Total de visualizações de página

sábado, 22 de janeiro de 2011

Somente a mesa do RN NA FITUR- Rio Grande do Norte está ocupada numa das laterais do estande do Brasil

De Madri, a gerente de negócios internacionais da Emprotur, Gina Robinson mmanda noticias


As mesas dos tour operadores e hotéis expositores do estande do Brasil na Fitur 2011 estão vazias no dia de público. As cadeiras foram recolhidas e não há material para ser distribuído, exceto por alguns estados que continuam presentes. O presidente da Embratur, Mário Moysés, durante reunião do cooperado antes da feira, no dia 18, recomendou que os expositores não fossem negligentes com o público.

Uma expositora disse que já escreveu em relatórios anteriores e voltará a sugerir que a Embratur modifique o layout do estande para os dias de público e procure agregar aqueles que permanecem expondo e retire as mesas que, segundo ela dão uma má impressão por estarem vazias.

Outra sugestão é que os operadores brasileiros coloquem nas mesas seus representantes nos mercados onde acontecem as feiras para que possam fazer vendas diretas ao público visitante.

Outros expositores que permanecem na feira avaliam que os tours operadores não podem apenas pensar em fechar negócios nos dias de profissionais, mas devem manter o atendimento ao público nos dias de grande visitação.




No estande da Argentina, o atendimento dos representantes estatais fica agrupado para receber os visitantes
Alguns estandes ao lado do Brasil, como Argentina e Costa Rica, por exemplo, mantêm atendimento parcial nas mesas dos tours operadores. No México, as mesas também estão vazias.

A reportagem do M&E pode conferir de perto diversos casos de pessoas que chegam no estande do Brasil em busca de informações e material, mas ficam um pouco decepcionados ao encontrarem pouca coisa disponível.

Uma brasileira de Curitiba, Vanessa, residente de Madri há quatro anos, deu seu depoimento, dizendo que vem todos os anos mas não encontra material e lamenta que os operadores brasileiros não permaneçam na feira nos dias de público.

O bar do estande fica lotado de visitantes e o atendimento precisa ser suspenso em alguns momentos. O quiz sobre o Brasil que a Embratur promoveu com os profissionais e agora também está promovendo com o público final atrai um bom número de pessoas que, neste momento, fazem uma fila para participar. Quem acerta todas as dez perguntas ganha um brinde, como bonés, camisas, squeezes e canetas do Brasil. A cordialidade do staff da Embratur chama a atenção de quem passou e passa pelo estande neste momento.

Uma grande quantidade de público lota os pavilhões da Ifema, em Madri e o volume de veículos do lado de fora provoca engarrafamentos nos acessos ao centro de exposições, inclusive nas auto-estradas.

O Mercado & Eventos e a Folha do Turismo trouxeram para a Fitur um total de 15 mil exemplares de revista da FT Brasil especialmente produzida para esta feira, no idioma espanhol. O interesse dos profissionais foi muito grande e agora pela manhã os visitantes receberam gratuitamente os últimos exemplares, que se esgotaram.

Complexo Maranello Beach é a maior opção de lazer do litoral sul Potiguar.

O Maranello Beach virou a maior opção de lazer da temporada no litoral sul potiguar. Além da baladas, con atrações regionais e internacionais, que estão reunindo grupos de veranistas e turistas de diversas idades, a Pista de Patinação no Gelo é a sensação, atraindo muitas crianças e adolescentes. À partir de segunda (24) o Maranello lança a primeira promoção: de segunda a quinta patine 30 minutos e ganhe mais 30 minutos de graça!

Além da Patinação no Gelo, a Arena de Paintball também está fazendo um grande sucesso. Para brincar no Paintball basta juntar um grupo de, no mínimo, 6 pessoas e agendar uma partida nos telefones (84) 9991-0475 ou 9122-5708.

O Maranello Beach tem apoio de empresas de destaque no cenário Potiguar como PG Prime, Hotel InterCity Premium Natal, Artkasa, Portal Mulheres, Jornal Tribuna do Norte entre outras. O complexo abre diarimente durante a temporada das 16h às 23h e também tem um Parque Infantil com vários brinquedos, inclusive 10 camas elásticas profissionais para adultos e crianças.

BURRO ELÉTRICO PRESENÇA FORTE NO CARNAVAL DE PIRANGI

O Burro Elétrico já decidiu que sairá mais uma vez no animado carnaval de Pirangi, eletrizando o sábado com sua irreverência e alegria, distribuindo água, cerveja e whisky na avenida e, continuando a estripulia burral nos fundos do Paçoca de Pilão, onde o furdunço rola até o sol raiar.
Em breve os kits vão ser oferecidos através da Atlântico Operadora de Turismo na Av. Engenheiro Roberto Freire, Shopping Sea Way, fone 3642-3335, com todos os demais detalhes de trio, banda e vendas rolando sem enfado para alegria dos fãs do Burro Elétrico em Pirangi. Os kits também vão ser vendidos na própria praia no futuro e, a tradicional bandinha de frevo animando o bloco junto com o trio também já está confirmada.

PUMA.Creative Impact Award, lançado no Sundance Film Festival 2011

Rainha Noor da Jordânia e Diretor de Documentários Morgan Spurlock
fazem parte do primeiro painel de jurados

PUMA.Creative e Channel 4 BRITDOC Foundation
anunciaram o lançamento do PUMA.Creative Impact Award, um novo grande
prêmio anual em homenagem aos documentários que tem o maior impacto
no mundo; este prêmio de 50.000 euros reconhece os criadores de
documentários e os ajuda a dar continuidade ao trabalho da campanha
do filme.

O PUMA.Creative Impact Award será selecionado por um júri composto da
Sua Majestade Rainha Noor da Jordânia, Morgan Spurlock, Diretor
nomeado para o Oscar por Super Size Me, A Dieta do Palhaço, Orlando
Bagwell, Diretor da Ford Foundation Social Justice Media Initiative,
e Emmanuel Jal, músico e ativista.

"Com uma recompensa financeira que incentiva as melhores práticas na
comunidade de criação de filmes, o objetivo do PUMA.Creative Impact
Award é chamar a atenção para os melhores filmes em termos de
criação, justiça social, paz e ambiental do mundo", disse Jess Search,
CEO, Channel 4 BRITDOC Foundation.

"Como indivíduos e organizações, enfrentamos sérios desafios hoje em
dia como conflitos constantes, mudança climática e perda da
biodiversidade. Nenhum destes problemas são resolvidos sem uma
intervenção", disse Jochen Zeitz, Chairman e CEO da PUMA. "Nós da
PUMA, resolvemos intervir com filmes porque é o meio mais potente de
alcançar o público em massa e influenciar os formadores de opinião, e
iremos contribuir para que o mundo seja melhor para as gerações
futuras".

Impact Award

A inscrição para o PUMA.Creative Impact Award tem início no dia 21 de
janeiro durante o Sundance Film Festival. Cada equipe de filmagem
deve enviar seus dados demonstrando a evidência do impacto social do
filme. Os filmes podem ser inscritos a qualquer hora, até três anos
após o seu lançamento. As inscrições se encerram no dia 1 de abril de
2011. Cinco filmes finalistas serão enviados para o Júri para
consideração. O PUMA.Creative Impact Award será entregue em Londres
em outubro na cerimônia anual da PUMA.Creative e do Channel 4 BRITDOC
Foundation Gala and Awards Ceremony.

Para mais informação, acesse http://www.britdoc.org/impactaward

FONTE PUMA.Creative

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BLUE DREAM RESORT SEDIA ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTES DE ÓRGAÕS

O Blue Dream resort, localizado na praia de Barra do Cunhaú, litoral sul do Rio Grande do Norte, comandado pelo sueco Ola Birgersson, sedia de 04 a 06 de fevereiro, encontro da Associação Brasileira de Transplantes de órgãos(ABTO). De acordo com o gerente geral do Blue Dream, Gaspar N.Silva o evento reunirá entre 40 a 50 médicos e intensivistas. O Blue Dream resort, vem sendo procurado para eventos variados , salienta Gaspar que aposta também no turismo de negócios e eventos para a regi

ão. A praia de Barra do Cunhaú muito conhecida pela prática do kitesurf, vem também investindo em novos segmentos , finalizou Gaspar

Aeroportos tiveram 13,2 milhões de embarques e desembarques domésticos em dezembro

Medidas de fim de ano adotadas pelo setor apresentaram bons resultados



No mês de dezembro de 2010, os aeroportos brasileiros receberam 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, 2 milhões a mais do que em 2009. Mesmo com o crescimento expressivo do movimento de passageiros, o índice de atrasos acima de 30 minutos continuou nos mesmos patamares dos últimos anos, por volta de 20%, assim como o de cancelamentos, cerca de 5%. Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1h de atraso foram 7,89% em dezembro. As medidas para o setor aéreo no fim de ano foram coordenadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em conjunto com as seis maiores companhias aéreas brasileiras – Grupo TAM (que inclui a Pantanal), Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, além da Infraero, Polícia Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Receita Federal.



Movimento x atrasos e cancelamentos – voos domésticos

Dezembro
2007
2008
2009
2010

Embarques + desembarques
8,96 milhões
8,77 milhões
11,2 milhões
13,2 milhões

Atrasos (30 min)
29,9%
21,8%
18,2%
20,7%

Cancelamentos
5,67%
4,97%
5,29%
5,56%

Fonte: Infraero




De acordo com a fiscalização feita pela ANAC nos 11 aeroportos de todas as regiões onde ocorreu a operação de fim de ano, os planos de contingência apresentados pelas companhias aéreas foram seguidos, com a utilização de aeronaves reserva para a reacomodação de passageiros, a ocupação de todas as posições de check-in em horários de pico, entre outras ações. Nos casos de atrasos, cancelamentos e preterição em que houve descumprimento da assistência devida ao passageiro (de acordo com a Resolução nº 141 da ANAC) ou de qualquer regulamento da aviação civil, as companhias foram autuadas.

Até a data de hoje, foram confirmados 329 autos de infração pelas equipes de fiscalização da ANAC, que representa um valor estimado em R$ 2,3 milhões. Destes, 248 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. Entre as companhias estrangeiras, foram 81 autos de infração confirmados para a Aeroméxico (72), American Airlines (3), Air France (2), KLM (2), TAP (1) e Taca (1). Os números ainda poderão aumentar já que todas as manifestaçõs de passageiros registradas na ANAC também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

No período da operação – de 17 de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011 – a ANAC registrou 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil todo, o que corresponde a 0,02% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro. A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.



Resultados das ações acordadas – período 17/12/2010 a 07/01/2011


Aeronaves reserva
Preterição de embarque
Endosso de outras cias
Comunicação voos mistos
Check-in 100% tripulado (pico)
Reclamações
Autuações previstas (21/1/11)

TAM
5
70
4.780*
Sim
Sim
1.455
188

Gol
4
19
563**
Sim
Sim
505
26

Azul
1
0
1.503
N/A
Sim
78
0

Webjet
2
4
19.608
N/A
Sim
855
34

Avianca
1
0
135
N/A
Sim
46
0

Trip
4
0
***
N/A
Sim
82
0

* Informou dados de 15/12/2010 a 10/01/2011 ** Informou dados de 1 a 31/12/2010 *** Não informou

Fonte: ANAC




A partir deste mês, a ANAC também passará a divulgar na Internet as manifestações feitas pelos passageiros, por companhia aérea e por assunto. As manifestações incluem reclamações e pedidos de informação feitos pelos canais de atendimento da Agência (0800 725 4445 e www.anac.gov.br/faleanac). O balanço de janeiro a dezembro de 2010 está publicado abaixo e os dados serão atualizados mensalmente.



