014. O Governo Federal dará todo o apoio necessário para que este grande evento para cidade venha a se concretizar”, destacou.

Prefeitura do Natal intensificará ações para a Copa 2014

Prefeita de Natal, Micarla comemora sucesso da licitação para construção da Arena das Dunas.

Um importante passo foi dado, na manhã de quarta-feira (2), para realização da Copa do Mundo de 2014 em Natal, com a abertura dos envelopes das empresas que participaram do processo de licitação para construção do Estádio Arena das Dunas. A prefeita de Natal Micarla de Sousa comemorou a concretização de mais esta etapa para execução do mundial na cidade e destacou que o executivo municipal intensificará suas ações para a efetivação do evento.

“O sucesso da licitação em curso para a construção da Arena das Dunas é mais uma etapa vencida. Vamos continuar trabalhando muito para honrar os prazos. Para isso, vamos estabelecer um contato permanente com o Governo do Estado e o Governo Federal integrando e acelerando as ações e informando à Fifa”, concluiu Micarla de Sousa.

A prefeita relembrou de todas as tarefas cumpridas até a etapa da licitação da Arena. “A Prefeitura já cumpriu as etapas de sua responsabilidade para a realização da copa e continuaremos dando celeridade ao que nos cabe, para a implementação do evento”, garantiu Micarla de Sousa. Na abertura dos envelopes, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Natal que cedeu o terreno para a realização da licitação, a empresa OAS, da Bahia, compareceu como interessada para execução das obras do novo estádio.

De acordo com as determinações da Federação Internacional de Futebol (Fifa), todas as cidades sedes deveriam apresentar os nomes da empresas ou consórcios responsáveis pela construção dos equipamentos até o dia 4 de abril. Com relação aos prazos da obra, a previsão é de que a construção seja iniciada no final do primeiro semestre deste ano, com encerramento estipulado para 30 de dezembro de 2013.



Projeto executivo

Entre as etapas do cronograma cumpridas pelo executivo municipal, a Prefeitura licenciou a área para a demolição do Machadão e construção da Arena; Executou e aprovou 11 projetos de mobilidade urbana junto ao Governo Federal (R$ 330 milhões em obras); Executou e aprovou junto ao Governo Federal projeto para construção do túnel de drenagem do entorno da Arena das Dunas (R$ 180 milhões); Quitou mais de R$ 1 milhão de dívidas trabalhistas da antiga Fenat; Realizou a cessão do terreno da Arena das Dunas para o Governo do Estado para a realização do processo de concorrência da Arena das Dunas.

Além disso, a prefeita Micarla de Sousa, durante a visita do ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Natal, no último dia 17 de fevereiro, assinou contrato de consolidação dos projetos executivos das intervenções do programa de mobilidade urbana da cidade de Natal para a Copa de 2014. O contrato foi celebrado entre Prefeitura de Natal e o consórcio EBEI (Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda) e MWH Brasil (MWH Brasil Engenharia e Projetos Ltda).

Com a assinatura do contrato para elaboração dos projetos executivos, a prefeita autoriza a conclusão para os 12 projetos de mobilidade urbana, o que representa um investimento de R$ 338 milhões, sendo R$ 293 milhões de financiamentos e R$ 45 milhões de recursos próprios. A licitação para as obras do lote I foi finalizada em dezembro de 2010 e a empresa vencedora do processo licitatório foi a Empresa Industrial Técnica (EIT). O contrato referente ao lote I já foi elaborado e licitado e o início das obras está previsto para o início do mês de maio, um mês antes do primeiro desembolso da Caixa Econômica Federal.

Durante sua visita a capital potiguar, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, reafirmou Natal como sede da Copa de 2014. “A cidade do Natal está confirmadíssima como uma das sedes da copa de 2014. O Governo Federal dará todo o apoio necessário para que este grande evento para cidade venha a se concretizar”, destacou.

Falta de pilotos no mercado brasileiro atrai escolas estrangeiras

As companhias aéreas e as empresas de táxi aéreo estão enfrentando uma grande dificuldade neste momento de expansão: contratar pilotos. Há falta de profissionais no mercado, alguns que atuavam em empresas estrangeiras foram convidados a voltar ao país, mas mesmo assim não é suficiente.

