Total de visualizações de página

sábado, 29 de janeiro de 2011

Mais de 100 pessoas prestigiam posse da nova diretoria da Abrajet Pará




Jornalistas, empresários de vários segmentos turísticos, representantes de entidades, dirigentes de órgãos públicos e muitos outros convidados prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet). O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 28, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), em Belém com mais de 100 participantes. Na abertura do evento a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Sheila Faro, resgatou a história da Abrajet Nacional, fundada no Rio de Janeiro no dia 29 de janeiro de 1957, portanto completando 54 anos neste sábado (29). Foram aplaudidos os fundadores da entidade, entre eles, Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira.



Sheila lembrou que, no Pará a Abrajet foi fundada em junho de 2006, por iniciativa do então presidente nacional da entidade, jornalista Claudio Magnavita, com irrestrito apoio do presidente da Paratur, Adenauer Góes e da jornalista Benigna Soares, que presidiu a entidade com ampla diretoria até este momento, quando tomou posse o novo presidente, João Ramid, jornalista e repórter fotográfico.

“Nestes quatro anos de gestão primamos pelo fortalecimento intelectual da Abrajet, garantindo espaço no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. Também criamos o I Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” e a Semana de Turismo de Belém”. Afirmou Benigna Soares ao repassar o mandato para Ramid.



“Nosso desafio é dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos para fortalecer a imagem do Pará através das ferramentas de comunicação. Vamos investir principalmente na capacitação dos profissionais da entidade. Nosso primeiro desafio será sediar o Congresso da Abrajet Nacional de 24 a 28 de setembro próximo”. Disse João Ramid.



Helcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional, parabenizou a Abrajet Pará pela qualidade dos projetos que vem desenvolvendo. Quem dera que todas as Abrajet´s do Brasil tivessem o mesmo desempenho”. Disse Helcio.



Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Wady Khayat, coordenador da Belemtur e Adenauer Góes, Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR e do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará – FOMENTUR elogiaram o trabalho da diretoria da Abrajet Pará e reconheceram a importância do profissional de comunicação especializado em turismo.



“São os jornalistas que levam a informação sobre os produtos, destinos e serviços até o turista”. Disse Adenauer Góes.



Após os novos diretores terem sido empossados pelo presidente da Abrajet Nacional, Helcio Estrella, a Diretora Regional Norte da Abrajet, Benigna Soares e o presidente João Ramid prestaram uma série de homenagem aos parceiros da entidade. A homenagem foi com a entrega de um kit de cartões postais, produzidos com imagens do acervo da Abrajet, que retratam os principais pontos turísticos de Belém. Os cartões, produzidos pela Gráfica Alves, são comemorativos aos 395 anos de Belém, 54 anos da }Abrajet Nacional e quatro anos da Abrajet Pará.

Após a cerimônia de posse da Abrajet Pará o jornalista Helcio Estrela ministrou palestra sobre Comunicação e Turismo na Amazônia, destacando ainda aspectos do transporte aéreo turístico brasileiro.

Vieram ao Pará prestigiar a posse da Abrajet local, além de Helcio Estrella e da esposa, Célia Estrela, os presidentes da Abrajet do Amazonas, Paulo Roberto Pereira, de Mato Grosso, José Humerto Falcão e o diretor da Abrajet do Ceará, José Carlos Araújo.

Logo depois da posse os abrajetianos receberam para um jantar empresários, amigos, familiares e autoridades, entre elas o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a primeira dama de Belém, Maria Costa e a bailarina e coreógrafa, Clara Pinto, além de outros representantes da

FUMPAPA, TRANSCURUMIM, HILTON HOTEL, GRÁFICA ALVES, VALE-VERDE TURISMO, HOTEL REGENTE, HOTEL FAZENDA VITÓRIA, TURVICAM, BELEMTUR.

Neste sábado e domingo os jornalistas participam de um press trip nos municípios de Tracuateua e Bragança, que integram o pólo turístico Amazônia Atlântica.

LEIA MAIS: WWW.ABRAJETPARA.BLOGSPOT.COM

O Viajante Especial – Guia turístico para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Adriana Braun, uma cadeirante de 33 anos, usuária de cadeira de rodas há mais de quinze anos, lança neste ano de 2011 o primeiro guia turístico para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, na internet. O projeto de pesquisa começou em 2002, quando Adriana Braun, foi uma das primeiras cadeirantes a visitar a Ilha de Fernando de Noronha, no Brasil. Tendo obtido sucesso em sua empreitada, a cadeirante investe suas energias para realizar um trabalho de ecoturismo e turismo para este público. Desde então, trabalhou em empresas como a Freeway Adventures e participou de expedições pelo Brasil, documentando o acesso para o deficiente nos principais pólos ecoturisticos.
Em 2003, viajou durante três meses com uma equipe de 15 pessoas, fazendo parte do projeto expedição Brasil Adentro, patrocinado pela Tam Viagens e Nathional Geographic. Em 2004, Adriana foi convidada para apresentar um quadro no programa da TV globo, Domingão do Faustão, para divulgar o trabalho que estava fazendo neste setor. No início de 2007, Adriana Braun e um acompanhante, saem novamente em uma expedição pelo Brasil para documentar hospedagens e passeios nos principais destinos do litoral brasileiro. Esta expedição deu origem ao primeiro guia turístico virtual para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, o VIAJANTE ESPECIAL. O guia pode ser acessado em oviajanteespecial.blogspot.com
Para continuar o trabalho do guia que num futuro próximo se tornará um site, a equipe procura apoiadores e patrocinadores que estejam interessados em apoiar a iniciativa. Hotéis, Secretarias de Turismo, meios de divulgação e Empresas, que estejam dispostos a colaborar com O VIAJANTE ESPECIAL, podem entrar em contato através do endereço de email: viajanteespecial@ig.com.br

Barreto confirma participação do Sebrae no Chocofest




Cumprindo agenda de audiências em Brasilia, a produtora do Chocofest – Páscoa em Gramado, Marta Rossi, esteve reunida na quinta-feira, dia 27, com o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barreto. No encontro, que tinha por objetivo apresentar o projeto do evento, ainda participaram o prefeito de Gramado, Nestor Tissot e o assessor de Barreto, Carlos Silva.

Barreto, que sempre foi um incentivador e parceiro desta região enquanto Ministro do Turismo, reagiu de forma positiva à demanda apresentada por Marta e confirmou ao prefeito Tissot a participação do Sebrae no Chocofest – Páscoa em Gramado.

Marta Rossi destacou para o diretor-presidente a importância do Chocofest para a cidade e a importância de firmar uma parceria com o Sebrae Nacional. “O evento busca fomentar negócios em um período de baixa temporada, buscando satisfação e resultados positivos para a economia da Região das Hortênsias, que é sustentada pelas micro e pequenas empresas”, explica a produtora.

Barreto, confirmando o discurso feito pela presidente Dilma Housseff, garantiu que o setor será alvo das atenções do governo. “O universo das micro e pequenas empresas são maioria no cenário brasileiro, o equivalente a 99, 33%”, comentou o diretor-presidente.


Foto: Divulgação Chocofest
Legenda: Marta Rossi apresentou projeto do Chocofest ao novo diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barreto