Reclamações por empresa – Janeiro a Dezembro de 2010:

Empresa
Grupo TAM
Gol/Varig
Azul
Webjet
Avianca
Trip

Reclamações
15.323
8.894
1.125
5.834
1.423
1.538


Fonte: ANAC



Assunto
Reclamações - cias. aéreas

Jan a Dez/2010


Atendimento
10.741

Bagagem
7.177

Atraso de voo
6.113

Bilhete aéreo
5.954

Cancelamento de voo
5.878

Tarifas
815

Preterição de embarque
811

Vantagens
784

Outros
774

Aeronave
268

Documentos
262

Total
39.577

Fonte: ANAC

SuperClubs Brasil, anuncia cambios en su equipo ejecutivo

Después de 10 años al frente de SuperClubs, el Director General Xavier Veciana se aleja de su cargo en la compañía para dedicarse a proyectos personales. Veciana fue responsable de la introducción del sistema "todo incluido" en Brasil con el lanzamiento de los hoteles Breezes en el país. Luis Calle, actual Director de Marketing y Ventas para América Latina asume el compromiso de continuar con los proyectos planteados por la empresa en Brasil tras haber sido designado Vicepresidente Regional y Gerente General de Breezes Buzios.

Entre las tareas del nuevo Vicepresidente se encuentra la de desarrollar el proyecto de expansión de la compañía en el país carioca. El lanzamiento del producto Breezes tuvo un gran éxito y aceptación en el mercado brasileño donde Superclubs tiene planes para un ambicioso programa de expansión. “En estos años de dura tarea hemos dejadas sentadas las bases para esta nueva etapa para la cual Luis Calle, un gran conocedor del mercado, es la persona ideal. Creemos que nadie como él puede cumplir esta misión ", dijo Xavier Veciana.

Inaugurado en julio de 2010 Breezes Buzios, el más nuevo complejo del grupo, ha sido galardonado como el mejor resort de Brasil en 2010 por la Guía Quatro Rodas. Breezes Buzios Resort es un producto innovador con más de 30 variedades de deportes y actividades de entretenimiento ubicado inmejorablemente en la península de Buzios. La proximidad del aeropuerto internacional de Río de Janeiro y Sao Paulo facilitan el acceso. "Vamos a hacer de este hotel la Perla de los Resorts en Brasil", celebra Luis Calle.

SuperClubs en 2010 celebró su décimo aniversario en Brasil. A lo largo de esta década ha sido galardonado con el Sello de Compromiso con la Calidad Profesional 2008, Top of Mind 2007, Premio de Empresa Ciudadana en 2006, entre otros. Miles de clientes han conocido y disfrutado del sistema "todo incluido" y de la excelente opción de vacaciones que proporciona el entretenimiento de Breezes. Además, el grupo ha capacitado a más de 1000 jóvenes con los certificados internacionales de la hospitalidad. Por otra parte, el creciente poder de la marca ha atraído a muchos inversores interesados en desarrollar nuevos emprendimientos.

Luis Eduardo Calle tiene 23 años dedicados al mercado de la hospitalidad, y sobre todo ha trabajado en los últimos 13 en Brasil. Es Licenciado en administración hotelera con especializaciones en España y ha trabajado en las cadenas Marriott, Intercontinental, Hilton, Sol Meliá y Grupo Posadas. Su más reciente trabajo fue el de Director de Ventas y Marketing para América Latina de SuperClubs por casi dos años.

Información Corporativa: SuperClubs®, cadena hotelera propietaria de la marca Breezes Resorts fue fundada en 1976 y es de origen jamaiquino y líder mundial en Resorts. La compañía innovó el sistema por el cual uno puede tomarse vacaciones con el Todo Incluido, e incluso lo evolucionó, siendo el pionero y único promotor del concepto Super-Inclusive® – vacaciones Premium sin costos ocultos. Los Resorts están ubicados en Panamá, Jamaica, Curazao, Cuba, Brasil y Bahamas.

Sandra Kan – Prensa SuperClubs en América latina

Puma Air chega a 100 mil passageiros transportados

Embarque ocorreu hoje no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo



Com menos de um ano, após voltar às atividades, a Puma Air Linhas Aéreas, comemorou hoje o embarque do passageiro número 100 mil.



A Sra. Jaqueline Cordeiro de Souza foi recepcionada com festa por toda equipe de aeroporto e recebeu um presente após realizar o seu check-in. A passageira comentou que sempre viaja pela companhia.



O feito foi comemorado pelo presidente da empresa, Gleison Gambogi, que ressaltou a conquista da companhia regional que investe na integração do país.



“É bom constatar que a Puma Air está conquistando cada vez mais a preferência dos usuários, que acreditam no modelo de atendimento adotado pela empresa. Desde o início, nossa preocupação é proporcionar maior conforto ao passageiro, que dispõe de mais espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado”, disse Gambogi.



O presidente aproveitou a oportunidade para anunciar novos destinos da companhia, que hoje opera São Paulo, Belém, Macapá, Fortaleza e realizou dois voos charters para Angola.



“Ainda neste semestre, teremos a ampliação da frota para quatro aeronaves, e começaremos a operar em Recife e Santarém, mantendo o plano de expansão inicial” adianta o presidente.



SOBRE A EMPRESA – A PUMA AIR Linhas Aéreas é uma empresa brasileira, sediada em Belém-PA e atende os destinos de Belém (PA), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e São Paulo (Guarulhos). Brevemente Recife e Santarém serão incorporados aos destinos brasileiros. PUMA AIR. Nosso destino é o seu sorriso.

Grandes Promotores de Eventos






Abdala Jamil Abdala, Anselmo Martins, Arthur Repsold e Francisco e Waleska Santos são os indicados ao prêmio “Grandes Promotores de Eventos” na VI edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos, promovido pelo Grupo Radar. A homenagem, que será entregue dia 7 de fevereiro, no Sheraton WTC-SP, é um reconhecimento aos que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo de Negócios no Brasil em 2010. Abdala foi indicado por seu trabalho à frente da Francal Feiras, assim como Martins da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Repsold da GL Events do Brasil, Francisco Santos do Grupo Couromodas e Waleska da Hospitalar.
Serviço:
VI Encontro do Setor de Feiras e Eventos
Local: Sheraton WTC-SP
Endereço: Avenida Nações Unidas 12559 - Brooklin Novo • São Paulo, São Paulo 04578-903 • Brasil
Data: 7 de fevereiro de 2011
Horário: 9h
Informações: www.encontrodosetor.com.br

Convention Bureau adere ao Guia ABRASEL Paraíba 2011

A próxima edição do Guia Abrasel 2011, contará mais uma vez com a adesão do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, já que a entidade também conta em seu quadro associativo de bares e restaurantes, inclusive de hotéis e vai ser lançado no próximo dia 25 de janeiro, no restaurante Mangai, época em que a capital estará no pico da alta estação e servirá para divulgar e comercializar os associados do Convention. Apesar de ser destinado ao turista, o Guia também vem se mostrando cada vez mais útil para os moradores, que passaram a utilizá-lo como fonte para pedidos delivery ou até mesmo para sugestões de onde comer e passear.
um dos pontos fortes do Guia é a estratégia de sua distribuição, que facilita o acesso não só de turistas à edição. O Guia estará presente nos eventos locais apoiados pelo Convention Bureau, como: congressos e eventos e principalmente durante os processos de captações realizados pela Instituição fora do estado.
O Convention Bureau ainda reforça que o Guia Abrasel leva informações padronizadas, com dados sobre cada estabelecimento, a especialidade da casa e outras informações técnicas, “É uma maneira de valorizar o que a gastronomia local tem a oferecer”, revela a Presidente do Convention Bureau, empresária Elizia Lopes, que destaca o apoio, estímulo e incentivo do Convention aos mais diversos segmentos do quadro associativo.
Com uma tiragem de 20.000 exemplares o Guia trará em seu conteúdo as melhores opções da gastronomia e entretenimento que a nossa cidade oferece em dois idiomas. Cada página do Guia traz consigo uma foto e uma breve apresentação de alguns dos melhores restaurantes da cidade, bem como sugestões de prato e médias de preço de cada local.
O Guia é uma iniciativa da ABRASEL Paraíba e que continuará contando com a parceria e o reforço institucional do Convention Bureau da capital, que promoverá institucionalmente a Entidade e dará mais visibilidade ao Convention e aos seus associados, sejam hotéis, restaurantes e equipamentos de entretenimento.

Temporada 2011 dos treinamentos “Vender Orlando é só Alegria” inicia na próxima semana

Os agentes de viagens terão a oportunidade de atualizar-se sobre o destino Orlando, na Flórida. Por meio de uma parceria entre Tam, Visit Orlando, SeaWorld Parks & Entertainment e Universal Orlando Resort, serão realizados dois treinamentos semana que vem em Santos (SP) e Santo André (SP). O objetivo principal é apresentar as novidades do destino e dos parques que fazem parte do Orlando FlexTicket, ingresso combinado que inclui até seis parques.

Serão responsáveis pelos os treinamentos os executivos Renato Gonçalves, do Visit Orlando, Mauricio Alexandre, do SeaWorld Parks & Entertainment, e Fernando Nobre, da Universal Orlando Resort. Na ocasião, eles darão dicas de vendas e esclarecerão dúvidas sobre comercialização de ingressos. É uma oportunidade única para os profissionais abastecerem-se de informações e alavancarem ainda mais as vendas para Flórida.

Um dos destaques do treinamento será a apresentação das novas atrações de 2011. No Busch Gardens, por exemplo, todas as atenções estarão voltadas para a Cheetah Hunt, montanha-russa que irá surpreender a todos. No Discovery Cove, a novidade será o The Grand Reef, uma nova área com arrecifes tropicais e muito adrenalina subaquática. Ambas as atrações serão inauguradas já no segundo trimestre deste ano.

Os treinamentos acontecerão dia 26, em Santo André e dia 27, o em Santos. Confira as datas e os e-mails para inscrições:


Santo André

Data: 26 de janeiro
Local: Mercure Santo André
Horário: 18h30 – Welcome Coffe
19h – Treinamento
20h30 – Sorteios e encerramento
Inscrições: Confirme sua presença até 24/01 pelo email vivian.ribeiro@tam.com.br

Santos

Data: 27 de janeiro
Local: Cosmopolitan Praia Flat
Endereço: Rua Bahia, 174 - Gonzaga - Santos
Horário: 18h30 – Welcome Coffe
19h – Treinamento
20h30 – Sorteios e encerramento
Inscrições: Confirme sua presença até 12:00 horas de 26/01 pelo email debora.lago@tam.com.br


Inscrição gratuita. Vagas limitadas.


O SeaWorld Parks & Entertainment opera dez parques nos Estados Unidos. São três unidades do SeaWorld (Orlando – Flórida, San Diego – Califórnia, e San Antonio – Texas) e dois parques Busch Gardens, sendo um em Tampa – Flórida, e outro em Williamsburg – Virginia. Além dos parques Discovery Cove e Aquatica, em Orlando – Florida, e do Sesame Place, próximo à Filadélfia – Pensilvânia, e os parques aquáticos Adventure Island, em Tampa – Florida, e Water Country USA, em Williamsburg – Virgínia. Os 10 parques recebem 25 milhões de visitantes por ano e empregam 26 mil pessoas em todo o país. Para saber mais, visite www.seaworldparksandentertainment.com.

O SeaWorld Parks & Entertainment criou o SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, organização sem fins lucrativo empenhada em apoiar a conservação da fauna e da flora, além de investir em estudos, projetos educacionais e programas de resgate de animais em todo o mundo. Saiba mais em www.swbg-conservationfund.org.

