Prazo para entrega e digitalização da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é prorrogado

ABIH Nacional foi uma das entidades que solicitou o adiamento

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Enrico Fermi Torquato, participou da 34ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que ocorreu junto ao Ministério do Turismo e ao presidente da Embratur, Flávio Dino. A última reunião do ano contou com a presença de Gastão Vieira, ministro do Turismo, e teve como tema principal a assinatura da portaria que aumenta o prazo para implantação da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).

A previsão inicial era que o sistema estivesse funcionando ainda este ano, mas com a prorrogação das datas, a FNRH entrará em vigor em dezembro de 2012. Os novos prazos estipulados na portaria são 13 de junho para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, 13 de setembro para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico e 11 de dezembro para os demais municípios.

O adiamento da digitalização da FNRH no âmbito do novo Sistema Brasileiro de Hospedagem foi solicitado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Resorts Brasil, com apoio do Ministério do Turismo. “O assunto ainda não está maduro e precisa ser mais discutido. Por isso, é tão importante a presença e acompanhamento do governo junto às entidades. Fiquei muito contente com a participação do Ministro do Turismo na reunião”, comentou Torquato.

Foi a primeira vez que os novos gestores do Ministério participaram de uma reunião do Conselho Nacional de Turismo. O secretário-executivo da pasta, Valdir Simão, confirmou a parceria do governo com as entidades. “O MTur vai trabalhar ombro a ombro com o CNT para, de fato, continuarmos avançando. Temos uma equipe técnica capacitada e espero, já no início do ano, darmos boas notícias, como a aprovação do orçamento e do planejamento estratégico”, disse.

Além da assinatura da portaria, houve apresentação dos ajustes realizados no Plano Nacional de Turismo 2012-2015. Como até o final deste ano o Plano Nacional do Turismo 2011-2014 não será aprovado e lançado, houve a necessidade da ampliação no tempo de vigência do planejamento estratégico do setor, que a partir de agora traçará metas e objetivos até 2015. A expectativa é que o documento seja aprovado no início do ano que vem.

Comentários