Warner e Vinho e Poesia lançam linha de bebidas oficiais da Seleção Brasileira

Já com um olhar nos próximos anos, período em que o futebol ganhará ainda mais destaque junto aos consumidores brasileiros em razão da Copa do Mundo - sediada aqui no Brasil, a Vinho e Poesia, em parceria com a Warner Bros. Consumer Products (licenciadora oficial da Confederação Brasileira de Futebol – CBF), acaba de lançar uma linha exclusiva de bebidas da Seleção Brasileira, composta por dois espumantes e um vinho tinto. Os produtos são especialmente produzidos na Serra Gaúcha, região que concentra a maior parte da fabricação de vinhos e espumantes nacionais de alta qualidade.
A começar pelos espumantes – elaborados no município de Garibaldi, conhecido como a Capital Nacional do Espumante –, a linha traz dois diferentes tipos: Brut e Demi Sec. O Espumante Brut – produzido com as variedades Riesling e Trebbiano pelo método Charmat – tem coloração amarelo-palha brilhante com reflexos levemente dourados, boa formação de perlage e borbulhas médias e intensas. Oferece aromas finos e delicados, com predominância de frutas cítricas, acerola e lima, e nota sutil mineral. Seu paladar equilibra acidez e suavidade, tornando-o refrescante e delicado. É ideal para acompanhar pratos leves e pouco condimentados, carnes grelhadas e assadas, risotos, massas e entradas, e como aperitivo, com temperatura de 6 a 8°C.
Já o Espumante Demi Sec é elaborado com as variedades Riesling, Trebbiano e Moscato, também pelo método Charmat, e apresenta coloração amarelo-palha brilhante com reflexos esverdeados, boa formação de perlage, borbulhas médias e intensas. Tem aroma frutado, doce e delicado, com predominância de frutas em calda, pêssego, pera e notas de lima. Seu paladar é denso e cremoso, com um excelente equilíbrio entre acidez e açúcar, que o deixa bem refrescante. Ideal para ser desfrutado com canapés, massas com molhos de tomate ou queijos, frutas em calda, morangos, uvas e sorvetes, na temperatura de 4 a 6°C.
Os preços dos espumantes vão de R$ 29,00 a R$ 33,00.
A linha traz ainda o vinho Cabernet Sauvignon 2005, produzido em Bento Gonçalves, cidade que também é chamada Vale dos Vinhedos. Fabricado com uvas provenientes de vinhedos próprios e colhidas manualmente quando atingem grau excelente de maturação, o produto é elaborado apenas em safras excepcionais e em volumes pequenos, para manter toda a qualidade e identidade. Após seis meses em barricas de carvalho, apresenta coloração límpida em vermelho-rubi intenso com reflexos granada. Seu aroma exala frutas vermelhas e negras, notas de café, compota, tabaco e especiarias. É encorpado, com taninos elegantes e maduros, ótimo volume de boca, longa persistência e extremamente agradável. Ideal para pratos à base de carnes, além de massas de molhos fortes ou condimentados e queijos de meia cura e curados. É mais bem apreciado em temperaturas entre 16° e 18°C, sendo aconselhável decantá-lo ou abrir a garrafa 20 a 30 minutos antes de servir.
Os preços sugeridos para a garrafa do vinho vão de R$ 30,00 a R$ 35,00.
Sobre a Warner Bros. Consumer Products
A Warner Bros. Consumer Products, do grupo Warner Bros. Entertainment Company, é uma das empresas líderes no segmento de licenciamento em todo o mundo. No Brasil, a empresa tem licenças nos segmentos de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, publicações, papelaria, alimentos e bebidas, artigos para cama e banho e promoções.
Sobre a Comercial Vinho e Poesia Ltda
Localizada na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves- RS, e fundada em 2008, a Comercial Vinho e Poesia é uma empresa especializada em representação e comercialização de vinhos. A empresa possui duas linhas produtos:
Vinho e Futebol: visa homenagear os grandes clubes de futebol do brasil com vinhos de qualidade especialmente selecionados por nossa enóloga;
Vinho e Poesia: visa homenagear os nossos grandes escritores com vinhos especiais, e trazendo um pouco de suas obras aos amantes de literatura.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ABRAJET faz palestra de turismo e empossa diretoria no Pará

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pa) completa quatro anos de atuação no Pará, e para comemorar, vai promover HOJE (28), no auditório da FAEPA, a palestra “Comunicação e Turismo: Caminhos para o Desenvolvimento da Amazônia”, ministrada pelo jornalista paulista Hélcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional.

Na oportunidade, também acontece o lançamento de cartões postais em comemoração aos 395 anos de Belém, e ainda, a posse da nova diretoria da Abrajet Pará, que vai ser prestigiada por diversos jornalistas especializados em turismo, além de empresários, e entidades governamentais e não governamentais ligadas ao setor. “Este evento sintetiza o pré lançamento do Congresso Nacional de Jornalista de Turismo da Abrajet que ocorrerá no mês de setembro em Belém”, destaca o presidente da Abrajet, João Ramid.

Os jornalistas especializados em Turismo permanecem em Belém no final de semana, onde no sábado (28) participam de um Press Trip no município de Tracuateua, na região nordeste do Pará, para conhecer as belezas do hotel fazenda Vitória e da região bragantina. E, no domingo (29) o grupo segue para o município de Bragança.

Como objetivo principal o XVIII Congresso Nacional de Jornalista de Turismo da Abrajet pretende mostrar aos jornalistas as maravilhas do Estado do Pará para posteriormente serem divulgadas nos veículos de comunicação de todo país. O congresso que deve ocorrer de 24 a 28 de setembro vai reunir mais de 200 profissionais de comunicação especializados em turismo que estarão conhecendo as peculiaridades turísticas da capital paraense e também dos polos do Marajó e Tapajós.

A Abrajet que é uma entidade sem fins lucrativos, com mais de 50 anos e representação em todos os estados brasileiros, criada no Pará em 2006, idealizou junto com a PARATUR, o I Prêmio de Jornalismo de Turismo da Amazônia e a Semana de Turismo de Belém, entre outras ferramentas de promoção do Pará, da Amazônia, cumprindo assim sua missão de fortalecer por meio da divulgação o turismo brasileiro perante o mercado nacional e internacional e abrir espaços de especialização aos profissionais de comunicação na área do turismo.


Os parceiros da Abrajet Pará neste evento são: SINJOR, FAEPA, ABAV, Gráfica Alves, Turvicam, SECON, Funpapa, Paratur, Travel In Turismo, Transcurumin, Hotel Fazenda Vitória, Prefeitura de Bragança, Hilton Hotel, Agência Amazônia de Comunicação, Hotel Regente, Vale Verde Turismo, Portal do Turismo (RBA), Momento Musical (Canal 14), entre outros.


Serviço: Programação ABRAJET-PARÁ


Data: 28/01/2011 - Sexta-feira

Horários:

15h – Cerimônia de posse da Abrajet Pará, com lançamento de 14 cartões postais comemorativos aos 4 anos da Abrajet Pará e 395 anos de Belém, capital do Pará.

16h – Palestra “Comunicação e Turismo: Caminhos para o Desenvolvimento da Amazônia”, proferida pelo jornalista Hélcio Estrella - presidente da Abrajet Nacional

20h - Jantar da nova diretoria da Abrajet Pará com autoridades e convidados da área da comunicação e turismo, políticos e parceiros com lançamento prévio do XVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet Nacional


Local: Auditório da FAEPA – Travessa Doutor Moraes, 21 – Esquina com Avenida Governador José Malcher, Bairro: Nazaré

Contatos: Benigna Soares – Presidente Regional da Abrajet – Fone: (91) 8842-8129

Isa Arnour – Diretora de Comunicação Abrajet/Pa – Fone: (91) 8152-2882/ 8836-2254

Maiores Informações: www.abrajetpara.blogspot.com


Curriculum do palestrante

Helcio Estrella - Veterano jornalista, ex-repórter no Jornal do Brasil, foi chefe da seção econômica da sucursal de SP, onde foi colega do jornalista paraense Acyr Castro. Foi também repórter no O Globo, sucursal de SP e redator do Estado de São Paulo. Foi redator do antigo Sigesp-Servico de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo, trabalhando com o Governador Laudo Natel. Foi secretário do antigo Notícias Populares e Editor-Chefe do antigo DCI. Coordenador de Comunicações da Caixa Econômica do Estado de São Paulo e Diretor de Aviação em Revista, a mais antiga publicação do setor aeroespacial brasileiro ( em fevereiro faz 73 anos ) e criou e lançou uma série de publicações técnicas, como o Diretório Aeroespacial Brasileiro, o Guia do Helicóptero, o Guia da Aviação Executiva, o Guia de Aviação Agrícola, o Guia de Oficinas e Manutenção.


Diretoria ABRAJET/PA Biênio 2011-2012

Presidente: João Ramid

Vice Presidente: Benigna Soares

Secretária Geral: Letícia Falcão

Diretora de Promoção e Eventos: Sheila Faro

Diretora de Comunicação: Isa Arnour

Diretora de Relações Institucionais: Christina Háyne

Diretor de Projetos Especiais: Nilton Guedes Pereira

Diretor de Relações Públicas: Kzan Lourenço

Diretor de Assuntos Jurídicos: Edvaldo Pereira

Diretor de Imagens: Ray Nonato

Diretora Administrativa e de Finanças: Ieda Ferreira

Diretor de Projetos Especiais II: Cidclay Oliveira

Conselho Fiscal: Bebel Chaves, Elivaldo Pamplona, Maria Lúcia Sabaa

Suplentes do Conselho: Lurdinha Bezerra, Julie Rocha, e Cleide Pinheiro

LEI MAIS: www.abrajetpara.blogspot.com

Concurso Turismólogo Prefeitura de Dom Silvério - MG

A cidade de Dom Silvério é integrante da Micro Região do Vale do Piranga e situa-se na Zona da Mata de Minas Gerais (sudeste mineiro) em uma região montanhosa, a 185 km de Belo Horizonte.