CVC ANUNCIA RECORDE DE PACOTES PARA O CARNAVAL

Brasileiro aquece mercado de viagens e vai às compras de pacotes para curtir o Carnaval

Operadora lança fretamentos extras para atender demanda


Faltando menos de dois meses para o Carnaval, uma das datas mais movimentadas para o turismo, a CVC, maior operadora de viagens das Américas, anuncia recorde de pacotes de viagens para o feriado, que este ano acontecerá de 5 a 8 de março.

Para quem quiser curtir os dias de descanso, a CVC colocou cerca de 10 mil pacotes de viagens à venda, com opções entre roteiros aéreos, terrestres e marítimos, para mais de 80 diferentes destinos do Brasil e do mundo. Trata-se de um aumento de 20% em relação ao número de pacotes ofertados no Carnaval do ano passado.

Cerca de 60% desta oferta já foi comercializada antecipadamente, mas a CVC está lançando esta semana Saídas Extras para atender à forte demanda gerada nessa época. “São opções de pacotes para todos os perfis de gostos e bolsos, que podem ser parcelados em até 10x sem juros. Lançamos desde roteiros para quem sonha em curtir a folia ou até mesmo para quem prefere fugir da folia”, diz Valter Patriani,

Há roteiros para toda a região Nordeste, rumo a destinos como Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto de Galinhas, Porto Seguro, Recife e Salvador, e outras regiões também bastante procuradas neste período, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Caldas Novas (GO), Foz do Iguaçu (PR), Serra Gaúcha (RS) e hotéis-fazenda próximos às capitais.

Um dos destaques é o roteiro para o Rio de Janeiro, que inclui ingresso para o Grande Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, transporte, hospedagem e traslados.

A procura pelos destinos internacionais também é grande neste período, especialmente para Buenos Aires (Argentina), que está ganhando fretamentos extras da CVC, com saídas de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Pela primeira vez, a CVC também terá, neste feriado, um fretamento para Santiago/Chile. Há ainda pacotes disponíveis para o Carnaval em Paris, na Europa, e em alguns destinos dos Estados Unidos, como a fabulosa Las Vegas, a sempre divertida Orlando, as cidades praianas da Califórnia e a cosmopolita Nova York.

O Caribe também é um grande sucesso de vendas nessa época. Depois de comercializar todos os pacotes de viagem em dois fretamentos programados para Cancun e Punta Cana neste Carnaval, a CVC lança esta semana dois voos extras, sendo um para Cancun e outro para Punta Cana. Ao todo, pouco mais de 1.000 passageiros viajarão com a CVC rumo ao Caribe no Carnaval.


CARNAVAL EM DESTINOS EXÓTICOS

Uma das novidades este ano é a programação de Carnaval da CVC em destinos turísticos considerados “exóticos”. Entre as opções, foram criados pacotes de viagens rumo ao Egito, África do Sul, Dubai e Austrália.

Na Austrália, por exemplo, o roteiro prevê passeios por Sydney e Melbourne, assim como Blue Montains, Mamu Rainforest Canopy & Wooroonooran, Rain Forest Safari, além da Grande Barreira de Corais, entre outros pontos turísticos da região. Na Austrália, acontece a parada de Sidney, a Mardi Gras, uma das maiores festas de apoio à diversidade de todo o mundo, que acontece anualmente na Oxford Street.

As sugestões de pacotes para o Carnaval estão disponíveis nas lojas CVC e em toda a rede de agências credenciadas no País. Mais informações em www.cvc.com.br.


*Confira abaixo algumas sugestões de roteiros:


RODOVIÁRIOS

Serra Gaúcha – 5 dias/3 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Inclui: transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo (tipo executivo) com serviço de bordo e guia acompanhante, 3 diárias de hospedagem (Hotel Viverone), 4 cafés da manhã, 4 refeições e passeios em Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Curitiba. Não inclui ingressos.
*A partir de R$ 1.098 – em até 10x sem juros

Hotel Vale da Mantiqueira – Virgínia (MG) - 5 dias/4 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Inclui: transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo (tipo executivo) com serviço de bordo e guia acompanhante, 4 noites de hospedagem (Hotel Vale da Mantiqueira), 4 cafés da manhã, 7 refeições. Completa estrutura de fazenda, o hotel proporciona toda a peculiaridade vida no campo, num convívio de paz e harmonia com as belezas naturais, com o sossego, com o cheiro do mato, com a oportunidade de vivenciar a rotina da roça.
*A partir de R$ 1.568 – em até 10x sem juros

Florianópolis - 5 dias/3 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Inclui: transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo (tipo executivo) com serviço de bordo e guia acompanhante, 3 noites de hospedagem (Hotel Porto da Ilha), 4 cafés da manhã, 4 refeições. Passagem pela cidade de Joinville , city tour pela linda capital catarinense, conhecendo o centro histórico e sua importância a bela Lagoa da Conceição com seus atrativos náuticos.Tempo livre para aproveitar as famosas praias da ilha como Praia da Joaquina , Praia Mole e Praia dos Ingleses.
*A partir de R$ 998 – em até 10x sem juros

Curitiba com Ilha do Mel - 5 dias/3 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Inclui: transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo (tipo executivo) com serviço de bordo e guia acompanhante, 3 noites de hospedagem (Hotel Pestana), 4 cafés da manhã, 4 refeições, city tour em Curitiba, Ilha do mel em barco, Paranaguá, Morretes, passeio pela Serra do Mar em trem turístico com ingresso incluso.
*A partir de R$ 998 – em até 10x sem juros.


CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro – 5 dias e 4 noites
Arquibancada Setor 7 – não numerada (domingo ou segunda-feira de carnaval)
Saída de São Paulo em 5 de março
Inclui: Transporte de ida e volta em ônibus especial de turismo tipo convencional, com serviço de bordo e guia acompanhante. 4 noites de hospedagem (Hotel Astúrias) com café da manhã, city tour, traslado hotel / sambodromo / hotel e ingresso para o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no em arquibancada do setor 7 (não numerada).
*A partir de R$ 1.948 – em até 10x sem juros.

Rio de Janeiro – 5 dias e 4 noites
Arquibancada Setor 9 – numerada (domingo ou segunda-feira de carnaval)
Saída de São Paulo em 5 de março
Inclui: Transporte de ida e volta em ônibus especial de turismo tipo convencional, com serviço de bordo e guia acompanhante. 4 noites de hospedagem (Hotel Guanabara) com café da manhã, city tour, traslado hotel / sambodromo / hotel e ingresso para o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial no em arquibancada do setor 9 (numerada).
*A partir de R$ 2.498 – em até 10x sem juros.


AÉREOS NACIONAIS

Porto Seguro – 5 dias
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando TAM
Inclui: tickets de ida e volta, traslado aeroporto Porto Seguro/hotel/aeroporto Porto Seguro, quatro noites de hospedagem no Hotel Costa Brasilis, em Santa Cruz Cabrália, em apartamento duplo com café da manha
*A partir de R$ 1.638 – em até 10x sem juros.

Salvador – 5 dias
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando TAM
Inclui: tickets de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, quatro noites de hospedagem no Hotel Sol Bahia, em apartamento duplo com café da manhã.
*A partir de R$ 2.898 – em até 10x sem juros.

Maceió – 5 dias
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando TAM
Inclui: tickets de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, quatro noites de hospedagem no Hotel Brisa Tower Maceió, em apartamento duplo com café da manhã, city tour e passeio ao Litoral Sul.
*A partir de R$ 2.118 – em até 10x sem juros.

Maragogi – 5 dias
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando TAM
Inclui: tickets de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, quatro noites de hospedagem no Salinas de Maceió Beach Resort, em apartamento duplo com pensão completa.
*A partir de R$ 2.488 – em até 10x sem juros.


AÉREOS INTERNACIONAIS

Buenos Aires – 4 noites
Saída de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis em 4 de março
Voando TAM
Inclui: Transporte aéreo Brasil / Buenos Aires / Brasil, traslados aeroporto / hotel / aeroporto, quatro noites de hospedagem no Hotel Obelisco Center, em apartamento duplo com café da manhã. Passeio pela cidade. Assistência de viagem internacional.
*A partir de US$ 998 – em até 10x sem juros.

Punta Cana – 7 noites
Saída de Porto Alegre e Belo Horizonte em 2 de março
Voando GOL
Inclui: Transporte aéreo Brasil / Punta Cana / Brasil, traslados de chegada e saída, sete noites de hospedagem no Hotel Bávaro Princess All Suites Spa E Casino, em apartamento duplo, com sistema all inclusive. Completa assistência da equipe CVC e assistência de viagem internacional Travel Ace.
*A partir de US$ 2.748 – em até 10x sem juros.

Punta Cana – 7 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando Whitejet
Inclui: Transporte aéreo Brasil / Punta Cana / Brasil, traslados de chegada e saída, sete noites de hospedagem no Hotel Bávaro Princess All Suites Spa E Casino, em apartamento duplo, com sistema all inclusive. Completa assistência da equipe CVC e assistência de viagem internacional Travel Ace.
*A partir de US$ 3.178 – em até 10x sem juros.

Cancun – 7 noites
Saída de Porto Alegre e Belo Horizonte em 2 de março
Voando GOL
Inclui: Transporte aéreo Brasil / Punta Cana / Brasil, traslados de chegada e saída, sete noites de hospedagem no Hotel Bávaro Princess All Suites Spa e Casino, em apartamento duplo, com sistema all inclusive. Completa assistência da equipe CVC e assistência de viagem internacional Travel Ace.
*A partir de US$ 2.748 – em até 10x sem juros.

Cancun – 8 noites
Saída de São Paulo em 3 de março
Voando Whitejets
Inclui: tickets de ida e volta, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, oito noites de hospedagem no Hotel Park Royal Cancun, em apartamento duplo com sistema “all inclusive”, city tour pela cidade e seguro de viagem internacional.
*A partir de US$ 3.558 – em até 10x sem juros.

Paris – 6 noites
Saída de São Paulo em 4 de março
Voando TAM
Inclui: Transporte aéreo Brasil / Paris / Brasil, traslado aeroporto/hotel/aeroporto, seis noites de hospedagem no Comfort Hotel Lamarck, em apartamento duplo, com café da manhã. Completa assistência da equipe CVC e assistência de viagem internacional Travel Ace.
*A partir de 1.938 Euros – em até 10x sem juros.

Austrália – 9 noites
Saída de São Paulo em 3 de março
Voando Qantas
Inclui:Transporte aéreo ida e volta, 9 noites de hospedagem com café da manhã, sendo 4 noites em Sydney, 3 noites em Cairns e 2 noites em Melborne. Traslados de chegada e saída com guia local falando em espanhol. Passeios: city tour em Sydney e Melbourne, Blue Mountains (incluindo entrada para o Featherdale Wildlife Park, Katoomba Scenic Railway e Scenic Cableway) Mamu Rainforest Canopy & Wooroonooran Rain Forest Safari e Grande Barreira de Corais. 03 almoços (sem bebidas). Seguro de Viagem Travel Ace.
*A partir de US$5.898 – em até 10x sem juros.

Egito – 7 noites
Saída de São Paulo em 5 de março
Voando Iberia
Inclui: tickets de ida e volta, traslado de chegada e saída, sete noites de hospedagem, sendo duas noites no Cairo (chegada), 4 noites em cruzeiro pelo Rio Nilo, 1 noite no Cairo (retorno). Radisson Blu Hotel (Cairo), Cruzeiro - Barco Movenpick Radamis Ii (cruzeiro pelo Rio Nilo), Radisson Blu Hotel (Cairo). Hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, exceto cruzeiro – pensão completa. Passeios: visitas ao Cairo e cruzeiro pelo Rio Nilo. Visto De Entrada No Egito, Bilhete Aéreo em Classe Econômica De Cairo /Aswan E Luxor/Cairo. Assistência de viagem internacional Travel Ace.
*A partir de US$ 3.248 – em até 10x sem juros.


