“Sonho de Natal” une cultura e meio ambiente no Parque da Cidade

Passar para a criançada questões ambientais de forma lúdica é a proposta cênica do espetáculo “Sonho de Natal”, que estreia hoje (19), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, e segue até o dia 23, com reapresentação especial no dia 25 de dezembro, sempre às 18h30. A narrativa mostrará de forma lúdica problemas e soluções de nossa fauna e flora. Encenado pela Companhia Gira Dança, o espetáculo faz parte da programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura da capital.

O “Sonho de Natal” conta a história de uma menina que vivia na Floresta das Dunas, um lugar encantador, mas que estava sendo devastado pelo homem, pelas queimadas e derrubadas das árvores. Vendo a iminente destruição da floresta, a menina protege a última árvore de Natal, em uma redoma de vidro, mas sozinha não iria conseguir salvaguardá-la por muito tempo.


Triste e sem saber o que fazer, ela faz um pedido à estrela mais brilhante do céu, e anjos da natureza aparecem para proteger e cuidar da árvore de Natal para que germine e suas sementes sejam levadas para todo planeta.

A importância da inclusão social dentro de uma temática abrangente que remete a uma visão maior da sustentabilidade do homem é o objetivo principal do espetáculo. “A história tem um apelo ambiental, pois é uma narrativa que vai mostrar de forma lúdica essa questão”, comenta o secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo, Eugênio Bezerra, que ressalta o formato inédito do espetáculo no Brasil.

Conforme o gestor, ao fim de cada apresentação do “Sonho de Natal”, o público vai assistir ao show “Cantos de Natal”, com artistas da terra. Entre eles, fulguram Sérgio Luiz, Clara e a Noite, Rosa de Pedra e a cantora Cristina de Holanda.


O “Sonho de Natal” começa às 18h30, mas a partir das 15 horas o Parque da Cidade vai estar aberto com atividades especiais, que incluem passeios em trenzinho estilizado com educadores ambientais e monitores para apresentar o Parque da Cidade; feirinha de artesanato sustentável, entre outras atrações. Além disso, o Parque recebeu uma decoração especial de Natal.


É importante destacar também o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Serviços Urbanos (Semsur). Mais informações sobre a programação do Natal em Natal no site www.natal.rn.gov.br/natalemnatal.

Comentários