Salário: R$ 1.903,46 com carga horária semanal de 30 horas. Vagas: 1 | Curso Superior | Ver anúncio completo

Vaga Estágio SETUR MG
Perfil: Estudante do curso de turismo, preferencialmente a partir do 2º período. Ter preferencialmente, fluência em uma língua estrangeira. Ter facilidade de comunicação e lidar com público diversificado. Conhecimento geral em informática - Microsoft Word / Acess / Excel etc. Habilidade de navegação na internet e outras tecnologias, mídias e ferramentas. Ver anúncio completo

Site do Instituto em operação
Visite o site do Instituto Brasileiro de Turismólogos, em operação desde o início da semana, com informações do histórico, estatuto social, ata de fundação, ações para 2011, processo de criação das estaduais, entre outras. Venha conhecer o projeto, acesse www.turismologos.org.br

GOL oferece passagens grátis para comemorar o aniversário de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Para comemorar o aniversário de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que acontecerá no dia 26 de fevereiro, a GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, lançou a promoção “Você Faz a Festa”. Clientes que partirem de Cuiabá (MT), São Paulo (SP) e Campo Grande (MG) com destino à cidade aniversariante entre os dias 23 e 24 de fevereiro pagarão apenas a passagem de volta.



Santa Cruz de La Sierra é um dos destinos internacionais mais importantes da companhia. “A promoção, além de ser uma homenagem à cidade boliviana, é uma ação que reforça nosso compromisso com os clientes brasileiros e de toda América Latina”, destaca Eduardo Bernardes, diretor Comercial da empresa.



As tarifas que a GOL oferece estão bem acessíveis. Clientes podem encontrar o trecho Cuiabá – Santa Cruz de La Sierra, por exemplo, a partir de U$150. Voos com origem em São Paulo e Campo Grande podem ser adquiridos a partir de U$110.



As passagens pela promoção “Você Faz a Festa” podem ser compradas até o dia 9 de fevereiro pelo site da GOL, em www.voegol.com.br. O valor promocional está sujeito à disponibilidade de assentos nas aeronaves. Mais informações e o regulamento da ação podem ser obtidos no site da Companhia ou com a Central de Relacionamento com o Cliente, pelo telefone 0300-115-2121.






Sobre a GOL



A GOL, companhia aérea brasileira de baixo custo, oferece cerca de 900 voos diários para 51 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 13 mercados internacionais na América Latina e Caribe. A Companhia opera uma frota jovem e moderna de Boeing 737 Next Generation, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência. Sempre empenhada em buscar soluções inovadoras por meio do uso de altas tecnologias, a Companhia — com as marcas GOL, VARIG, GOLLOG, SMILES e VOE FÁCIL ― oferece aos clientes facilidade de compra, ampla oferta de serviços complementares e a melhor relação custo-benefício do mercado.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Começa a venda de selos de acesso à passarela do samba na ABAV/RJ

As agências de viagens cadastradas no Ministério do Turismo e todos os compradores de camarotes e frisas nos lados par e impar da Marquês de Sapucaí já podem requerer, à Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), os selos de acesso à passarela do samba.



O uso do adesivo autorizativo é exclusivo para veículos tipo Vans, Topics, Sprinter, Box, Besta e similares, que estejam registrados no SMTU, e para ônibus e microônibus registrados no Ministério do Turismo. O benefício também é destinado aos veículos citados que pertençam à agência de viagens, transportadora turística ou hotelaria e que tenham impressos na carroceria o nome da empresa. Todos os veículos deverão possuir o registro do Ministério do Turismo.



Para ter acesso à exclusividade, é preciso apresentar carta com papel timbrado, especificando o tipo de transporte e o dia em que o selo será utilizado, e anexar um cheque nominal à entidade com cópias do registro na SMTU e do CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento. As agências que não adquiriram ingressos junto à ABAV/RJ deve apresentar também comprovação de compra dos ingressos para camarotes, frisas ou arquibancadas.



Os selos são válidos por um dia e têm custo de R$ 70,00, para vans, topics, sprinter, box, besta e microônibus, e de R$ 90,00, para ônibus. A entrega será realizada entre 1º e 4 de março, na sede da ABAV/RJ.



Como todos os anos, visando ao acesso e passagem pelas barreiras policiais aos camarotes do Setor 2, a ABAV/RJ vai oferecer a Onda Livre a partir da Rua Hadock Lobo, seguindo pela Rua do Estácio até a Rua Maia Lacerda. Todas as Vans, Topics, Sprinter, Box, Besta e microônibus deverão seguir a faixa de credenciados e entrar na via expressa separada por cones.



Mais informações: (21) 3231-7799.

1º Circuito Profissional Verão de Tênis no Aero Clube do RN

Natal recebe o Circuito Profissional Verão Internacional



As quadras de saibro do Aero Clube do RN já estão prontas para receber a 5ª e última etapa do 1º Circuito Profissional Verão de Tênis. O torneio internacional conta com atletas de 12 países e, além dos dez mil dólares em prêmio, dá ao campeão 18 pontos no ranking oficial da International Tennis Federation (ITF). A competição começa neste sábado (29) à noite com as partidas da fase classificatória (qualyfay). As inscrições para os interessados vão estar abertas entre as 16h e 18h desta sexta-feira (28) ao valor de U$ 40, no próprio Aero Clube do RN.



“Será uma competição de alto nível, com jogadores de dose países e colocados a partir da posição 300 do ranking nacional, que conta hoje com quase dois mil tenistas”, comentou Arestides Barcellos, presidente da Federação Potiguar de Tênis, que está dando todo o apoio logístico à organização do evento. “O que mais interessa aos atletas que participam deste circuito não é nem tanto a premiação de cada etapa, mas a pontuação no ranking”, destacou Roberto Almeida, organizador e idealizador do Circuito.



Ex-árbitro internacional com passagem pelos principais torneios mundiais de tênis, inclusive duas Olimpíadas, Beto Almeida, como é mais conhecido, resolveu criar o Circuito profissional de Verão para preencher uma lacuna no calendário do tênis no Brasil. “Neste período não há competições no país e o CPV surgiu, justamente, com este propósito. O Circuito conta com o apoio da Confederação Brasileira de Tênis e do ITF”, explicou Beto Almeida.



Natal será a parada final do Circuito que já passou por Salvador, Aracaju, Recife e João Pessoa. E como cada cidade-sede tem o direito de indicar um representante, Natal será representada pelo ex-boleiro (espécie de gandula, fazendo uma analogia com o futebol), Alex Porfírio. “Ele é um dos melhores tenistas que Natal já teve e vai ganhar muita experiência no meio dessas feras todas”, disse Arestides. Entre as estrelas do torneio estão: André Begemann (Alemanha, 354º do ranking mundial), Rodrigo Guidolin (Brasil, 366º) e André Miele (Brasil, 399º).



História

O CVP – Circuito Profissional de Verão foi idealizado pela STC Eventos para acontecer em um período de poucos eventos em solo brasileiro. O CPV já nasce com o maior evento da série Futures da América Latina. Serão cinco etapas, começando por Salvador, passando por Aracajú, Recife, João Pessoa e Natal.



“Todo mundo estava pedindo mais futures no primeiro semestre. Com certeza vai ser um grande sucesso. O pessoal não acreditava que isso seria possível, mas quando veio a confirmação todo mundo já se programou para ir. Com certeza os torneios vão estar bem fortes”, declarou Fernando Romboli, carioca de nascimento, mas radicado em São Paulo.



O paulista Nicolas Santos também apoio o evento. “Achei uma iniciativa muito legal. É uma época em que normalmente nós temos que ir pra América Central ou pra Europa para disputar torneios e marcar pontos. Essa série de torneios no Nordeste abre espaço para os jogadores brasileiros somarem pontos sem precisar gastar tanto”.



O 1º Circuito Profissional de Verão também conta com outro forte atrativo para os tenistas que ainda buscam um espaço de destaque no ranking mundial e que, portanto, normalmente não conta com grandes patrocinadores. “As cidades que sediarão os torneios são próximas e os tenistas podem viajar de ônibus. É uma forma de disputar muitas competições sem precisar gastar muito”, comentou Mônica Barros, diretora da STC Eventos, promotora do 1º CPV.