CRUZEIRO MARÍTIMO

CVC Imperatriz – 7 noites
Entre 6 e 13 de março
Roteiro: Santos/Itajaí/Montevidéu/Buenos Aires/Santos
Sete noites de hospedagem em cabine interna dupla com sistema “tudo incluído”
*A partir de US$ 1.180 – em até 10x sem juros.


*A oferta de lugares é limitada. Preços, datas de saída e condições de pagamento estão sujeitos a reajuste e mudanças sem prévio aviso. Taxas de embarque não estão incluídas. Para solicitar preços com saídas de outras regiões, favor solicitar à assessoria de imprensa.

NATAL SERÁ SEDE EM JUNHO DE DOIS IMPORTANTES EVENTOS: MUNDIAL DE BASQUETEBOL MASTER E MUNDIAL DE AQUICULTURA

Grandes eventos mundiais que acontecerão no mês de junho, em Natal neste ano, o Mundial de Basquetebol Master e o Mundial de Aquicultura (junto com a Fenacam). Os dois trarão mais de 8.000 estrangeiros para Natal.

Abertas as inscrições ao 2° Prêmio de Responsabilidade Socioambiental

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental.

A premiação, instituída em 2009 pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), contempla as categorias de “Responsabilidade Ambiental”, que reconhece o mérito de ações ou conjunto de iniciativas, a partir do uso de tecnologias, métodos ou processos na área ambiental; e “Responsabilidade Social”, que premia intervenções externas, isoladas ou conjuntas das empresas gráficas, nos campos educacional, cultural e esportivo, na inclusão social, na iniciação profissional ou nas campanhas em prol da melhoria das comunidades.

Podem inscrever-se no prêmio empresas gráficas instaladas em território brasileiro, associadas às Abigraf´s Regionais e que estejam em dia com todas as suas obrigações com a entidade. Cada empresa poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria.

O regulamento do 2º Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental está disponível no site www.premiosocioambiental.org.br

As inscrições vão até o dia 18 de abril. A cerimônia de entrega do prêmio aos vencedores será realizado na Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, em 7 de junho de 2011, na Semana do Meio Ambiente.

Mais informações pelo e-mail gzorzi@abigraf.org.br ou telefone (11) 3232-4500.
_____________________________________________________________________
Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) www.abigraf.org.br

Hotéis Othon comemoram excelentes resultados de 2010

A Rede de Hotéis Othon registrou um crescimento de 11% em sua receita operacional, no ano de 2010, com aumento do lucro operacional de 21%. A diária média também cresceu em 11% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação chegou a 77%, com 520 mil quartos/noite ocupados no ano. Os hotéis da rede apresentaram os seguintes resultados: o Aeroporto Othon Travel (Rio) aumentou em 75% de lucro comparado ao mesmo período de 2009, seguido pelo Leme Othon Palace (Rio) com 41%, Belo Horizonte Othon Palace com 34%, Califórnia Othon Classic (Rio) com 34%, Olinda Othon Classic (Rio) com 24% e Rio Othon Palace, com 16%.



Réveillon 100%

Entre 28 e 31 de dezembro último, a ocupação dos Othon do Rio chegou a 100% e a receita operacional cresceu 27%, com aumento de 12% na área de alimentos e bebidas.



Sobre Othon

A Rede Othon opera 22 unidades no Brasil, nos estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Búzios, Paraty e Macaé); São Paulo (São Paulo, São José dos Campos e Pirassununga); Minas Gerais (Belo Horizonte); Bahia (Salvador); e Ceará (Fortaleza). No exterior, está presente com hotéis na Europa (Lisboa e Porto). Fundado em 1943, é o único grupo hoteleiro de capital aberto do País.

Natal vai sediar reunião da Anseditur Natal sediará a reunião da ANSEDITUR -

Natal vai sediar reunião da Anseditur Natal sediará a reunião da ANSEDITUR - Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores no dia 11 de maio de 2011, com a participação de membros do Ministério do Turismo e EMBRATUR, confirma o secretário adjunto da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento(Seturde), Sandro Magalhães.A reunião atrairá um grande número de participantes, pois acontecerá na véspera da BNTM – Brazil National Tourism Mart que também acontecerá em Natal, entre os dias 12 a 15 de maio, e atrairá operadores turísticos de aproximadamente 30 (trinta) países que trabalham com destinos nordestinos.São membros da ANSEDITUR todos os Secretários de Turismo ou Presidentes de Empresas de promoção dos municípios indutores do turismo no Brasil, classificados dentro da Política Nacional de Turismo do Ministério do Turismo. No Rio Grande do Norte são apenas dois municípios reconhecidos como indutores, Natal e Tibau do Sul, conhecido pela praia de PIPA.No ano passado, a associação celebrou um convênio com o Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vagas para a elaboração do Plano de Marketing de todos os 65 (sessenta e cinco) destinos indutores Brasileiros, Natal ficou selecionado para a segunda etapa que acontecerá em 2011. O convênio foi confirmado no final do ano de 2010 com a repasse inicial de 4 (quatro) milhões de reais

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Seleção Docente UFPI – Turismo: pesquisa aplicada e gestão de negócios turísticos

A UFPI - Universidade Federal do Piauí, está selecionando docentes para ministrar aula no campus Ministro Reis Velloso, fica no Litoral do Piauí e tem um potencial enorme para pesquisas e projetos.

Inscrições até 25/01/2010, informações acesse www.ufpi.br

Equipe Instituto Turismólogos
Email: info@turismologos.org.br

Seleção Docente UEMS – Área do Conhecimento: Turismo

A UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, está selecionando docentes para ministrar aula na Unidade Universitária de Campo Grande.

Inscrições até 25/01/2010, informações www.uems.br

Acesse aqui o edital completo.

Equipe Instituto Turismólogos
Email: info@turismologos.org.b

Agenda da Governadora Rosalba Ciarlini

Gabinete da Governadora
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011
Despacha com Secretários.
Despacho(s)
Administrativo(s)
8h
Despacha com Secretários.
14h
Participa da recepção em homenagem ao Ministro da
Defesa Nelson Jobim e Dra. Adrienne Senna Jobim.
3º Distrito Naval, Av. Hermes da Fonseca, nº 448, Petropolis -
Natal/RN.
Evento(s) 20h30
Atualizado

MSC Cruzeiros sai na frente e entra no ritmo do Carnaval 2011



Empresa oferece diversidade de roteiros para o feriado, que este ano agitará o mês de março

A maior festa popular brasileira está chegando! O evento que move o país de norte a sul, apresenta diversos destinos atrativos para turistas brasileiros e estrangeiros. Para os foliões que buscam curtir o carnaval de forma diferente e divertida, a MSC Cruzeiros, líder do setor no país e na América do Sul, oferece roteiros com diversão para todos os gostos.

O navio MSC Orchestra, que parte de Santos em um cruzeiro de oito noites, passará por Salvador, Recife e Maceió e o MSC Musica, que parte do Rio de Janeiro, visitará Ilhéus, Salvador e Recife. Ambos irão pernoitar em um dos destinos onde acontece a maior e mais badalada festa de carnaval do país: a cidade de Salvador. Os hóspedes poderão aproveitar o que a cidade tem de melhor como as apresentações de diversos blocos tradicionais de carnaval e artistas renomados. O visitante poderá ainda conhecer as praias de Itapuã, do Flamengo, Rio Vermelho e Stella Maris; o centro histórico, os casarões e as históricas igrejas; aproveitar o visual mágico da Baía de Todos os Santos, o Pelourinho e o elevador Lacerda, além de outros pontos turísticos e praias do nordeste.

Para os turistas que preferem um carnaval mais tranquilo, mas não menos interessante, a MSC Cruzeiros dispõe de roteiros para Argentina e Uruguai, que estão entre os mais belos destinos da América do Sul. O MSC Opera e o MSC Armonia, partirão de Santos rumo ao Prata, passando por Buenos Aires e Punta del Este e também pelo Rio de Janeiro, Ilhabela e São Francisco do Sul (Santa Catarina). São opções de cruzeiros excelentes para casais e famílias, com direito a pernoite na capital portenha e muitas opções de passeios, compras, gastronomia e entretenimento, principalmente incentivadas pela valorização do real frente ao peso. O MSC Armonia ainda oferece uma promoção especial para o Carnaval com 2º Pessoa Grátis*!

Independente do roteiro, os hóspedes poderão escolher a bordo a diversão adequada à sua preferência. Durante a noite há emocionantes espetáculos internacionais no teatro, festas, bailes de carnaval, noites temáticas, além da badalada discoteca. Durante o dia, inúmeras atividades serão organizadas para os hóspedes, principalmente na área externa da piscina. Tudo pensado para garantir diversão e agradar a todos os gostos neste feriado tão esperado!

Confira os roteiros disponíveis:

MSC Orchestra
8 noites
Saída: 05/03/2011
Roteiro: Santos, Salvador, Recife, Maceió, Santos
Preço: USD 1.661,55 (Categ. 3/ interna) - Não inclui taxas portuárias, operacionais e de serviços.
Promoção: 5% de Desconto (já incluso no valor acima) e 3º Hóspede Grátis (mesma cabine)

MSC Musica
8 noites
Saída: 05/03/2011
Roteiro: Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Recife, Rio de Janeiro
Preço: USD 1.574,10 (Categ. 3/ interna) - Não inclui taxas portuárias, operacionais e de serviços
Promoção: 10% de Desconto (já incluso no valor acima) e 3º Hóspede Grátis (mesma cabine)

MSC Opera
8 noites
Saída: 03/03/2011
Roteiro: Santos, Buenos Aires, Punta Del Este, São Francisco do Sul, Santos
Preço: USD 1.101,75 (Categ. 3/ interna) - Não inclui taxas portuárias, operacionais e de serviço
Promoção: 25% de Desconto (já incluso no valor acima) e 3º Hóspede Grátis (mesma cabine)

MSC Armonia
9 noites
Saída: 03/03/2011 (Santos)
Roteiro: Santos, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Punta Del Este, São Francisco do Sul, Santos
Preço: USD 2.039 (Categ. 6/ externa) - Não inclui taxas portuárias, operacionais e de serviço
*Promoção: 2º Hóspede Grátis




Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros possui os navios mais modernos do mundo, com uma frota composta atualmente por: MSC Splendida e MSC Fantasia (os maiores navios já construídos por uma empresa armadora europeia), MSC Poesia, MSC Orchestra, MSC Musica, MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera, MSC Lirica, MSC Melody e MSC Magnifica, inaugurado em março de 2010. A frota realiza cruzeiros durante todo o ano, pelo Mediterrâneo, e durante temporadas no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, no Caribe, na América do Norte e Canadá, na América do Sul, no Oceano Índico, e no Sul e Oeste da África. A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "6 Golden Pearls" ["6 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gerenciamento de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem-estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa recentemente firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade. Para mais informações acesse www.msccruzeiros.com.br.

Abav se reúne com Mtur e Receita Federal

Objetivo dos encontros foi rever a nova legislação sobre remessas





A Abav Nacional e outras entidades do setor estão empenhada em buscar a correção de pontos da Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.119 que, ao regulamentar o art. 60, da Lei nº 12.249/10, trarão prejuízos ao setor de agenciamento turístico, ao mercado e ao consumidor, se não forem modificados,



Para tanto, na última terça-feira, dia 18, o empresário Guilherme Paulus, representando a Braztoa, o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, o presidente do Sindetur, Eduardo Nascimento, o assessor jurídico da Abav Nacional, Joandre Ferraz, e o assessor jurídico da Abremar, Mario Franco, estiveram reunidos com o Ministro do Turismo, Pedro Novais, em Brasília, para tratar do assunto.