De olho neste mercado em expansão, a Epic Aviation, uma Flight Training School, situada na Flórida (EUA), já com muitos alunos brasileiros, entre os mais de 1.500 já formados, promove no próximo dia 24 de março um seminário gratuito, em São Paulo. O objetivo é apresentar as vantagens da profissão e os diferenciais da escola, atraindo mais jovens.

Fundada em 1999, a Epic Aviation se tornou uma das melhores operadoras de aeronaves, com mais de 40 aeronaves, e um centro de formação de pilotos capaz de atrair pessoas do mundo inteiro. Mais de 1500 pilotos, vindos de 30 países, já foram formados pela Epic Aviation. Para isso, a Flight Training Academy conta com 33 instrutores certificados pela FAA (Federal Aviation Admnistration), curso de desenvolvimento de habilidades para companhias aéreas e o Cessna Pilot Center, eleito o número 1 do mundo, entre os mais de 300 existentes.

“O Brasil está vivendo um grande crescimento econômico e isso está beneficiando diretamente a indústria da aviação, que deve expandir ainda mais. Temos visto que a maioria das companhias aéreas está contratando pilotos e a situação é a mesma nas empresas de táxi aéreo, por isso queremos nos tornar mais conhecidos no mercado brasileiro”, disse Bianca Beck, diretora da Epic Flight Academy.

A escola fica no Aeroporto Municipal de New-Smyrna Beach, na ensolarada Flórida, onde as condições climáticas são muito boas para voar, não são registrados atrasos no controle de operações, o que otimiza o treinamento, e nem há taxas de decolagem para treinamento.

O seminário para interessados em ingressar na carreira de pilotos vai acontecer no Hotel Ibis Congonhas, às 16h (R. Baronesa de Bela Vista, 801
Vila Congonhas). A entrada é franca e não é necessário se inscrever com antecedência. Para saber mais, basta acessar www.epicaviation.com

20ª BNTM trará mais de duas mil pessoas a Natal

Representantes da CTI Nordeste apresentaram o projeto da Brazil National Tourism Mart (BNTM) 2011 ao vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa e o secretario de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro. A 20ª edição da Feira será realizada de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções de Natal e reunirá mais de duas mil pessoas entre operadores, expositores e jornalistas especializados.



De acordo com Jorge Eduardo, da Fundação CTI, o encontro é a grande oportunidade dos nove estados nordestinos fecharem negócios reais que incrementem de fato sua atividade turística. “É a chance de vender o NE para o mundo, além de promover uma intensa integração regional’, adianta. Os técnicos apresentaram os detalhes da programação e de toda a promoção do encontro, como também as responsabilidades de cada secretaria.



Os números da última realização da BNTM demonstram a grandiosidade da Feira. “Em 2010, foram gerados 243 milhões de dólares nas rodadas de negócios realizadas no encontro em Porto de Galinhas. Pela grande procura já existente para compra de estandes e inscrições, a expectativa é que em Natal essa conta seja ultrapassada”, demonstrou Denise Medina, da CTI. Ela também destacou que em Pernambuco, as maiores delegações de operadores internacionais foram da Argentina e dos EUA.



“Esta é uma grande oportunidade para capitalizar os operadores internacionais e chamar atenção para as nossas potencialidades fazendo com que assim, eles possam comprar ainda mais nosso destino. Por isso, estamos empenhados para que os visitantes se surpreendam com todos os detalhes da programação”, adianta o vice-presidente da Emprotur, Francisco Barbosa. A programação conta com uma abertura oficial na noite do dia 12; o dia 13 terá as exposições e rodadas de negócios e os dias 14 e 15 serão exclusivos para que os participantes conheçam alguns dos atrativos turísticos em passeios direcionados pelos litorais potiguares.



Segundo Barbosa, outro ponto a ser destacado é a grande parceria que a iniciativa privada tem com o evento. Além do investimento financeiro do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal; a rede hoteleira potiguar; as companhias aéreas como a TAM e a TAP; as empresas de receptivos e o Sindicato dos Bugueiros também se esforçaram e estão disponibilizando seus serviços em troca desta visibilidade que será única. “Sem todo este envolvimento, a realização da BNTM em Natal não seria possível. Todos estão empenhados em fazer uma linda festa para que o turismo do RN possa ganhar ainda mais turistas”, explica.