FOTOS e mais Informações: www.cpvtenis.com.br


Arestides Barcellos - Presidente da FPT - 84 8847 0686

Setur e CTI/NE fecham detalhes sobre realização da BNTM 2011 em Natal

Hoje pela manhã representantes do CTI/NE se reuniram com técnicos da Setur/RN para acertar os últimos detalhes do planejamento do maior evento do receptivo turístico internacional no Brasil: a BNTM. O secretario estadual de Turismo, Ramzi Elali, comandou o encontro nos quais foram discutidas as ações para que o RN possa iniciar os trabalhos na realização do evento.



Participaram da reunião o secretário executivo da CTI/NE, Roberto Pereira; o secretario executivo do Fornatur, Marcos Pompeu; o secretario adjunto da Setur, Armando José; o secretario adjunto da Seturde, Sandro Pacheco; Jorge Eduardo, coordenador geral da BNTM e a gerente de promoção internacional da Emprotur, Gina Robinson. O presidente da CTI/NE, Bismarck Maia, participou do encontro por vídeo conferência e afirmou: “Tenho certeza que esta edição do evento será de sucesso total”.



Esta será a terceira vez que Natal irá sediar a Feira. A última edição do evento no RN foi em 2003. Para este ano, os organizadores acreditam que irão reunir cerca de duas mil pessoas e mostraram dados que refletem a consolidação da Feira e o aquecimento do setor. “Ano passado reunimos no evento, realizado em Pernambuco, 494 operadores “buyers” e realizamos mais de sete mil reuniões comerciais, o que resultou em um montante de 243 milhões de dólares em novos negócios para o setor”, esclareceu Roberto Pereira, da CTI/NE, promotora do evento.



Para o RN a oportunidade de sediar um evento deste porte é muito importante na disputa para conquistar seu mercado-alvo internacional. “Apesar do momento de dificuldade financeira em que vive o Estado, a Governadora não medirá esforços para que este evento seja realizado da melhor forma possível. O RN estará numa grande vitrine onde apresentaremos aos vendedores internacionais e nacionais os nossos produtos. Contamos com a presença de todos para fazer bons negócios e serem recebidos com a hospitalidade peculiar do povo potiguar”, afirmou o secretario Ramzi Elali.



Na reunião foram acertados os detalhes técnicos de formatação e de estrutura do evento. A partir de hoje a CTI/NE já dará inicio aos convites formais para todo o público da Feira.



BNTM 2011 - A 20ª edição do evento será em Natal/RN, de 12 a 15 de maio, no Centro de Convenções. O evento irá reunir o melhor da classe turística internacional para conferir os atrativos em destaque dos nove estados do nordeste brasileiro e participar de uma variada rodada de negócios. Destaca-se a presença das principais empresas aéreas que operam vôos nacionais e internacionais na região Nordeste. Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional.

Mar & Ação volta com ainda mais pique para os navios da MSC Cruzeiros

O cruzeiro temático Mar & Ação volta na temporada 2010/2011 em dois luxuosos navios da MSC Cruzeiros, líder do setor no Brasil e na América do Sul. A bordo dos navios MSC Musica, no próximo dia 30 de janeiro e MSC Orchestra, no dia 12 de fevereiro, os hóspedes terão a oportunidade de curtir uma programação totalmente voltada para o fitness.

Sob a direção de 20 treinadores da Body Systems, empresa que representa o melhor do fitness na América Latina, e desenvolvimento de atividades da marca Les Mills, responsável por mais de 10 mil academias espalhadas pelo mundo, a viagem será marcada por aulas desde às 8:15h até às 19h de cada dia de cruzeiro.

A grande novidade do temático é o SH´BAM, programa internacional trazido pela Les Mills para quem deseja aliar exercício físico e diversão. É uma nova aula de dança que mescla vários ritmos latinos como funk, street, dance, techno, hip hop e jazz, com passos simples e pré-coreografados. Em suma, são exercícios aeróbicos executados como passos de dança.

Além disso, os hóspedes terão um total de 70 a 80 horas/aulas, podendo optar entre Body Balance, Body Step, Body Combat, Body Pump, Power Jump, Body Jam, Body Vive, Body Attack e muito mais. Não tem como ficar parado, já que existem aulas simultâneas e para todos os gostos. Vale ressaltar que os professores darão dicas e toda a assistência para pessoas de todas as idades.

A animação também fica por conta das festas a bordo, entre elas, destaca-se a esperada White Party, assim como também as diversas atividades que fazem parte da programação dos respectivos navios. Tudo isso acontecerá em maravilhosos destinos. O MSC Musica partirá do Rio de Janeiro rumo ao nordeste, passando por Salvador, Maceió e Ilhéus. E o MSC Orchestra sairá de Santos, navegando pelas mesmas cidades brasileiras, inclusive com uma escala em Búzios.

Os navios, irmãos gêmeos, contam com 1.275 cabines, sendo 827 com varanda, têm capacidade para 3.013 hóspedes, esbanjam muito charme e sofisticação. Ambos contam com alta qualidade de serviços e uma infraestrutura completa. À disposição estão 16 andares, 13 decks de áreas comuns como piscinas, solarium, spa, minigolfe, jogging, quadra de tênis, sala de vídeo games e de jogos, teatro, cinema, discoteca, biblioteca, cyber café, bares, lounges, lojas, bares temáticos e restaurantes especializados em culinária internacional. E para quem quiser ampliar ainda mais os momentos de malhação, os navios oferecem uma moderna academia na proa do navio, com uma das vistas mais atrativas da embarcação.

Cruzeiro Mar & Ação

Navio: MSC Musica
Saída: 30/01/2011 – 6 noites
Roteiro: Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Ilhéus e Rio de Janeiro.
Preço: A partir de US$ 983 por pessoa em cabine dupla.
Pagamento: 15% de entrada + 10x sem juros no cartão de crédito ou cheque. Taxas portuárias, operacionais e de serviço não inclusas.

Navio: MSC Orchestra
Saída: 12/02/2011 – 7 noites
Roteiro: Santos, Ilhéus, Maceió, Salvador, Búzios e Santos.
Preço: A partir de US$ 696 por pessoa em cabine dupla.
Pagamento: 15% de entrada + 10x sem juros no cartão de crédito ou cheque. Taxas portuárias, operacionais e de serviço não inclusas.

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.


Empresas de call center vão oferecer mais

Mais de 1,2 milhão de pessoas trabalham como teleatendentes no país, de acordo com a ABT – Associação Brasileira de Telesserviços, entidade que representa as empresas do setor. E a previsão para 2011 é que as empresas de call center registrem um crescimento de 10% em geração de empregos, oferecendo aproximadamente 120 mil novos postos de trabalho durante o ano. Ou seja, mais de 320 novas vagas por dia em todo o país.

Embora o setor seja o principal empregador de jovens sem a necessidade de experiência anterior, há oportunidades para todas as faixas etárias e também com históricos profissionais variados. “Há empresas que necessitam de pessoas mais jovens, outras que precisam de profissionais mais experientes, e outras que trabalham apenas com atendentes bilíngües, por exemplo. E, hoje, muitos apostam no setor para seguir carreira. Começam como teleatendentes e vão passando a cargos superiores”, diz Jarbas Nogueira, presidente da ABT.

Para os jovens que conquistam o primeiro emprego num call center, as empresas investem para capacitá-los. “Antes de serem colocados para atender qualquer cliente, todos são treinados, realizam cursos para aprender como e o que fazer”, diz Nogueira. No entanto, para conseguir uma oportunidade no setor, são indispensáveis conhecimentos básicos de informática e ter domínio da língua portuguesa.

Confira algumas características do setor:

• Os principais setores contratantes de call center são os de serviços financeiros, varejo, telecomunicações, seguros, saúde e editora/gráfica;
• Cerca de 65% das empresas estão no eixo São Paulo – Rio de Janeiro;
• A região sul também já apresenta significativa participação (5%) e a região nordeste começa a se destacar como o um novo pólo de call center;
• A grande maioria dos atendentes é composta por mulheres (76,8%);
• cerca de 45% do total de empregados são jovens em seu primeiro emprego;
• Do total de atendentes, 74% possuem o 2º grau. 22%, curso superior.