Na ocasião, entregaram ofício explicando a necessidade de ser alterada a lei e, de imediato, a instrução que atrela as remessas a CPF e não a passageiro, contrariando a lei, limita a mil passageiros por mês, muito menos do que o mercado pratica, prevê emissão de nota fiscal no valor total dos serviços intermediados, e não do preço do serviço de intermediação, como prevê a Lei do Turismo, e não é clara quanto à comprovação exigida para remessas a fornecedores estabelecidos em paraísos fiscais.



Quanto à lei, “a idéia é, em parceria com o Mtur, desenvolver uma proposta especifica para a Presidência da República, solicitando nova medida legal que explicite a não-incidência do imposto de renda sobre as remessas para pagamento de serviços turísticos utilizados no exterior, como sempre foi, e, por consequência, revogue as exigências criadas na lei nova e complementadas na instrução”, explica Joandre Ferraz.



Em prosseguimento, ontem, Joandre Ferraz e Mario Franco estiveram reunidos com Cláudia Pimentel, Flávio Teixeira Barbosa e Ivan Cavalcanti, da Coordenadoria-Geral de Tributação da Receita Federal, acompanhados pelo diretor de Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesh, para tanto especialmente designado pelo Ministro do Turismo.



“Sugerimos as modificações da Instrução Normativa necessárias para não prejudicar ainda mais as agências de turismo e os consumidores de serviços turísticos no exterior. A reunião foi muito produtiva, pois os técnicos da Receita demonstraram compreensão e receptividade sobre todos os pontos levantados e a urgência em promover as alterações sugeridas”, finalizou o assessor jurídico da ABAV.



Ao final, ficou acordado que a Receita promoverá as necessárias reuniões internas complementares e as entidades informarão o volume médio de passageiros que viajam ao exterior utilizando os serviços das agências de turismo, para poder balizar o limite que a Receita entende que a instrução deve conter.

Primeira edição do Millesime São Paulo acontece em março de 2011

Evento traz chefs estrelados, produtos premium e se destaca como
espaço de relacionamento e novos negócios


Após quatro edições de sucesso realizadas em Madri, na Espanha, Millesime traz seu modelo de negócio para a cidade de São Paulo, nos dias 22, 23 e 24 de março de 2011, no Terraço Daslu. O conceito é inédito no Brasil: estabelecer relacionamento entre as grandes empresas, tendo como protagonista a gastronomia.

Durante o dia, o espaço apresenta show cookings comandados por chefs de diferentes cozinhas e workshops para grupos de 25 convidados, aulas que oferecem a possibilidade de interagir com os Maestros Millesime. À noite, há degustações de produtos gourmet, com provas de presunto ibérico e ainda ‘rua do vinho’, ‘rua do champanhe’, show-cookings e jantares servidos por chefs nacionais e internacionais. O Diretor Millesime é Alex Atala.

O público exclusivo que vai poder vivenciar estes três dias é formado por empresas patrocinadoras, executivos de grandes marcas, formadores de opinião e gourmets, que terão oportunidade de estreitar relacionamento e gerar novos negócios.

Millesime agora começa sua expansão para outras grandes cidades do mundo consideradas capitais gourmet, como México, Nova York e Chicago. O evento itinerante deve se tornar assim uma espécie de “Fórmula 1” da gastronomia.


Programação diária

Assim como a programação de Madri, Millesime São Paulo acontece em três dias, divididos em dois períodos, manhã e noite. Em cada um desses períodos o evento receberá 800 pessoas.

Manhãs, das 11h às 14h30 – os visitantes participam de degustações de produtos únicos, experimentam receitas criadas nos seis show-cookings e participam dos 20 workshops de 25 minutos, ministrados pelos Maestros Millesime. As atividades acontecem no Espaço Central, com uma decoração surpreendente.

Noites, das 18h às 21h – igual ao período da manhã, com degustações no Espaço Central.

Das 20h30 às 23h – Em três espetaculares restaurantes, os 800 convidados participam de jantares especiais. À frente de cada cozinha, uma equipe de dois chefs espanhóis e um brasileiro se encarregam de elaborar um menu-degustação de seis pratos.
Entre os nomes confirmados, estão os brasileiros Alex Atala, José Barattino, Helena Rizzo e Daniel Redondo, junto com os espanhóis Sergi Arola, Sérgio Torres, Xosé Torres Canas, Dani Garcia, Pedro & Marcos Moran e Enrique Martínez.

Das 23h à 1h – Após jantar, há uma degustação de drinques, destilados, coquetelaria, chocolates, doces, cafés e champanhe.


Sobre Millesime Madrid

Millesime é um dos principais eventos gastronômicos da Espanha e já tradicional ferramenta de relacionamento de empresas com seus clientes especiais. A quarta edição aconteceu entre os dias 20 a 22 de outubro de 2010, exclusivamente preparada para o público empresarial, formadores de opinião e representantes da mídia. Por suas cozinhas passaram chefs estrelados, como os espanhóis Paco Roncero, Francis Paniego, Ricard Camarena e o italiano Carlo Cracco, que cozinharam em restaurantes luxuosos projetados para o evento.


Como fazer parte do Millesime São Paulo

Millesime São Paulo vai contar com três patrocinadores principais, responsáveis pela vinda do evento à cidade. Cada uma destas empresas vai nomear com sua marca um dos três restaurantes e terá cinco mesas para receber clientes, com 40 credenciais noturnas e 50 credenciais diurnas, para cada dia de evento. Outras 50 empresas patrocinarão espaços distintos dentro do evento.

Trinta empresas terão a oportunidade única de se associar a Millesime, adquirindo uma mesa por dia com oito credenciais noturnas e 10 diurnas, utilizando o encontro para se relacionar com seus melhores clientes e parceiros.



Millesime São Paulo
www.millesimesaopaulo.com
22 a 24 de março de 2010
Local: Terraço Daslu – Av. Chedid Jafet, 131, Vila Olímpia
Horários: manhã, das 11h às 14h30; noite, das 18h à 1h
Participação diária: manhã, 800 pessoas; noite, 800 pessoas
Valor ingresso individual manhã: R$ 300,00
Não existem ingressos individuais para noite.

Solares de Portugal



O jeito mais fácil e emocionante de conhecer Portugal em todos
os seus aspectos e através de vivências únicas.

A história de Portugal é tão intensa que todas as pessoas deveriam conhecê-la. É possível saber dessas histórias por revistas e livros. Mas, ver de perto cada pedaço desse lugar mágico é um privilégio que deveria ser de todos. Parece novidade, mas a realidade é que pouco gente sabe que o Turismo de Habitação de Portugal, muito procurado ultimamente pelos brasileiros, é capaz de mostrar Portugal na sua face mais pura desde 1983.
Trata-se de casas de famílias que são parte da cultura portuguesa e estão abertas às visitações, proporcionando estadia e o desafio de grandes descobertas durante essa viagem. A proposta é perpetuar e manter intactas as casas de famílias portuguesas em todo o seu território.

Para quem se interessa pelas raízes e tradições de lugares como Portugal, a garantia é de uma experiência diferente, pois é possível mergulhar em outra época, através da perpetuação do patrimônio arquitetônico e cultural das diversas regiões do país.

Essas casas situam-se em lugares de grande beleza, muitas delas inseridas em parques naturais, no cume das serras, em zonas históricas ou em pleno silêncio do campo, rodeadas por jardins seculares, matas frondosas e quintas com atividades agrícolas.

A escolha de uma, das 95 propriedades, poderá ser feita em função da região em que se encontra ou das características de cada uma. Mas, em qualquer dos casos, os proprietários estimulam o conhecimento dos lugares de maior interesse, a gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as “estórias” do lugar em que moram.

Nesses Solares, interagir significa ter uma excelente oportunidade para ir mais longe do que o simples alojamento, já que possibilita a partilha de experiências e o encontro com o que há de mais pitoresco e raro.

Conheça os estilos
Quintas e Herdades (36 casas classificadas)
Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades têm atividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade de Portugal. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos. O acolhimento, de essência familiar, pode apresentar um componente marcadamente rural e o alojamento pode ser na casa principal, em unidades autônomas ou apartamentos anexos de arquitetura clássica ou rústica. Desfrute das tranquilas e grandiosas Quintas e Herdades, deixe-se levar pelos aromas e sabores do campo que convidam à introspecção, à revitalização do corpo e ao reencontro com a cultura e a natureza.

Casas Antigas (47 casas classificadas)
Classificadas em Turismo de Habitação, as Casas Antigas representam a memória e a história de Portugal, de arquitetura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O alojamento e o mobiliário incluem muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história, da cultura, dos usos e tradições das regiões onde se localizam. Com jardins românticos, áreas de lazer, muitas destas casas, tem também piscina, tanques e levas de água que convidam o hóspede ao encantamento e a saber desfrutar de todos os momentos. Quer se fique alojado em quartos na casa principal ou em pequenos apartamentos adjacentes, usufrui-se sempre de conforto, bom gosto e da calorosa hospitalidade e boas-vindas que são uma arte nas famílias portuguesas.
Casas Rústicas (12 casas classificadas)
As Casas Rústicas integram majoritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitetura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais. Nos interiores o mobiliário é simples mas confortável e prático. O Alojamento disponível para os hóspedes é geralmente na casa principal, rodeada de belos jardins, piscina e percursos que convidam ao contato com a natureza e à prática do turismo ativo. Conheça as particularidades de cada região e descubra o melhor da gastronomia, dos costumes e tradições seculares.
Como chegar

A TAP, companhia aérea que mais voa para a Europa, aumenta a integração entre o Brasil e Portugal a cada ano. É possível chegar a Portugal partindo de 9 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com excelentes conexões em Lisboa e Porto. A partir de 12 de junho, Porto Alegre também vai operar o décimo voo.

Solares de Portugal

O jeito mais fácil e emocionante de conhecer Portugal em todos
os seus aspectos e através de vivências únicas.

A história de Portugal é tão intensa que todas as pessoas deveriam conhecê-la. É possível saber dessas histórias por revistas e livros. Mas, ver de perto cada pedaço desse lugar mágico é um privilégio que deveria ser de todos. Parece novidade, mas a realidade é que pouco gente sabe que o Turismo de Habitação de Portugal, muito procurado ultimamente pelos brasileiros, é capaz de mostrar Portugal na sua face mais pura desde 1983.
Trata-se de casas de famílias que são parte da cultura portuguesa e estão abertas às visitações, proporcionando estadia e o desafio de grandes descobertas durante essa viagem. A proposta é perpetuar e manter intactas as casas de famílias portuguesas em todo o seu território.

Para quem se interessa pelas raízes e tradições de lugares como Portugal, a garantia é de uma experiência diferente, pois é possível mergulhar em outra época, através da perpetuação do patrimônio arquitetônico e cultural das diversas regiões do país.

Essas casas situam-se em lugares de grande beleza, muitas delas inseridas em parques naturais, no cume das serras, em zonas históricas ou em pleno silêncio do campo, rodeadas por jardins seculares, matas frondosas e quintas com atividades agrícolas.

A escolha de uma, das 95 propriedades, poderá ser feita em função da região em que se encontra ou das características de cada uma. Mas, em qualquer dos casos, os proprietários estimulam o conhecimento dos lugares de maior interesse, a gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as “estórias” do lugar em que moram.