Números da 20ª BNTM:

500 operadores “buyers”

440 empresas do mercado nacional

150 jornalistas nacionais e internacionais

400 expositores governamentais (nove estados do Nordeste) e institucionais

terça-feira, 8 de março de 2011

SECRETARIO DE TURISMO DO ESTADO DO RN RECEBE INVESTIDORES AMERICANOS

RN recebe visita de investidores americanos





O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ramzi Elali, recebeu, na quarta-feira (2), representantes de dois grupos americanos de investimento, o KPSJ Investment Group e o Multitek Corporate Communications. Eles estão em Natal e são ciceroneados pelo representante da JVB Consultoria e Assessoria, Jan Von Bahr. Os investidores irão conhecer o litoral norte do estado, mais especificamente o município de São Miguel do Gostoso, o empreendimento Tropical D'Santo Cristo e também visitarão as obras do aeroporto de São Gonçalo.

Singapore Airlines chega oficialmente ao Brasil em 28 de março

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) acaba de aprovar o primeiro voo da Singapore Airlines no Brasil para 28 de março. São Paulo será a primeira cidade da América do Sul a receber o voo de uma das companhias aéreas mais luxuosas do mundo. Serão três freqüências semanais, conectando São Paulo a Cingapura, com escala em Barcelona (Espanha). Além disso, os passageiros terão fácil acesso aos países do Sudeste Asiático e do Norte da Ásia, já que o Aeroporto Changi, em Cingapura, figura como um hub regional.

Com uma frota moderna, a companhia disponibilizará, para a nova rota, o Boeing 777-300ER com capacidade para oito lugares na Primeira Classe, 42 na Executiva e 228 na Econômica. Tanto no voo para Barcelona quanto para Cingapura, será oferecido o mesmo serviço de qualidade da Singapore Airlines.

A Singapore Airlines inova desde sua criação, há três décadas, quando foi a primeira a oferecer bebidas de cortesia para as três classes do avião. Até hoje, continua como referência, revolucionando os padrões da indústria da aviação. A companhia serve refeições refinadas elaboradas por chefs reconhecidos internacionalmente e disponibiliza mais 1 mil opções de canais de entretenimento a bordo e produtos de renomadas marcas internacionais, como Givenchy, Salvador Ferragamo, L'Occitane, entre outros.

Fundada em 1947, a Singapore Airlines opera em 61 cidades de 34 países nos cincos continentes e foi a primeira a voar com a aeronave A380 em 2007.

Azul amplia seu quadro de mulheres nos comandos das aeronaves

As copilotos iniciarão o curso para elevação de nível – comandante – nos próximos meses.

No dia internacional da mulher, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras promove três mulheres copilotos a comandantes. As Tripulantes-Azul (como são chamados todos os funcionários da empresa), já estavam demonstrando excelente desempenho há algum tempo e receberam a proposta e iniciarão o curso para elevação de nível nos próximos meses. Esta novidade demonstra que as mulheres estão cada vez mais presentes em áreas antes consideradas masculinas.

Aline de Souza Silveira iniciará o treinamento para comandar os recém-chegados turboélices da franco-italiana ATR, em abril. Para comandar as modernas aeronaves Embraer 190/195, com capacidade para transportar 106 e 118 clientes respectivamente, Caroline Damé da Silva e Carla Roemmler começam o curso específico na nova função em maio.

No time de aeronautas da companhia há apenas 8 meses, Carla Roemmler foi a primeira comandante a voar em uma Linha Aérea no Brasil. A gaúcha começou sua carreira na década de 80, pilotando aviões da VASP.

Caso as copilotos concluam todas as fases do curso de elevação de nível, até o segundo semestre do ano, a Azul contará com 4 mulheres desempenhando a função de comandante.

Outra boa notícia para as futuras pilotos é a parceria que a companhia aérea firmou com a Universidade Católica do Rio Grande do Sul no fim do ano passado. Há poucas semanas, uma nova copiloto graduada na PUC foi contratada pela Azul.


Sobre a Azul
Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 28 destinos com 200 voos diários. Somando-se às linhas de ônibus, são 35 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 28 jatos composta por dez EMBRAER 190 e 18 EMBRAER 195, e três ATR 72-200. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.