Abigail conhece projeto do Chocofest


O Estado do Rio Grande do Sul tem pela primeira vez no comando da Secretaria do Turismo uma mulher, Abigail Pereira. A nova secretária recebeu em seu gabinete no Centro Administrativo Fernando Ferrari - sede do órgão em Porto Alegre, a empresária Marta Rossi, da empresa organizadora do Chocofest. O encontro, que tinha como objetivo apresentar o Chocofest – Páscoa em Gramado, para a secretária foi acompanhado pelo consultor financeiro da empresa de Marta, Sérgio Prade.

De acordo com Marta o primeiro encontro oficial com a secretária do Turismo foi produtivo e Abigail demonstrou que quer manter um bom diálogo com todos os envolvidos com turismo no estado. “Buscamos este primeiro contato como uma aproximação e para apresentar nosso projeto do Chocofest e tentar buscar uma parceria com o Governo do Estado”, explica a empresária.

A secretária afirmou que irá se envolver nos projetos que buscam desenvolver o turismo no Rio Grande do Sul. “Tenho muito respeito pelos trabalhos desenvolvidos pela Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos e como é nato da mulher saber ouvir vou buscar fazer isso com aqueles que buscam desenvolver nosso turismo”, comenta.

Abigail Pereira é natural de Caxias do Sul e tem ligações com o trade turístico. Foi presidente, por três anos, e atual vice-presidente licenciada do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul. Atuou também como vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços. É pedagoga formada pela UCS, com especialização em psicopedagogia, pela Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro.

I ENCONTRO DO ANO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL TERÁ COMO CONVIDADO O SECRETÁRIO DE TURISMO DO ESTADO DO RN, RAMZI ELALI

O I encontro do ano das Belas do Turismo de Natal será realizado no dia 03 de fevereiro, quinta -feira, as 19h no Cascudo Bistrô,em Natal e terá como convidado o secretário de turismo do Estado do RN, Ramzi Elali que falará sobre suas ações e projetos. O papo das belas do turismo de Natal foi criado a partir de um bate papo informal com mulheres do turismo no twitter e a partir dai sur

giu o projeto "Encontro das Belas do Turismo de Natal", idealizado pela jornalista Cristina Lira. O primeiro encontro foi realizado em 04 de junho de 2010 e durante o ano passado mais de dez encontros foram promovidos . A cada encontro um convidado belo do trade que fala sobre suas ações na área. O encontro é informal, cada um paga sua conta. A partir de dezembro do ano passado, o encontro recebeu novo modelo e a partir de agora todos os belos convidados de 2010 fazem parte do encontro, que acontece uma vez por mês, em locais diferentes. O encontro das belas é um encontro fechado, onde o belo e a bela do trade só podem participar quando convidados pela jornalista Cristina Lira, idealizadora do projeto. Para este primeiro encontro do ano, já está confirmada a presença de todas as belas, e dos belos do trade: O secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco, o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino, o ex secretário de turismo de Natal, Francisco Soares Junior e o diretor da Pôr do sol, Mauricio Cavalcante. Entre os convidados confirmados na agenda, está o diretor da Freeway e Imaginnare , Edgar Werblowsky que deverá ser no mês de abril. Outro possivel convidado, o fundador da CVC, Guilherme Paulus ou o presidente da CVC, Valter Patriani para o segundo semestre.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Costa Crociere ganha o “Leonardo Prize” pela qualidade italiana




Na manhã de segunda-feira passada (24/01), em Roma, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano entregou o prêmio a Pier Luigi Foschi, presidente do grupo italiano e líder no segmento de cruzeiros na Europa, pelo seu recorde em excelência ao promover e mostrar a qualidade do estilo “made in Italy” ao redor do mundo

Gênova, 25 de janeiro de 2011 – A Costa Crociere S.p.A., maior grupo de turismo da Itália e companhia número um de cruzeiros na Europa, foi agraciada com o “2010 Leonardo Prize for Italian Quality”, o “Premio Leonardo”, atribuído pelo Leonardo Committee desde 1993. Considerado o Oscar dos empresários italianos que fizeram o melhor em termos de promover e abrilhantar a imagem de excelência do país, divulgando a qualidade dos serviços “made in Italy” ao redor do mundo.

Em sua citação ao prêmio, o Leonardo Committee elogiou o grupo italiano por sua vocação em inovar e pela excelência aplicada à gestão dos processos empresariais, qualidade de produto e originalidade em proteção ambiental. Nos últimos dez anos, o grupo Costa Crociere tem testemunhado um crescimento espetacular, quintuplicando o número total de hóspedes, que subiu para 2.15 milhões em 2010. Além de consolidar seus rendimentos, alcançando 2,85 bilhões de euros, também em 2010.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, realizado na manhã de segunda-feira (24/01), no Palazzo Del Quirinale, o presidente italiano Giorgio Napolitano entregou o prêmio pela qualidade italiana para Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Crociere, empresa sediada em Gênova.

“Em nome da Costa Crociere estou extremamente satisfeito em aceitar esse prêmio, que reflete e recompensa o comprometimento de companhias como a nossa que são embaixadoras do estilo italiano e cultura empresarial, e com marca sinônimo de paixão, inovação e qualidade”, disse Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Crociere. “Esses valores fazem parte do DNA da companhia e são aspectos pelos quais nos concentramos sempre para alcançar nossos objetivos. Ano após ano, nossos esforços estão sendo recompensados, consolidando o sucesso e a liderança da Costa Cruzeiros, que se tornou sinônimo mundial da excelência italiana de serviços e de hospitalidade. Em poucos meses, em julho, o Costa Favolosa, novo membro da frota da Costa, totalmente construído na Itália, entrará em serviço, sendo testemunha, mais uma vez, da expertise e know-how do nosso país.”

A Costa Cruzeiros estabeleceu há tempos seu sucesso como embaixadora da excelência do estilo italiano que é resultado de sua filosofia corporativa baseada em constante inovação e busca pelos mais altos padrões em serviços e produtos.

A busca pela excelência é prontamente vista a bordo dos navios do Costa, todos projetados e construídos de acordo com as normais mais rigorosas em quesitos segurança, proteção ambiental: Trata-se de um estilo único e inimitável. A frota da Costa, a única que navega com a bandeira italiana, é formada hoje por 14 navios, sendo que dois estão em fase de construção – Costa Favolosa (114.500 toneladas e capacidade para 3.780 hóspedes) e seu irmão gêmeo, o Costa Fascinosa. Em 2013, o grupo terá 16 navios. A construção desses dois, no estaleiro da Fincantieri, em Marghera, envolve o trabalho de 3.000 funcionários e mais 7.000 colaboradores. A maioria das empresas envolvidas na construção desses navios é de origem italiana.

A cerimônia matutina do prêmio também contou com as presenças do Ministro da Economia e Desenvolvimento da Itália, Paolo Romani, de Umberto Vattani, presidente do Istituto Italiano per Il Commercio Estero (em português, instituto italiano para o comércio exterior), Emma Marcegaglia, presidente da Confederação das Indústria Italianas, e Luisa Todino, presidente do Leonardo Committee.

Além de Pier Luigi Foschi, beneficiários da premiação pela qualidade foram Gianpietro Benedetti (presidente da Danieli & c. Officine Meccaniche), Sonia Bonfiglioli (presidente do Gruppo Bonfglioli) e Cosimo Rummo (presidente da Rummo S.p.A). Laura Bagiotti (presidente do Grupo Biagiotti) também ganhou o prêmio Leonardo 2010.


Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Parceira oficial da ONG WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Crociere foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Feito pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p. A, é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

ABETA-RN COM NOVAS FILIAÇÕES

Constituída no final de 2010 a ABETA-RN, Comissão Regional da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo Aventura no Rio Grande do Norte, está crescendo já está com novas filiações a caminho. Entre os objetivos da associação estão a busca pela excelência empresarial no turismo de aventura, o crescimento do mercado, alcance e projeção internacional, qualificação dos profissionais e a implementação da cultura da Gestão da Segurança e a cultura do mínimo impacto em ambientes naturais. No RN a coordenação regional está com a Roberta Rodrigues da Mandacaru Expedições, na vice coordenação a Régia Dantas da Vitória Régia Turismo. Também compõe a coordenação o Luiz Ferreira da Pipa Aventura, Ana Muller da Atlantis Travel e Jaina Queiroz da Aniyami Turismo. Inicialmente o grupo vem buscando representatividade junto aos conselhos e grupos de turismo no RN e já participa do Grupo Gestor de Natal e Tibau do Sul/ Pipa (Projeto 65 Destinos Indutores). A associação conta com o apoio do SEBRAE e junto com outras empresas do ramo de aventura participa do núcleo de aventura do projeto Empreender, fruto da parceria entre o SEBRAE/RN e a Facern. A idéia do projeto é unir para crescer, as empresas estão se reunindo semanalmente para discutir problemas comuns e encontrar soluções conjuntas montando um plano de ação para 2011.