Nesses Solares, interagir significa ter uma excelente oportunidade para ir mais longe do que o simples alojamento, já que possibilita a partilha de experiências e o encontro com o que há de mais pitoresco e raro.

Conheça os estilos
Quintas e Herdades (36 casas classificadas)
Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades têm atividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade de Portugal. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos. O acolhimento, de essência familiar, pode apresentar um componente marcadamente rural e o alojamento pode ser na casa principal, em unidades autônomas ou apartamentos anexos de arquitetura clássica ou rústica. Desfrute das tranquilas e grandiosas Quintas e Herdades, deixe-se levar pelos aromas e sabores do campo que convidam à introspecção, à revitalização do corpo e ao reencontro com a cultura e a natureza.

Casas Antigas (47 casas classificadas)
Classificadas em Turismo de Habitação, as Casas Antigas representam a memória e a história de Portugal, de arquitetura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O alojamento e o mobiliário incluem muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história, da cultura, dos usos e tradições das regiões onde se localizam. Com jardins românticos, áreas de lazer, muitas destas casas, tem também piscina, tanques e levas de água que convidam o hóspede ao encantamento e a saber desfrutar de todos os momentos. Quer se fique alojado em quartos na casa principal ou em pequenos apartamentos adjacentes, usufrui-se sempre de conforto, bom gosto e da calorosa hospitalidade e boas-vindas que são uma arte nas famílias portuguesas.
Casas Rústicas (12 casas classificadas)
As Casas Rústicas integram majoritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitetura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais. Nos interiores o mobiliário é simples mas confortável e prático. O Alojamento disponível para os hóspedes é geralmente na casa principal, rodeada de belos jardins, piscina e percursos que convidam ao contato com a natureza e à prática do turismo ativo. Conheça as particularidades de cada região e descubra o melhor da gastronomia, dos costumes e tradições seculares.
Como chegar

A TAP, companhia aérea que mais voa para a Europa, aumenta a integração entre o Brasil e Portugal a cada ano. É possível chegar a Portugal partindo de 9 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com excelentes conexões em Lisboa e Porto. A partir de 12 de junho, Porto Alegre também vai operar o décimo voo.

Nos dez anos da GOL, clientes pagam só R$ 10 na passagem de volta

Primeira empresa aérea a operar sob o modelo de baixo custo e
baixa tarifa de forma bem-sucedida no Brasil, GOL reforça com
promoção seu compromisso de popularizar as viagens de avião





A GOL, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, acaba de completar dez anos de operações e, para comemorar o marco, vai lançar hoje um grande feirão de passagens. Por meio da ação, clientes que adquirirem bilhetes para qualquer trecho doméstico e internacional operado pelas marcas GOL e VARIG (exceto voos para o Caribe*) terão as tarifas baixas de sempre na viagem de ida e pagarão somente R$ 10 na passagem de volta.



Os bilhetes estarão disponíveis para compra das 20h de hoje até as 6h da segunda-feira 24 e serão válidos para viagens de ida e volta realizadas entre os dias 1° de fevereiro e 31 de março, com permanência mínima de duas noites no destino. Os clientes que participarem da promoção terão, também, direito ao acúmulo de 30% em milhas nos seus cartões SMILES.



“Nesses dez anos de muito trabalho dedicado, podemos dizer com orgulho que transportamos mais de 160,5 milhões de pessoas, sendo que boa parte delas voaram primeira vez a bordo de uma aeronave da GOL”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado da companhia. “Com essa promoção, reforçamos nossa missão, que é aproximar pessoas com segurança e inteligência, e o compromisso de popularizar as viagens aéreas no País. Nossos aviões estão, como sempre estiveram, abertos a todos”.



Clientes que se programarem poderão voar mais barato do que se viajassem de ônibus. A GOL oferece, por exemplo, o trecho Curitiba - Florianópolis a partir de R$ 89. Entre São Paulo e Rio de Janeiro (aeroportos de Guarulhos e Galeão), as passagens de ida podem sair por apenas R$ 79. Do Rio de Janeiro (Galeão) para Salvador, a partir de R$ 129. E de São Paulo (Guarulhos) para Recife, R$ 249. Há muitas opções disponíveis, já que a GOL opera a mais extensa malha da América Latina, com cerca de 900 voos diários para mais de 60 destinos.



As passagens promocionais e o regulamento completo estarão disponíveis no site da companhia (www.voegol.com.br) e agências de viagem.

TAP é a 4ª companhia aérea mais segura do mundo

A TAP ocupa o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o "ranking" anual do Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), que analisou as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas mundiais

A companhia de bandeira portuguesa alcançou a pontuação máxima, 30 pontos, na lista liderada pela Qantas (Austrália), que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland.

Segundo o relatório da JACDEC, a TAP só não subiu ao pódio porque a sua frota tem mais anos do que a média das frotas europeias, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália (companhia aérea local), que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos.

Outro fator desfavorável são algumas das rotas para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis, de acordo com a mesma agência.

Todas as companhias referidas e ainda a Cathay Pacific (Hong-Kong), a All Nipon Airways (Japão) e a Air Berlin (Alemanha), obtiveram 30 pontos, o que significa que não tiveram qualquer acidente nos últimos 30 anos, desde 1980.

Entre as grandes companhias europeias, a British Airways surge no 20º lugar, seguida pela Lufthansa, enquanto a KLM fica-se pela 23.ª posição.

Aeroporto de São Gonçalo no Rio Grande do Norte levanta voo

Governo fará gestões para assegurar investimentos na infraestrutura para funcionamento do aeroporto

Em exposição na manhã de hoje, 19, na sala de reuniões da Governadoria, um time de secretários acompanhou atentamente as explicações do gerente de empreendimentos da Infraero, engenheiro civil Ibernon Martins Gomes, responsável pelas obras do aeroporto de São Gonçalo.

Na reunião estava a governadora Rosalba Ciarlini e os secretários Benito Gama, (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico), Ramzi Elali, (secretário de Estado do Turismo), Kátia Pinto, (Secretária de Estado de Infraestrutura), Francisco Obery Rodrigues, (secretário de Estado de Planejamento e das Finanças), Thiago Cortez (secretário de Estado da Justiça e da Cidadania), o Vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria, o Secretário Chefe do Gabinete da Casa Civil, Paulo de Tarso e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia.

"Já estamos na última camada de asfalto da pista de pouso e decolagem, a pista de taxeamento e o pátio de aeronave também estão em execução e com prazo de entrega para 2013.", disse Ibernon Gomes, e acrescentou: "não existem problemas ambientais, todas as licenças ambientais estão em dia, aprovadas, e na minha mão, caso isso necessite ser comprovado."

Diante da exposição do engenheiro Ibernon Gomes, a governadora Rosalba Ciarlini afirmou "podemos perceber que a parte da Infraero vem sendo executada, vamos agora melhorar a articulação entre estado e municípios daquela área para que os prazos sejam cumpridos, mas vale salientar que sem as concessões para fazer o restante da obra fica difícil"Cerca de 150 milhões de reais já foi investido na obra, e outros 85 milhões serão investidos agora.

De acordo com a governadora, a questão das concessões e captação de recursos junto ao Governo Federal já será um dos assuntos que ela levará para a reunião de governadores do Nordeste com a presidenta Dilma Roussef, que acontecerá em Sergipe no dia 11 do próximo mês.

Segundo Ibernon Gomes, as condições de temperatura, altitude e localização são consideradas ótimas para a instalação do aeroporto na região, e desafogaria a crescente demanda do Aeroporto Internacional Augusto Severo, "E ao contrário do que já foi amplamente divulgado na imprensa, o aeroporto de São Gonçalo não será exclusivamente cargueiro". Nos últimos sete anos houve um incremento de 114% no fluxo de passageiros, cerca de 2 milhões 414 mil pessoas por ano. No que tange ao transporte de cargas, o engenheiro também revelou aumento significativo. Segundo Ibernon, o transporte de carga aérea aumentou de 59% no mesmo período. "Mas estamos perdendo pesado no transporte de cargas, principalmente frutas e pescado para Pernambuco, porque o Augusto Severo não conta com uma estrutura de porões adequada para que seja feito o manejo de uma maior quantidade", disse.O trânsito de aeronaves também cresceu. A quantidade de pousos e decolagens no Aeroporto Augusto Severo aumentou em 52%. "Mesmo com o evento das torres gêmeas e da crise mundial registrada nos últimos dois anos, houve o aumento, e grande", disse Ibernon.

O tipo de modelagem que está sendo preparada para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo é a de uma cidade aeroportuária, uma "aerotrópolis". Por se tratar de um equipamento urbano que traz desenvolvimento e também preocupações, o entorno da área deverá ser integrado com o projeto para evitar problemas, como os apresentados pelo aeroporto de Congonhas, que atualmente só opera até a meia-noite.O engenheiro da Infraero também destacou a vantagem logística que o Aeroporto Internacional de São Gonçalo representa para o mundo: "a distancia do RN para Europa e Ásia pode representar uma economia de até 30% de combustível, o que nos deixa em grande vantagem para operarmos em longas viagens sem a necessidade de escalas para abastecer.

As companhias já mostraram muito interesse nisso, inclusive nós podemos vir a ser um hub no Nordeste." (aeroporto pólo utilizado por companhias aéreas como ponto de conexão para transferir passageiros ou carga para o destino final quando não há vôo direto.)"Temos que explorar o estamos próximos, e para isso aeronaves de grande porte como Boeing 747 400, e as aeronaves da linha DC10 e MD11 e o Airbus modelo A380, capaz de transportar até 845 passageiros vão ter condições ótimas de tráfego no aeroporto." São 60 metros de pista para atender os pousos e decolagens e sete metros e meio de cada lado de acostamento, além de pátio para aeronaves.

Governo fará articulação com municípios para viabilizar aeroporto

O único entrave que o projeto do Aeroporto de São Gonçalo enfrentava até agora, conforme o representante da Infraero, era a falta de articulação do governo. Os empecilhos apontados foram de caráter operacional: faltam vias de acesso ao aeroporto, e o trajeto fica praticamente inviabilizado quando chove. "Há um projeto detalhado para vias de acesso, mas está paralisado.

No projeto o acesso poderá ser feito a partir da BR 101 se sobrepondo a BR 406, temos prever a entrada e saída não apenas de passageiros, mas também de cargas, disse Ibernon."Outro problema enfrentado é a oferta de energia elétrica, "estamos funcionando como energia rural, precisaremos de três megawatts de energia elétrica para a estrutura do aeroporto, mas já estamos com o estudo pronto para captação de energia eólica. Estudamos por dois anos as condições e temos carga eólica por 12 meses ao ano, isso beneficia não só o aeroporto, mas também todo o entorno." A oferta de água também precisa ser melhorada, "precisaremos de 1 milhão e 500 mil litros de água por dia, e mais uma vez, melhorando a oferta de água de boa qualidade a população também se beneficia", bem como o saneamento da área. Serão 28,56 litros por segundo de esgoto sanitário, produzido. A resolução desses problemas viabilizaria também o projeto da ZPE (Zona de Processamento de Exportações).

O governo também deve ajudar na resolução de problemas como os abatedouros clandestinos, vazadouros, lixões, aterros e outras atividades danosas ao meio ambiente e à atividade da aviação a ser desenvolvida no local. "fazemos as notificações, mas por enquanto não se resolve muito", comentou Ibernon.

Rosalba aprovou os projetos apresentados e mostrou vontade resolver as questões apontadas pelo engenheiro da Infraero. Segundo a governadora, 10 mil empregos diretos e indiretos representariam um crescimento econômico e social da região e a finalização da obra influenciaria nove municípios da grande natal. Isso, na opinião de Rosalba, representaria também uma interiorização das atividades, citando o exemplo do aeroporto de Guarulhos em São Paulo "Olhe o quanto cidade de Guarulhos cresceu depois do aeroporto! Queremos acabar o falatório e as reuniões de discursos. Vamos terminar essa obra", anunciou a governadora. Rosalba vai indicar um comitê gestor para acompanhamento das obras do aeroporto e fará articulação com os municípios no entorno do Aeroporto de São Gonçalo. A determinação da governadora é que seja feito levantamento de todas as necessidades para apressar as obras do terminal.

Em 2010, Investe SP atrai R$ 1,7 bilhão em investimentos

Agência atrai empresas para São Paulo e trabalha no relacionamento com governos e entidades internacionais

O ex-secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, assumiu nesta semana a presidência da Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de empresas para o Estado. A convite do novo secretário da pasta, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, Luciano Almeida comandará a agência que, hoje, possui 68 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 17,8 bilhões com capacidade de gerar cerca de 64 mil empregos diretos e 232 mil empregos indiretos.

Durante o ano de 2010, a Investe São Paulo captou para o Estado cinco grandes empresas que investirão R$ 1,7 bilhão na construção de suas fábricas e empregarão mais de 9,4 mil trabalhadores. “A meta para 2011 é fazer com que mais empresas se instalem no Estado de São Paulo com políticas públicas de atração de investimentos que gerem mais empregos e renda para a população paulista”, destaca o novo presidente da Investe SP.

Entre as empresas que anunciaram a vinda para São Paulo no ano passado está a chinesa Chery, que investirá US$ 400 milhões (cerca de R$ 680 milhões) na construção de uma fábrica na cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba. A empresa terá produção de 150 mil veículos por ano e empregará três mil pessoas.

Outra chinesa, que assinou um protocolo de intenções com a Investe SP, foi a Sany, que atua na produção de máquinas e equipamentos para construção. A empresa já iniciou a produção de escavadeiras na cidade de São José dos Campos, porém a gigante asiática irá construir uma nova fábrica em local ainda não anunciado. O investimento previsto para o empreendimento é de US$ 200 milhões (cerca de R$ 340 milhões) com estimativa de criar mil empregos diretos.

A Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, já iniciou a ampliação de sua planta na cidade de Jacareí, com investimento de cerca de R$ 390 milhões. A nova unidade, destinada à produção de vidros planos, terá capacidade produtiva de 900 toneladas por dia (300 mil t/ano).

Outro setor atendido pela Investe São Paulo é o aeroespacial. A empresa Penido construirá na cidade de Caçapava um empreendimento com acesso direto à pista, permitindo atividades como hangaragem, manutenção, fabricação e montagem de aeronaves. A atividade deve gerar 5 mil empregos diretos e investimentos da ordem de R$ 200 milhões.

Por último, entre as cinco empresas captadas em 2010, está a multinacional espanhola Gestamp Automoción. Com investimento de R$ 125 milhões, a empresa produzirá inicialmente itens estampados e conjuntos soldados estruturais metálicos para os automóveis da General Motors e da Honda. A quarta fábrica da empresa no Brasil deverá gerar cerca de 400 empregos diretos e um faturamento anual de R$ 200 milhões.

Além das empresas anunciadas no ano passado, a Investe SP é responsável pela chegada da japonesa Toyota e da coreana Hyundai ao Estado de São Paulo, que se instalarão nos municípios de Sorocaba e Piracicaba respectivamente.

Durante o ano, a Investe SP também informou, orientou e acompanhou potenciais investidores estrangeiros e nacionais em reuniões com órgãos públicos estaduais e municipais. Atualmente, os principais projetos de investimentos em fase de negociação são nos setores automotivo, alimentícios, petróleo e gás, energia, resíduos sólidos, máquinas e equipamentos. Os potenciais investidores têm origem nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Espanha, Japão e França.

Em 2011, a Investe São Paulo pretende expandir sua atuação no exterior. “Queremos atingir principalmente os países asiáticos, europeus e também os Estados Unidos na atração de empresas nas áreas aeroespacial, petróleo e gás, pesquisa e desenvolvimento, entre outras”, ressalta Almeida.

Relações institucionais
Outro serviço prestado pela Investe SP é a recepção e o apoio a delegações e missões empresariais e institucionais. Em 2010, foram recebidas pela agência 139 delegações, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. As missões atendidas foram de 38 países, com destaque para Espanha, China, Estados Unidos e Portugal.

SECRETARIA DE TURISMO DE NATAL CONVIDA PRESIDENTES DE ENTIDADES PARA REUNIÃO NA SEGUNDA-FEIRA

Secretaria de Turismo de Natal convida empresários e presidentes de entidades para reunião O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Tertuliano Pinheiro está convidando presidentes de entidades do segmento turístico e empresários ligados ao setor para uma reunião na próxima segunda-feira, às 9h, no auditório da Secretaria de Turismo de Natal.A reunião tem por objetivo analisar e anotar sugestões sobre a recuperação da orla marítima de Natal que é um importante patrimônio público da cidade e os problemas que à afetem sejam tratados em conjunto. “Nosso objetivo é que possamos chegar a soluções rápidas em benefício da população que utiliza nossas praias urbanas e dos turistas que nos visitam”, ressalta o secretário Tertuliano Pinheiro.

BNTM CONFIRMADA EM NATAL PELA SETURDE

BNTM

Já está confirmada a realização da BNTM- Brazil National Tourism Mart(Bolsa Internacional de Turismo) em Natal de 12 a 15 de maio no Centro de Convenções, promovida pela Fundação da Comissão da CTI- Nordeste, e desta vez terá lugar em Natal com a presença de 30 países, e com a realização da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores vai se reunir em Natal, no dia 11 de maio, às vésperas do evento com a participação de membros do Ministério do Turismo e Embratur, informou o secretário adjunto de turismo de Natal, Sandro Pacheco

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novos pratos são incorporados ao cardápio do Cascudo Bistrô

O Cascudo Bistrô, um dos espaços mais charmosos de Petrópolis,em Natal, terá a partir da próxima semana, novos e tentadores pratos incorporados ao seu cardápio. Entre as novidades, destaque para o medalhão de filé mignon com lâminas de alho crocante acompanhado de talharim na manteiga. Já entre os petiscos, aprovados em degustações pelos clientes da casa, a principal sugestão é a lingüiça do sertão recheada com queijo e acompanhada de pimentão assado. Tem ainda o risoto de bacalhau, a costelinha de porco, entre outras delícias.

O bistrô que funcionou de maio a novembro de 2010 no CCAB Petrópolis, está na Praça das Flores desde o mês passado, com um cardápio que valoriza a gastronomia contemporânea, a partir de produtos regionais.

Daniel Cavalcanti, proprietário do bistrô, se formou em Gastronomia no Estado de São Paulo, tendo trabalhado três meses na Espanha e estagiado no restaurante D.O. M, do renomado chef Alex Atala, o que serviu como inspiração para o cardápio enxuto e muito saboroso do bistrô, com petiscos, saladas, pratos principais e sobremesas.
Entre os pratos já tradicionais da casa, destaque para os “Dadinhos de tapioca”, servidos com geléia de pimenta (petisco) e o filé ao molho de ervas servido com batatas ao murro, como prato principal. Já como sobremesa, a mil folhas recheada com doce de leite e chocolate, servida com sorvete de creme, é a sugestão do chef. O local abre de segunda à sábado, das 18h às 23h.

DESEMBARQUES INTERNACIONAIS BATEM RECORDE EM 2010

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros teve um aumento de 20,9% em 2010 e o setor fecha o ano com balanço positivo



O número de desembarques internacionais registrou um aumento recorde em 2010. De acordo com dados divulgados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o total de desembarques internacionais no ano de 2010 foi de 7,8 milhões de passageiros, sendo 20,9% superior aos 6,5 milhões de desembarques verificados em 2009. O resultado ultrapassou o último recorde da série histórica, registrado em 2005, com o número de 6,7 milhões de passageiros internacionais.

O número de desembarques no mês de dezembro foi de 689.879, o que significa um aumento de 16,23% para o mesmo período do ano anterior, quando o Brasil recebeu 593.521 passageiros em aeroportos vindos de voos internacionais.



Os dados levam em consideração os estrangeiros que entram no Brasil e brasileiros que retornam ao país.

ETAPA DE NATAL DO CIRCUITO INTERNACIONAL PROFISSIONAL DE VERÃO DE TÊNIS VAI ACONTECER NO AERO CLUBE DO RN E TRARÁ A NATAL TENISTAS DE DEZ PAÍSES

A etapa de Natal do circuito internacional profissional de verão está confirmada e vai acontecer no Aero Clube do Rio Grande do Norte .A fase de classificação terá inicio no dia 29 de janeiro, onde 8 tenistas se classificarão para a chave principal que começa no dia 31. Segundo o presidente da Federação Potiguar de Tênis, Aristides Barcellos, tenistas de 10 paises estão inscritos: Brasil, Alemanha, Portugal, Peru, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Italia e Espanha. O alemão Andre Begermam que venceu as etapas de Salvador e Aracaju está confirmado como cabeça de chave numero 1 da etapa de Natal. A expectativa é que mais de 100 tenistas estejam em Natal para participar. E as instalações do Aeroclube já estão prontas para receber este importante evento internacional,finalizou Barcellos.

RECEBENDO MENSAGENS DA JORNALISTA FÁTIMA GATOEIRO

Fiquei muito feliz ao receber hoje esta mensagem da jornalista Fátima Gatoeiro -editora da revista Hotelnews... Sobre a matéria na revista Shape!

Cris querida!!!

Fico muito feliz de você estar compartilhando comigo – entre tantos amigos que sei que tem – este momento tão importante da sua vida; torço muito por gente que é batalhadora, como você. Sempre admirei sua dedicação na divulgação do turismo de Natal e do Rio Grande do Norte e depois que te conheci melhor passei a admirá-la também como pessoa, sempre alegre, de bem com a vida e com uma auto-estima contagiante. Continue sempre assim, amiga (acho que já posso te considerar assim). Você merece mais esse reconhecimento e todos os outros que certamente ainda virão.

BJÃO
FÁTIMA GATOEIRO
EDITORA
REVISTA HOTELNEWS

Litoral Verde faz promoções para o carnaval

Nos pacotes, a tranquilidade e sofisticação de sempre, típica dos resorts cobertos pela operadora, promoção sob medida para quem quer fugir do agito do Carnaval sem deixar de se divertir.

A Litoral Verde Operadora está disposta a fazer do Carnaval de 2011 uma experiência inesquecível para aqueles que, durante o Carnaval, buscam a paz e a sofisticação dos resorts, sem abrir mão, porém, do lazer. “As promoções, envolvendo 40 destinos, incluem seis das mais belas praias de Nordeste, para quem deseja a placidez das pescarias ou a adrenalina dos esportes radicais”, resume Gilberto Hingel, diretor de Negócios da Litoral Verde.

De acordo com a Litoral Verde, desde 1990, registra-se enorme crescimento da demanda por resorts no Brasil, com índices que variaram entre 7% e 10% ao ano. Em 2009, o faturamento desses estabelecimentos alcançou o montante recorde de R$ 1,1 bilhão. Sozinhos, os vinculados à Associação Brasileira de Resorts - Resorts Brasil - comercializaram mais de dois milhões de diárias, com taxa média de ocupação de 52%, segundo a própria entidade.

Hingel acredita que, durante o carnaval, os resorts certificados no Brasil devem registrar alto índice de ocupação mais uma vez, apesar de alguns empreendimentos, nas proximidades dos grandes centros urbanos ainda apresentarem baixa ocupação considerando o período.