SÉRGIO BUENO DA REDE INTERCITY CIRCULANDO EM NATAL

Sergio Bueno circula em Natal até a próxima sexta, conferindo as novidade da cidade. O executivo, expert do mercado nacional e internacional de turismo é o gerente de novos negócios da Rede InterCity e responsável pela expansão da empresa. Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em diversos cursos realizados na Hotel School da Cornell University (EUA), Sérgio carrega uma vasta experiência no segmento hoteleiro. Ele já atuou como gerente de desenvolvimento da Tropical Hotels Brasil por quatro anos, e como gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria hoteleira BSH International, por cerca de dois anos.

LAN registra lucro de US$ 419,7 milhões em 2010

Evolução foi de 81,6% em relação ao ganho líquido no exercício anterior



A LAN Airlines, uma das principais companhias aéreas de passageiros e carga da América Latina, anunciou seus resultados financeiros consolidados do exercício terminado em 31 de dezembro de 2010, quando registrou um lucro de US$ 419,7 milhões. O destaque ficou com o quarto trimestre, que apontou um ganho de US$ 164,6 milhões (ante os US$ 109,8 milhões do mesmo período de 2009).

Ao encerrar o exercício, a LAN Airlines contabilizou um ano de recuperação e crescimento em relação a 2009, tanto nos negócios de carga como de passageiros. O aumento de 81,6% em seu lucro anual, comparado ao exercício anterior confirma a solidez da companhia e sua capacidade de aproveitar as oportunidades de recuperação que apresentam os mercados globais.

O resultado operacional de 2010 cresceu 43% atingindo US$ 622,9 milhões, comparado aos US$ 435,7 milhões atingidos no ano anterior. A margem operacional do ano foi de 13,8%: 1,9 pontos comparados com os 11,9% alcançados durante 2009.

De outubro a dezembro de 2010 os ingressos consolidados da LAN resultaram em US$ 1.302,5 milhões, comparado com os US$ 1.070,7 milhões obtidos no mesmo período de 2009, devido ao aumento de 17,3% nos ingressos de passageiros e de 31,2% nos ingressos de carga. Os itens passageiros e carga representaram, respectivamente, 68,2% e 28,4% do total no trimestre.



Realizações

Na última quarta-feira, 19/1, a LAN e a TAM anunciaram a assinatura dos contratos definitivos que contém os termos e condições da proposta de associação das companhias, como havia sido inicialmente anunciada, em agosto de 2010. Essa transação está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – e de outras entidades regulatórias, como também dos acionistas da LAN e da TAM.

No dia 26 de novembro último, a LAN adquiriu a companhia aérea colombiana AIRES (Aerovías de Integración Regional, S.A) por US$ 12 milhões, transação que, adicionalmente, implicou assumir passivos de aproximadamente US$ 87 milhões. O mercado colombiano é o segundo na América do Sul com mais de 12 milhões de passageiros ao ano. AIRES é, atualmente, a segunda companhia do mercado doméstico colombiano, com uma participação de aproximadamente 22%.

Prosseguindo sua expansão e renovação da frota, durante o quarto trimestre de 2010 a LAN recebeu cinco aeronaves Airbus A320 de passageiros, que serão destinadas a mercados domésticos e regionais. E mais dois Boeing 767-300 cargueiro, principalmente para sustentar a operação entre a América Latina e os Estados Unidos.



Movimento

No quarto trimestre de 2010, o tráfego de passageiros aumentou 13,6%, o que levou o índice de ocupação a 81,7%. A capacidade aumentou em 9,6%, com crescimento principalmente nas rotas de longo alcance como Estados Unidos e Europa e também nas rotas regionais. Destaque-se no período o início das operações, cercadas de êxito, das rotas Santiago – Paris (vía Madrid), Lima-San Francisco e nas rotas de longo alcance Lima – Brasilia, Guayaquil – Galápagos.

No que se refere à carga, os três últimos meses de 2010 foram marcaodos por uma alta de 31,2% na demanda. Já a capacidade evoluiu 14% durante o trimestre. O crescimento dos ingressos de carga reflete a competência da LAN em aproveitar a expansão global dos volumes como também o desenvolvimento de importantes estratégias.





Sobre a LAN

LAN Airlines é uma das companhias aéreas líderes da América Latina no transporte de passageiros e carga. A empresa serve cerca de 70 destinos no mundo, através de uma extensa rede que oferece ampla conectividade dentro da região, unindo a América Latina com os Estados Unidos, Europa e o Pacífico Sul. Através de diversos acordos de códigos compartilhados, a LAN Airlines e suas afiliadas servem, adicionalmente, outros 70 pontos internacionais.



A LAN Airlines e suas afiliadas lideram os mercados domésticos do Chile e do Peru, além de ter importante presença nas rotas nacionais da Argentina e do Equador. Em novembro de 2010 a LAN adquiriu a companhia aérea colombiana AIRES.



Atualmente, a LAN Airlines e suas afiliadas operam 118 aviões de passageiros e a LAN Cargo e suas afiliadas, 13 aeronaves de carga. Trata-se de uma das frotas mais modernas do mundo, o que representa maior eficiência e significativa redução de emissões de CO2, refletindo assim o importante compromisso da companhia com a proteção do meio ambiente.



A LAN é uma das poucas companhias do mundo classificadas como Investment Grade (BBB). Há 10 anos, a LAN é membro da oneworld™, aliança global que reúne as melhores companhias aéreas do mundo.



Mais informações: www.lan.com o www.oneworldalliance.com

MUNDO PARA BRASILEIROS” GANHA NOVOS ROTEIROS E AMPLIA SAÍDAS PARA 2011

Agentes de viagens que participarem do Workshop CVC poderão conferir as novidades dessa programação exclusiva


Os agentes de viagem que visitarem o 17º Workshop & Trade Show CVC 2011, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, receberão, em primeira mão, as novidades da programação “Mundo para Brasileiros”, que ganha novos roteiros agora em 2011, quando também completa seis anos de sucesso e mais de 20 mil passageiros transportados.

Desenvolvido especialmente para brasileiros que sonham em conhecer o mundo, o programa “Mundo para Brasileiros” oferece completa assistência durante toda a viagem, com guias especializados na cultura, história e gastronomia das regiões visitadas, que acompanham o grupo desde o Brasil, em viagens para até no máximo 44 passageiros por saída.

Esse programa de viagens, exclusivo da CVC, conta com mais de 30 roteiros à disposição do cliente, todos com atendimento personalizado, hospedagem em hotéis criteriosamente selecionados, além de visitas, ingressos e outras comodidades já incluídas no pacote.

Este ano, a CVC terá quase o triplo de saídas confirmadas que em relação ao ano passado. Serão 630 viagens pelo mundo inteiro, contra 262 realizadas em 2010, um recorde para a operadora. Destas 630 viagens confirmadas, 100 serão para grupos com saídas exclusivas de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, além de outras praças do Nordeste e do Sul do País que devem ser confirmadas em breve. O restante é destinado a grupos que partirão diretamente da capital de São Paulo.

“Esse crescimento resulta da grande aceitação do público e da demanda que temos tido por este tipo de viagem, o que também confirma a assertividade da CVC na criação deste formato sob medida para brasileiros que sonham em conhecer o mundo com completa assistência da operadora”, destaca Michael Barkoczy, diretor comercial e de vendas internacionais da CVC.

Ao todo, nesta nova temporada, pelo menos 10 novos roteiros entram para a programação de “Mundo para Brasileiros”. Um dos destaques será a inclusão de Japão na rota do programa, que também marca a estreia da operação de viagens da CVC para o país oriental. São eles, os roteiros estreantes:

- “Brasileiros na Espanha”
- “Brasileiros na Alemanha e Suíça”
- “Brasileiros na Itália e Costa Azul”
- “Brasileiros na Itália, Eslovênia e Croácia”
- “Brasileiros na Turquia”
- “Brasileiros no Vietnã, Camboja e Tailândia”
- “Brasileiros na Índia com Dubai”
- “Brasileiros em Israel e Jordânia”
- “Brasileiros na Terra Santa”
- “Brasileiros no Japão com Dubai”


Além de novos produtos, alguns roteiros estão ganhando saídas extras, como é o caso do já consagrado “Brasileiros na Grécia”, que terá o triplo de saídas em 2011: serão 23 saídas na temporada para a Grécia, de maio a outubro de 2011, com hospedagem em Mykonos e Santorini – uma exclusividade CVC.