“A experiência nos mostra que a maior demanda sempre aumenta perto do carnaval”, confia.

Com 40% a mais de vendas nos bloqueios de aéreo para resorts no Nordeste, comparado com igual período do ano passado, a Litoral Verde decide lançar promoções especiais. “Assim, compensamos o desequilíbrio cambial e estimulamos a comemoração da data com o que há de melhor no país, sem ficar devendo nada à concorrência internacional”, diz Hingel.

Destinos promovidos

Conheça alguns pacotes no Nordeste, que estão incluídos na Promoção de Carnaval da Litoral Verde:

Vila Galé Marés Hotel (BA): 7 noites e 8 dias a partir de 10x de R$ 326,65 por pessoa – total de R$ 3.266,50.

Summerville Beach Resort (PE): 5 noites e 6 dias a partir de 10x de R$ 337,00 por pessoa – total de R$ 3.370,00.

Iberostar Bahia Hotel (BA): 7 noite e 8 dias a partir de 10x de R$ 349,50 por pessoa – total de R$ 3.495,00

Vila Galé Eco Resort Cabo (PE): 5 noites e 6 dias a partir de 10x de R$ R$ 324,30 por pessoa – total de R$ 3.243,00

Beach Park Suites Resorts (CE): 5 noite e 6 dias a partir de 10x de R$ 354,90 por pessoa – total de R$ 3.549,00

Os pacotes incluem passagens aéreas e transfers.

Mais informações e condições de pacotes ligue 0800 286 6606 ou viste www.litoralverde.com.br

Lançamento do voo Madri-Recife na Fitur 2011

Foi lançado oficialmente no mercado internacional o voo Madri-Fortaleza-Recife-Madri, da Iberia, que começa a ser operado no dia 1º de fevereiro. A solenidade aconteceu no estande do Brasil na Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece na capital espanhola. O evento reuniu operadores e agentes internacionais, além da diretoria da companhia aérea. O presidente da Embratur, Mário Moyses, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, apresentaram o nordeste brasileiro aos europeus.

“Esta é uma grande oportunidade para mostrarmos o que Pernambuco tem a oferecer. Temos um grande potencial para o turismo de sol & mar, mas também somos hoje um destino consolidado de negócios, com grandes oportunidades para empresários brasileiros e estrangeiros”, comentou Feitosa. O diretor-geral da Iberia, Manuel Lopez Aguilar, afirmou que os meses de fevereiro e março já tem ocupação garantida em torno dos 75%. Segundo ele, o Brasil é um país que tem o poder de atrair tanto os turistas de aventura, mochileiros, quanto os que vão em busca do luxo. “Há também uma grande expectativa em torno do turismo de negócios, que tem dado excelentes resultados”, disse o executivo.

Ele ainda elencou outro ponto importante para os pernambucanos, o transporte de cargas. Lopez Aguilar detalhou que a Iberia mantém um sistema chamado Cool and Fast, para levar alimentos frescos ou congelados aos países consumidores. “As frutas brasileiras são muito bem aceitas na Europa e este voo será muito importante para este tipo de operação”, antecipou. Com esta possibilidade, o agronegócio no Vale do São Francisco, grande produtor de mangas e uvas, pode ganhar um novo impulso.

Europa - O voo da Iberia terá três freqüências semanais, partindo de Madri às terças, sextas e domingos. Com esta nova rota, Pernambuco passa a ter duas conexões fixas com a Europa, a primeira, para Portugal, mantida pela TAP há mais de 40 anos. Desde dezembro o Estado está recebendo um charter partindo de Milão (Itália), que será operado até março. Em fevereiro começa a funcionar o voo para Frankfurt, Alemanha, que mesmo sendo um charter pode ter bilhetes comprados de maneira avulsa.

Vagner Galeote preside a SAE BRASIL em 2011

Diretor de Manufatura da Ford Motor Company, o executivo comandará a associação até 2012 com 14 diretorias, quatro a mais que a gestão anterior




A SAE BRASIL conta com novo Conselho Diretor desde 1º de janeiro. O engenheiro Vagner Galeote, diretor de Manufatura da Ford Motor Company, preside agora a SAE BRASIL, principal associação de engenheiros da área da mobilidade, e tem como vice-presidente Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler Brasil. Galeote tem 52 anos e assumiu o Conselho Diretor da SAE BRASIL no lugar de Besaliel Soares Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch.

Graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com vários cursos de especialização em sistemas na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Vagner Galeote começou sua carreira na Ford em 1981, no desenvolvimento de produtos de controle e áudio. Na montadora, foi responsável pela implantação do parque de fornecedores no Complexo Industrial Ford do Nordeste.

À frente da SAE BRASIL, Vagner Galeote pretende manter a discussão de temas da vanguarda tecnológica da engenharia da mobilidade no cotidiano da sociedade, de forma integrada e que promova a qualidade de vida, principalmente nas grandes cidades. Para fazer interface a isso, o executivo investirá no maior envolvimento dos profissionais do setor com a academia, governo e imprensa.

Vagner Galeote buscará, ainda, ampliar as atividades desenvolvidas pelas 10 Seções Regionais da SAE BRASIL, instaladas em polos tecnológicos do País. Outra meta será atrair mais engenheiros recém-formados para a instituição.

“A SAE BRASIL completará 20 anos em 2011 e a economia em geral está aquecida, então é hora de expandir para promover mais o avanço da tecnologia da mobilidade com sustentabilidade”, afirma.

Galeote comandará a associação com 14 diretorias, quatro a mais que o antecessor. São elas: Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Gestão Operacional e Gestão Estratégica. Ao todo, o Conselho Diretor reunirá 26 executivos, atuantes nas principais empresas da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e outros elos da cadeia da automotiva.

O novo Conselho Diretor da SAE BRASIL, cujo período de gestão será 2011/2012, contará como diretores administrativos financeiros Fernando Herrera, diretor-geral da Olsa Brasil; e Flávia Piovacari, gerente sênior quality da Visteon Sistemas Automotivos. Além destes, o novo Conselho Diretor terá mais 13 diretorias, todas sob o comando de destacados representantes de indústrias e instituições ligadas à Engenharia da Mobilidade. São eles:

ASSOCIAÇÃO - Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da Mitsubishi Motors; e Edson Furlan, diretor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.

COMISSÕES TÉCNICAS - Luso Martorano Ventura, consultor; e José Luiz Loureiro, gerente executivo de Avaliação do Veículo Completo e Serviços da Volkswagen do Brasil.

CONHECIMENTO - José Luiz Albertin - diretor da Ryuma; Francisco Emilio Baccaro Nigro, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

GESTÃO ESTRATÉGICA - José Henrique Senna - consultor.

GESTÃO OPERACIONAL - Sérgio Pin, vice-presidente Comercial e Desenvolvimento Automotivo da Schaeffler Brasil.

COMUNICAÇÃO & MARKETING - Horacio Aragonés Forjaz, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos da Embraer e Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi Automotive Systems.

OPERAÇÕES - Roberto Bastian, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz.

PUBLICAÇÕES- Gábor János Deák, presidente para América do Sul da Delphi Automotive Systems; e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da Mitsubishi Motors;

SEÇÕES REGIONAIS - Norberto Fabris, diretor executivo do Grupo Randon; Renato Mastrobuono, diretor do Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco Latin America; e Carlos Eugênio Dutra, diretor de Produto e Exportação da Fiat Automóveis.

SIMPÓSIOS E PROGRAMAS ESTUDANTIS - Robson Vial Galvão, diretor de Suprimentos da Multicorpos Engenharia Virtual; e Mário dos Santos Guitti, superintendente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva).

SUSTENTABILIDADE - Besaliel Soares Botelho, vice-presidente executivo da Bosch para a América Latina; e Harro Burmann, presidente da Dana para a América do Sul.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Gábor János Deák, presidente para América do Sul da Delphi Automotive Systems; e Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin América.

TRANSPORTE - Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); e Márcio Schettino, engenheiro técnico da Secretaria Metropolitana de Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Sindetur-SP lança site de conteudo e interação setorial

A premiada revista Turismo em Números, editada pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP), há mais de nove anos, está sendo oficialmente lançada nesta terça-feira, 18 de janeiro, em versão digital. No site www.turismoemnumeros.com, na edição inédita (n.º 81), a matéria de capa aborda a sinalização turística, enquanto, na entrevista, Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP, afirma que “hoje, a falta de reconhecimento o e o modelo de remuneração são os dois maiores problemas com os quais o agente de viagens se depara. Nos dois casos, a única saída é a união da categoria”.

Na versão online, a revista que, muitas vezes, ao longo de sua história, divulgou importantes mídias do trade, tais como Panrotas e Mercado & Eventos, reafirma o compromisso com a qualidade da informação altamente especializada, de interesse de empresários, gestores de viagens e profissionais de imprensa.

“Os dez mandamentos do bom atendimento”; “A Hora e a vez do consultor”; “Perfil das Viagens Organizadas e Domésticas no Brasil” e “Boletim de Acompanhamento de Mídia” são outros exemplos dos conteudos editoriais inéditos apresentados na versão virtual da revista. “Não é por acaso, que a Turismo em Números é leitura obrigatória, integrando a bibliografia nas principais faculdades de Turismo do pais”, comenta Nascimento.

Mais do que simplesmente ampliar a audiência, agora acessada via web, a nova versão digital lança diversos outros serviços sob medida para quem busca melhor compreender a evolução do cenário setorial. Na Turismo em Números.com, as reportagens e artigos aprofundam a análise de tendências de mercado, reunindo dados estatísticos com rica ilustração gráfica, recurso que, somado ao sistema de busca eficiente, estimula a interação com os leitores.

Na prática, com base nas diferentes áreas de interesse que compõem a abrangência editorial da publicação, incluindo as doze últimas edições da revista, os internautas podem obter uma página inicial customizada, de acordo os temas de maior interesse de cada um deles. Basta preencher a ficha de cadastro, assinalando as preferências quanto a assuntos e temas, para beneficiar-se do acesso restrito – conteudos dirigidos e pertinentes, previamente classificados. Todos os textos inseridos no banco de dados também podem ser pesquisados em HTML, o que agiliza a busca por informações específicas e facilita a leitura online.

“Queremos estimular a pesquisa e análise com base em dados e opiniões que enriqueçam de informações e fatos relevantes os empresários e executivos do setor, que precisam tomar decisões no dia a dia, na gestão dos negócios”, explica Nascimento.

A interatividade do sistema, de simples utilização para os leitores cadastrados, garante para o Sindetur-SP relatórios gerenciais em tempo real, que permitem melhor compreender quais são os interesses, as necessidades e expectativas dos associados, nas várias categoriais profissionais, nos diferentes meios de transporte, de hospedagem e de serviços turísticos, além dos profissionais de órgãos públicos. “É assim que o Sindetur-SP está colocando em prática o conceito de CRM, ou Costumer Relationship Management, que permite cativar, conquistar e conservar seus clientes – o associado”, resume Nascimento.

A base de dados que essa prática, incorporada a ferramentas, permite ao Sindetur-SP instituir um sistema informatizado, capaz de promover a mudança de atitude corporativa, com base, inclusive na identificação das melhores práticas. Outra novidade que o site oferece é o campo de enquete, inaugurado com a seguinte indagação: “Em sua opinião, independente do preço do produto vendido, o valor do serviço do agente de viagens é... Muito importante, Importante ou Pouco importante?”

“A intenção é reunir subsídios para que se defina uma política de mercado que contente a todos”, conclui Nascimento, que defende a criação da base de dados como ferramenta capaz de sustentar o planejamento dos negócios nas empresas.