Essas são algumas das novidades da Área Comercial Internacional da CVC que serão lançadas durante o 17º Workshop CVC.
Os jornalistas interessados em participar do 17º Workshop & Trade Show CVC 2011 devem fazer credenciamento na área IMPRENSA do site www.cvc.com.br/workshop.


SERVIÇO:
17º Workshop & Trade Show CVC 2011
Feira de Exposições e Bolsa de Negócios
www.cvc.com.br/workshop2011
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2011
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme – São Paulo – SP.

Horário de funcionamento para visitantes:
das 13h às 19h.

ABAV E SINDETUR-RN EMITEM NOTA OFICIAL PARABENIZANDO O PREFEITO EM EXERCÍCIO DO NATAL, PAULO FREIRE PELO CANCELAMENTO DO RESULTADO DO CERTAME QUE HOMOLOGOU EMPRESAS DE OUTROS ESTADOS PARA FORNECIMENTO DE PASSAGENS

Natal, 26 de Janeiro de 2011.







AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO EM EXERCÍCIO DA CIDADE DO NATAL PAULO FREIRE



N e s t a





A ABAV/RN (Associação das agências de viagens do Rio Grande do Norte) e o SINDETUR/RN (Sindicato das empresas de Turismo do Rio Grande do Norte), em nome de seus associados, vêm, por meio desta, parabenizar o ato do Excelentíssimo Senhor Prefeito que determinou o cancelamento do resultado do certame que Homologou empresas de outros estados para fornecimento de passagens aéreas para a Prefeitura da cidade do Natal.



A Modalidade PREGÃO PRESENCIAL acreditamos ser a mais propícia para que empresas de fora não venham concorrer em nosso estado.



Isto mostra o empenho da Prefeitura do Natal em fomentar as atividades comerciais por meio de micro e pequenas empresas, o que representa enorme benefício social e econômico, sobretudo na área do turismo, principal fonte geradora de emprego e renda da cidade do Natal.





ABAV RN SINDETUR RN

QUARTA EDIÇÃO DO ENTUR EM SALVADOR DEVERÁ ATRAIR MAIS DE 500 EXPOSITORES ESTE ANO




O empresário baiano, Sérgio Gordilho, informa que já está confirmada a quarta edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (ENTUR) para os dias 18 e 19 de agosto de 2011, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador . Para esta edição, Gordilho que preside o evento, afirma que os expositores que já reservaram stands chegam a 25% dos 289 stands disponíveis. A expectativa é grande para este ano e estima-se mais de 500 expositores distribuídos nos 289 stands, disse ele. Em 2010 foram 3,3 mil metros quadrados e para este ano já estão reservados sete mil metros quadrados.A quarta edição do ENTUR também disponibiliza novo site WWW.enturbahia.com.br com informações e notícias sobre o evento .









Para a edição deste ano, já confirmaram presença: DELTA AIR LINE, Passaredo, AIR EUROPA, MSC Cruzeiros, Royal Caribean, Conquest Operadora, Discover The World, Keith Prowse Brasil, A e S Operadores, UNIAmérica, Caesar Park, Brasil Travel News . A quarta edição do ENTUR conta com apoio do jornal Brasilturis .



.

Para maiores informações sobre stands devem ser realizados através do e-mail comercial@enturbahia.com.br ou pelo Site: www.enturbahia.com.brTelefax: 71 3016.0500. (Salvador-BA)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ministro Guido Mantega passa férias em Porto Seguro

O Ministro da Fazenda Guido Mantega passou as férias em Porto Seguro. Reconhecido no saguão do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, na manhã da terça-feira, por volta das 11 horas, fez questão de ressaltar que estava em Porto Seguro, “de férias”. Mesmo assim, cumprimentou o Deputado Federal Janio Natal (PRP) e a comitiva da Agerba, que estava fazendo uma vistoria nas obras de ampliação do aeroporto de Porto Seguro e desejou um bom trabalho a todos, autoridades, engenheiros, arquitetos e empresários do setor turístico. Guido Mantega ficou uma semana e um dia em Porto Seguro, em companhia da esposa e do filho. De acordo com informações colhidas pela agência de notícias Mídia Mutá, Guido Mantega utilizou um táxi aéreo, da Tropic Air, para ir e voltar de um aeroporto próximo à localidade de Trancoso, no litoral sul de Porto Seguro.



Mídia Mutá/Antonio Alberghini

Natal é destaque no jornal “A Tarde”

Natal ganhou reportagem especial com quatro páginas no caderno de turismo do jornal “Tarde” de Salvador (Bahia), na sua edição de 21 de janeiro deste ano, assinada pelo repórter, Bernardo de Menezes ilustrada com fotos de Canindé Soares. Atendendo a solicitação do repórter, a assessoria de imprensa da Seturde - Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico – disponibilizou o seu material informativo com dados sobre Natal como suporte para a matéria.. A reportagem traz uma extensa e produtiva matéria sobre a cidade, valorizando suas belezas, pontos turísticos, cultura e lazer, bem como sua gastronomia.
Entre os destaques abordados pela matéria está a chegada dos turistas russos como novo público interessado pela cidade e a determinação da prefeita Micarla de Sousa que as árvores de Natal de Mirassol e da Zona Norte, permaneçam iluminadas o ano todo, o que caracteriza como a marca da cidade.

ENTRADA DE DIVISAS DE TURISTAS ESTRANGEIROS ALCANÇA O MAIOR CRESCIMENTO DA HISTÓRIA DO PAÍS

Receita acumulada em 2010 chega a 5.919 bilhões de dólares – 11,58% a mais do que no ano anterior

De acordo com dados divulgados hoje (25/01), pelo Banco Central (BC), o ano de 2010 registrou a entrada recorde de dólares no Brasil por meio dos gastos de turistas estrangeiros: 5.919 bilhões de dólares em divisas. O valor é 11,58% superior ao registrado em 2009, quando 5.305 bilhões ingressaram no País pelo turismo internacional.

Em dezembro, com o ingresso de 607 milhões de dólares, a variação foi de 17,64% em relação ao mesmo mês de 2009, quando entraram US$ 516 milhões em gastos de estrangeiros – dezembro de 2010 obteve o melhor resultado registrado até hoje.

Os números confirmam o bom desempenho da entrada de divisas no Brasil e a recuperação do turismo internacional em relação ao ano de 2009 por meio de gastos de turistas estrangeiros na economia nacional em 2010. “O recorde histórico mostra que estamos no caminho certo e a estratégia de fazer que o turista fique mais tempo no Brasil tem funcionado”, afirmou o ministro do Turismo, Pedro Novais.

Para o presidente da Embratur, Mário Moysés, o aumento demonstra que o Brasil tem se destacado no turismo mundial, já que representa um crescimento duas vezes maior que o crescimento do mundo. “Este é um dado muito importante para medir o êxito da economia do turismo de um País e mostra que o Brasil tem se qualificado cada vez mais no competitivo cenário internacional”, disse.

O resultado da entrada de US$ 5,919 bilhões em divisas por meio do turismo internacional rende a 2010 o recorde histórico da série iniciada em 1947. O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos em cartões de crédito internacional.

Inscrições para 35º Encontro Comercial Braztoa abrem nesta quarta, dia 26

Tema desta edição é “PARCERIAS: unir estratégias para multiplicar resultados”



O 35º Encontro Comercial Braztoa, que acontece dias 24 e 25 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, abre suas inscrições nesta quarta-feira, dia 26. Como na edição anterior, os agentes de viagem que fizerem sua pré-inscrição terão entrada gratuita. Aqueles que utilizam as caravanas BRAZTOA serão beneficiados com tarifas diferenciadas. Nas caravanas rodoviárias de cidades próximas (como Santos e Campinas), o valor será a metade da edição de setembro (custará R$ 20,00). Já para os agentes que vierem de mais longe, chegando na sexta e voltando no sábado, o valor é de R$ 50,00, incluindo pernoite. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.braztoa.com.br.



O tema desta edição será “PARCERIAS: unir estratégias para multiplicar resultados” e contará uma vez mais com o fórum, que antecederá a abertura do evento, na quinta pela manhã. Também serão realizadas diversas capacitações nos dois dias, além do Encontro de Negócios e do Media Meeting, reunindo expositores e a imprensa nacional e internacional.



São esperados mais de 180 expositores. Na última edição, o Encontro Comercial Braztoa reuniu um público recorde de 3.037 agentes, número 59% superior ao 32º ECB e 43% superior ao 33º ECB, que aconteceu em setembro de 2009.

PESQUISA APONTA O POVO BRASILEIRO COMO O MAIS LEGAL DO MUNDO

Ranking publicado no site da CNN Internacional, na última sexta, 21, elegeu os povos mais descolados do planeta



O site da CNN elegeu as 12 nacionalidades mais legais do planeta e citou os motivos que fazem do Brasil o lugar mais interessante e com o povo mais legal do mundo. No ranking, o país sai na frente de turcos, japoneses, chineses, belgas, espanhóis e norte-americanos. O texto descontraído fala sobre a beleza do samba e do carnaval, sobre o futebol de Pelé e Ronaldo e as pessoas bonitas que circulam pelas areias de Copacabana. A matéria parabeniza os brasileiros pela simpatia e finaliza dizendo que com tantas coisas boas não tinha como não eleger o Brasil a nacionalidade mais “cool” de todas as pesquisadas.



Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que entrevistou turistas estrangeiros em visita ao Brasil, no final de 2009, mostrou que para eles o melhor do país é o povo brasileiro, citado por 45% dos entrevistados. “O povo brasileiro é o maior atrativo que temos. O jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam o turista”, ressalta o presidente da Embratur, Mário Moysés.



Além do povo, os visitantes de 27 países também votaram nas Belezas naturais/Natureza (23%), Praias/Mar (18%), Sol/Clima Tropical (com 14%) e Diversidade (9%) como o que há de melhor no Brasil. “Esses dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016”, diz Mário Moysés.

RN ganhará revenda da sul-coreana Hyundai, no segmento máquinas pesadas

Diretor executivo do Grupo Veneza, Marcos Hacker Melo, vai reunir

parceiros potiguares em evento corporativo que será realizado no Recife





O Grupo empresarial "Veneza', sediado em Pernambuco e que atua no Norte/Nordeste em diversas áreas da economia, inclusive também no segmento de turismo, vai ampliar a sua participação no mercado potiguar, implantando uma revenda da sul-coreana Hyundai, no segmento máquinas pesadas, nos próximos meses. O primeiro lote de máquinas já chegou ao país utilizando o Porto de Suape. Para comemorar a expansão da empresa no rio Grande do Norte, o diretor executivo do Grupo, Marcos Hacker Melo, vai reunir parceiros potiguares em evento corporativo que será realizado no Recife, em data ainda a ser anunciada.

Convention Bureau participa de reunião com AZUL

O Gerente Geral de Vendas da AZUL Linhas Aéreas, Antônio Américo recebeu na última sexta-feira (21), em evento da companhia, a Presidente do Convention Bureau de João Pessoa, empresária Elizia Lopes e o técnico da entidade, turismólogo Ferdinando Lucena. Na oportunidade, o executivo da empresa recebeu diversas sugestões para ações institucionais em parceria com Convention Bureau de João Pessoa e região.
De acordo com a presidente do Bureau pessoense, Elizia Lopes, a reunião foi importante para fortalecer a relação da nossa entidade com a empresa, que desde que passou a operar na capital paraibana, tem se mostrado receptiva para as ações de fomento e apoio em captações de congressos e eventos em parceria com o Convention.
Para o executivo da AZUL, Antônio Américo “a atuação do Convention Bureau tem sido importante e é referência para a companhia pelo trabalho de ampliação de fluxo turísticos e todas as propostas e ações colocadas na reunião merecerão nosso apoio” destacou. A reunião ainda contou com as presenças do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano e a Presidente da PBTUR, Ruth Avelino.

IATE CLUBE DO RN CANCELA EMBARQUES E DESEMBARQUES E PREJUDICA MERGULHO DO RN

Recebendo carta do empresário e mergulhador, Afonso Melo informando a decisão do Iate Clube do RN



Informamos a todos os nossos clientes, parceiros e amigos que, por decisão da nova comodoria do Iate Clube, não mais faremos o embarque/desembarque dos nossos mergulhos utilizando o acesso pelo nosso clube, porém todos os mergulhadores que são sócios do Iate poderam continuar embarcando lá.

O turismo náutico de Natal perde muito com essa decisão, pois, com apoio das últimas comodorias e estrutura do Iate nossa atividade vinha tendo um grande desenvolvimento.

Lembramos que o turismo nautico é uma atividade geradora de emprego, renda e com forte desenvolvimento social, já que agrega toda uma comunidade de profissionais egressos da pesca, beneficiando toda uma comunidade

Nós, operadores de mergulho recreativo, pesca esportiva e charters a vela, esperamos que essa decisão seja repensada pela direção do Iate Clube, pois o Iate clube do Natal sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento dos esportes nauticos e nos últimos tempos, também com o turismo nauticos.

Atenciosamente
Afonso Melo
Mar&Sub Divers
Centro Autorizado SSI
Desde 1996
Natal - Brasil
Fixo - 55 84 3091-3128

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Outlet Premium São Paulo é destino imperdível para quem visita a cidade.

Excelente opção de compras, Outlet de grandes marcas traz opções para refazer o guarda-roupa de toda a família, também durante as férias escolares.


Quem vem a São Paulo, seja a negócios ou a lazer, busca opções de entretenimento, gastronomia e, é claro, de compras. A menos de uma hora da capital fica o Outlet Premium São Paulo, um shopping a céu aberto com mais de 90 lojas de grandes marcas, todas com até 80% de desconto. Destino excelente para quem gosta de se vestir e comprar bem.

Às Grifes Giorgio Armani, Diesel, Hugo Boss, Lacoste, Nike, Adidas, Le Lis Blanc, Track & Field, Osklen, Farm e Animale se somam outras grandes marcas – são mais de 130 – que atraem turistas de todas as regiões para o primeiro e único autêntico Outlet do Brasil, com grandes descontos o ano inteiro. O empreendimento tem as mesmas características dos outlets internacionais que vendem roupas, calçados e acessórios de coleções remanescentes e sem defeito, a preços diferenciados.

Para visitar todas as lojas do empreendimento e comprar com tranquilidade, o ideal é reservar algumas horas em sua agenda. Se a fome apertar, há uma praça de alimentação com diversas opções, entre elas: Griletto, Subway, Spoleto, Vivenda do Camarão e Chili Peppers e, também dois restaurantes: Applebee’s e Sacramento. Ambos com excelentes opções no cardápio, alem de sorveterias, frutas naturais e cafeterias.

Próximos ao Outlet Premium São Paulo estão ainda dois dos maiores parques temáticos do Brasil: Hopi Hari e Wet’n’Wild. Maravilhosos destinos de lazer para a garotada e para os adultos.


Serviço:

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72 (mesmo acesso ao Shopping SerrAzul, Hopi Hari e Wet´n Wild).
Horário: todos os dias, das 9 horas às 21 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Estacionamento gratuito e opção de VIP aos finais de semana e feriados.
Fraldário, cadeiras motorizadas para portadores de necessidades especiais, Maleiro e Caixas eletrônicos Bradesco.
www.premiumoutlet.com.br

RECEBENDO CONVITE DO PRESIDENTE DA ABIH-RS

A ABIH RS tem o prazer e a honra de convidar para participar da sua tradicional Reunião Almoço mensal no próximo dia 27 de janeiro, as 12 horas no CHALÉ DA PRAÇA XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, com a seguinte programação:

• Degustação de Espumantes TERRASUL - com apresentação de vídeo institucional e lançamento da FENAVINDIMA de Flores da Cunha;
• Apresentação do Projeto “Soluções para a Hotelaria Gaúcha” - com um case de equipamento tecnologicamente avançado e ambientalmente sustentável.
• Debate sobre melhor forma de atingir os indicadores da matriz de classificaçlão hoteleira utilizando os requisitos de sustentabilidade

Adesão: R$ 35,00 por pessoa - com bebidas não alcoólicas incluídas

Confirme sua presença: silene@abihrs.org.br ou 51 3227 4603 com a Sra. Sirlene

José Reinaldo Ritter - Presidente